Tópico dos aviões

o problema sera mais no 321
no 320 tambem tem problema, porque algumas vezes o 320 anda cheio
o 319 o problema não existe muito em termos de capacidade, mas em range??' dizes que vai ser mais eficiente, só se for porque é capaz de ser mais leve, tera que pagar menos taxas
agora o bombardier vai conseguir fazer as rotas que a tap faz???
tera custos de manuntenção e treino assim tão baixos como se for a frota toda airbus??

eu pergunto porque ainda não pesquisei muito pelos bombardier, dei 1 vista de olhos por cima

se fugirmos para os boeing, as opções só poderam ser 737 8 max e o 9 max, porque o 7max é para morrer
na airbus nem acredito que se compre o 319, so 320 e 321 neos

Mas até que ponto são necessários os A321? A maioria da frota é composta por A319/A320 com 132/154 lugares respectivamente! O Bombardier(Standard e ER) consegue fazer todas as rotas da TAP de pequeno/médio curso. Sim o CS300 vai ser mais eficiente que o A319 por várias razões: desde o facto de pesar menos 5/6 ton que o A319 ao facto de ser mais refinado aerodinamicamente para a missão e capacidade em causa. Só a nível de consumo de combustível andará entre os 5 e os 10% em relação a um A319, o custo de aquisição também deverá ser ligeiramente inferior (mesmo com os descontos da Airbus) e os custos de manutenção e intervalos de manutenção serão menores (15 a 20%). Fica a questão se a TAP comprará os A319NEO, que tal como tu eu não acredito! Eu aposto mais numa frota inicialmente mais pequena de apenas A320NEO.

Faz Lisboa Moscovo?
os 321 andam cheios nas rotas ali entre a madrugada manha

Essas eficiencias todas perdem quando se fala em treino de tripulação
eu seria mais numa de 737 8 max e 787 e 777x8

Faz Lisboa Moscovo?
os 321 andam cheios nas rotas ali entre a madrugada manha

Essas eficiencias todas perdem quando se fala em treino de tripulação
eu seria mais numa de 737 8 max e 787 e 777x8

Faz Lisboa-Moscovo!
Sim o treino de tripulação pode ser um problema ou não, dependendo de outros factores! Mesmo assim a diferença para o A319/A320 compensava. Não sei quanto custa o treino de uma tripulação, sei que não é nada pouco, mas penso que só a diferença de preço entre as aeronaves dava para pagar isso! Os A321 podem andar cheios nas primeiras rotas da parte da manhã, mas o mesmo não acontece ao longo do dia/noite. E durante a dia/noite não sei o que fazem com eles, porque duvido que os encham, pois já aconteceu fazer uma viagem com pouco mais de 40 pessoas num A321! E esta situação já se repetiu várias vezes!

Last edited:
Acho estranho o 320 fazer a rota com imensas restrições e o bombardier a fazer na boa

O bombardier pode ser bom mas nao será como substituto dos habituais, no máximo será 1 complemento e concorrente dos embraer maiores

Embora eu não acredite que a TAP compre Bombardier, acho que seria uma excelente aeronave e que para o mercado Europeu talvez fosse o mais adequado! É preciso ter muita atenção às taxas de ocupação das Rotas, aos custos de manutenção, combustível, etc! O CS300 vais ser uns 10% mais eficiente que um A319NEO e com custos associados a manutenção inferiores em 15/20% em relação ao A319. Pode ser até mais vantajoso(apesar da menor capacidade) operar um CS300 que um A320!

O Bombardier CS Series é um jacto regional com boa autonomia mas que transporta menos passageiros e menos carga que as famílias A320 e B737. Como foi já dito, poderia interessar à Portugália para substituir os Fokker 100.

É preciso não esquecer que o transporte de carga pode ser tão ou mais importante que o transporte de passageiros para as companhias aéreas, em determinadas rotas.

Quanto à disponibilidade dos A320 NEO's e B737 MAX's talvez a TAP conseguisse obtê-los muito mais cedo através de uma empresa de leasing.

Visto q percebem mais disto q eu, num A320 da TAP quais os melhores lugares em económica?

Em termos de espaço, os melhores lugares são obviamente aqueles que estão na fila de saída de emergência. Mas esses lugares são normalmente atribuídos aos detentores de cartões de passageiro frequente da TAP ou Star Gold de outras companhias da Star Alliance.

Londres Paris tens directa
bruxelas creio que tambem
madrid directo
se for por escalas é praticamente para todo o lado

Sim, há Luanda directo para:

Londres na British
Paris na Air France
Bruxelas na Brussels
Madrid na Iberia

Falta ai:

Frankfurt na Lufhtansa
Amesterdão na KLM

E com escala sem dar a volta ao bilhar grande:

Lisboa via Marraquexe na Air Moroco

Sim, há Luanda directo para:

Londres na British
Paris na Air France
Bruxelas na Brussels
Madrid na Iberia

Falta ai:

Frankfurt na Lufhtansa
Amesterdão na KLM

E com escala sem dar a volta ao bilhar grande:

Lisboa via Marraquexe na Air Moroco

Obrigado a todos.

Desconhecia o voo Frankfurt na Lufhtansa. [;)]

Aproveito também para perguntar que outra companhia para além da TAP voa para Manchester a partir de Lisboa?

Obrigado.

Boas malta!
Alguém daqui domina aeromodelismo?
Vou agora estrear-me e precisava de umas dicas...
Aeromodelismo é com o meu irmão.

Eu era mais pelo Radiomodelismo (carrinhos).

Vou dar-te uma única dica. Prepara-te para gastar muito dinheiro. [;)]

Mas se mesmo assim quiseres ir em frente, tenta comprar o material em lojas no estrangeiro.

Aeromodelismo é com o meu irmão.

Eu era mais pelo Radiomodelismo (carrinhos).

Vou dar-te uma única dica. Prepara-te para gastar muito dinheiro. [;)]

Mas se mesmo assim quiseres ir em frente, tenta comprar o material em lojas no estrangeiro.

Eventualmente chegará a altura em que construirei o meu aeromodelo... Estou em Eng. Aeronáutica e felizmente aqui o departamento de aeromodelismo tem meios mais que suficientes para permitir isso. Até lá, gostaria de ganhar experiência com um avião estável e resistente a quedas.
Tenho falado com um prof de cá mas gostaria também ouvir outras opiniões.
Estou inclinado para estes dois:
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8359
ou o Bixler 2
https://www.hobbyking.com/hobbyking...ess_Motor_Servos_and_Optional_Flaps_ARF_.html
Ambos muito resistentes, manobráveis, e não muito rápidos.
Depois falta a bateria, que deverei mandar da China (se não parar na Alfandega) e o radio, que deverei comprar a um colega de cá por 50 euros (usado).
Tenho também um colega a vender um destes, novo:
422310_10150590036233751_423044589_n.jpg

Com bateria, por 140. É de asa alta, mas em princípio irei para um dos outros dois planadores.

Last edited:
Back