Tópico do WTCC

Mas o problema é que não estamos a falar dos motores!
Estamos a falar de turbos!!!

E os ottos tb podem levar turbos. Os turbos não foram inventados com os motores diesel, nem são uma parte integrante destes. Os turbos são apendices que podes acrescentar a cada um dos motores, idependentemente se é a gasolina ou diesel!

Começou-se foi a criar a mania que o diesel é sempre turbo que é a propria essencia do motor. Errado! Um motor diesel é um motor que tem de facto um principio diferente do motor a gasolina, mas nenhum dos dois trás um turbo à "nascença"!

Se forem ambos atmosféricos tanto um como o outro têm vantagens claras. O diesel é mto mais económico e eficiente e além disso tem mto mais binário. O otto é mais gastador, mas é mais leve e tem mto mais potência. Acima de tudo o otto pode fazer mto mais rpms que um diesel e isso é o que vinga na competição automóvel.

Ou seja caimos sempre na mesma coisa que já digo há imenso tempo. Se com um diesel não se consegue o rendimento que se quer então é pq esse motor não serve!!

É o mesmo de teres uma equipa de futebol femenino na primeira liga. Mas como são mais "fracas" então podem jogar com balizas mais pequenas, apanhar a bola com as mãos e ter 50 jogadoras em campo e 10 guarda-redes.

Realmente fica equilibrado, mas tem lógica? Acho que não!

Nem mais.

As vantagens que os «regulamentos de merchandising» teimam em dar ao diesel na competição, só evidenciam como o diesel precisa de umas boas «muletas» para se aguentar ao barulho com os motores de gasolina.

Mas o problema é que não estamos a falar dos motores!
Estamos a falar de turbos!!!

E os ottos tb podem levar turbos. Os turbos não foram inventados com os motores diesel, nem são uma parte integrante destes. Os turbos são apendices que podes acrescentar a cada um dos motores, idependentemente se é a gasolina ou diesel!

Começou-se foi a criar a mania que o diesel é sempre turbo que é a propria essencia do motor. Errado! Um motor diesel é um motor que tem de facto um principio diferente do motor a gasolina, mas nenhum dos dois trás um turbo à "nascença"!

Se forem ambos atmosféricos tanto um como o outro têm vantagens claras. O diesel é mto mais económico e eficiente e além disso tem mto mais binário. O otto é mais gastador, mas é mais leve e tem mto mais potência. Acima de tudo o otto pode fazer mto mais rpms que um diesel e isso é o que vinga na competição automóvel.

Ou seja caimos sempre na mesma coisa que já digo há imenso tempo. Se com um diesel não se consegue o rendimento que se quer então é pq esse motor não serve!!

É o mesmo de teres uma equipa de futebol femenino na primeira liga. Mas como são mais "fracas" então podem jogar com balizas mais pequenas, apanhar a bola com as mãos e ter 50 jogadoras em campo e 10 guarda-redes.

Realmente fica equilibrado, mas tem lógica? Acho que não!

Se um motor não pode fazer rmps aplica-se um turbo o que colmata essa limitação, além de que um motor diesel é um motor que tem de funcionar com excesso de ar, daí casar tão bém com os turbo sem aumentar consumos com o aumento da potência.

Mas adiante,injusto é não deixam competir wankels ATMOSFÉRICOS com 2000cm3 de cilindrada, tri-rotor com 654cm3 por cada rotor (1962cm3 total) com carros 2000cm3 otto.
+300CV @ 6500rpms ( o redline é ás 11.000rpms)
Como por exemplo :RE Amamiya Matsumoto-Kiyoshi RX7. RX-7 FD3S / 20B

Voltando a Anderstorp naõ nos podemos esquecer q mto provavelmente não houve ordens de equipa pq o q ganhou era um Wild card só para esta prova (acho eu).

Por outro lado é importante saber o peso q cada carro tinha. O q ganhou decerteza q tinha 0kgs de penalização.

Voltando a Anderstorp naõ nos podemos esquecer q mto provavelmente não houve ordens de equipa pq o q ganhou era um Wild card só para esta prova (acho eu).

Por outro lado é importante saber o peso q cada carro tinha. O q ganhou decerteza q tinha 0kgs de penalização.

É verdade o Rydell estava sem penalizações de peso e pneus slik ao contrário dos outros concorrentes da Chevrolet, e a mim pareceu-me que o Larini estava convencido que não iria haver luta por posição no final na corrida uma vez que o Menu esteve mais perto de o ultrapassar e não o fez ... por algum motivo foi.

Quanto aos combustíveis, eles lá iam dizendo que os diesel tinham mais 15CV, mais binário mas mais pesados e pior, mal distribuídos. Também não vejo grande nexo em fazer correr carros a diesel. Em corridas de endurance ainda faz algum sentido. Mas acho que tanto num caso como no outro, como nos automóveis do dia-a-dia, o futuro deve ser combustíveis "verdes". Mas o ouro negro enche o bolso a muita gente...

Não gosto da ideia pelo facto de na tentativa de colocar todos os carros no mesmo patamar, aconteça que as regras beneficiem o diesel em relação à gasolina... e assim perde-se verdade desportiva.

Alguém viu lá o Volvo a etanol?[;)]

Um carro verde vomitado:sh)

373854--320-240.jpg

O Volvo S60 flex, movido a etanol E85 será guiado pelo sueco Robert Dahlgren.

Last edited:
É verdade o Rydell estava sem penalizações de peso e pneus slik ao contrário dos outros concorrentes da Chevrolet, e a mim pareceu-me que o Larini estava convencido que não iria haver luta por posição no final na corrida uma vez que o Menu esteve mais perto de o ultrapassar e não o fez ... por algum motivo foi.

Larini e Menu não esperavam minimamente que o piloto convidado pela Chevrolet, apesar das vantagens que tinha, os atacasse na última volta, prejudicando-os objectivamente na luta pelo campeonato.

Duvido que a Chevrolet tenha apreciado o gesto...

Não gosto da ideia pelo facto de na tentativa de colocar todos os carros no mesmo patamar, aconteça que as regras beneficiem o diesel em relação à gasolina... e assim perde-se verdade desportiva.

Sendo assim acaba-se com as penalizações de peso dos BMW's por serem RWD!
E aí o campeonato estava entregue desde logo á BMW.
E já que estamos numa de equilibrar as coisas, os Chevrolete deviam usar as mesmas limitações dos outros construtores, e já agora também acabamos com as penalizações de lastro para os melhores classificados!
Ah e já agora com a inversão da grelha de partida para a segunda corrida!

Ora não é isso que se pretende neste campeonato, mas sim manter o andamento entre os diferentes carros o mais proximos possivel, alias é um dos grandes méritos deste campeonato! O facto de haver sempre possibilidade de diferentes pilotos com diferentes carros a discutir a vitória!

Mas pelos vistos gostas de ver procissões porque se não houvesse estas regras, era o que ias ver, os carros mais fortes na frente de principio a fim e os mais fracos sempre atrás! Alias como acontece na F1 e que toda a gente critica!

Larini e Menu não esperavam minimamente que o piloto convidado pela Chevrolet, apesar das vantagens que tinha, os atacasse na última volta, prejudicando-os objectivamente na luta pelo campeonato.

Duvido que a Chevrolet tenha apreciado o gesto...

Também fiquei com essa ideia, pelo menos o Larini não estava muito satisfeito!
Agora imagina que tinham batido e perdiam a corrida, em fim o convidado saiu caro a Chevrolet.

Tal como disse o comentador, os pneus que durassem mais tempo era o vencedor, na última volta o Larini foi-se com eles...
Ele impos um grande ritmo no inicio, sendo assim maior o desgaste, tal como o piloto que o seguiu.

os bmw já não tem peso por serem RHD

p.s. eu considero que os regulamentos prejudicam a verdade desportiva pois oferecem benesses a determinadas equipas a pedido e o lastro mascara os andamentos

os bmw já não tem peso por serem RHD

p.s. eu considero que os regulamentos prejudicam a verdade desportiva pois oferecem benesses a determinadas equipas a pedido e o lastro mascara os andamentos

Além disso foi a BMW quem começou a interferir com o regulamento original igualitário, quando ao perceber que o motor Alfa-Romeo conseguia fazer mais rotações, solicitou à FIA que impusesse limites inferiores de rotação aos 4 cilindros comparativamente aos 6 cilindros... E a FIA entrou numa cantiga da qual é complicado sair, já que agora as excepções regulamentares se vão tornando regra...

Além disso foi a BMW quem começou a interferir com o regulamento original igualitário, quando ao perceber que o motor Alfa-Romeo conseguia fazer mais rotações, solicitou à FIA que impusesse limites inferiores de rotação aos 4 cilindros comparativamente aos 6 cilindros... E a FIA entrou numa cantiga da qual é complicado sair, já que agora as excepções regulamentares se vão tornando regra...

Essa temporada não gostei nada porque eram as regras que ditavam os vencedores. Tínhamos os Alfa imbatíveis, começassem de 1º ou 10º. Mudaram-se as regras, ficou a BMW nessa situação... Mas felizmente lá se encontrou um equilibrio, esperemos que não se perca. Eu gosto de ver carros de diferentes caracteristicas em competição mas para causar tanta confusão mais vale os motores serem todos do mesmo tipo, cilindrada, etc, etc...

Back