Tópico dos aviões

admira-me é como os aviões conseguem tanta autonomia em termos de combustível para fazerem esses voos

devem chegar secos ao destino

imaginem que depois têm que esperar aterrar, ou acontece algo e têm que divergir para outro aeroporto

Expliquem uma coisa.
Acabei de fazer reserva /pagamento de um voo ida e volta Porto/Zurich e no mail de reserva e apos o pagamento reparei no seguinte:
Bagagem Permitida - 0 volumes. Isto quer dizer que nao posso levar bagagem, ou nao posso levar nada exta á mala de porao e mala de mao?

Expliquem uma coisa.
Acabei de fazer reserva /pagamento de um voo ida e volta Porto/Zurich e no mail de reserva e apos o pagamento reparei no seguinte:
Bagagem Permitida - 0 volumes. Isto quer dizer que nao posso levar bagagem, ou nao posso levar nada exta á mala de porao e mala de mao?
Deves ter reservado na tarifa da Tap que não permite bagagem de porão.

O meu maior voo foi Sydney - Dubai em 14h55m . E fez-se melhor do que pensava. [:D]

já fiz muitos voos de 10 horas, e acho que é o meu limite.

Não consigo imaginar 15 horas, porque ao fim das 10 já estou "morto".

Assim como conduzir - 10 horas é o meu limite. Viagens mais longas do que isto começo a não raciocinar muito bem

Já fiz vários voos de 13h. É uma seca fdp!! Cada vez que faço um desses juro para nunca mais, mas depois é necessário... [s)]

Tap é a **** de vergonha....desde as 18 horas a ligar para o apoio ao cliente, e passadas 4 horas ninguem se digna a atender [8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Eu faço regularmente a rota e acho os avioes bastante barulhentos, mas como é uma viagem curta aguenta-se.

Quanto ao load factor, normalmente 90%, sendo a maioria passageiros que fazem/fizeram escala em Lisboa e crew a transferir entre bases.

79% load factor

8 a 10 horas passa num instante, acima disso é que já começa a maçar.

devo ter feito pelo menos 50~60 vezes Lisboa ~ São Paulo ( 2005 a 2008 ) e adorava esse voo - cerca de 10.20H.

dá tempo para ver um filme, almoçar ou jantar e dormir.

para quem pode, recomendo fazer um voo nos A380 com direito a banho e vai ver que parece que saímos para tomar um café e voltamos [kiss]

Voos de 8h e já digo mal da minha vida... Esses de 15h só mesmo em executiva...

já fiz muitos voos de 10 horas, e acho que é o meu limite.

Não consigo imaginar 15 horas, porque ao fim das 10 já estou "morto".

Assim como conduzir - 10 horas é o meu limite. Viagens mais longas do que isto começo a não raciocinar muito bem

Entre as 10 e as 13h de voo (máximo que fiz) não notei grande diferença mas admito que as 12h são uma barreira a partir da qual começa a ser (muito) difícil.

Tenho a opinião que as 6-8h são dos voos potencialmente piores, porque nunca consigo dormir mais que 2/3h (tendo em conta o serviço de refeições e ver/começar a ver um filme para adormecer), a cabine fica pouco tempo "quieta", e são voos longos o suficiente para serem cansativos.

E acho mesmo -mas admito que seja uma preferência pessoal- que são preferíveis voos (muito) longos a ter que fazer mais escalas. O que me mata é mesmo as escalas e ocupar o tempo no aeroporto. Muitas vezes não conseguimos estar confortáveis e andamos ali a morrer pelo terminal, interrompemos o ciclo de sono que estávamos a ter no avião para tentar iniciar no voo seguinte...

Mas por outro lado, entre 2 voos de 8h cada e 2 voos um com 3h e outro com 13h, prefiro a segunda opção, claramente! Mas admito que tenho uma opção estranha porque acho que a maior parte das pessoas prefere 2 voos menos curtos... mas prefiro mesmo o combo voo curto + longo (tipicamente escalas na Europa) do que o médio/longo + médio/longo (escalas médio oriente).

Depois, quem viaja em económica, o aeroporto da escala é um pormenor muito importante. Faz toda a diferença! Notei isso com bastante evidência na viagem à Austrália/Nova Zelândia.
Ida: Lisboa-Frankfurt-Singapura-Sydney
Regresso: Auckland-Tokyo-Frankfurt-Lisboa.

Frankfurt é um péssimo aeroporto. Bancos super desconfortáveis/duros, zonas comerciais muito aglomeradas a quilómetros das portas de embarque, iluminação fria/branca, etc. Narita ao mesmo estilo.

Singapura é fenomenal. Poltronas/sofás brutais para se descansar com tomadas eléctricas, jardim exterior e interior, cinema, alcatifas, etc.

Tap é a **** de vergonha....desde as 18 horas a ligar para o apoio ao cliente, e passadas 4 horas ninguem se digna a atender [8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Qual é a ideia de colocarem um passageiro a perder um dia completo à conta de fusos horários? :confused:

:confused: É inevitável em viagens muito longas perder-se um dia num dos sentidos...:confused:

No caso do sentido índia-EUA, não perde nada, aliás, praticamente chega à mesma hora/pouco depois. Óbvio que no sentido contrário perde o equivalente, logo um dia.

admira-me é como os aviões conseguem tanta autonomia em termos de combustível para fazerem esses voos

devem chegar secos ao destino

imaginem que depois têm que esperar aterrar, ou acontece algo e têm que divergir para outro aeroporto

Chegam tão secos ao destino como os que fazem longo curso menos extenso...

O grande problema destas viagens de "ultra-longo curso" é que são economicamente muito difíceis de operar. O avião tem que levar tanto combustível que o aumento do peso é tal que se entra num ciclo vicioso de precisar de muito mais combustível para levar tanto combustível [:D]

Depois isso implica que o yield por lugar seja elevado para ser economicamente rentável, ou seja, que o passageiro aceite pagar um valor Premium por ir naquele voo em detrimento de 2 escalas. Ou então que o voo tenha muita business/first.

Nem imagino a seca que deve ser... passaste a maior parte a dormir?

Fiz este ano diversos voos entre os quais dois superiores a 14h.

Vi muitos filmes e dormi umas boa etapas. Mas não consigo dormir mais que 2h seguidas. Pelo que via um filme, dormia uma horita, via mais um filme, dormia mais uma horita. [:D] Comi, dormia mais 2horitas.

Aliás em 5 voos que fiz com a emirates na mesma viagem, vi 11 filmes. [:D]

Qual é a ideia de colocarem um passageiro a perder um dia completo à conta de fusos horários? :confused:

Não leste bem. Neste caso fazem a viagem de 14h e perdem apenas 2h30 de dia. Já que partem no dia 16 e chegam no dia 16.

Mas sim a maior parte dos voos faz-te perder um dia, já que é quase sempre mais rápido ir para a "direita" que para a "esquerda". O que te faz perder tempo.
Mas neste caso o voo é tão longo que atravessa a linha temporal e o dia passa a ser o anterior. [;)]

Back