Tópico do Windows Vista...

os novos jogos até vão começar a correr melhor no vista, o dx10 tem a particularidade de trabalhar mais directamente sobre o hardware, sem recorrer ao windows

Bem... Este sábado estive aqui mais um amigo a instalar o Vista no portátil dele. A instalação, apesar de lenta, correu normalmente..

Agora a utilização já não se pode dizer o mesmo..

1º Os novos menus de configuração não são absolutamente nada intuitivos.. Transformar o menu das propriedades do monitor numa coisa que mais parece uma página web, obriga as pessoas a ler o que faz cada link sempre que precisar de fazer alguma coisa... Enfim... Mais de uma década a usar um menu até se tornar uma operação praticamente mecânica e agora metem aqueles menus?? E todas as configurações pelo que vi são no mesmo estilo... Sinceramente, não gostei e acho que não é produtivo.. Compreendo que facilite a quem nunca usou um PC, mas dificulta aos milhões que já usam..

2º Os drivers.. Bluetooth não funciona.. ATI mobility x1700 ainda não tem drivers para Vista, dá para com uns workarounds e após alguma pesquisa meter os drivers da x1600 a funcionar +/-, se não for assim a resolução fica limitada a 1024*768, oque num monitor TFT dá direito a caracteres esborratados como tudo... E a julgar pela estabilidade de alguns componentes diria que os drivers para outras coisas ainda são muito experimentais...

3º O menu que está constantemente a pedir autorização para fazer alguma coisa... Se a ideia era "imitar" o que é feito nos sistemas *nix, é de saudar pela segurança acrescida.. Mas como é habito da MS a implementação é patética.. Aquilo está feito de uma forma tão chata e tão incomodativo que duvido que mais de 90% das pessoas não desactivem aquilo.. Foi o que aconteceu aqui...

4º A estabilidade geral do sistema ainda é um pouco patética.. Só numa tarde vi mais programas a crashar e erros do sistema do que num mês de uso do Windows XP...

De positivo.. Tem o aspecto... Ai sim, ve-se uma enorme melhoria em relação ao Windows XP..

Esse meu amigo acabou por não activar o Vista para que a chave do seu XP não fosse revogada.. Vai ficar com aquilo em banho maria até sair o SP1.. A primeira impressão foi bastante má, e para quem volta ao trabalho 3ª feira e precisa de ser produtivo, ainda não é uma opção ao nível do XP...

Como em tudo que é novo, tem de haver a habituação. Eu ao fim de uns diazitos já sei onde estão as coisas. Lembrem-se que o Xp tem anos e anos, dai toda a gente estar mais que habituada a ele e aos seus recantos.
Se a MS fizesse o vista parecido com o XP, criticavam-a disso mesmo..

É como o caso do Office 2007. Quando meto em algumas pessoas, amigas, que pouco precebem, ficam espantadas e de imediato fazem um bicho de sete cabeças daquilo, assustadas mesmo.. Passado uns dias pergunto se sempre querem voltar ao 2003 ou terem os dois.. resposta imediata: Nem pensar, adoram já o novo e quando olham para o 2003 para antiguissimo!!!

Em relação às permissões de protecção, dá para desligar, tanto quanto eu sei. E é fácil isso..

Em relação aos driver, a culpa é dos fabricantes, pois se toda a gente já tinha betas oficiais à imenso tempo, eles mais que ninguem podiam ter escrito os drivers..

Uso o meu já à mais de 2 meses e foi raro o crash e se foi até foi por minha culpa ao fazer asneira e mesmo assim, nunca precisou de um reiniciar por ele mesmo.. E não imaginam a tralha que lhe meto e tiro...
Tenho duplo arranque, XP SP3 e Vista Ultimate.. basta dizer que o Vista era para "testes" e só voltei por uns minutos nestes 2 meses ao XP para testar umas coisas...

É como o caso do Office 2007. Quando meto em algumas pessoas, amigas, que pouco precebem, ficam espantadas e de imediato fazem um bicho de sete cabeças daquilo, assustadas mesmo.. Passado uns dias pergunto se sempre querem voltar ao 2003 ou terem os dois.. resposta imediata: Nem pensar, adoram já o novo e quando olham para o 2003 para antiguissimo!!!

Não queiras comparar... O Office 2007 torna tudo muito mais simples e facil. Porque fica praticamente tudo o que é preciso à distancia de um clique, no máximo dois... É óbvio que tem uma curva de aprendisagem, e eu não acho mal que um sistema precise de ser aprendido, agora, espero é que depois dessa fase inicial seja intuitivo... E eu não acho que o Vista siga essa filosofia, a ideia que eu vejo naqueles menus é acabar com a curva de aprendizagem.. Está ali tudo escrito.. MAs ao mesmo tempo acabaram com a intuitividade...

E há coisas profundamente parvas nos novos menus.. Por exemplo, queríamos fazer um download, cauilo sugeriu uma pasta dos downloads dentro dos meus documentos, mas nós queriamos no Ambiente de Trabalho.. Ao carregar no botão que SEMPRE mostrou a arvore das pastas, agora mostra os últimos URL's visitados?? WTF???

Em relação aos driver, a culpa é dos fabricantes, pois se toda a gente já tinha betas oficiais à imenso tempo, eles mais que ninguem podiam ter escrito os drivers..

Não é só culpa dos fabricantes... Basta leres um pouco sobre o novo sistema de drivers do Vista e vais perceber que algumas decisões da Microsoft é que estão a originar isto.

Fazer drivers para o Vista é várias vezes mais caro e mais difícil do que para o XP.. E diz quem percebe que dificilmente conseguirão fazer drivers tão estáveis para o Vista como era para o XP...

Ora bem, eu decidi adoptar o Vista, visto ter acesso a uma licença legal do MSDN-AA para a versão Business.
Confesso-me que de há uns anos para cá tenho largado o Windows, especialmente desde que passei a usar Macs e no portátil Linux...
Mas voltando ao Vista:
A Sony lançou em Março os drivers para Windows Vista para os seus portáteis Vaio e já abri no e-support da Sony as minhas reclamações, visto que o drivers são uma verdadeira borrada!
Ora bem, no Vista, mesmo depois de instalar os drivers, as teclas Fn+Fx (onde x é um número) deixaram de funcionar!!!
Isto significa que no Vista não posso controlar a luminosidade do ecran, o volume de som, entre outras funções, com estes atalhos de teclado!
O outro problema prende-se com a bateria! Estou sempre a receber mensagens a dizer que a minha bateria não é compatível com o meu modelo de portátil ou está mal encaixada! Uma verdadeira anedota!!!
Além disso o Firefox já me crashou algumas vezes no Vista, entre outros pequenos pormenores, como a dificuldade que foi compatibilizar o Vista com o Samba para partilhar ficheiros com outras plataformas!
Sabem o que é irónico? É que no linux (Ubuntu 7) as teclas de luminosidade e som funcionam sem instalar nada e até me diz a percentagem da minha bateria que está viciada, etc. tudo sem instalar um único driver!!!
A minha "sorte" é que o meu uso do Windows é cada vez mais residual!

Cumprimentos

Há alguém a usar a versão Beta 2? É que fiz o download há tempos e encafuei-a nos confins dos ficheiros no PC e perdi-lhe o rasto, mas, entretanto, encontrei-a! Diferenças relativamente à versão RC1?...

Há alguém a usar a versão Beta 2? É que fiz o download há tempos e encafuei-a nos confins dos ficheiros no PC e perdi-lhe o rasto, mas, entretanto, encontrei-a! Diferenças relativamente à versão RC1?...

Se não é indescrição, para que queres a versão Beta 2?

Estive uns tempos com Windows Vista, mas voltei ao XP.

Por nenhuma razão em especial, mas sim por pequenas coisas que se vão acumulando. Reconheço no entanto bastantes vantagens ao Vista, como por exemplo a gestão de pastas. Apesar de ser um sistema operativo pesado, só custa a arrancar, pois durante o uso normal, até é bastante rápido. Drivers vai havendo para quase tudo, mas alguns ainda não estão no ponto, especialmente os catalyst que não me permitem ter um segundo monitor em modo clone com resoluções superiores a 1024, etc...

Eu tenho encomendado o meu 2º GB de memoria e mal o tenha devo fazer uma incursão pelo Vista, talvez ainda em dual-boot.

Enquanto o meu scanner e impressora funcionarem mantenho-me pelo XP, com umas incursões pelo Vista que tenho em dual-boot.

Voltar
Superior