Tópico dos aviões

Ontem foi muito interessante abrir o flight radar e ver que haviam bastantes aviões a andar à voltinhas na zona da arrábida / oceano à espera de poderem aterrar ;)

Boas à malta deste fórum.

Será que alguém me sabe dizer o porquê deste círculo na rota deste avião?

23swznn.jpg

Está em espera para aterrar. Acontece quando se tem um tráfego muito intenso de aviões para aterrar e levantar.
Ontem foi um dia especialmente complicado ao nível do tráfego no aeroporto de lisboa, devido à final da liga dos campeões. Afetou praticamente todos os aparelhos de quase todos os destinos.
E esse até nem andou muito às rodas. Houve piores! [:D]

A velocidade só pode ser ajustada até certos limites. É ela que mantém o avião no ar. Penso que o local onde fez a espera, não é um circuito de espera referenciado nas cartas, mas posso estar enganado.

Last edited:
A velocidade só pode ser ajustada até certos limites. É ela que mantém o avião no ar. Penso que o local onde fez a espera, não é um circuito de espera referenciado nas cartas, mas posso estar enganado.

Está nas cartas. É um ponto chamado EKMAR [;)]

Estive por curiosidade a tentar encontrar a velocidade mínima de sustentação do A330 e não encontrei nada.

Há algum site que tenha estas informações e outras como por exemplo V1, velocidade de aproximação, etc...?

Estive por curiosidade a tentar encontrar a velocidade mínima de sustentação do A330 e não encontrei nada.

Há algum site que tenha estas informações e outras como por exemplo V1, velocidade de aproximação, etc...?

Isso depende sempre do peso, da altitude, dos flaps, da pressão atmosférica...

Há é tabelas para cada peso do avião.

Sim, claro que há variáveis, mas valores aproximados já me satisfaziam a curiosidade.

Onde poderei encontrar tal informação?

Hoje: Hard Landing em MAD runway 33L
A hospedeira depois de tudo e quando começamos a desembarcar comentou que só dizia: "ai ai ai ai" [:D]

Seguimos o taxing e acredito que as comunicações rotineiras se tenham mantido até à chegada.
Os pilotos estavam numa boa e pediram desculpa à tripulação quando esta lhes perguntou o que se tinha passado.

Nao sei se entretanto vai ser reportado e se uma inspecção irá ser realizada...

PS.: É uma sensação muito estranha, tudo isto que aconteceu... é uma sensação momentanea muito pesada, mas uma pessoa fica com a sensação que poderia ainda ser muito pior... Aguenta tudo até partir! [:D]

Sim, claro que há variáveis, mas valores aproximados já me satisfaziam a curiosidade.

Onde poderei encontrar tal informação?

Há um site, que é o smartcockpit, que tem vários manuais e documentação sobre vários modelos.

Hoje: Hard Landing em MAD runway 33L
A hospedeira depois de tudo e quando começamos a desembarcar comentou que só dizia: "ai ai ai ai" [:D]

Seguimos o taxing e acredito que as comunicações rotineiras se tenham mantido até à chegada.
Os pilotos estavam numa boa e pediram desculpa à tripulação quando esta lhes perguntou o que se tinha passado.

Nao sei se entretanto vai ser reportado e se uma inspecção irá ser realizada...

PS.: É uma sensação muito estranha, tudo isto que aconteceu... é uma sensação momentanea muito pesada, mas uma pessoa fica com a sensação que poderia ainda ser muito pior... Aguenta tudo até partir! [:D]

Mas foi mesmo hard landing ou foi uma aterragem assim mais positiva?

Se isso se chama positiva... [:D] Então foi bastante positiva! [:D]
Os registos de força "g" são registados no avião e dados aos pilotos segundo sei. Mas não obtive essa informação quando desembarquei... Nem faço idea dos valores "g" admissiveis no B738.

Em mais de 240 voos que já fiz na minha vida, esta foi, sem margem para dúvida a mais pesada que eu fiz! Dizem que é um acto tipicamente Ryanair, (Boeing recomenda aterragens positivas), mas esta ultrapassou tudo o que senti até hoje, e normalmente sou bastante tolerante nesse ponto.

Edit: Ontem estive a falar com outra pessoa que ía no mesmo voo do que eu (também com bastantes voos e talvez com uma quantidade mais elevada anualmante do que eu) e disse-me que provavelmente a pancada teria sido mais forte do que eu provavelmete teria sentido. Segundo me disse, o avião teria feito uma primeira abordagem positiva (eu estava a dormir e não me apercebi) e só depois fez a aterragem final, nesse momento, só vi as caras pálidas de pânico nas pessoas quando acordei e senti o estrondo.

Last edited:
Já dei uma vista de olhos no "The Aviation Herald", mas a ultima actualização que recebeu foi na sexta-feira passada :confused::confused:
Fiquei curioso para ver se vão reportar algo, se tivesse sido atingido o limite...

Edit: Dei uma vista de olhos mais uma vez no site e nada foi reportado... Provavelmente não atingiu o limite de stress para que uma inspecção fosse realizada. E depos vi que o EI-DYB fez o voo de regresso. Afinal foi uma aterragem bastante positiva! [:cool:]

Last edited:
Hoje de manhã vi um avião a levantar voo da Portela que me deixou extremamente intrigado. O avião era de hélices, branco ou cinzento claro. Pareceu-me ter 6 motores mas não tenho conhecimento de que haja algum avião a voar que tenha 6 motores a hélice. Isto tudo passou-se por volta das 9 da manhã. Ainda pensei que fosse um C-130 mas pareceu-me demasiado estreito (mas também só vi a parte de trás). Gostava que algum entendido me ajudasse a saber que avião era.

Quando o vi fez-me lembrar o mítico Convair B-36 Peacemaker [br:)] (com a diferença que as hélices estavam montadas na parte da frente das asas).

Back