Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Viva,

Acabei por comprar o DEH-2100UB e hoje foi o dia da montagem! E estou super satisfeito. apr:)

É simples, não esperava outra coisa por este preço (aprox 130€) mas é mesmo aquilo que eu queria. Excelente som, muito fácil de utilizar, com todas as funcionalidades práticas que se exigem para o dia a dia. Não podia estar mais satisfeito. No inicio ainda o achei feio, preferia os kenwood, mas depois de monta-lo até acho que é bonito. Sóbrio, discreto, mas ao mesmo tempo elegante :)

Mais uma x obrigada.

Boa noite,

Uns meses depois e confirmada realmente a excelente compra que fiz (muito bem aconselhada pelo Pé Leve), estou agora interessado na compra de umas colunas novas.

O rádio realmente já merece umas novas, uma vez que as actuais começam a demonstrar grande desgaste. A do lado do condutor, esquerdo, já dá um som bastante mais baixo do que a do lado direito, por exemplo. Outra situação que acontece é ao abrir a porta, o som "apaga-se" e com a porta toda aberta volta a "reacender". Deduzo que já seja algum fio danificado.

Mas indo realmente ao que interessa...

Gostava que me ajudassem a escolher umas colunas razoáveis, na ordem dos 30€/35€ na medida de 13 (13,5). Sony / Pionner, outra marca? Não percebo nada de nada de colunas. O meu objectivo não é o pum pum pum, mas sim tirar um bom partido do rádio sem andar para aí a inventar com subwoofer´s e afins. Faço sempre 100km diários de auto-estrada sozinho, pelo que a minha companhia acaba sempre por ser o rádio... quero com estas novas colunas arranjar uma brasa com uma voz sensual p/ minha companhia [:D]

O carro é comercial, logo só tem 2 colunas à frente e nada mais.

P.S. - Li que umas tem 1 fio, outras 2 fios... não percebo nada disto. Pf ajudem-me

João

RED - ACESSORY (fio vermelho), tal como está descrito, está correcto e quer dizer que este fio vem da ignição e só tem 12V quando esta está na posição ACESSORY (1ª posição da chave na maioria dos carros)![;)]

Pois, o problema é que as cores dos fios que ele tem lá não tem nada a ver com a cores standard e terá que medir para descobrir qual corresponde ao Preto, Vermelho e Amarelo!

então mas se é assim está tudo bem, ele só tem de ligar o fio vermelho ao fio de entrada de corrente do radio e o preto á "massa", liga a ignição e com um multimetro mede a corrente, já vê qual é que tem corrente. Para o fio de memoria até pode ligar um directamente da bateria, com um fusivel claro...[:D][:D]
Em todo o caso tenho algumas duvidas em que o Fiesta tenha fio "ACESSORY", mas posso estar enganado...o meu não tinha.

Última edição:
Boa noite,

Uns meses depois e confirmada realmente a excelente compra que fiz (muito bem aconselhada pelo Pé Leve), estou agora interessado na compra de umas colunas novas.

O rádio realmente já merece umas novas, uma vez que as actuais começam a demonstrar grande desgaste. A do lado do condutor, esquerdo, já dá um som bastante mais baixo do que a do lado direito, por exemplo. Outra situação que acontece é ao abrir a porta, o som "apaga-se" e com a porta toda aberta volta a "reacender". Deduzo que já seja algum fio danificado.

Mas indo realmente ao que interessa...

Gostava que me ajudassem a escolher umas colunas razoáveis, na ordem dos 30€/35€ na medida de 13 (13,5). Sony / Pionner, outra marca? Não percebo nada de nada de colunas. O meu objectivo não é o pum pum pum, mas sim tirar um bom partido do rádio sem andar para aí a inventar com subwoofer´s e afins. Faço sempre 100km diários de auto-estrada sozinho, pelo que a minha companhia acaba sempre por ser o rádio... quero com estas novas colunas arranjar uma brasa com uma voz sensual p/ minha companhia [:D]

O carro é comercial, logo só tem 2 colunas à frente e nada mais.

P.S. - Li que umas tem 1 fio, outras 2 fios... não percebo nada disto. Pf ajudem-me

João
Ainda bem que estás satisfeito, afinal só podias pois compraste um excelente produto! [;)]

Quanto a colunas penso que, dado a fonte que tens, vale a pena gastar um pouco mais uma vez que se adquirires colunas aquém das capacidades do rádio vais sempre ficar com a sensação de que ele merecia algo mais, para além de que não retirarás (mesmo sem amplificações) grande parte da capacidade que ele tem para dar... Bem, mas a escolha é, naturalmente, tua, de modo que aqui fica o conselho abaixo de cujos modelos sugeridos não recomendo para esse rádio:

TS-E1302i
ts_e1302i_gallery.jpg

TS-A1303i

ts-a1303i_gallery.jpg

TS-G1303i

ts_g1303i_gallery.jpg

TS-G1302i

tsg1302i_front_gallery.jpg

Boa escolha! [;)]

Ainda bem que estás satisfeito, afinal só podias pois compraste um excelente produto! [;)]

Quanto a colunas penso que, dado a fonte que tens, vale a pena gastar um pouco mais uma vez que se adquirires colunas aquém das capacidades do rádio vais sempre ficar com a sensação de que ele merecia algo mais, para além de que não retirarás (mesmo sem amplificações) grande parte da capacidade que ele tem para dar... Bem, mas a escolha é, naturalmente, tua, de modo que aqui fica o conselho abaixo de cujos modelos sugeridos não recomendo para esse rádio:

TS-E1302i

TS-A1303i

TS-G1303i

TS-G1302i

Boa escolha! [;)]

"Não recomendas" nenhum destes modelos? Fiquei confuso!
PEnso que querias dizer o contrário,certo?

Já entendi que sem amplificador nunca vou retirar total partido da fonte. OK! Assumo esse handicap! Partindo do pressuposto que quero o melhor som possível, sem amplificador, deduzo que colunas com 180w de potência máximo sejam mais recomendáveis. certo? Isso restringe-nos a TS-A1303i e TS-E1302i. Um é de 3 vias o outro de 2 vias? Que importância tem este aspecto?

Gracias pela atenção!

"Não recomendas" nenhum destes modelos? Fiquei confuso!
PEnso que querias dizer o contrário,certo?
O que não recomendo são modelos abaixo dos que sugeri! [;)]

E, sim, comecei apenas pelo produto de patamar mais alto e que me parece deverá ser o melhor e, claro, mais caro mas, devo salientar, não fui ver preços. [;)]

Já entendi que sem amplificador nunca vou retirar total partido da fonte. OK! Assumo esse handicap! Partindo do pressuposto que quero o melhor som possível, sem amplificador, deduzo que colunas com 180w de potência máximo sejam mais recomendáveis. certo? Isso restringe-nos a TS-A1303i e TS-E1302i. Um é de 3 vias o outro de 2 vias? Que importância tem este aspecto?

Gracias pela atenção!
Não, nem por isso. O amplificador não é assim tão necessário já que a tua fonte dispõe de uma boa amplificação interna e podes dispor de um som muito bom adicionando simplesmente um destes conjuntos de colunas, ou qualquer outro de qualidade idêntica de outras marcas. Eu também não tenho amplificação externa e o som no meu carro é já bastante aceitável!

A potência máxima é indicativa, mas a potência RMS e a sensibilidade são mais importantes. Neste último caso tens valores perto dos 90db:
Quanto à escolha três ou duas vias devo dizer que no meu carro escolhi para as portas da frente colunas de duas vias, já que conto com os dois 'tweeter' no painel frontal e isso dá um realce aos agudos (sons de água mais cristalinos, metais mais audíveis...) mais acentuado e nas portas de trás colunas de três vias, sobretudo para poder ter os três espectros de som nessa zona já que não conto com 'tweeter' separados junto à chapeleira.

No teu caso, apenas duas portas, não perdes nada em teres três vias, integradas, nas portas, porque certamente tens já de origem dois 'tweeter' à frente, junto à base do pára brisas ou junto à moldura interior dos retrovisores exteriores, mas se optares por colunas de duas vias integradas também não fazes má escolha porque as colunas fazem a separação dos sons.

Para finalizar devo dizer que eu prefiro a Pioneer porque a conheço há muitos anos, como cliente, e tenho só a dizer bem dos seus produtos, mas outras marcas há que serão igualmente boas ou melhores dentro da mesma gama de preços. É tudo uma questão de gosto pessoal!

Boa escolha. [;)]

O que não recomendo são modelos abaixo dos que sugeri! [;)]

E, sim, comecei apenas pelo produto de patamar mais alto e que me parece deverá ser o melhor e, claro, mais caro mas, devo salientar, não fui ver preços. [;)]

No teu caso, apenas duas portas, não perdes nada em teres três vias, integradas, nas portas, porque certamente tens já de origem dois 'tweeter' à frente, junto à base do pára brisas ou junto à moldura interior dos retrovisores exteriores, mas se optares por colunas de duas vias integradas também não fazes má escolha porque as colunas fazem a separação dos sons.

Boa escolha. [;)]

Efectivamente não tenho qualquer tweeter no carro. O carro é a versão comercial mais simples... acho que vir com 4 rodas já foi uma sorte [:D]

Vou optar então pelas 3 vias, que desta forma saem todos os sons pela coluna (do q eu entendi, penso que bem). Sendo assim vou procuparar preços p/ TS-A1303i ... espero não me assustar!! [:p] ... Já vi..humm... à volta dos 55€ ... Vai ficar p/ o próximo mês, mas vão ser estas :)

Pé Leve, que achas do Blaupunkt Hamburg MP57? Pelas características achas ser uma boa fonte sonora?
Bem, antes de mais devo esclarecer que não sou nenhum expert em auto-rádios. Quanto muito um "audiófilo" que faz algumas bricolages a título pessoal nesta área e apenas no próprio carro. [:cool:]

Depois para dizer que deste rádio me parece que é um rádio simples, mas com características bastante interessantes. Peca por não ter sistema anti vibração para a leitura do CD, mas tem Bluetooth (a quem interesse), tem uma boa potência sonora e permite leitura USB, algo muito interessante nos dias que correm para se transportar a colecção musical sem andar a carregar caixas e caixas de CD's, lê MP3 e WMA, para além de que é um aparelho muito bonito.

Descobri que aqui está a um preço razoável para o rádio que é.

Boa sorte com ele se o decidires comprar. [;)]

Efectivamente não tenho qualquer tweeter no carro. O carro é a versão comercial mais simples... acho que vir com 4 rodas já foi uma sorte [:D]

Vou optar então pelas 3 vias, que desta forma saem todos os sons pela coluna (do q eu entendi, penso que bem). Sendo assim vou procuparar preços p/ TS-A1303i ... espero não me assustar!! [:p] ... Já vi..humm... à volta dos 55€ ... Vai ficar p/ o próximo mês, mas vão ser estas :)
[:D]

€55? Bem, mesmo assim não é caro! Vá lá.

Boas escolhas. [;)]

Eu tava-te a perguntar isto, porque comprei um esta semana porque o que tinha avariou. Agora desconfio que o amplificador também foi ao ar e tou na dúvida, caso a avaria do amplificador se verifique, se devo investir noutro e aproveitar a cablagem instalada, ou ligo as colunas directamente ao rádio.

Eu tava-te a perguntar isto, porque comprei um esta semana porque o que tinha avariou. Agora desconfio que o amplificador também foi ao ar e tou na dúvida, caso a avaria do amplificador se verifique, se devo investir noutro e aproveitar a cablagem instalada, ou ligo as colunas directamente ao rádio.
Não há nada como experimentar. Das specs que vi parece-me que será perfeitamente competente para dar uma resposta capaz, embora algo diferente da que dava com amplificador, claro! [;)]

Som Ford Modeo: sistema Sony

Som Ford Modeo: sistema Sony

Boas! Quais são (em termos de potência) as caractristicas do sistema de som Sony que os Ford Mondeo (deste ano) trazem?

Uma última pergunta para um investimento futuro... colunas ovais de 3/4 vias com boas baixas frequências. Tens algum conselho?
Não tenho experiência com colunas ovais, sobretudo de quatro vias, mas em tempos andei a namorar umas para o meu segundo 19. Claro, andei hesitante entre Pioneer e Alpine...

Mas tens aqui alguma coisa, cuja escolha só depende do gosto pessoal! [;)]

AutoRadio p/ Clio II (comp. visor e comandos no volante)

AutoRadio p/ Clio II (comp. visor e comandos no volante)

Caros,

Comprei um Clio II, de 1999.
Aquilo tem um auto-radio dos antigos, só com rádio e cassetes - ... eu queria trocar por outro mais recente, com CD e MP3.

O problema é que queria manter os controlos do volante e o visor no tabelier que indica o nome do rádio. Onde é que eu posso encontrar um rádio compatível? Na marca, por exemplo?

Obr,
JaVo

Podes trocar o radio k7 por um de cd de origem e fica tudo operacional, mas não lê é MP3..
Podes também adquirir a audio connection box, uma caixinha que fica no porta luvas e que é ligada ao radio de origem e que permite ligar uma pen usb ou um cartão SD..
Ficas com MP3, com o look de origem e com todos os comandos operacionais!
Há também quem opte por comprar um rádio aftermarket á escolha e compre um adaptador para não perder os comandos do volante..

Eu já ouvi falar no adaptador... Mas isso serve tb para o ecrã no tablier?
Era uma pena perder isso...

Por outro lado, normalmente os autorádios tem um display próprio... não faz sentido aparecer a mesma informação em 2 sitios diferentes. Mas eu preferia preservar mesmo a consola central no carro.

Essa cena da "audio connection box" eu já ouvi falar nisso... Mas supondo que estou a ouvir musica a partir de um dispositivo USB, como é que eu mudo de faixa? No rádio não dá, né? Tinha que enfiar o braço no porta luvas?

Cumps

Voltar
Superior