Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Zero !!!

Essas colunas morreram.

A partir do momento em que tens um furo na zona da suspensão do altifalante, elas vão começar a fazer ruídos e a perder alguma capacidade de graves.

Todas as características das colunas perderam-se e isso com o tempo só vai piorar.

É como comprares um pneu com um rasgo.

Ontem depois de comprar o busca-polos de 12 v , fui testar os fios e parece que os fios que numerei 1234 nao tem corrente e segundo um outro site que ja indicaram aqui sao os das colunas e um dos fios mais a direita acendeu o busca-polos.

Entretanto ja fiz as furacoes na gaveta do autoradio que era do radio antigo e no fim-de-semana vou fazer um teste com o radio. Se ouvirem um "pummm" na Caparica nao se assustem.

Ontem depois de comprar o busca-polos de 12 v , fui testar os fios e parece que os fios que numerei 1234 nao tem corrente e segundo um outro site que ja indicaram aqui sao os das colunas e um dos fios mais a direita acendeu o busca-polos.

Entretanto ja fiz as furacoes na gaveta do autoradio que era do radio antigo e no fim-de-semana vou fazer um teste com o radio. Se ouvirem um "pummm" na Caparica nao se assustem.

Pior é se o "pum" é audivel em Braga... é mau sinal... [:D] [;)]

Esses fios devem de ser das colunas.
Vejo na foto, mais atrás, que estão 3 fios, um vermelho um castanho e um preto, esse devem de ser da corrente.

Boas pessoal!

Preciso da vossa ajuda! De há uns dias para cá o meu rádio deixou de sintonizar rádios FM. Corre a banda de frequências toda e não apanha nada.

Pensando que podia ter sido o cabo da antena que se tivesse desligado na traseira do rádio, retirei o rádio e verifiquei que o mesmo estava ligado. O estanho veio depois... uma das colunas começou a fazer interferência e a ter falhas no som, sendo que as outras continuaram a tocar normalmente e os cabos que saem para o amplificador via RCA, estavam todos bem ligados. Esta interferência já se tinha verificado há uns tempos de forma intermitente, sendo que eu pensava ser causada pelo amplificador, mas desta vez apareceu por ter mexido no rádio. Andei a ver os cabos ao mm tempo que mexia o rádio e a interferência ora aparecia ou desaparecia sem que eu notasse claramente o que a estaria a causar. Após algum tempo de insistência, o rádio continuou a funcionar, mas o amplificador desligou-se deixando-se de se ouvir qualquer som em qualquer coluna!

Agora as minhaa dúvidas são:

1- Pesquisei no google e descobri que os rádios enviam um sinal para o amplificador para este se ligar apenas quando o rádio se liga também. O meu rádio apenas tem a ISO para alimentação eléctrica, os 4 RCA e o cabo da antena ligados. Esse tal sinal para o amplificador é emitido via RCA?

2- Foi o rádio que deixou de emitir esse sinal apesar de continuar ligado (luzes e visor OK) e o amplificador simplesmente se desligou por essa razão, ou o facto de ter deixado de sintonizar FM foi um penúncio de que estava a chegar ao fim dos dias, coisa que eu acelerei por ter mexido nele?

3- Terá sido o amplificador que avariou por coincidência na altura em que em mexia no rádio? (Espero mesmo que não seja este o problema)

Obrigado desde já pelas ajudas que me venham a dar!

1- Pesquisei no google e descobri que os rádios enviam um sinal para o amplificador para este se ligar apenas quando o rádio se liga também. O meu rádio apenas tem a ISO para alimentação eléctrica, os 4 RCA e o cabo da antena ligados. Esse tal sinal para o amplificador é emitido via RCA?

Boas! Ainda ontem estive a mexer na minha fonte e o sinal que é dado ao amplificador é-o através de um fio (azul e branco - Kenwood). Os cabos de RCA são usados apenas para sinal de audio/video. Eu tambem tive uma situação parecida sendo que o mal era a "placa-base" do rádio, devido às horas de trabalho ficou velha...

Boas! Ainda ontem estive a mexer na minha fonte e o sinal que é dado ao amplificador é-o através de um fio (azul e branco - Kenwood). Os cabos de RCA são usados apenas para sinal de audio/video. Eu tambem tive uma situação parecida sendo que o mal era a "placa-base" do rádio, devido às horas de trabalho ficou velha...

No meu carro não tenho mais cabos a sair do rádio sem ser os que mencionei...

Boas! Quando se monta um tweeter tem de ser montado um crossover?

Sim !

Quando tu tens uma coluna qualquer que no total (graves e agudos) tenha 100 watt (exemplo), o tweeter não tem mais do que 20/ 25 watt.

Isto porque os graves precisam de mais potência para serem reproduzidos, e sobretudo de um altifalante maior, para poder deslocar mais ar (e assim produzir o som).

Se ligares um tweeter sem crossover, podes queima-lo em menos de um fósforo mesmo sem pores o som muito alto.

Mas habitualmente os tweeters auto vêm sempre com crossovers integrados, nem que seja uma pequena resistência colocada junto ao altifalante para atenuar abaixo de determinadas frequências.

Tenho um autoradio com ficha ISO e pretendia instala-lo num Ford Fiesta de 92 da esposa "antes ainda" dela um dia pretender $$$$ trocar de carro.

A questão sao os fios que estao no carro, os das colunas consigo identificar, mas os restantes sao mais do que eu estava à espera (sou quase leigo na materia) mas sao 2 fios amarelos e 2 fios brancos com um autocolante Ford a junta-los aos 4 e esses fios tem listas de cores diferentes, o que significam esses fios e onde ligo no autoradio.

Alguem me ajuda em como ligar os fios embrulhados de origem no papel vermelho numa ficha ISO dum autoradio JVC.

HPIM0193.JPG

Obrigado

Esses fios devem de ser das colunas.
Vejo na foto, mais atrás, que estão 3 fios, um vermelho um castanho e um preto, esse devem de ser da corrente.

O preto é o que tem corrente, agora a duvida é onde ligar no autoradio que tem os seguintes fios e legenda colada:

RED - ACESSORY
YELLOW - BATTERY
BLACK - GROUND
BLUE/WHITE LINE - REMOTE MAX 200mA

Agora que fios do carro é que ligo onde ?

é que tenho o tal fio com corrente que aparece no canto direito da imagem e outro semelhante sem corrente, alem de outro fio vermelho tambem sem corrente.

Última edição:
Sim !

Quando tu tens uma coluna qualquer que no total (graves e agudos) tenha 100 watt (exemplo), o tweeter não tem mais do que 20/ 25 watt.

Isto porque os graves precisam de mais potência para serem reproduzidos, e sobretudo de um altifalante maior, para poder deslocar mais ar (e assim produzir o som).

Se ligares um tweeter sem crossover, podes queima-lo em menos de um fósforo mesmo sem pores o som muito alto.

Mas habitualmente os tweeters auto vêm sempre com crossovers integrados, nem que seja uma pequena resistência colocada junto ao altifalante para atenuar abaixo de determinadas frequências.

E é possivel comprar crossover e tweeters? Queria colocar nas portas de trás onde já tenho as colunas de origem (penso ser se 13 cm) ficar tipo Passat

O preto é o que tem corrente, agora a duvida é onde ligar no autoradio que tem os seguintes fios e legenda colada:

RED - ACESSORY
YELLOW - BATTERY
BLACK - GROUND

é que tenho o tal fio com corrente que aparece no canto direito da imagem e outro semelhante sem corrente, alem de outro fio vermelho tambem sem corrente.

Hoje ja comprei a ficha ISO e perguntei ao funcionario uma duvida, e parece que ha um fio amarelo que liga ao autoradio para manter a memoria dos postos, estou quase a conseguir. ou nao.

Hoje ja comprei a ficha ISO e perguntei ao funcionario uma duvida, e parece que ha um fio amarelo que liga ao autoradio para manter a memoria dos postos, estou quase a conseguir. ou nao.

Basicamente, para o auto-radio funcionar, além dos altifalantes, tens que ligar 3 fios da alimentação:

Preto - Massa (0V) - pino 8 (imagem)
Vermelho - Positivo alimentação (+12V com a ignição ligada e 0V com a chave fora da ignição) - pino 7
Amarelo - Memoria (12V permanentes, para a memoria) - pino 4

2bac55bdb2418da7f6ef828.jpg

Agora, só tens que ver quais os fios correspondente e fazer a ligação!

RED - ACESSORY
YELLOW - BATTERY
BLACK - GROUND

essa legenda é muito duvidosa, na minha opinião.
Já montei varios auto-radios e o fio RED (Vermelho) é sempre o de corrente (quando o tem) e o YELLOW (Amarelo)é o da corrente de memoria.
Não estou a ver, na foto, nenhum fio amarelo?!?!?! (a não ser o das colunas)
Posta uma foto melhor com os outros fios.

Esse fiesta é igual ao que eu tive e no caso do meu era tal como descrevi em cima...

essa legenda é muito duvidosa, na minha opinião.
Já montei varios auto-radios e o fio RED (Vermelho) é sempre o de corrente (quando o tem) e o YELLOW (Amarelo)é o da corrente de memoria.
Não estou a ver, na foto, nenhum fio amarelo?!?!?! (a não ser o das colunas)
Posta uma foto melhor com os outros fios.

Esse fiesta é igual ao que eu tive e no caso do meu era tal como descrevi em cima...

RED - ACESSORY (fio vermelho), tal como está descrito, está correcto e quer dizer que este fio vem da ignição e só tem 12V quando esta está na posição ACESSORY (1ª posição da chave na maioria dos carros)![;)]

Pois, o problema é que as cores dos fios que ele tem lá não tem nada a ver com a cores standard e terá que medir para descobrir qual corresponde ao Preto, Vermelho e Amarelo!

Voltar
Superior