Topico do Mercadona

Eu não acho que o lidl tenha uma zona de bolos e pães melhor que o mercadona. É a mesma coisa basicamente. Que é a definição contrária ao fanboy, que é o que tu estás a ser em relação ao mercadona. Eu, como qualquer outra pessoa normal, não faço claque por supermercados e compro em todos, não sou esquisito, é onde em determinado momento me servirem melhor, umas vezes mais no lidl outras no mercadona e outras no continente, menos no auchan e pingo doce por estarem mais longe. Eu como qualquer pessoa normal não consegue encontrar um supermercado perfeito ou que se evidencie acima de todos os outros, todos eles têm pontos fortes e pontos menos fortes, sendo que a padaria self service é um ponto menos forte em todos.

Eu sou fanboy de bons modelos de negócio. O Mercadona veio demonstrar às outras cadeias de retalho alimentar em Portugal como se consegue aliar um excelente serviço a excelentes preços e boa qualidade.

O Lidl apenas consegue oferecer boa relação qualidade/preço porque de resto apresenta um serviço medíocre e uma variedade muito pobre. Basta comparar a secção de higiene do Mercadona e do Lidl, são dois mundos de diferença. As empresas evoluem aprendendo com os melhores por isso o Mercadona foi a melhor coisa que apareceu no retalho para obrigar os outros a abrir os olhos.

Há malta que defende supermercados como se estivesse a defender o clube do coração [:)]

Segundo o explicado, a retalhista de origem Valenciana obteve 34.124 milhões de euros com a sua atividade em Espanha e mais 1.403 milhões em Portugal, um valor superior ao registado pela Auchan, que faturou 32.300 milhões de euros.(...)

FRS-Ranking-1024x576.jpg

Num ranking liderado pelo LIDL, com um resultado de 167,2 mil milhões de euros, o pódio ficou completo com a Aldi (112 mil milhões) e pela Rewe (92,3 mil milhões). Neste ranking, ficaram nas posições seguintes, Ahold Delhaize, Carrefour, Edeka, Tesco, Les Mosquetaires, E.Leclerc e, como já vimos, Sainsbury’s.(...)

Auchan ‘cai’ no ranking europeu e é ultrapassada pela Mercadona (distribuicaohoje.com)
🤭

Ao continuar assim, o tópico do Mercadona vai ultrapassar o do Lidl.🤣🤣

Agora a sério: o Mercadona tornou-se o meu super de eleição. Isto em grande parte devido ao Lidl ter trocado a qualidade pelo o lucro.

Nos frescos, fruta, conservas (Açorianas, não galegas...), apresenta uma oferta aceitável, melhor só na praça, mas isto é irrelevante porque depende em muito da apreciação de cada consumidor.

Não consigo encontrar nada de relevante num Mercadona ou Aldi, por exemplo o PD com o Abacaxi importado com corte, ao preço da uva mijona, no pico do Verão, era logo ás 07 da manhã a açabarcar, [:)](agora espreito-o mais)

Como li algures aqui (penso), há uma corrida a abertura de espaço de retalho, se pensarmos que há uma concentração populacional nas aéreas metropolitanas de Lisboa e Porto, a mobilidade do consumidor fica satisfeita, haja supermercado aberto.

Num ranking liderado pelo LIDL, com um resultado de 167,2 mil milhões de euros, o pódio ficou completo com a Aldi (112 mil milhões) e pela Rewe (92,3 mil milhões). Neste ranking, ficaram nas posições seguintes, Ahold Delhaize, Carrefour, Edeka, Tesco, Les Mosquetaires, E.Leclerc e, como já vimos, Sainsbury’s.(...)​​

Mas o Aldi não é apenas uma empresa, são duas empresas distintas!

Nós por cá temos direito ao Aldi Nörd mas é o Aldi Süd que é maior em números de lojas (seja na Alemanha ou estrangeiro) e facturação.

O Auchan está a cair aos trambolhões a nível geral. Na França também já estão com um aperto.

Mas o Auchan é bastante bom, tem muita variedade (o melhor neste aspecto), e preços bons. É dos meus preferidos mas só os hipermercados porque as lojas pequenas não têm grande coisa de jeito, só servem para desenrascar.

Nós por cá temos direito ao Aldi Nörd mas é o Aldi Süd que é maior em números de lojas (seja na Alemanha ou estrangeiro) e facturação.

Certo, mas não invalida a informação de venda do espaço europeu (onde estamos inseridos), aliás repara que no gráfico estão dois logotipos (agregados), referentes ao 2º classificado da tabela.

Certo, mas não invalida a informação de venda do espaço europeu (onde estamos inseridos), aliás repara que no gráfico estão dois logotipos (agregados), referentes ao 2º classificado da tabela.

Agregação essa que distorce a coisa. [;)]

Mas são pertença comum (ler agregação de resultados), mesmo com operações distintas, caso contrário são empresas concorrentes independentes, ou não?

É como a VW?, [:D]

Lidl drives growth of Schwarz Group, leader of European retailing
schwarz+group+revenue+2023.jpg

O Auchan está a cair aos trambolhões a nível geral. Na França também já estão com um aperto.

Até é o supermercado que mais visito, mas noto que há falta de inovação. Nos últimos anos alguns dos players têm inovado bastante (Lidl, Mercado e até o PD), mas o Auchan continua praticamente igual há 10 anos.

No meio disto tudo, o que intriga é a sobrevivência do Intermarche. Pelo menos aquele que existe aqui na zona está sempre às moscas, com o aspeto manhoso e um atendimento pior ainda.

Last edited:
Até é o supermercado que mais visito, mas noto que há falta de inovação. Nos últimos anos alguns dos players têm inovado bastante (Lidl, Mercado e até o PD), mas o Auchan continua praticamente igual há 10 anos.

No meio disto tudo, o que intriga é a sobrevivência do Intermarche. Pelo menos aquele que existe aqui na zona está sempre às moscas, com o aspeto manhoso e um atendimento pior ainda.

Eles (Auchan) renovaram as lojas e a imagem há pouco tempo, parece-me é que as pessoas têm a percepção que os preços são altos devido às lojas pequenas mas nos hipermercados os preços são bons e têm muita variedade. Para mim é das melhores cadeias de retalho.

Back