Tópico do IRS

Certamente alguém já colocou a questão, mas no meio de um tópico tão extenso é complicado encontrar:

As despesas de seguro habitação são assinaladas como "outro" ou "imóveis" ?

É do malfadado anexo J. Liquidar aquilo deve envolver cálculos complexos, diferenciais em Rn, modelos matemáticos de processos estocásticos, magia negra e mais uns rituais de candomblé.

Não faço ideia, perguntei à malta aqui do trabalho e os que tinham anexo J (9 em 11 pessoas) ainda não tiveram liquidação, os dois desgarrados já receberam há muito...

Ano que vem vou tentar englobar esse rendimento de outra forma.

Fez-se Luz!
Passou hoje para "Declaração com reembolso", já com valor e número de liquidação. Ainda não aparece nos movimentos financeiros.

Entregue no dia 10/04, validada centralmente a 20/04 e liquidada a 06/07. Ainda deve levar uma semana até receber o reembolso.

Fez-se Luz!
Passou hoje para "Declaração com reembolso", já com valor e número de liquidação. Ainda não aparece nos movimentos financeiros.

Entregue no dia 10/04, validada centralmente a 20/04 e liquidada a 06/07. Ainda deve levar uma semana até receber o reembolso.
Igualmente aqui, finalmente [kiss]

Já terminou o semestre, para ficar bonito o défice e agora estão a despachar o pessoal.

Por aqui também, submetida a 13/04, validada a 23/04 e hoje finalmente declaração com reembolso.

Malta fixe,

Tudo bem convosco? :-) Preciso da vossa expertise. [:p]

Basicamente é o seguinte: Submeti o IRS, como sendo Solteiro e sem dependentes, deu como certa e reembolso emitido.
Chegou, salvo-erro, na 2a feira à minha conta. Portanto, aparentemente tudo OK.

Acontece que, estou junto com a minha namorada à mais de 5 anos na mesma morada fiscal (3 anos numa morada, 1.5/2 anos noutra morada) e queria reverter a coisa para corrigir o meu IRS. Ou seja, ficar sem efeito a declaração anterior e fazer uma declaração nova de IRS só que em conjunto ou então fazer com que a declaração anterior seja substituída pela de substituição.
É possível fazer o mesmo, tendo em conta que já recebi o reembolso? [8b]

Pode parecer uma pergunta estúpida mas não encontro informação a não ser para corrigir a declaração e não sei se será este o caso.
Tentei ligar para o balcão de atendimento mas... Já se sabe... [:D]

Obrigado desde já! [;)]

Ora muitos bons dias a esta malta,

Passados dois meses, a declaração foi dada como certa e, neste momento, está processada. Estou a aguardar. [;)]

Relembrando que eu já tinha submetido e recebido o IRS, deixo aqui o modus-operandi para registo:
- Submeter uma declaração de substituição mas, desta vez, em conjunto
- Passado uns dias, a declaração vai dar erro central
- Após o erro central, dirigir-se à repartição de finanças da área de residência para solicitar o cancelamento da declaração anterior
- Esperar algum tempo mas, de 30 em 30 dias após o erro central, re-submeter a mesma declaração (porque o sistema automaticamente anula declarações com erros centrais após 30 dias)
- Ir acompanhando o estado do processo :-)

Obrigado à malta que me ajudou!

Preciso de ajuda!

Sou estudante e dependente dos meus pais e não tenho rendimentos.

Mas agora vou receber uma bolsa de estágio (de valor muito baixo, pouco mais de 200€) e a instituição pretende que eu preencha a declaração do artigo 92º do Código do IRS.

Isto pode prejudicar o meu agregado em termos fiscais?

Não bastava fazer um ato isolado, tendo em conta que são os únicos rendimentos que espero receber este ano?

Devo recusar-me?

Voltar
Superior