felizardomf
New member
Ontem foi muito interessante abrir o flight radar e ver que haviam bastantes aviões a andar à voltinhas na zona da arrábida / oceano à espera de poderem aterrar 
Boas à malta deste fórum.
Será que alguém me sabe dizer o porquê deste círculo na rota deste avião?
![]()
A velocidade só pode ser ajustada até certos limites. É ela que mantém o avião no ar. Penso que o local onde fez a espera, não é um circuito de espera referenciado nas cartas, mas posso estar enganado.
Nova pintura da Etihad?
Está nas cartas. É um ponto chamado EKMAR []
Estive por curiosidade a tentar encontrar a velocidade mínima de sustentação do A330 e não encontrei nada.
Há algum site que tenha estas informações e outras como por exemplo V1, velocidade de aproximação, etc...?
Sim, claro que há variáveis, mas valores aproximados já me satisfaziam a curiosidade.
Onde poderei encontrar tal informação?
Hoje: Hard Landing em MAD runway 33L
A hospedeira depois de tudo e quando começamos a desembarcar comentou que só dizia: "ai ai ai ai" []
Seguimos o taxing e acredito que as comunicações rotineiras se tenham mantido até à chegada.
Os pilotos estavam numa boa e pediram desculpa à tripulação quando esta lhes perguntou o que se tinha passado.
Nao sei se entretanto vai ser reportado e se uma inspecção irá ser realizada...
PS.: É uma sensação muito estranha, tudo isto que aconteceu... é uma sensação momentanea muito pesada, mas uma pessoa fica com a sensação que poderia ainda ser muito pior... Aguenta tudo até partir! []