Não sei como são os Mercadona em Portugal, mas em Espanha só têm peixaria com uma quantidade limitada de peixe (nada a ver com aquilo que se encontra num Continente), a frutaria e os legumes têm muito menos por onde escolher, carne só embalada.Repara, os 20/80 dos hipers (Continente, Auchan e até nalguns Pingo Doce e Mosqueteiros) estão na área alimentar, então é facil perceber onde irá o Mercadona roubar quota de mercado
É nas secções de serviço (frescos) onde o Mercadona é mais forte em qualidade, serviço e especialização, e onde tem os seus bastiões, exactamente o oposto dos hipers que citei, onde o serviço roça o amadorismo puro, como vemos hoje no PD, com a mesma funcionaria hoje na Peixaria, amanhã na Charcutaria a vender queijos e fatiados, ou no Talho a cortar um peça de carne no sentido contrario ao do corte, ou no dia seguinte no POS a fazer registos
Dentro de 5 ou 10 anos vamos ver grandes reestruturações nalgumas marcas...
Não sei como são os Mercadona em Portugal, mas em Espanha só têm peixaria com uma quantidade limitada de peixe (nada a ver com aquilo que se encontra num Continente), a frutaria e os legumes têm muito menos por onde escolher, carne só embalada.
Há lidl's com essas caixas, o do Alvaláxia por exemplo.Esta questão varia muito de loja para loja e com os horários. Em horários de muita afluência não há milagres.
Só implementando sistemas de self checkout como tem o Continente (Siga) ou o Auchan (Scan Express) mas isso deve ficar bastante caro e pelo que vou vendo não parece ter muita adesão. Se calhar a maioria das pessoas não se importa de esperar para pagar.
Já agora um pequeno pormenor
Os hipers no geral são todos maus para comprar frutas e legumes
Muito mais qualidade nas frutarias/mercearias e muito melhor preço
Por ex as maçãs que compro custam 1.49€ nos hipermercados e 0.99€ na frutaria
Falo das mesmíssimas maçãs
Acho que é mais por "comodismo" e para não ter de ir a mais uma loja que muita gente acaba por comprar frutas e legumes nos hiper.
Há lidl's com essas caixas, o do Alvaláxia por exemplo.
O modelo de negócio é basicamente o mesmo que em Espanha.
O sortido do Mercadona é menos amplo que num Hiper obviamente, mas muito mais focado em chegar a 80% das necessidades do cliente-alvo e de qualidade nivelada por cima, na carne de porco, peru e frango então é 10 a zero a qualquer Continente ou Auchan ou PD, para alem de muito mais diferenciado.
Mas é exactamente esse o propósito do Lidl/Aldi, conseguir suprir uma percentagem grande das necessidades dos clientes com um sortido limitado.
Em relação à carne não vejo diferenças tão avassaladoras. Mas pode ser que tenham fornecedores diferentes em Portugal.
O modelo de negócio é basicamente o mesmo que em Espanha.
O sortido do Mercadona é menos amplo que num Hiper obviamente, mas muito mais focado em chegar a 80% das necessidades do cliente-alvo e de qualidade nivelada por cima, na carne de porco, peru e frango então é 10 a zero a qualquer Continente ou Auchan ou PD, para alem de muito mais diferenciado.
Tenho alguma dificuldade em comprar comida de jeito para mim (Vegan).
(....)
Devem pertencer ao culto do presunto.
Não percebo. Sempre que vou ao Mercadona vejo lá couves... O que mais é que essa malta quer?Voilá!
Vegans e malta do presunto, é como água e azeite []
E tofu e soja e montes de vegetais e sushi vegan.Não percebo. Sempre que vou ao Mercadona vejo lá couves... O que mais é que essa malta quer?
Não percebo. Sempre que vou ao Mercadona vejo lá couves... O que mais é que essa malta quer?
Fui há uns dias pela 1ª vez a um Mercadona, neste caso o do Montijo, e confesso que não fiquei fã. Os preços, que muitos diziam ser de arromba, estão alinhados pela concorrência dos outros players de mercado e em alguns itens (carne, peixe), um pouco acima da média. Ou seja, é bom ter uma alternativa mas neste caso, não fazendo concorrência com preços, é "mais do mesmo" e não puxa a lá voltar com frequência.