Topico do Mercadona

Diria que essa é a principal estratégia deles, a limitação da escolha. Está provado que as pessoas têm uma certa preguiça quando há demasiada variedade e acabam por não comprar. Ali sem muitas escolha e perante um produto que até nem estava na lista, mas olham para o preço e até é bom, e como não há mais nenhum ao lado com mais qualidade e de melhor marca que se possa comparar, leva à compra e à sensação de ter comprado a um bom preço.

O Lidl e o Aldi é que criaram essa estratégia.

As poucas "marcas verdadeiras" que o Mercadona vende são quase exclusivamente os produtos que eles não tenham de marcas próprias. Exemplo: manteiga sem sal. Vendem a da Mimosa, mas depois não vendem a Mimosa com sal porque aí faria concorrência ao produto deles.

É uma excelente estratégia, que o LIDL já fazia mas parece-me que o Mercadona leva isto ainda mais a sério. Os tipos não brincam.

Pessoalmente gosto de "90%" dos produtos das marcas deles. Deve ser a "marca branca" mais consensual. A seguir vem o LIDL como talvez uns ~80% de produtos que aprecio.

Depois não gastam € à toa em pubs de TV que só os velhos papam, nota-se que conseguem gerar buzz de outras formas através das redes e a gastarem certamente uma pequena fração que os outros players gastam. Até há quem fale em "produtos virais" do Mercadona em notícias e vídeos no YT, algo que nunca se viu com outros supers.

Concordo e confirmo com o feedback das batatas fritas deles, são muito salgadas. Isso e há uns tempos comprei lá uns cereais daqueles estilo Fitness da Nestlé e eram mauzinhos, mas fora estas (poucas) exceções é tudo bastante bom e não acho que seja caro no geral, nomeadamente na relação qualidade/preço. Pelo menos os produtos mais essenciais e que tenho presente referências de outros supers é ela por ela. Por exemplo água, ovos, manteiga. massas. arroz etc. Podem ter alguns produtos um pouco mais caro que os concorrentes de marcas brancas de outros supers mas com superior qualidade e até há alguns produtos com preços muito bons, nomeadamente os do corredor da higiene pessoal.

Agora para o cliente que vive e respira promoções não serve porque os tipos não usam essa estratégia. Os Pingos e Continentes da vida andam certamente a perder muito negócio para os Mercadonas nas zonas onde temos estes últimos e sinceramente noto pouca estratégia de tentar inverter isso por parte dos players portugueses. Nota-se que estão mal habituadas a décadas de "fazerem o que querem". A JM tem renovado alguns PDs com aposta em padaria com mais oferta e compra a dedo (como o LIDL faz há séculos) e com a parte da "cantina", mas acho curto. E grupo SONAE então não sei o que quer da vida já que estão estagnados à espera que tudo continue como está na esperança que o CC, parcerias GALP etc. resolvam tudo...

Eu acho que o Lidl e principalmente o Aldi estão a perder mais clientes do que os portugueses. O Mercadona é diretamente concorrente do Lidl e Aldi e sinceramente é superior aos alemães. Então o Aldi não está cá a fazer nada com preços absurdos para a qualidade e falta de variedade.

Lá está, a malta a falar do que não sabe, como se fosse um entendido em GD. [:p]

"marca própria" é propriedade da insignia sim, DeCeIi. Em muitos casos é um produto pensado e desenvolvido em parceria com um fornecedor a partir de um lider de mercado por exemplo, e foi assim que nasceram os "produtos brancos" do Jumbo, do Continente, ou do Pingo Doce, do Carrefour, ou de qualquer outra cadeia

Mais tarde evoluíu-se para a "marca propria", onde uma equipa da Direcção de Qualidade em conjunto com a Estratégia e o Marketing da Insignia, estabelecia o caderno de encargos, (pricing/qualidade/embalagem e mercahandising) entregava-o a um fornecedor ou mais fornecedores e estes fabricam-no sob controlo da insignia.

É neste modelo de negócio que se encontra o Mercadona, e o Aldi ou o Lidl, mas estes menos que o primeiro

Mas eles vendem coisas compradas a outras marcas. Já aí falaram da manteiga e há mais. Já vi queijos também. Pouquíssimos mas há. Agora a esmagadora maioria dos que eles vendem é "pensado" por eles, sim. Eu não tenho dúvidas nisso.

Mas eles vendem coisas compradas a outras marcas. Já aí falaram da manteiga e há mais. Já vi queijos também. Pouquíssimos mas há. Agora a esmagadora maioria dos que eles vendem é "pensado" por eles, sim. Eu não tenho dúvidas nisso.

Sim, têm um pequeno sortido de marcas não-próprias.

A comida p gato é mais cara no Mercadona do q vi. Faço compras só no Continente pq tenho todas as semanas um talão de 10% a acumular em cartão. Nisso eles não falham.

Eu costumo consumir a batatas fritas deles que vêm em embalagens com 2 pacotes, salvo erro 180g cada, com apenas 1% de sal. Aliás comprei essas para experimentar mesmo por causa do baixo teor em sal e gosto bastante. Eu e todos cá em casa...se não estou enganado custa 1.90€ cada pack de 2.

A comida p gato é mais cara no Mercadona do q vi. Faço compras só no Continente pq tenho todas as semanas um talão de 10% a acumular em cartão. Nisso eles não falham.

Qual é a composição da comida de gato do Mercadona e do Continente?

Para quem diz que os produtos Mercadona são bons... ontem provei umas batatas fritas de pacote, marca "Hacendado", daquelas mais simples, e posso afirmar sem margem para dúvida que foram de longe as piores que alguma vez provei! [8b]

Sal puro sem sabor a mais nada! :sh)
Prova as que vem dois pacotes que são do tipo tradicional. É as que uso cá em casa em modo exclusivo basicamente.

De lá acho que só provei estas. Lá dentro estão dois pacotes mais pequenos. Cumpriu.
f0dab09e5c20c5fb5aaf421c4b0adb3d.jpg
Essas mesmo. São as melhores deles sem dúvida

Comprei lá comida para a cadela e ela gosta. Tem mais percentagem de carne do que a maioria das grandes marcas conhecidas que praticamente só usam subprodutos.
Não é só comparar preço é preciso ver os ingredientes, muitas rações são quase só farinhas.

Last edited:
As poucas "marcas verdadeiras" que o Mercadona vende são quase exclusivamente os produtos que eles não tenham de marcas próprias. Exemplo: manteiga sem sal. Vendem a da Mimosa, mas depois não vendem a Mimosa com sal porque aí faria concorrência ao produto deles.

É uma excelente estratégia, que o LIDL já fazia mas parece-me que o Mercadona leva isto ainda mais a sério. Os tipos não brincam.

Pessoalmente gosto de "90%" dos produtos das marcas deles. Deve ser a "marca branca" mais consensual. A seguir vem o LIDL como talvez uns ~80% de produtos que aprecio.

Depois não gastam € à toa em pubs de TV que só os velhos papam, nota-se que conseguem gerar buzz de outras formas através das redes e a gastarem certamente uma pequena fração que os outros players gastam. Até há quem fale em "produtos virais" do Mercadona em notícias e vídeos no YT, algo que nunca se viu com outros supers.

Concordo e confirmo com o feedback das batatas fritas deles, são muito salgadas. Isso e há uns tempos comprei lá uns cereais daqueles estilo Fitness da Nestlé e eram mauzinhos, mas fora estas (poucas) exceções é tudo bastante bom e não acho que seja caro no geral, nomeadamente na relação qualidade/preço. Pelo menos os produtos mais essenciais e que tenho presente referências de outros supers é ela por ela. Por exemplo água, ovos, manteiga. massas. arroz etc. Podem ter alguns produtos um pouco mais caro que os concorrentes de marcas brancas de outros supers mas com superior qualidade e até há alguns produtos com preços muito bons, nomeadamente os do corredor da higiene pessoal.

Agora para o cliente que vive e respira promoções não serve porque os tipos não usam essa estratégia. Os Pingos e Continentes da vida andam certamente a perder muito negócio para os Mercadonas nas zonas onde temos estes últimos e sinceramente noto pouca estratégia de tentar inverter isso por parte dos players portugueses. Nota-se que estão mal habituadas a décadas de "fazerem o que querem". A JM tem renovado alguns PDs com aposta em padaria com mais oferta e compra a dedo (como o LIDL faz há séculos) e com a parte da "cantina", mas acho curto. E grupo SONAE então não sei o que quer da vida já que estão estagnados à espera que tudo continue como está na esperança que o CC, parcerias GALP etc. resolvam tudo...

O Continente deve querer mercado de Clientes como eu que raramente preferem os produtos de marca branca aos produtos de "marca".
Ainda este fim de semana fui ao Lidl comprar uma série de produtos deles que até gosto, tomate cherry, bolas de rio maior, etc...precisava de mostarda, só existia da marca deles: Kania. Fui de propósito a um Continente que fica a 500m comprar a Yellow Mustard da Heinz.
80% das minhas compras faço no Continente e basicamente não compro nenhum produto da marca deles. Eles têm muitas promoções de produtos de marca que ficam ao mesmo preço ou pouco mais caro do que os produtos de marca branca dos outros supermercados.

Um produto que eu recomendo, são as gilletes Precision System 6, azuis. Eu costumo rapar a cabeça, e numa ganhei borbulhas, nem me cortei... Com as do Lidl que são +/- ao mesmo preço cada carecada é um bife que tiro 😂

Enviado do meu 2109119DG através do Tapatalk

Já perceberam como te caçam !

Ou não. Já cheguei a ter 2 cupões de 10% p a mesma semana e obviamente só usei um. Ou ter 25% de desconto em queijos, carnes e mais não sei o quê 2 semanas seguidas em q simplesmente alteravam a ordem dos produtos dum cupão p o outro.

O Continente deve querer mercado de Clientes .

Ainda esta noite passei perto Aldi aqui no burgo e tinham um outdoor gigante a indicar q baixaram os preços em centenas de produtos. Já está a fazer mossa o Mercadona q se situa talvez a uns 500 mts deste.

O Continente deve querer mercado de Clientes como eu que raramente preferem os produtos de marca branca aos produtos de "marca".
Ainda este fim de semana fui ao Lidl comprar uma série de produtos deles que até gosto, tomate cherry, bolas de rio maior, etc...precisava de mostarda, só existia da marca deles: Kania. Fui de propósito a um Continente que fica a 500m comprar a Yellow Mustard da Heinz.
80% das minhas compras faço no Continente e basicamente não compro nenhum produto da marca deles. Eles têm muitas promoções de produtos de marca que ficam ao mesmo preço ou pouco mais caro do que os produtos de marca branca dos outros supermercados.

e em alguns produtos, a qualidade da "marca branca" não é comparável
e com os 10%-15%, muitas vezes até ficam mais baratos que nas marcas brancas da concorrência

Ainda esta noite passei perto Aldi aqui no burgo e tinham um outdoor gigante a indicar q baixaram os preços em centenas de produtos. Já está a fazer mossa o Mercadona q se situa talvez a uns 500 mts deste.

Sim o Mercadona aponta mais ao público alvo do Lidl e Aldi que é mais price sensitive. O do Continente não dá tanta importância ao preço.

Já disse várias vezes que de um ponto de vista geral, o mercadona vende o mesmo que os outros, umas coisas melhores outras piores. Uma das coisas melhores que os outros supermercados ou até mesmo marcas é a lasanha pré feita. É mais cara que a concorrência, mas está acima uns furos.

Back