Tópico do IRS

O site anda maluquinho, hoje tive de ir ao banco pois ao submeter dizia que haviam discrepâncias no valor dos juros de crédito habitação, o mais engraçado é que os valores não estavam na declaração, eles sabem-nos mas não apareceram pré-preenchidos :sh)
Em conversa com o gestor de conta, parece que os contabilistas este ano andam a deitar as mãos à cabeça com os erros e manias do site/programa. Tanto mexem que só fazem asneira.

E para cereja no topo do bolo, na minha declaração os valores pré-preenchidos vêm errados e com a correcção revelou que vou pagar IRS. Que bom, já não me bastava ter o ordenado em atraso e pelos vistos aquilo com que me lá ficam ainda não chega [:D]:sh)

De uma forma geral, o portal está muito pior... Não percebo porque é que complicam tanto uma coisa tão simples...

Cump.

O site anda maluquinho, hoje tive de ir ao banco pois ao submeter dizia que haviam discrepâncias no valor dos juros de crédito habitação, o mais engraçado é que os valores não estavam na declaração, eles sabem-nos mas não apareceram pré-preenchidos :sh)
...
Se os valores forem dedutíveis, entenda-se o contracto ser antes de 2011, aparecem ou deveriam aparecer pré-preenchidos se não fossem os bugs do sistema

...
Em conversa com o gestor de conta, parece que os contabilistas este ano andam a deitar as mãos à cabeça com os erros e manias do site/programa. Tanto mexem que só fazem asneira.
...
Não bate certo, os contabilistas já sabem todos da treta dos bugs e esperam alguns dias para evitar estes problemas.

...
...E para cereja no topo do bolo, na minha declaração os valores pré-preenchidos vêm errados e com a correcção revelou que vou pagar IRS. Que bom, já não me bastava ter o ordenado em atraso e pelos vistos aquilo com que me lá ficam ainda não chega [:D]:sh)
Atenção que só declaras aquilo que recebeste a sério, os ordenados em atraso só declaras quando os receberes efectivamente.

Atenção às simulações. Exactamente com os mesmos dados ontem, dava valor diferente do valor de hoje.
Não se fiem muito no simulador do Portal.
Atenção ao pré-preenchimento do anexo H com os juros da casa. Quem for do BCP (não sei porquê só acontece com este banco), não aparece pré-preenchido o montante pago de juros de aquisição de habitação própria e permanente.

Quanto à questão do falecimento, entrega o IRS normalmente em 2014. Se faleceu em 2015, entrega o IRS o conjuge viúvo como A, no campo sociedade conjugal óbito de um dos conjuges, coloca o nif e data do falecimento e nos rendimentos (caso tenha obtido rendimento) o tipo do contribuinte é o F.

O ano passado o fisco ficou-me com uma pipa de massa e este ano gostaria de evitar que isso voltasse a acontecer.

Tenho um filho de quem tenho guarda conjunta e, como tal, declaro no IRS a pensão que pago ao abrigo do acordo celebrado.

Ora, se a mãe da criança se enganar a preencher a sua declaração ou se a entregar fora de prazo e o fisco não puder fazer cruzamento da informação em tempo de processar o reembolso quem se lixa sou eu? No sentido de não me ser contabilizado o montante da pensão que pago?

Para tentar evitar que a situação do ano passado se repetisse este ano, como não disponho de muito tempo para perder nas Finanças, fui a um sábado uma Loja do Cidadão tentar esclarecer a razão da discrepância entre a simulação de 2013 e o reembolso efectivo, muito menor. Perdi uma manhã nisto e, no final, a funcionária não me conseguiu esclarecer e mandou-me ir aos serviços centrais.

Contudo, como verifiquei que existe no Portal das Finanças um tal de e-balcão, expus a minha situação através desse canal e há mais de um mês que espero resposta. Provavelmente aquele serviço não passa de um logótipo.

O e-balcão funciona bem, dependendo das questões colocadas e do departamento para onde se coloca a questão.

Até agora usei o serviço 3 vezes e das 3 vezes foram rápidos na resposta, sendo que a última vez, eram cerca das 20h quando recebi um telefonema da AT e me explicaram tudinho como deve ser.
Não é por ser TOC que me respondem mais rapidamente, porque tenho colegas com 3 meses de espera para obtenção de respostas.

...
Ora, se a mãe da criança se enganar a preencher a sua declaração ou se a entregar fora de prazo e o fisco não puder fazer cruzamento da informação em tempo de processar o reembolso quem se lixa sou eu? No sentido de não me ser contabilizado o montante da pensão que pago?
...
O pior que aqui pode acontecer é a mãe não declarar a pensão, ai serás chamado ás finanças para apresentares os documentos, entenda-se no teu caso o acordo a devida homologação pelo tribunal e o comprovativo dos pagamentos (daí ser bom pagar por transferência bancária...).

...
Para tentar evitar que a situação do ano passado se repetisse este ano, como não disponho de muito tempo para perder nas Finanças, fui a um sábado uma Loja do Cidadão tentar esclarecer a razão da discrepância entre a simulação de 2013 e o reembolso efectivo, muito menor. Perdi uma manhã nisto e, no final, a funcionária não me conseguiu esclarecer e mandou-me ir aos serviços centrais.
...
As diferenças entre o simulador e a liquidação são mais que normais, normalmente, mas nem sempre, são diferenças pequenas, mas já tem havido diferenças grandes, especialmente para os que trataram da declaração nos primeiros dias do ano passado, nessa altura houve um bug que se simulasse a mesma declaração várias vezes, a primeira simulação podia apresentar valores diferentes, e só a segunda, terceira, e por ai por diante é que saiam com os valores iguais.
Preenche a declaração agora com os valores do ano passado e simula, deves ter uns valores próximos da liquidação, se tiveres uma parcela com diferenças escandalosas diz o nome...

por aqui também.
Em 3 casos pura e simplesmente não apareciam pré-preenchidos. Pensei que tivesse a ver com falta comunicação do BCP (banco de origem) mas se calhar não.
Avancei com as declarações. Poderá dar fiscalização ?

por aqui também.
Em 3 casos pura e simplesmente não apareciam pré-preenchidos. Pensei que tivesse a ver com falta comunicação do BCP (banco de origem) mas se calhar não.
Avancei com as declarações. Poderá dar fiscalização ?
Data do contracto 2012 e posterior?

Data do contracto 2012 e posterior?
todos anteriores. Temos as declarações do banco.
Mas de um sobrinho meu, que o credito é da UCI, estava correto.
foi a 1ª vez que aconteceu, por isso ter pensado que tivesse a ver com o bcp, de onde são 2 deles.
Ainda há pouco voltei a entrar e pedir o pre-preenchimento e...nada nos juros.

uma das declarações (idêntica às restantes) parece-me com os dizeres habituais:

Capturar.jpg

Last edited:
todos anteriores. Temos as declarações do banco.
Mas de um sobrinho meu, que o credito é da UCI, estava correto.
foi a 1ª vez que aconteceu, por isso ter pensado que tivesse a ver com o bcp, de onde são 2 deles.
Ainda há pouco voltei a entrar e pedir o pre-preenchimento e...nada nos juros.

uma das declarações (idêntica às restantes) parece-me com os dizeres habituais:

View attachment 129285

No teu caso não há dúvidas é para acrescentar.

Eu devo estar a ficar mais burro so pode , preciso de uma ajuda em duas coisas.

Como vejo agora ou onde meto as despesas de saude e afins ? Eu inseri as facturas todas mas não sei onde ver os totais e na declaração não vejo la nada .

Em sou trabalhador por conta de outrem , mas tinha actividade aberta que tentei fechar pela net sem sucesso uma vez , mas o ano passado fiz encerrar actividade de novo , ora se ele me deixar enviar isto agora é porque ficou encerrada certo ? (Antes não deixava , só em Maio)

Se os valores forem dedutíveis, entenda-se o contracto ser antes de 2011, aparecem ou deveriam aparecer pré-preenchidos se não fossem os bugs do sistema

Sim, são anteriores a 2011, o próprio gestor disse-me q os dele vêm pré-preenchidos (mesmo banco, BPI), mas aqui já não aparecem preenchidos há um ou dois anos. O facto do programa dar a informação que há discrepância é que me tira do sério...

Atenção que só declaras aquilo que recebeste a sério, os ordenados em atraso só declaras quando os receberes efectivamente.

Obrigado, felizmente do ano transacto está tudo regularizado, foi mais em tom de desabafo pois já ando farto de impostos até aos olhos. Já nem ouço notícias para não andar aziado com tudo o q dizem sobre impostos [8b]

Sim, são anteriores a 2011, o próprio gestor disse-me q os dele vêm pré-preenchidos (mesmo banco, BPI), mas aqui já não aparecem preenchidos há um ou dois anos. O facto do programa dar a informação que há discrepância é que me tira do sério...

mas tem que dar discrepância. Ora se o valor não foi carregado/pré-preenchido...

agora que custa...é claro que sim, ainda mais se temos de lá ir bater com os costados e atrasando a devolução do nosso dinheiro, porque é disso que se trata, ao contrário do que muitas vezes parece !!!

Last edited:
Tenho credito habitação no BCP. No portal das finanças veio pé-preenchido o valor de juros a deduzir de um titular o outro não. Preenchi manualmente mas vi que me enganei em 3 euros em meu prejuízo. As finanças validaram o IRS. Vou ter chatices com isto? :confused:

Tenho credito habitação no BCP. No portal das finanças veio pé-preenchido o valor de juros a deduzir de um titular o outro não. Preenchi manualmente mas vi que me enganei em 3 euros em meu prejuízo. As finanças validaram o IRS. Vou ter chatices com isto? :confused:

pois...é essa a minha dúvida.
Outro caso do bcp, mas pelos vistos não será problema dos bancos...

mas tem que dar discrepância. Ora se o valor não foi carregado/pré-preenchido...

agora que custa...é claro que sim, ainda mais se temos de lá ir bater com os costados e atrasando a devolução do nosso dinheiro, porque é disso que se trata, ao contrário do que muitas vezes parece !!!
O máximo que pode haver é teres que ir mostrar o documento do banco e consequentemente ter o reembolso atrasado algumas semanas.

Pensa em substituir a declaração, pode não acontecer nada, ou podes ter que ir mostrar a declaração, mas as consequências ficam por aí.

A via verde não envia as facturas para a AT. Posso sempre colocá-las manualmente.
A questão: uma passagem de 2014, mas que só foi cobrada em 03/2015 entra para o irs 2015 (próximo ano)?

Bom dia...

Estou neste momento a tentar enviar a declaração do IRS mas está a aparecer o erro W046 e diz que o valor declarado de despesas com o imóvel é superior ao conhecido para o meu contribuinte (banco BPI).

E não consigo submeter.

Alguma ideia?

Obrigado

Edit: forcei a submissão.

Last edited:
Back