Tópico do Windows Vista...

por enquanto prefiro o xp vou esperar mais um tempo que as coisas evoluem,e para já muito caro.

Isto era o que dizia quando saiu o XP. Ah nao presta nao sei que, o Win 2000 é que é, mas passado um ano da saida do XP ja toda a gente se tinha convertido. Isto vai ser a mesma coisa, daqui a um ano ninguem vai prescindir do Vista.

Pois, passado um ano e n 3 meses! O Vista está mto crú ainda...wait a while and then enjoy it!

Por exemplo, quando precisei de abri um ficheiro pdf dei conta que o Windows não o fazia nativamente, daí que lá fui ao site da Adobe tirar o Adobe Reader 8 que segundo eles já é para Windows Vista.
Errado! O próprio instalador não funciona!!! Dá um erro estranhíssimo sobre a impossibilidade de escrever numa pasta Temp e ter o disco cheio... http://www.tech-recipes.com/rx/2013/vista_problems_installing_adobe_reader_8

Depois de alguma pesquisa na net descobri que a maneira de contornar isto é correr o instalador em modo de compatibilidade com o XP (irónico, hein?!?)

Hoje em dia o formato pdf é largamente utilizado, abro muitos mais pdfs por dia que documentos do Word (por exemplo!), outros sistemas operativos até abrem pdf's de origem no pre-visualizador sem instalar nada (caso do MacOS e do Linux), é algo tão simples e corriqueiro que não compreendo como um software tão básico como o Adobe Reader, ainda para mais na última versão já feita para Vista, simplesmente nem instala!
Mas segundo leio, tudo isto é normal e compreensível, para mim sinceramente não é!

Cumprimentos
Não sei o que vocês fazem de mal ou eu de bem! A verdade é que fui à página da Adobe, fiz o download e não tive qualquer tipo de problema! Com a vantagem que está muito mais rápido este Adobe, principalmente quando integrado no Firefox.

Não sei o que vocês fazem de mal ou eu de bem! A verdade é que fui à página da Adobe, fiz o download e não tive qualquer tipo de problema! Com a vantagem que está muito mais rápido este Adobe, principalmente quando integrado no Firefox.

A própria Adobe já colocou na página de suporta a justificação para o problema, chama-se UAC, o mítico responsável pelas célebres mensagens "Cancel or Allow"...
Pelos vistos, nos computadores com o UAC desactivado, o Adobe Reader não instala, e de facto confesso que tenho o UAC desactivado, aquelas mensagens constantes aborreciam-me...

Cumprimentos

Já agora, mais um problemazinho, que provavelmente nunca terá solução:
Há uma dezena ou mais de anos atrás uma docente (salvo erro) da UMinho fez um pequeno software de Computação Numérica para Windows 3.1 que ainda hoje é usado nas cadeiras de Métodos Numéricos.
Eu sei que o software é antigo, mas a verdade é que aquilo cumpre perfeitamente o propósito para o qual foi feito, portanto nunca mais foi actualizado, e de resto embora com um interface antigo sempre funcionou bem até ao XP. No Vista volta e meia crasha com a mensagem do Vista "Erro!", mesmo correndo o dito software em modo de compatibilidade do Windows 95...
Solução: Arrancar em Linux e correr o dito software emulado sobre o Wine, funciona impecável...

Cumprimentos

se achas mesmo que o vista é uma mudança tão grande para o xp como o xp foi para o windows 98, acho que estás bem enganado.

diz-me aí umas quantas inovações para além de efeitos pipis de transparencia nas janelas. e a inutilidade do flip3d também não conta.
pois é, não há muita coisa. as grandes alterações que estavam previstas foram adiadas...
Isso de quantificar mudanças tem muito que se lhe diga. Obviamente que a mudança nunca poderia ser tão grande, pois o Windows 98 era realmente "rudimentar" a vários níveis. Ou seja não era difícil inovar.

Quanto a inovações no Vista por enquanto posso-te apontar aquelas que mais são faladas, porque ainda não tive tempo para me debruçar sobre este SO a fundo.

- Pesquisa no menu Start. Podemos lá colocar palavras utilizadas nos documentos/emails e aparece quase que instantaneamente o resultado (find as you type). Também funciona com programas, basta escrever calc que aparece logo o link para a calculadora.

- Instalação de drivers. A pesquisa de drivers automaticamente finalmente funciona de verdade, e não é como no XP que nunca vi funcionar, e da vez que funcionou instalou-me um driver para o rato que me bloqueava o PC[8b]

- Software anti-spyware A verdade é que vem instalado de origem ao contrário do XP. Se funciona bem ou mal, não sei... e sinceramente desconfio de opiniões vincadas sobre esse assunto. É daquelas coisas que é difícil de avaliar. Mas para o bem ou para o mal, está lá!

- BitLocker Drive Encryption Permite cifrar os dados na drive. É especialmente importante para quem tem portáteis sem sistemas semelhantes embutidos e que tipicamente são de linhas profissionais e bastante mais caros. Não é a mesma coisa que negar os acessos através de uma ACL como é feito no XP através do NTFS é mesmo uma cifra de dados!

- Controlo parental É possível definir políticas de controlo parental até para os programas instalados e não apenas para a web.

- Superfetch É uma funcionalidade que permite que os programas regularmente mais utilizados sejam previamente carregados em memória para abrirem/funcionarem mais rapidamente. Esta funcionalidade é tão relevante que pelo que percebi no teste do Tom Hardware Guide à performance do Vista vs XP sempre que corriam o teste, tinham que reinstalar o SO a partir de uma 'image' porque se corressem o mesmo teste duas vezes da segunda os resultados não seriam "fiéis"!

- Controlo das Contas aqui poderá ser o aspecto mais "inovador" para os utilizadores comuns (que vão à net e usam o Word). Sempre que é necessário efectuar alterações no sistema ou abrir controlos sensíveis é pedida a autorização ao utilizador. Acaba por se tornar um bocado chato para quem utiliza muitos desses controlos no dia-a-dia, mas dá sempre para desactivar a funcionalidade.

- Integração com media-players Ainda não teste esta por falta de tempo, mas parece-me que existe algo de novo relativamente à integração de media players (ipod, etc...) com o media-player e com o próprio windows a nível de controlo da "biblioteca".

- Widgets embora possa parecer algo puramente estético, na minha opinião não o será pois à medida que forem aparecendo novos widgets a sua utilidade será imensa (o conceito em si não é novidade, embora a verdade é que não existia no XP 'as it is').

E estas serão apenas também alterações "estéticas" por ventura. A verdade é que já está no mercado à várias semanas e ainda não ouvi falar de grandes falhas. Também será só uma questão de tempo até haver nerds anti-microsoft para explorarem as falhas. Mas é como eu digo, só quem não percebe nada de informática é que pode achar que há software livre de falhas!

Já agora, mais um problemazinho, que provavelmente nunca terá solução:
Há uma dezena ou mais de anos atrás uma docente (salvo erro) da UMinho fez um pequeno software de Computação Numérica para Windows 3.1 que ainda hoje é usado nas cadeiras de Métodos Numéricos.
Eu sei que o software é antigo, mas a verdade é que aquilo cumpre perfeitamente o propósito para o qual foi feito, portanto nunca mais foi actualizado, e de resto embora com um interface antigo sempre funcionou bem até ao XP. No Vista volta e meia crasha com a mensagem do Vista "Erro!", mesmo correndo o dito software em modo de compatibilidade do Windows 95...
Solução: Arrancar em Linux e correr o dito software emulado sobre o Wine, funciona impecável...

Cumprimentos
Muitas vezes o problema pode não ser do SO. Vou-te dar um exemplo...

Na faculdade nós tínhamos um servidor Solaris em que executávamos os projectos das cadeiras nas demonstrações aos docentes.
Mas havia muita gente que preferia trabalhar em casa, ou como na altura não tinham internet de banda larga não faziam ligações remotas, ou seja desenvolviam as aplicações no comum Linux.

Resultado: funcionava tudo bem, até porem o programa a correr no Solaris, desde sockets por fechar até buffer overflows, etc... os programas que funcionavam em Linux deixavam de funcionar por estarem a correr numa máquina que tem uma política de segurança muito mais apertada (por razões óbvias).

Por isso antes de deitarem as culpas para o SO, vejam primeiro se o problema não será do programa!!!

Isso de quantificar mudanças tem muito que se lhe diga. Obviamente que a mudança nunca poderia ser tão grande, pois o Windows 98 era realmente "rudimentar" a vários níveis. Ou seja não era difícil inovar.

- Pesquisa no menu Start.
prático para encontrar programas, mas a indexação de disco torna o pc lento sempre que o ligas (que é quando ele faz a indexação). o sistema do mac os x é bastante melhor.
- Instalação de drivers.
eu sei os drivers que quero instalar e instalo os que quero quando quero.
não vou pagar um sistema operativo novo por causa disso.

- Software anti-spyware
não uso e não compreendo a sua utilidade. existe o mesmo programa para o XP também oferecido pela MS, por isso não é motivo para comprar o vista.

- BitLocker Drive Encryption
de utilidade nula para 99% dos utilizadores que nunca saberão o que isso é. se calhar são mais de 99%.

- Controlo parental
interessante, mas provavelmente nada a que um puto não dê a volta depressa :D para mim não tem interesse.

- Superfetch
aqui está uma das pouquissimas "inovações" do vista, quer supostamente tira partido da ram que temos, ao contrario do XP.

- Controlo das Contas
o UAC, também conhecido por "user annoyance control". desligado no primeiro dia tal a chatice que é. e não trás protecção nenhuma, só incómodo.

- Integração com media-players
não me parece minimamente diferente para o utilizador.

- Widgets
dá para instalar no windows xp. não vale a pena comprar o vista por causa disso.

as grandes mudanças prometidas para o vista (nomeadamente ao nivel de sistema de ficheiros winfs) ficaram na gaveta... daqui a 2 anos deverá aparecer o windows vienna que será o que o vista devia ter sido.
o vista em si não é mau, mas não representa avanço nenhum para mim.

cumps

- Pesquisa no menu Start. Podemos lá colocar palavras utilizadas nos documentos/emails e aparece quase que instantaneamente o resultado (find as you type). Também funciona com programas, basta escrever calc que aparece logo o link para a calculadora.

Uma função impecável mas que infelizmente, na minha opinião, está mal implementada.
A minha queixa prende-se com o facto de ele não se actualizar em tempo real... ou se o faz, faz muito mal!
Passo a explicar:
- No Spotlight (do MacOS, apresentado em 2005 salvo erro), quando pesquisas por um ficheiro que apagaste uns minutinhos atrás ele simplesmente não aparece porque de facto o apagaste!!! Brilhante!
- No Vista, experimenta apagar um ficheiro do Desktop (e da Reciclagem claro!!!) e pesquisar pelo inicio do nome dele no Menu Iniciar e pumbas ele aparece logo, clicas em cima dele e o Vista informa-te que não o consegue encontrar (DAHHH, apaguei-o!!) e pergunta se queres eliminar aquela entrada...
Se isto por si já é grave, torna-se ridiculo quando faço uma pesquisa uns dias mais tarde por outras coisas que começam pelo mesmo nome e encontro ficheiros que eliminei há dias atrás!!!
7 anos de desenvolvimento para isto???

Cumprimentos

Uma função impecável mas que infelizmente, na minha opinião, está mal implementada.
A minha queixa prende-se com o facto de ele não se actualizar em tempo real... ou se o faz, faz muito mal!
Passo a explicar:
- No Spotlight (do MacOS, apresentado em 2005 salvo erro), quando pesquisas por um ficheiro que apagaste uns minutinhos atrás ele simplesmente não aparece porque de facto o apagaste!!! Brilhante!
- No Vista, experimenta apagar um ficheiro do Desktop (e da Reciclagem claro!!!) e pesquisar pelo inicio do nome dele no Menu Iniciar e pumbas ele aparece logo, clicas em cima dele e o Vista informa-te que não o consegue encontrar (DAHHH, apaguei-o!!) e pergunta se queres eliminar aquela entrada...
Se isto por si já é grave, torna-se ridiculo quando faço uma pesquisa uns dias mais tarde por outras coisas que começam pelo mesmo nome e encontro ficheiros que eliminei há dias atrás!!!
7 anos de desenvolvimento para isto???

Cumprimentos

Tens a certeza que a indexação está a correr em condições? Verifica as configurações no painel de controlo --> Opções de indexação.

Coisa que não preciso é o serviço de indexação(Windows Search). Poupo o disco de desgaste do seeking constante. As pesquisas ficam mais lentas, mas nada que não se aguente...

Só digo uma coisa, quem não gosta não usa, ponto final... cada pessoa escolhe o que mais lhe convem e que lhe serve melhor nas suas lides.

Quem não gosta pode sempre esperar pelo Vienna e ficar com o XP!

O Gigabit Ethernet é de facto porreiro, infelizmente ainda existe muito computador sem essa placa, aliás, aposto que ainda deve haver em stock portáteis sem gigabit, router's sem portas gigabit ethernet então é a coisa mais comum que possa haver...
O USB2 tem o limite teórico de 480Mbits, infelizmente é apenas teórico, em benchmarks de discos rigidos externos, a porta firewire é consistentemente mais rápida, isto porque o USB2 assenta muito no CPU e tem muito overhead, ao passo que o Firewire é basicamente uma ligação de rede como é a normal ethernet...
Ainda assim é estúpido largar o suporte a TCP/IP sobre Firewire, como diz esse texto há câmaras digitais (ou iPods) com porta firewire, e a ligação entre portáteis com cabo firewire é algo de verdadeiramente rápido, o XP até costuma "colar", nem dá para mexer nele tal é a velocidade com que o disco rígido despeja os dados...
E segundo me apercebi não fui o único a dar pela falta desta função, comentei com amigos esta minha descoberta e ouvi algumas respostas do género "Por acaso já tinha tentado ligar e não encontrei a opção Firewire nos interfaces de rede, mas acreditei que era azelhice minha e nunca que a função faltasse no Windows"...
Ironicamente, o Ubuntu deu-se bem com a porta firewire sem grandes ondas... ainda dizem que Linux é que é dificil!

Cumprimentos
Avho que há mais pc's com gigabit network do que com firewire... A maior parte dos pc's não suporta firewire nem de 4 nem de 6 pinos. E placas de rede com gigabit já vários pcs têm de há uns anos para cá!

Avho que há mais pc's com gigabit network do que com firewire... A maior parte dos pc's não suporta firewire nem de 4 nem de 6 pinos. E placas de rede com gigabit já vários pcs têm de há uns anos para cá!

Portáteis, o exemplo da faculdade e do cabo ponto-a-ponto para ligar dois pc's e transferir um ficheiro é entre portáteis...
Num pc fixo geralmente tens o pc ligado a um router numa rede, o problema da conectividade não se coloca porque ele está ligado a uma rede.
Mas com o boom dos portáteis, por exemplo, nas universidades, é comum alguém ter ficheiros grandes e passar de uns pc's para os outros...
Tanto que conheço portáteis Asus que não têm uma, mas sim duas portas firewire... e rede a 100Mb/s.
Além de que a esmagadora maioria dos routers e switches nas redes ainda são a 100Mb quando não são os antiguinhos a 10Mb.
Não me digas que o teu router aí de casa tem portas Gigabit? Ainda vejo muitos a 100Mb/s à venda...
Mas a questão toda nem é se faz falta ou deixa de fazer, isso obviamente depende de cada um, a questão fulcral é porque raio uma função que está presente desde o Windows ME, função que até funcionava correctamente e não tinha nada de transcendente, de repente deixa de existir num sistema operativo que demorou 7 anos a ser desenvolvido e que custa em algumas versões mais de 100contos!
Se me dissessem que tinha tirado o suporte a portas série ou paralelas, se calhar até compreendia, agora sabendo que há toneladas de computadores portáteis com portas ethernet a 100Mb/s e com portas firewire a 400Mb/s porquê tirar uma função que estava lá tão quietinha.
Eles nem precisavam de a melhorar, bastavam deixar tudo como estava, que estava muito bem!

Cumprimentos[;)]

Router a gigabit não tenho, mas não estávamos a falar de ligar um pc a outro directamente?

É que para pc's é muito mais comum haver boards com gigabit do que com firewire. Só boards de topo é que têm firewire e gigabit já têm todas.

No caso dos portateis sim de facto muitos têm firewire, mas muitos tb já vêm com gigabit.

Se falas de routers de 10Mb, então ai nem vale a pena entrar, pq quando havia routers de 10Mb ai é que só mesmo mac's e sony é que usavam firewire...

Mas atenção que não estou a defender o vista ou a microsoft, já que acho que devia manter-se o suporte. Como dizes a porta paralela é muito menos usada que firewire. Até por causa das famosa ligação "i-link" das camaras de video da sony. Que é simplesmente uma ligação firewire.

Eu utilizo a porta paralela para ligar o receptor de infra vermelhos da placa de tv. Tenho uma impressora laser com ligação à porta paralela. O suporte deve ser sempre o mais abrangente possível, neste caso bastava manter o que já existia!

as grandes mudanças prometidas para o vista (nomeadamente ao nivel de sistema de ficheiros winfs) ficaram na gaveta... daqui a 2 anos deverá aparecer o windows vienna que será o que o vista devia ter sido.
o vista em si não é mau, mas não representa avanço nenhum para mim.

cumps
A conclusão dos teus comentários é que nada de novo no vista serve para o utilizador comum!? É que vendo assim as coisas para 99% das pessoas até o Windows 95 chegava!!!!:sh)

Afinal de contas quem é que utiliza sequer o IIS, e quantos é que fazem questão de ter o XP Professional?

Mas continuando a falar de "inovações", que dizes de mais estas duas

-backups automático de ficheiros diariamente quantas vezes não ficamos com o ficheiro estragado e não temos nenhum backup? Com este sistema activo, todos os dias são criadas shadow copies dos ficheiros alterados, que podem ser usadas para recuperar de falhas, etc...

-directórios virtuais estes últimos são resultados de pesquisas que podem ser guardados e sempre que são abertos estão actualizados com as alterações do resultado da pesquisa, se por exemplo seleccionarmos todos os MP3 que tenham o nome Metallica*.mp3, vamos ter um directório que automaticamente terá sempre todos os ficheiros de mp3 que comecem por 'Metallica'! Se isto também não é útil, inovador para o utilizador comum não sei o que será!

-explorador de ficheiros Neste ponto está bastante diferente e custa um bocado a habituar, mas com o tempo acho que os proveitos que se podem tirar serão muito aliciantes, mas uma imagem fala melhor que mil palavras:

explorador 1.jpg
Até agora só podíamos organizar um directório por nome crescente ou decrescente... agora podemos usar opções mais "avançadas" como neste caso mostrar só ficheiros que comecem por F até L. O Stack By name, mostra pastas virtuais em que cada um das opções acima é aplicada, ou seja temos um directório para A-E, outro para F-L, etc...

eplorador 2.jpg
Aqui temos a mesma situação mas com datas. Isto sim para mim é bastante útil. Aliás qualquer pessoa que trabalhe com directórios com muitos ficheiros que mudam dinamicamente (como por exemplo logs), vai achar esta funcionalidade muito útil.

Resta acrescentar que este tipo de filtros também é possível para o tipo de ficheiro e tamanho!

explorador 3.jpg
Esta é a janela que permite acrescentar novas colunas além do típico nome, tamanho, data e tipo de ficheiro. Como eu disse acima, a imagem fala por si só![;)]

-Paint isto pode parecer rídiculo, mas apercebi-me agora que o paint do Vista dá para fazer uma coisa que muito me irritava nas versões anteriores, salvar um ficheiro directamente para outro formato sem ser JPG, até agora tinha-se que salvar primeiro em BMP e só depois abrir o ficheiro e fazer 'save as...' para jpg!

Last edited:
Back