Topico do Mercadona

Até nem acho o Pingo Doce novo que cá fizeram uma referência, mas não tem esses problemas que vocês relatam.

Nem aquele perto do Torreshopping, mas esse antes também teria sido um Feira Nova se não estou em erro.

Também pode ser sorte que só conheça "bons" Pingo Doce.

Parece-me que os PD mais recentes são ok, mas os mais antigos simplesmente não os actualizam, mantêm o aspecto acanhado, ultrapassado e desorganizado.

Repara, os 20/80 dos hipers (Continente, Auchan e até nalguns Pingo Doce e Mosqueteiros) estão na área alimentar, então é facil perceber onde irá o Mercadona roubar quota de mercado

É nas secções de serviço (frescos) onde o Mercadona é mais forte em qualidade, serviço e especialização, e onde tem os seus bastiões, exactamente o oposto dos hipers que citei, onde o serviço roça o amadorismo puro, como vemos hoje no PD, com a mesma funcionaria hoje na Peixaria, amanhã na Charcutaria a vender queijos e fatiados, ou no Talho a cortar um peça de carne no sentido contrario ao do corte, ou no dia seguinte no POS a fazer registos

Dentro de 5 ou 10 anos vamos ver grandes reestruturações nalgumas marcas...
Não sei como são os Mercadona em Portugal, mas em Espanha só têm peixaria com uma quantidade limitada de peixe (nada a ver com aquilo que se encontra num Continente), a frutaria e os legumes têm muito menos por onde escolher, carne só embalada.

Last edited:
Já agora um pequeno pormenor
Os hipers no geral são todos maus para comprar frutas e legumes
Muito mais qualidade nas frutarias/mercearias e muito melhor preço
Por ex as maçãs que compro custam 1.49€ nos hipermercados e 0.99€ na frutaria
Falo das mesmíssimas maçãs
Acho que é mais por "comodismo" e para não ter de ir a mais uma loja que muita gente acaba por comprar frutas e legumes nos hiper.

Não sei como são os Mercadona em Portugal, mas em Espanha só têm peixaria com uma quantidade limitada de peixe (nada a ver com aquilo que se encontra num Continente), a frutaria e os legumes têm muito menos por onde escolher, carne só embalada.

O modelo de negócio é basicamente o mesmo que em Espanha.

O sortido do Mercadona é menos amplo que num Hiper obviamente, mas muito mais focado em chegar a 80% das necessidades do cliente-alvo e de qualidade nivelada por cima, na carne de porco, peru e frango então é 10 a zero a qualquer Continente ou Auchan ou PD, para alem de muito mais diferenciado.

Esta questão varia muito de loja para loja e com os horários. Em horários de muita afluência não há milagres.

Só implementando sistemas de self checkout como tem o Continente (Siga) ou o Auchan (Scan Express) mas isso deve ficar bastante caro e pelo que vou vendo não parece ter muita adesão. Se calhar a maioria das pessoas não se importa de esperar para pagar.
Há lidl's com essas caixas, o do Alvaláxia por exemplo.

Já agora um pequeno pormenor
Os hipers no geral são todos maus para comprar frutas e legumes
Muito mais qualidade nas frutarias/mercearias e muito melhor preço
Por ex as maçãs que compro custam 1.49€ nos hipermercados e 0.99€ na frutaria
Falo das mesmíssimas maçãs
Acho que é mais por "comodismo" e para não ter de ir a mais uma loja que muita gente acaba por comprar frutas e legumes nos hiper.

Não é comodismo entre aspas, é mesmo por comodismo.
Se existissem frutarias com estacionamento coberto e climatizadas tinhas muito mais gente a ir lá.

O sortido do Mercadona é menos amplo que num Hiper obviamente, mas muito mais focado em chegar a 80% das necessidades do cliente-alvo e de qualidade nivelada por cima, na carne de porco, peru e frango então é 10 a zero a qualquer Continente ou Auchan ou PD, para alem de muito mais diferenciado.

Mas é exactamente esse o propósito do Lidl/Aldi, conseguir suprir uma percentagem grande das necessidades dos clientes com um sortido limitado.
Em relação à carne não vejo diferenças tão avassaladoras. Mas pode ser que tenham fornecedores diferentes em Portugal.

Mas é exactamente esse o propósito do Lidl/Aldi, conseguir suprir uma percentagem grande das necessidades dos clientes com um sortido limitado.

Em relação à carne não vejo diferenças tão avassaladoras. Mas pode ser que tenham fornecedores diferentes em Portugal.

Basta olhar ao tamanho e desenvolvimento da industria de carnes de Espanha vs a Portuguesa, para percebermos como é outro mundo

Eu vou regularmente a Espanha e entro muitas vezes nos Mercadonas porque são muitos.

Tenho alguma dificuldade em comprar comida de jeito para mim (Vegan).

O Aldi e Lidl são para mim varias vezes melhores.
Mas não compro nada em peixarias e carnes como vocês.

Agora a secção de padaria no Mercadona do C.C. Arenas em Barcelona que é talvez o centro comercial mais visivel do centro da cidade, é minúscula.
O que não aprecio no Mercadona é a falta de variedade de produtos e o aspecto bastante fraco das lojas. Acho que compete com alguns Minipreços.

A secção "comida saudável" é bastante pequena. Qualquer intermarché de cá é melhor.

Não percebo a adoração de diversas pessoas aqui do fórum. Devem pertencer ao culto do presunto.
Quando estive uns dias em Córdoba apesar dos muitos supers no centro apenas ia ao Aldi.
Variedade, bom preço, lojas com bom aspecto, horarios alargados.

O Mercadona em Espanha tem alguns preços baixos em certos produtos. Mas comprem leite vegetal, sumos, água, Bananas e poupam imenso se forem antes ao Pingodoce.

Algo que me chamou muito à atenção é ver o kg da batata a 0.49€ em muitos sitios em Barcelona há duas semanas.
Fiquei espantado porque falaram-me no verão que há uma falta enorme de batata este ano em Portugal.

Last edited:

Eu acho que a Mercadona em Portugal está um nível acima do que já vi em Espanha. Pelo menos é essa a impressão com que fico. Um pouco à semelhança do que se passa com o Lidl Português face ao original Alemão (que continua quase igual ao Lidl que conhecemos há 30 anos quando cá entraram).

Eu gosto bastante do Lidl, pese embora a minha loja esteja um pouco abandalhada.

Os vegan nao sei mas o Mercadona é muito elogiado pela comunidade dos celiacos por ter uma oferta bem maior que os restantes supermercados.

Fui há uns dias pela 1ª vez a um Mercadona, neste caso o do Montijo, e confesso que não fiquei fã. Os preços, que muitos diziam ser de arromba, estão alinhados pela concorrência dos outros players de mercado e em alguns itens (carne, peixe), um pouco acima da média. Ou seja, é bom ter uma alternativa mas neste caso, não fazendo concorrência com preços, é "mais do mesmo" e não puxa a lá voltar com frequência.

Estive 2 vezes num Mercadona e a última foi mesmo na semana passada. Aquilo que eu vi, é que tem de tudo, no que aos preços diz respeito. Coisas mais caras que a concorrência, ou tão caras, e também tem as mais baratas. A variedade, ou melhor, a ausência dela em quase todos os produtos, é um defeito óbvio. Praticamente tudo o que comprei foi mais barato (e não foi por uns cêntimos) que costumo ver noutras lojas e é nesses produtos que baseio a minha vontade de lá voltar.

P.S. Curiosamente também reparei nas caixas a dar vazão às pessoas com celeridade.

IMG-20221025-225005.jpg

IMG-20221025-225016.jpg

Back