Um carro que saiu em 2024, já esperavas por ruídos parasitas? Os padrões do mundo auto estão realmente muito baixos....
Do que conheço é tudo medíocre, seja isolamento de ruído, barulhos parasitas e qualidade geral. Está de acordo com o preço, digo eu.
Não é o corte nos materiais, mas nos botões.
Posso dizer-te que quando fiz o teste entre o model 3 e o i4, só o andar em calçada determinou logo a escolha, o pisar de um e do outro é completamente diferente, fanático é tentar colocar os 2 ao mesmo nivel.
Pelo que se lê por aqui, claramente que já deveria ter. [] Mas talvez sejam certas pessoas "anti" que são igualmente exageradas como os users que são "pro". [
]
Se deres um salto aos diários de bordo, vês lá carros bem caros que tem barulhos parasitas desde novos. Eu conheço carros bem caros com ruídos parasitas.
Sabes o que distingue e difere os ruídos parasitas e qualidade de construção entre carros e marcas? Os seus donos. Há os que os admitem ter e os que não admitem (ou não os ouvem).
Aposto que se eu andasse em qualquer carro de qualquer user deste fórum, durante um fim-de-semana, iria descobrir barulhos parasitas.
Onde é que viste i4 no post dele?
Mais uma vez, os outros é que são fanáticos!!!
A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados, a utilização de comandos nos displays e plasticos piores, são a consequência disso, achar que é por a Tesla fazer o mesmo é simplesmente navegar na maionese.[]
Posso dizer-te que quando fiz o teste entre o model 3 e o i4, só o andar em calçada determinou logo a escolha, o pisar de um e do outro é completamente diferente, fanático é tentar colocar os 2 ao mesmo nivel.
Os meus posts são relativamente ao "novo", que foi apresentado, mas não foi lançado.
Por aqui, eu e família direta, somos clientes desde 2006, com 5 carros comprados novos em 19 anos. Gerações "Exx", "Fxx" e MINI.
Mas será um ciclo que se fecha em 2026, pois a marca deixou de ter as qualidades que valorizávamos nos seus produtos (fora modelos pontuais).
Vamos ver o que a Neue Klasse e futuro nos traz, pode ser que daqui a 1 década voltemos a ser clientes.
Não quero alimentar mais esta conversa da qualidade, ruídos, etc. Só deixar 2 notas de usuários. No fórum dos Teslas do FB já há pessoal com Higland a queixar-se de ruídos. Quem por lá anda, saberá disto também. Ruídos de suspensão idem. A outra nota é para um vizinho que teve um Model 3 Performance da 1ª geração (só não sei se já era pós alterações) e entretanto trocou por um I4 M50. O que me dizia é que no Tesla a 140 percebias que ias a 140. No I4 a 200 não se passava nada (eventualmente com algum exagero).
Eu fiz um test drive ao Highland há cerca de 1 ano e gostei do carro. Aliás surpreendeu-me pela positiva e era gajo para comprar um, assim se enquadrasse algumas coisas. Dito isto, fiquei sempre com curiosidade como estaria aquele carro com 16 anos e 325 mil kms em cima (idade e kms do meu carro na altura).
Ah então para as OEMs aceitas cortes pq as baterias caras e tal, mas para a Tesla essa argumento não é válido?
Claro, o i4 tem susp. pneumática e o Model 3 não. Além disso não podes (ou não deves) referir Model 3 vs i4 sem dar mais detalhes pq há muitos Model 3 diferentes.
Ora pensa bem.
Eu por exemplo tenho um i4, se quisesse comprar um segundo carro para alguém da família (esposa, filho etc) só para ir para o trabalho, valia a pena gastar mais 20k num M3, sendo que o sempre que precisasse de fazer uma viagem longa ou com a família completa já tinha um carro que cumprisse o serviço?
Se 20k não te fizerem falta então doa esse dinheiro a alguma instituição.

Há uns meses largos atrás, discutiu-se aqui o LFP vs NMC pela primeira vez apontando-se desvantagens às LFP, era numa altura em que toda a gente dizia, vais comprar elétrico compra com LFP. Nessa altura eu fiz uma pesquisa sobre a matéria porque sempre me intrigou porque é que algumas marcas que usavam ambas as tecnologias não usavam então só LFP.
Estas conclusões não me surpreendem nada, pelo contrário.
Compraria perfeitamente um carro com LFP, mas não exclusivamente porque tem essas baterias, sempre me pareceu que no final da vida dos carros nas nossas mãos, a química da bateria seria o que menos importava.
NMC armazena os iões de lítio entre camadas de material, LFP em jaulas cúbicas
Nas NMC:
Quando está a 100% a repulsão entre iões faz com que as camadas se afastem, dilatando a bateria toda
Quando está a 0% as camadas tendem a colapsar umas sobre as outras
A dilatação e compressão é a causa de degradação da bateria.
Nas LFP:
As jaulas são mais resistentes à dilatação/compressão e essa é a razão pela qual a degradação é mais lenta.
A desvantagem é condutividade natural muito baixa. A descoberta da dopagem por carbono é a razão pela qual as LFP são viáveis.
Resumindo, há razões para que as LFP sejam mais resistentes em teoria, mas na prática vai mais ou menos dar no mesmo. Não só as NMC aguentam bem kms e kms se houver um mínimo de cuidado, como também as LFP não são invulneráveis.
Claro que é válido, onde me viste dizer que não é válido?
Comparo carros do mesmo preço, na altura o model 3 LR era mais caro que o i4 cerca de 500€. Hoje continuo a comparar o i4 com o LR.
E também já disse que duvido muito que alguma vez mais compre um BMW, pelo rumo que leva, pelo menos em termos estéticos
Dez motivos que alguém podia deixar de escolher um TM3 por um 208: preço, AA, teto em lata, camara 360, estofos em tecido, abertura mala, tamanho, oficinas, botões de comando, quadrante,.... Assim de repente.
preço? sem mexer muito nos extras (e ficando com os tais 150cv) , sem o mesmo nivel de equipamento, tens:
Modelo
208 - GTElétrico - Automática
33 885,00 €
(...)
PREÇO TOTAL DO VEÍCULO C/ IVA
36 585,00 €C/ IVA
Eu pensei que nos carros, a percentagem maior da decisão de escolha é o design. É que vejo tanta discursão da parte técnica, quando um carro tem muita parte emocional. O Model 3 é um bom produto, mas esteticamente não agrada a muita gente.
Também vejo o Toyota Corolla como um excelente carro e as vendas em Portugal foram inferiores a um Classe A ou Serie 1
Para que conste, não disse em lado nenhum que o 208 é melhor que o TM3, só argumentei quando dizem que o TM3 é o carro que mais oferece pelo preço e eu dei exemplos de coisas que um 208 oferece que um TM3 não oferece e são coisas básicas que qualquer chasso tem.
Mas vamos lá, 10 coisas (não vou dizer melhor) que levem alguem a comprar um e208 em vez de um TM3.
1º Preço (quem compra um TM3 tem dinheiro para um 208, mas ao contrário o valor de aquisição pode ser limitativo)
2º Tamanho (posso ter uma garagem pequenina)
3º Agilidade (melhor para conduzir em cidade)
4º Assistencia/Stands por todo o país
5º Quadrante (pode parecer insignificante, mas foi esse o motivo que me levou a excluir o TM3)
6º Botões dedicados (pessoas menos ligadas às tecnologias preferem o botão tradicional do que menus e submenus)
7º Manete dos piscas
8º Sensores (chuva, estacionamento etc que sabemos que na Tesla não funcionam bem).
9º Personalização
10º Design tradicional (não é estética, muitas pessoas preferem o tradicional, semelhante ao que conduziram ant
este ?
compete de igual para igual com TM3 no preço
e como 90% das vendas são empresas o preço é parecido !
e até mesmo na Tesla tambem é assim (vendas residuais a particulares), segundo colocaram aí atras
já nos TM3 importados o caso PODE mudar de figura, nao faço ideia]
O facto da BMW se estar a aaproximar da Tesla não faz com que eu aplauda, antes pelo contrario, estou fartinho de dizer aqui que os comandos da climatização são uma ***** no i4, e vê lá, são uma tendência começada pela Tesla.
Os outros não são sempre melhores, isso és tu a meter palavras na boca dos outros.[]
O Tesla é um caso muito especial onde não tens praticamente nenhuma personalização, ou gostas ou não gostas, praticamente não tens opcionais.
Já há mais marcas com isso:
https://youtu.be/PcjBfP2zt_M?si=RXdYIi9gOqNiUuLM
Neste momento só a parte da Dashcam na Europa está bloqueada por questões burocráticas/legais...
Já agora do mesmo canal, isto é algo que me via a usar bastante se o meu carro tivesse:
https://youtu.be/tZco19DDuIA?si=trKcTNPCx3DL-Mqe
https://youtu.be/lxAW-ZxeA4k?si=XAnYQDaMflHyh-M4
Está no post que citei. Escreveste isto:
"A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"
Para quem está sempre a criticar a construção, ruídos etc. da Tesla ignorando preço, custos das baterias etc. Para logo a seguir usar isso mesmo como desculpa para cortes na BMW.
Não vês onde está a incoerência?
EDIT:
Então mas tens de dar esse contexto (ano em que foi, versão do Model 3 etc.), até pq se reparares bem quase toda a gente aqui está a falar de carros novos e tu estás parado em 2020 ou 2021...
Eu até acho que já te disse lá atrás que no teu contexto e nessa altura fizeste bem em ir para o i4. Aliás neste momento além de teres um carro que gostas mais perdeste menos dinheiro que se tivesses um Model 3 e - se isso for importante para ti - tens um carro mais exclusivo.
Pelo que se lê por aqui, claramente que já deveria ter. [] Mas talvez sejam certas pessoas "anti" que são igualmente exageradas como os users que são "pro". [
]
Se deres um salto aos diários de bordo, vês lá carros bem caros que tem barulhos parasitas desde novos. Eu conheço carros bem caros com ruídos parasitas.
Sabes o que distingue e difere os ruídos parasitas e qualidade de construção entre carros e marcas? Os seus donos. Há os que os admitem ter e os que não admitem (ou não os ouvem).
Aposto que se eu andasse em qualquer carro de qualquer user deste fórum, durante um fim-de-semana, iria descobrir barulhos parasitas.
O que está bloqueado é a parte da Dashcam, o "sentry" da Xpeng funciona... E mesmo assim a parte da Dashcam da Tesla está numa zona dúbia, daí não ser aceite como prova em tribunal(viola a parte da RGPD europeia), mas para os seguros eles lá vão aceitando. A Xpeng decidiu não arriscar e nos países europeus(por causa da tal RGPD) desativou a função.Ok, se tiveres empresa sim, os Tesla têm concorrência mais séria. Mas e se fores particular? Se fores particular o novo MY Standard é mais barato que o ID.4 mais barato e tem o dobro da potência, mais autonomia e mais equipamento.
Olha que os Teslas durante muitos anos tiveram boas vendas mesmo a particulares. Nos últimos anos menos sendo que uma razão (pelo menos em PT) é que quem tem esses valores a dar por carros novos não quer um carro igual a toda a gente. Que podemos argumentar que é parvo (até concordo que sim, para mim), mas é algo que observo e várias pessoas já me confessaram isso mesmo. Podes não concordar com esta visão mas é um fator que conta e o mercado prova isso.
O ser tudo touch, inclusive climatização sempre foi das minhas maiores criticas ao Model 3. Isso e o não ter quadrante à frente. E no FL o ter perdido manete da cx e dos piscas.
Agora dentro desse paradigma ao menos o Tesla tens sempre acesso direto à climatização (por exemplo num Pug tens de sair do GPS ou outra função para mexer nisso), além de que o ecrã é enorme e super rápido e responsivo como um iPhone de última geração.
Já a concorrência ter ido por esse caminho com ecrãs pequenos, lags enormes e isto que referi de teres de alternar entre funções foi muito arriscado pq no fim do dia não são a Tesla.
Uma moda começada pela Tesla? Então agora a Tesla tem culpa que as outras marcas vão atrás fazendo sistemas muitas vezes horríveis e com estes defeitos que apresentei?
As outras marcas foram atrás pq 1 é mais barato ter tudo num ecrã que precisas sempre de ter do que ainda somar botões e 2 pq não tiveram capacidade de ser fieis a si mesmo e foram atrás da moda pq achavam que isso ia trazer mais vendas. Só se esqueceram que copiar a Tesla em tudo não é o melhor caminho em tudo, muito menos naõ tendo sistemas tão bons.
Pois há, mas como dizes bloqueado pq é um carro chinês.
Então e qual é a desculpa das marcas europeias na Europa ao não terem o seu Sentry mode? Esses não seriam bloqueados, tanto assim é que a Tesla tem isso a funcionar nos seus carros na UE e portanto está a cumprir a lei europeia.
Isso sim devia ter sido das primeiras coisas a copiarem na Tesla e não o tirarem os botões todos.