Paulofer o dinheiro é nosso, logo deveria ser-nos devolvido o quanto antes, se consideras que por estar estabelecido é o correto, eu considero tardio!
Qto aos problemas de se entregar antes, essa responsabilidade será quanto muito distribuída, pq se tu não podes entrar num cinema antes da hora prevista, de igual modo a aplicação das finanças só deveria estar disponível dia 1!
Não sendo assim quem submete antes tem de estar consciente dos riscos!
E os que têm que pagar ao estado? Esses estão a roubar o Estado? É isso? E esses ainda pagam mais tarde... Há regras, se forem respeitadas por mim tudo Ok, mais ainda o estado até paga juros sobre o valor a pagar.
A responsabilidade não está distribuída, há uma data estabelecida, as pessoas devem-na respeitar sob pena de se houver erros pagarem pelos mesmos. Se algum dia acontecer isso (e vai acontecer mais dia menos dia) depois as pessoas vão-se queixar, sem razão.
O exemplo do cinema até é bom, se compras o bilhete para um filme, não apareces lá 2 horas antes para ver o filme anterior, é que 2 horas antes a sala também está aberta.
Por mim não há problema nenhum que o pessoal meta, nem critico, cada um faz o que quer, eu não meto, mas quem mete antes tem que saber que corre riscos, é só isso e nada mais.