Tópico dos aviões

Digamos que a Ryanair é o low-cost do low-cost.

Prefiro a Easyjet/Transavia/Vueling à Ryanair.

Isso era nos primórdios. A Ryanair aproximou-se completamente do modelo "lowcost easy&friendly" da easyJet.

Ultralowcost seguem o modelo da Spirit nos EUA onde até a bagagem de mão é paga. Na Europa temos a Wizzair.

Isso era nos primórdios. A Ryanair aproximou-se completamente do modelo "lowcost easy&friendly" da easyJet.

Ultralowcost seguem o modelo da Spirit nos EUA onde até a bagagem de mão é paga. Na Europa temos a Wizzair.

Segundo o que tenho lido os bancos e o espaço nos aviões da Ryanair continuam a ser inferiores à concorrência.

Já viram o que se passou no voo da United Airlines? Esta vergonha do overbooking tem de acabar e as companhias áreas que o praticam têm de ser severamente punidas.

O overbooking é um total desrespeito pelos clientes.

E o CEO da companhia ainda acusa o passageiro de ser "indisciplinado":sh) Não têm mesmo vergonha na cara alguns "executivos" da treta.

Já viram o que se passou no voos da United Airlines? Esta vergonha do overbooking tem de acabar e as companhias áreas que o praticam têm de ser severamente punidas.

E o CEO da companhia ainda acusa o passageiro de ser "indisciplinado":sh) Não têm mesmo vergonha na cara alguns "executivos" da treta.

Sinceramente como é que o overbooking ainda é permitido e tão pouco penalizado.

E logo a seguir ao incidente a desculpa da companhia foi patética:

"Tinham overbooking e tiveram que tirar à força um voluntário" Não houve voluntários, foram escolhidos passageiros aleatoriamente e obrigados a sair, ja depois de terem embarcado.

Já viram o que se passou no voo da United Airlines? Esta vergonha do overbooking tem de acabar e as companhias áreas que o praticam têm de ser severamente punidas.

A mim o que me estranha é o cliente ter embarcado, aqui estas questões são tratada santes do embarque.Li que a companhia queria fazer viajar 4 funcionários.

Na Wizzair há dois tipos de bagagem de mao: S (incluído) e L (pago).

Eu tenho viajado muitas vezes na Wizzair e sinceramente a minha única queixa sao a porra dos bancos. Os precos variam é um bocado, é preciso andar atento as campanhas que eles fazem (um bilhete de ida e volta Budapeste-Reykjavik com mala de porao ficou-me em ~ €150).

O overbooking é legal e faz sentido até um determinado ponto.

Nos EUA está muito enraizado, nomeadamente nas legacy US3, ao ponto de mal fazeres check-in te perguntarem se aceitas ser voluntário e haver uma lista no painel junto à porta de embarque com o número e nome dos passageiros voluntários e o número que ainda é preciso atingir.

Na maioria das vezes a compensação é "company money", ou seja, passa por vouchers para futuros voos. Para o viajante ocasional não interessa, só mesmo para o flyer regular daquela companhia...

Este caso concreto é uma sucessão de más decisões dentro de uma falha na gestão do check-in desse voo. A decisão de que precisavam de 4 lugares para acomodar funcionários da United deveria, obviamente, ter acontecido antes de embarcarem os passageiros e perceberem que precisavam desses 4 lugares. A situação simplesmente saiu do controlo e depois avançar para a retirada à força, filmada facilmente por qualquer câmara de telemóvel é péssima publicidade que sai muito mais cara do que ter tomado medidas mais generosas de compensação aos passageiros (800$ em vouchers é ridículo quando já se está dentro do avião e até já se passou a fronteira do "denied boarding" dado que os passageiros já tinham embarcado...). Acho que fica como um manual de "what not to do".

O que ficava bem à United é chegar a um acordo com o passageiro, o quanto antes. Primeiro uma conferência de imprensa a pedir desculpas dirigidas, sem tretas de comunicados de PR com palavras ocas. Depois, uma compensação monetária generosa. É a única maneira correcta de terminar a história. E mesmo assim ficou uma péssima impressão da empresa no público em geral. Curiosamente, a United é, talvez, a companhia americana com melhor imagem. Não ficou bem na figura. Nada bem.

Última edição:
Segundo o que tenho lido os bancos e o espaço nos aviões da Ryanair continuam a ser inferiores à concorrência.

O espaço de pernas na Ryanair já é superior ao de algumas companhias tradicionais como a British Airways.

Sim, os bancos -nomeadamente os novos- são um hino ao desconforto e, aí reside actualmente, a grande diferença entre cabines das companhias tradicionais e as lowcost. Os slim seats "baratos" usados pelas lowcost vieram separar muito as águas neste aspecto, coisa que não acontecia até aqui. Curiosamente a TAP opta agora nesta renovação recente por criar uma cabine "mista" nesse aspecto, a parte da frente com bancos ao nível da BA, AF, LH, a parte detrás com bancos a nível das lowcost.

De resto a Ryanair (aproximadamente desde 2012) alterou a sua política, como disse, aproximando-se completamente do modelo da easyJet facilitando a relação com o cliente e terminando aquela atitude de "conflito permanente". Permite alterações minor nos dados do bilhete nas primeiras 24h com enorme facilidade, abandonou a política de inspecção exaustiva do peso das malas e dimensões, etc. Tudo isso foge do modelo ultralowcost (que na Europa é um nicho ainda, já nos EUA a presença é outra).

A própria Ryanair já é das lowcost mais generosas em algumas coisas como permitir o 2º volume pequeno na bagagem de mão. Isso é feature de companhia tradicional/legacy.

Eu já fui vítima de overbooking, mas nem me chateei muito..Meti 500 euros ao bolso e viajei no dia seguinte (ia de férias).

Uma coisa é recusarem a entrada no avião via overbooking, outra é expulsarem uma pessoa que já embarcou, ainda mais para meter tripulação. Isso, para mim, é que é inadmissível.

Mas pelos vistos, o que foi feito não é ilegal.

O espaço de pernas na Ryanair já é superior ao de algumas companhias tradicionais como a British Airways.

Sim, os bancos -nomeadamente os novos- são um hino ao desconforto e, aí reside actualmente, a grande diferença entre cabines das companhias tradicionais e as lowcost. Os slim seats "baratos" usados pelas lowcost vieram separar muito as águas neste aspecto, coisa que não acontecia até aqui. Curiosamente a TAP opta agora nesta renovação recente por criar uma cabine "mista" nesse aspecto, a parte da frente com bancos ao nível da BA, AF, LH, a parte detrás com bancos a nível das lowcost.

De resto a Ryanair (aproximadamente desde 2012) alterou a sua política, como disse, aproximando-se completamente do modelo da easyJet facilitando a relação com o cliente e terminando aquela atitude de "conflito permanente". Permite alterações minor nos dados do bilhete nas primeiras 24h com enorme facilidade, abandonou a política de inspecção exaustiva do peso das malas e dimensões, etc. Tudo isso foge do modelo ultralowcost (que na Europa é um nicho ainda, já nos EUA a presença é outra).

A própria Ryanair já é das lowcost mais generosas em algumas coisas como permitir o 2º volume pequeno na bagagem de mão. Isso é feature de companhia tradicional/legacy.
A imagem da ryr estava a ficar completamenta degradada até essa renovação. Melhorou bastante na relação com o cliente. Campo que já era explorado pela easyjet.

O S dá para Mala/mochila de tiracolo e pouco mais, certo? E o L a tradicional mala de cabine?

Lá está, o ultralowcost é isto [:D]

Faz parecer a easyJet e Ryanair um luxo :)

https://wizzair.com/en-gb/information-and-services/travel-information/baggage#/

Com o priority boarding tens um item extra (custa €5).

Eles agora oferecem 3 tipos de bilhete: basic, go (acrescenta mala de cabine normal/mala de porao) e flex. Uma vantagem da Wizzair é nao cobrarem aquelas taxas de pagamento ridículas.

Eu já fui vítima de overbooking, mas nem me chateei muito..Meti 500 euros ao bolso e viajei no dia seguinte (ia de férias).

Uma coisa é recusarem a entrada no avião via overbooking, outra é expulsarem uma pessoa que já embarcou, ainda mais para meter tripulação. Isso, para mim, é que é inadmissível.

Mas pelos vistos, o que foi feito não é ilegal.

já tive uma situação de overbooking, no check-in, quando expliquei que era voo de ligação para um Paris - NY, deixei de estar na lista de overbooking [:)]
nos EUA, e em voos domésticos, aquilo é uma realidade diferente da nossa, basicamente é quase um autocarro (se não apanhas aquele voo, apanhas o seguinte) e o serviço a cliente é miseravelmente mau no geral.

a3q2YDm_460s.jpg

Voltar
Superior