Tópico dos carros eléctricos

Um carro que saiu em 2024, já esperavas por ruídos parasitas? Os padrões do mundo auto estão realmente muito baixos....

Do que conheço é tudo medíocre, seja isolamento de ruído, barulhos parasitas e qualidade geral. Está de acordo com o preço, digo eu.

Pelo que se lê por aqui, claramente que já deveria ter. [;)] Mas talvez sejam certas pessoas "anti" que são igualmente exageradas como os users que são "pro". [;)]

Se deres um salto aos diários de bordo, vês lá carros bem caros que tem barulhos parasitas desde novos. Eu conheço carros bem caros com ruídos parasitas.

Sabes o que distingue e difere os ruídos parasitas e qualidade de construção entre carros e marcas? Os seus donos. Há os que os admitem ter e os que não admitem (ou não os ouvem).

Aposto que se eu andasse em qualquer carro de qualquer user deste fórum, durante um fim-de-semana, iria descobrir barulhos parasitas.

Posso dizer-te que quando fiz o teste entre o model 3 e o i4, só o andar em calçada determinou logo a escolha, o pisar de um e do outro é completamente diferente, fanático é tentar colocar os 2 ao mesmo nivel.

Onde é que viste i4 no post dele?
Mais uma vez, os outros é que são fanáticos!!!

Pelo que se lê por aqui, claramente que já deveria ter. [;)] Mas talvez sejam certas pessoas "anti" que são igualmente exageradas como os users que são "pro". [;)]

Se deres um salto aos diários de bordo, vês lá carros bem caros que tem barulhos parasitas desde novos. Eu conheço carros bem caros com ruídos parasitas.

Sabes o que distingue e difere os ruídos parasitas e qualidade de construção entre carros e marcas? Os seus donos. Há os que os admitem ter e os que não admitem (ou não os ouvem).

Aposto que se eu andasse em qualquer carro de qualquer user deste fórum, durante um fim-de-semana, iria descobrir barulhos parasitas.

Eu tenho exemplos dos carros da empresa, todos eles muito mal tratados, varios Teslas model 3 SR das 2 gerações, Meganes, i4 e id4 e com pouco mais de 2 anos os unicos que apresentam mau estado dos interiores são os Teslas, volantes rafados (um já anda com fita cola), tecido junto ao parabrisas empenado e ruido do pilar B, água nas lanternas traseiras no primeira gerção, os principais problemas, nunca ouvi queixas dos outros carros.
A minha opinião acerca dos Teslas vêm muito daqui, o uso é muito intensivo, carros sem garagem, passam o dia ao sol, por vezes demoram a ligar devido à alta temperatura no habitaculo que nem o ecran liga. Todos eles vivem +/- o mesmo drama.

Não quero alimentar mais esta conversa da qualidade, ruídos, etc. Só deixar 2 notas de usuários. No fórum dos Teslas do FB já há pessoal com Higland a queixar-se de ruídos. Quem por lá anda, saberá disto também. Ruídos de suspensão idem. A outra nota é para um vizinho que teve um Model 3 Performance da 1ª geração (só não sei se já era pós alterações) e entretanto trocou por um I4 M50. O que me dizia é que no Tesla a 140 percebias que ias a 140. No I4 a 200 não se passava nada (eventualmente com algum exagero).

Eu fiz um test drive ao Highland há cerca de 1 ano e gostei do carro. Aliás surpreendeu-me pela positiva e era gajo para comprar um, assim se enquadrasse algumas coisas. Dito isto, fiquei sempre com curiosidade como estaria aquele carro com 16 anos e 325 mil kms em cima (idade e kms do meu carro na altura).

A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados, a utilização de comandos nos displays e plasticos piores, são a consequência disso, achar que é por a Tesla fazer o mesmo é simplesmente navegar na maionese.[:D]

Ah então para as OEMs aceitas cortes pq as baterias caras e tal, mas para a Tesla essa argumento não é válido? Fazer um EV é caro, e há uns anos atrás era bem caro. Mas entretanto as baterias ficaram mais acessíveis, mas os cortes na qualidade gerais na industria (esquece marcas concretas) ficaram.

Olha a Audi até já reconheceu que houve ali um período recente que a qualidade dos seus produtos não estavam ao nível que eles queriam e estavam habituados a dar aos seus clientes.

Posso dizer-te que quando fiz o teste entre o model 3 e o i4, só o andar em calçada determinou logo a escolha, o pisar de um e do outro é completamente diferente, fanático é tentar colocar os 2 ao mesmo nivel.

Claro, o i4 tem susp. pneumática e o Model 3 não. Além disso não podes (ou não deves) referir Model 3 vs i4 sem dar mais detalhes pq há muitos Model 3 diferentes.

O TM3 HL evoluiu muito na parte do conforto sendo que em simultâneo melhorou tb a insonorização e ainda baixou de preço.

Eu nem aprecio particular o i4 esteticamente (a frente), mas não tenho problema nenhum em reconhecer que é mais carro e melhor que o Model 3 pré FL em muita coisa. E na altura a diferneça de preço nem era tão grande como é hoje.

Mas o Model 3 evolui muito e o preço desceu, e esse é o ponto. O i4 pode assim continuar a ter outras qualidades, mas a diferença de preço é grande.

Como já aí disseram - e isso até percebo e concordo - esse facto não tem só pontos negativos para a BMW pq assim pode jogar melhor com as margens e tentar manter a sua imagem de marca num patamar superior. Aliás a Tesla a ser tão competitiva neste segmento basicamente queimou o Model S e X...

Os meus posts são relativamente ao "novo", que foi apresentado, mas não foi lançado.
Por aqui, eu e família direta, somos clientes desde 2006, com 5 carros comprados novos em 19 anos. Gerações "Exx", "Fxx" e MINI.

Mas será um ciclo que se fecha em 2026, pois a marca deixou de ter as qualidades que valorizávamos nos seus produtos (fora modelos pontuais).

Vamos ver o que a Neue Klasse e futuro nos traz, pode ser que daqui a 1 década voltemos a ser clientes.

Ora aí está uma opinião que percebo de quem não tem palas.

O problema é que as premium alemães tb andam a inventar nos últimos tempos com cortes na qualidade, decisões parvas (ir atrás de modas...) e parece que perderam a identidade a vários níveis.

Já a Tesla (nomeadamente introdução do Model 3) não tem qlq história nem obrigação de ter qualidade de topo. Eles são muito objetivos no que oferecem.

Eu pessoalmente acho que com o passar do tempo o modelo de negócio tradicional que muitos aqui apontam como grande vantagem vai morrer pq vivemos tempos difíceis de grande competição. É a Tesla, chineses e o EVs... Vieram virar o jogo ao contrário e as marcas europeias têm tido e vão continuar a ter muitas dificuldades. Se ainda somamos o overhead de ter espaços físicos, pagar a vendedores etc. etc. é para esquecer.

As que têm mais hipótese de se aguentar são as premium alemães pq têm história e podem realmente jogar num patamar de preço superior e as marcas de luxo. As generalistas? Essas estão completamente tramadas.

Aquele Tavares prevê que daqui a 10 anos não há Tesla. Se calhar antes disso não vai haver é Stellantis [:D]

Não quero alimentar mais esta conversa da qualidade, ruídos, etc. Só deixar 2 notas de usuários. No fórum dos Teslas do FB já há pessoal com Higland a queixar-se de ruídos. Quem por lá anda, saberá disto também. Ruídos de suspensão idem. A outra nota é para um vizinho que teve um Model 3 Performance da 1ª geração (só não sei se já era pós alterações) e entretanto trocou por um I4 M50. O que me dizia é que no Tesla a 140 percebias que ias a 140. No I4 a 200 não se passava nada (eventualmente com algum exagero).

Eu fiz um test drive ao Highland há cerca de 1 ano e gostei do carro. Aliás surpreendeu-me pela positiva e era gajo para comprar um, assim se enquadrasse algumas coisas. Dito isto, fiquei sempre com curiosidade como estaria aquele carro com 16 anos e 325 mil kms em cima (idade e kms do meu carro na altura).

No Model Y do meu socio de finais de 2023, coisa que não falta são ruídos parasitas e barulhos de suspenção, e tem 37mil km.
Tem realmente muita qualidade aparente e ao toque, muito equipamento, mas não parece resistir muito bem ao tempo.
O mesmo se passa com o Model X do ano 2018, de um colega, que se queixa do mesmo.

Ah então para as OEMs aceitas cortes pq as baterias caras e tal, mas para a Tesla essa argumento não é válido?

Claro que é válido, onde me viste dizer que não é válido?

Claro, o i4 tem susp. pneumática e o Model 3 não. Além disso não podes (ou não deves) referir Model 3 vs i4 sem dar mais detalhes pq há muitos Model 3 diferentes.

Comparo carros do mesmo preço, na altura o model 3 LR era mais caro que o i4 cerca de 500€. Hoje continuo a comparar o i4 com o LR.

E também já disse que duvido muito que alguma vez mais compre um BMW, pelo rumo que leva, pelo menos em termos estéticos.

Last edited:
Os Teslas que já andei não notei grandes ruídos parasitas, mas posso ter tido "sorte".

O noto é que o Model 3 pré HL é realmente um carro firme e direção direta, e claro, isso não agrada a todos. Aliás em pisos maus acho que ng gosta de um carro muito firme.

Ontem deixei uns posts a meio que já estava cansado, mas cá vai.

Ora pensa bem.

Eu por exemplo tenho um i4, se quisesse comprar um segundo carro para alguém da família (esposa, filho etc) só para ir para o trabalho, valia a pena gastar mais 20k num M3, sendo que o sempre que precisasse de fazer uma viagem longa ou com a família completa já tinha um carro que cumprisse o serviço?

Se 20k não te fizerem falta então doa esse dinheiro a alguma instituição.

Tens um i4, esposa e filho. Metias-os num Spring?

dacia_spring_euroncap.jpg

https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197

A sério?

“O Dacia Spring obteve uma classificação de uma estrela no Euro NCAP, com 49% para proteção de ocupante adulto, 56% para ocupante infantil, 39% para proteção de pedestre e 32% para sistemas de assistência de segurança. As principais razões para a pontuação baixa foram a proteção deficiente das pernas e do peito em acidentes frontais e a má proteção contra "whiplash" para os ocupantes traseiros. ”

Já nem vou pelo facto de que por 20k podes comprar um Model 3 usado impecável pq ok não é novo.

Há uns meses largos atrás, discutiu-se aqui o LFP vs NMC pela primeira vez apontando-se desvantagens às LFP, era numa altura em que toda a gente dizia, vais comprar elétrico compra com LFP. Nessa altura eu fiz uma pesquisa sobre a matéria porque sempre me intrigou porque é que algumas marcas que usavam ambas as tecnologias não usavam então só LFP.
Estas conclusões não me surpreendem nada, pelo contrário.
Compraria perfeitamente um carro com LFP, mas não exclusivamente porque tem essas baterias, sempre me pareceu que no final da vida dos carros nas nossas mãos, a química da bateria seria o que menos importava.

Eu não nego a ciência obviamente, e já aí deixei a minha opinião sobre o pq de achar que na verdade tens ali LFPs com mais 50% de deg vs NMC.

Mas mesmo que as NMC tenham no geral sido bem mantidas (cumprir os 80% numa base regular) e os LFP carregados a 100% quase todos os dias confesso que estou surpreendido com os resultados.

Mesmo com estas abordagens se me perguntassem diria que uma coisa iria cancelar a outra e provavelmente teriam degradações alinhadas. Mas na realidade LFP a ficarem mal na foto!

NMC armazena os iões de lítio entre camadas de material, LFP em jaulas cúbicas

Nas NMC:
Quando está a 100% a repulsão entre iões faz com que as camadas se afastem, dilatando a bateria toda
Quando está a 0% as camadas tendem a colapsar umas sobre as outras
A dilatação e compressão é a causa de degradação da bateria.

Nas LFP:
As jaulas são mais resistentes à dilatação/compressão e essa é a razão pela qual a degradação é mais lenta.
A desvantagem é condutividade natural muito baixa. A descoberta da dopagem por carbono é a razão pela qual as LFP são viáveis.

Resumindo, há razões para que as LFP sejam mais resistentes em teoria, mas na prática vai mais ou menos dar no mesmo. Não só as NMC aguentam bem kms e kms se houver um mínimo de cuidado, como também as LFP não são invulneráveis.

Tenho umas luzes sobre este tema, mas fiquei curioso em aprofundar. Já vi esquemas e videos sobre bateiras de lítio no geral. Tens algum link de vídeo sobre o que referes? Gostava de ver em vídeo/esquema isso das NMC e LFP.

E na realidade (ok aceito que com usos diferentes) tens ali casos em que as LFP degradam mais 50% que as melhores NMC.

Claro que é válido, onde me viste dizer que não é válido?

Está no post que citei. Escreveste isto:

"A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"

Para quem está sempre a criticar a construção, ruídos etc. da Tesla ignorando preço, custos das baterias etc. Para logo a seguir usar isso mesmo como desculpa para cortes na BMW.

Não vês onde está a incoerência?

EDIT:

Comparo carros do mesmo preço, na altura o model 3 LR era mais caro que o i4 cerca de 500€. Hoje continuo a comparar o i4 com o LR.

E também já disse que duvido muito que alguma vez mais compre um BMW, pelo rumo que leva, pelo menos em termos estéticos

Então mas tens de dar esse contexto (ano em que foi, versão do Model 3 etc.), até pq se reparares bem quase toda a gente aqui está a falar de carros novos e tu estás parado em 2020 ou 2021...

Eu até acho que já te disse lá atrás que no teu contexto e nessa altura fizeste bem em ir para o i4. Aliás neste momento além de teres um carro que gostas mais perdeste menos dinheiro que se tivesses um Model 3 e - se isso for importante para ti - tens um carro mais exclusivo.

Last edited:
Dez motivos que alguém podia deixar de escolher um TM3 por um 208: preço, AA, teto em lata, camara 360, estofos em tecido, abertura mala, tamanho, oficinas, botões de comando, quadrante,.... Assim de repente.

Preço? Do e208 bem equipado (ao nível do Model 3 base) já vimos que nem isso, e falamos de um segmento B vs segmento D. Nem sequer é um C.

AA/CP é um argumento válido, até o sistema de infotainment simplesmente se desligar ao meio de uma viagem como me aconteceu e fui investigar e é um problema conhecido.

Teto em lata deve ser questão para ti e mais 2 ou 3 pessoas. A maioria gosto de tetos panoromicos e ainda mais iriam gostar se o tivessem à borla.

Câmara 360? Os novos já têm câmara à frente e portanto já fazem 360. Estofos em tecido? A sério? Quem é não prefere bancos em pele? Muito mais higiénico e fácil de limpar, muito mais confortável etc.

Abertura da mala e tamanho certo. Mas isto não tem nada a ver com o Model 3, tem a ver com segmento B hatch vs segmento D sedan.

Sim oficinas ok certo. Botões? AC só dá para ligar no MAX ou desligar por botões, tudo o resto é no ecrã e não podes mexer nisso enquanto usas a navegação, adoro…

Quadrante? Sim, falta um quadrante verdadeiro no Model 3 e é das maiores criticas que lhe aponto. Mas vir com esse argumento quando se fala de Peugeots em que o volante tapa o quadrante por mais voltas que se dá no ajuste do volante e banco é sem dúvida corajoso.

preço? sem mexer muito nos extras (e ficando com os tais 150cv) , sem o mesmo nivel de equipamento, tens:

Modelo
208 - GTElétrico - Automática
33 885,00 €
(...)
PREÇO TOTAL DO VEÍCULO C/ IVA
36 585,00 €C/ IVA

Não podes ir por aí, o teto de abrir devia dar era direito a desconto pq teto em lata é muito melhor :D

As crianças então adoram ter de olhar para um bocado de tecido em vez de ver o céu, estrelas, o sol e as montanhas :D

Eu pensei que nos carros, a percentagem maior da decisão de escolha é o design. É que vejo tanta discursão da parte técnica, quando um carro tem muita parte emocional. O Model 3 é um bom produto, mas esteticamente não agrada a muita gente.
Também vejo o Toyota Corolla como um excelente carro e as vendas em Portugal foram inferiores a um Classe A ou Serie 1

Se tivesse de apostar até diria que a maioria das pessoas gosta mais do design do TM3 que do 208.

O problema do TM3 é que sobretudo devido aos TVDEs ficou muito banalizado. Mas continuo a achar o design feliz, sobretudo da versão FL.

Mas o design dos Pugs tb estão mais que batido pq são tantos modelos quase todos iguais que tb cansa.​

Para que conste, não disse em lado nenhum que o 208 é melhor que o TM3, só argumentei quando dizem que o TM3 é o carro que mais oferece pelo preço e eu dei exemplos de coisas que um 208 oferece que um TM3 não oferece e são coisas básicas que qualquer chasso tem.

Mas vamos lá, 10 coisas (não vou dizer melhor) que levem alguem a comprar um e208 em vez de um TM3.

1º Preço (quem compra um TM3 tem dinheiro para um 208, mas ao contrário o valor de aquisição pode ser limitativo)
2º Tamanho (posso ter uma garagem pequenina)
3º Agilidade (melhor para conduzir em cidade)
4º Assistencia/Stands por todo o país
5º Quadrante (pode parecer insignificante, mas foi esse o motivo que me levou a excluir o TM3)
6º Botões dedicados (pessoas menos ligadas às tecnologias preferem o botão tradicional do que menus e submenus)
7º Manete dos piscas
8º Sensores (chuva, estacionamento etc que sabemos que na Tesla não funcionam bem).
9º Personalização
10º Design tradicional (não é estética, muitas pessoas preferem o tradicional, semelhante ao que conduziram ant

Eu sei que ng disse que o 208 era melhor que o TM3, mas isto é tudo tentar dar a volta à rotunda para justificar algo que não faz sentido para 99% das pessoas.

Porquê? Porque nunca vi ninguém a dizer que um (inserir modelo premium do segmento D) é pior que um (inserior segmento B generalista).

Eu já nem sei quem disse o quê visto ir para aqui grande discussão.

Preço? Só se for do 208 a combustão que para aqui não importa. Como já aí postaram atrás, um e208 equipado para rivalizar com o TM3 custa o mesmo que os TM3 de inventário...

Tamanho e agilidade? Ok tudo bem, são argumentos. Mas quem procura isso nunca vai considerar qlq carro maior que 4,1/4,2m. Aliás eu que não aprecio particularmente o ID.3 dou sem problema o braço a torcer a quem precisa de algo compacto e o escolhe pq mede 4,2 vs 4,7m do Model 3.

Assistência e stands são tudo motivos válidos claro, mas se isso é importante para uns para outros é irrelevante e os Teslas nem precisam de ir à marca pq nem manutenção obrigatória têm e o que há a fazer até em casa sozinho se faz.

Manete dos piscas foi problema durante quase 2 anos, mas foi resolvido há uns 3 meses atrás. Eles voltaram a trazer as manetes de série.

Sensores não funcionam bem? Ironicamente tenho mais experiência de kms com 208/2008 (900km na soma dos dois, carros de aluguer). Da minha experiência os sensores dos Pugs é que não funcionam nada bem. Dos Teslas nem sei, mas diria que depende. Os de 2019-2021 tinham sensores "a sério" ultrasónicos, mas em 2022 eles removeram isso.

Personalização? Mas alguém escolhe um 208 pq o pode personalizar? Por amor de deus. Aposto que há mais Model 3 personalizados depois de comprados por donos (wraps, troca de óticas etc.) que 208s comprados novos personalizados a sério. 99% dos 208 são carros de stock que quem compra este tipo de carros quer é preço e carro na hora. Estás a falar de um 208 como se fosse um Porsche. Sim pq até as premium alemães isso hoje em dia é miragem visto 90% das vendas serem para empresas e ng escolhe cá extras nenhuns.

Design tradicional? O interior e ergonomia destes 208/2008/308/3008 é abominável e nem me podes dizer que não tenho experiência própria. Tentei mil combinações de volante e banco e aquilo é a coisa mais mal parida que já vi. E eu até acho que o 208/2008 tem qualidades como insonorização, qualidade está ok para o segmento e o motor 1.2T é mau de fiabilidade mas pelo menos no 208 anda bem para 100cv e não gasta muito (já no 2008 fez-me mais 1l média geral e em AE pareceu-me que mama facilmente mais 2l, mas só fiz AE durante bons kms seguidos no 208, no 2008 só CREL e A5).

Já no Model 3 ao menos consegues sempre ver tudo sem o volante te bloquear a visão.

Mais, o volante destes 208/2008 é horrível. Ser cortado em baixo não é algo que adoro mas ainda se aceita, mas volantes cortados em cima é um crime de ergonomia em qlq manobra. A somar a isso o volante tem um buraco na parte que liga o airbag cá a baixo, e eu gosto de usar isso quando estou no pára arranca, mas ok, aceito qeu seja uma quirk meu.

Mais, estes Pugs (tal como Fords e outros generalistas) quando passas de mudança e queres ser despachado (olha, a tal agilidade) demoram mil anos a passar de mudança e dão um coice horrível. Coisa que pelo menos em VAGs e BMWs não acontece e obviamente não acontece num Tesla.

este ?
compete de igual para igual com TM3 no preço
e como 90% das vendas são empresas o preço é parecido !

e até mesmo na Tesla tambem é assim (vendas residuais a particulares), segundo colocaram aí atras
já nos TM3 importados o caso PODE mudar de figura, nao faço ideia]

Ok, se tiveres empresa sim, os Tesla têm concorrência mais séria. Mas e se fores particular? Se fores particular o novo MY Standard é mais barato que o ID.4 mais barato e tem o dobro da potência, mais autonomia e mais equipamento.

Olha que os Teslas durante muitos anos tiveram boas vendas mesmo a particulares. Nos últimos anos menos sendo que uma razão (pelo menos em PT) é que quem tem esses valores a dar por carros novos não quer um carro igual a toda a gente. Que podemos argumentar que é parvo (até concordo que sim, para mim), mas é algo que observo e várias pessoas já me confessaram isso mesmo. Podes não concordar com esta visão mas é um fator que conta e o mercado prova isso.

O facto da BMW se estar a aaproximar da Tesla não faz com que eu aplauda, antes pelo contrario, estou fartinho de dizer aqui que os comandos da climatização são uma ***** no i4, e vê lá, são uma tendência começada pela Tesla.
Os outros não são sempre melhores, isso és tu a meter palavras na boca dos outros.[;)]
O Tesla é um caso muito especial onde não tens praticamente nenhuma personalização, ou gostas ou não gostas, praticamente não tens opcionais.

O ser tudo touch, inclusive climatização sempre foi das minhas maiores criticas ao Model 3. Isso e o não ter quadrante à frente. E no FL o ter perdido manete da cx e dos piscas.

Agora dentro desse paradigma ao menos o Tesla tens sempre acesso direto à climatização (por exemplo num Pug tens de sair do GPS ou outra função para mexer nisso), além de que o ecrã é enorme e super rápido e responsivo como um iPhone de última geração.

Já a concorrência ter ido por esse caminho com ecrãs pequenos, lags enormes e isto que referi de teres de alternar entre funções foi muito arriscado pq no fim do dia não são a Tesla.

Uma moda começada pela Tesla? Então agora a Tesla tem culpa que as outras marcas vão atrás fazendo sistemas muitas vezes horríveis e com estes defeitos que apresentei?

As outras marcas foram atrás pq 1 é mais barato ter tudo num ecrã que precisas sempre de ter do que ainda somar botões e 2 pq não tiveram capacidade de ser fieis a si mesmo e foram atrás da moda pq achavam que isso ia trazer mais vendas. Só se esqueceram que copiar a Tesla em tudo não é o melhor caminho em tudo, muito menos naõ tendo sistemas tão bons.

Já há mais marcas com isso:
https://youtu.be/PcjBfP2zt_M?si=RXdYIi9gOqNiUuLM

Neste momento só a parte da Dashcam na Europa está bloqueada por questões burocráticas/legais...

Já agora do mesmo canal, isto é algo que me via a usar bastante se o meu carro tivesse:
https://youtu.be/tZco19DDuIA?si=trKcTNPCx3DL-Mqe

https://youtu.be/lxAW-ZxeA4k?si=XAnYQDaMflHyh-M4

Pois há, mas como dizes bloqueado pq é um carro chinês.

Então e qual é a desculpa das marcas europeias na Europa ao não terem o seu Sentry mode? Esses não seriam bloqueados, tanto assim é que a Tesla tem isso a funcionar nos seus carros na UE e portanto está a cumprir a lei europeia.

Isso sim devia ter sido das primeiras coisas a copiarem na Tesla e não o tirarem os botões todos.

Está no post que citei. Escreveste isto:

"A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"

Para quem está sempre a criticar a construção, ruídos etc. da Tesla ignorando preço, custos das baterias etc. Para logo a seguir usar isso mesmo como desculpa para cortes na BMW.

Não vês onde está a incoerência?

EDIT:

Então mas tens de dar esse contexto (ano em que foi, versão do Model 3 etc.), até pq se reparares bem quase toda a gente aqui está a falar de carros novos e tu estás parado em 2020 ou 2021...

Eu até acho que já te disse lá atrás que no teu contexto e nessa altura fizeste bem em ir para o i4. Aliás neste momento além de teres um carro que gostas mais perdeste menos dinheiro que se tivesses um Model 3 e - se isso for importante para ti - tens um carro mais exclusivo.

Mau, não percebes português? Ali atrás alguém dizia que os carros seguem a Tesla por terem retirado botões e minimalizado interiores, e eu estou a dizer que isso nada tem a ver com a Tesla, fazem-no por custos, onde é que estou a dizer que isso não é valido para a Tesla? Eu estou à 2 ou 3 paginas a dizer que o que é mau na Tesla continua a ser mau nas outras marcas, não consegues perceber isso? Seja a falta de botões, seja o baixar de qualidade de materiais, agora em termos de construção a Tesla ainda tem que percorrer muito terreno, na minha opinião.
O que tem a ver a construção do carro com a falta de botões????? Depois falas de coerência????

Não admitir que tesla é sinónimo de fraca qualidade de construção é estar em negação, ou desconhecer o bom que (ainda) se faz.

Desde volantes e encostos de cabeça a descascar e derreter, os ruídos de suspensão, os barulhos interiores de tudo e mais alguma coisa, o bater a porta e parecer que se vai desmontar de tanto chocalho... Isto em carros praticamente novos, imagino um model 3 com 10 anos...

Lá está, como os proprietários dizem nos grupos tesla e não eu, faz parte da 'tesla experience' [:D]

Para uma viatura low cost, a mais barata do segmento, acredito que seja algo pouco relevante.

Last edited:

Eu devo estar mal habituado.

Ainda há uns tempos vendi uma carroça com 20 anos e 430.000km e os únicos ruído parasitas que tinha eram a consola central (no pousa braços), e na chapeleira da mala, possivelmente resultado de 20 anos de porrada e dormir ao relento.

Ok, se tiveres empresa sim, os Tesla têm concorrência mais séria. Mas e se fores particular? Se fores particular o novo MY Standard é mais barato que o ID.4 mais barato e tem o dobro da potência, mais autonomia e mais equipamento.

Olha que os Teslas durante muitos anos tiveram boas vendas mesmo a particulares. Nos últimos anos menos sendo que uma razão (pelo menos em PT) é que quem tem esses valores a dar por carros novos não quer um carro igual a toda a gente. Que podemos argumentar que é parvo (até concordo que sim, para mim), mas é algo que observo e várias pessoas já me confessaram isso mesmo. Podes não concordar com esta visão mas é um fator que conta e o mercado prova isso.

O ser tudo touch, inclusive climatização sempre foi das minhas maiores criticas ao Model 3. Isso e o não ter quadrante à frente. E no FL o ter perdido manete da cx e dos piscas.

Agora dentro desse paradigma ao menos o Tesla tens sempre acesso direto à climatização (por exemplo num Pug tens de sair do GPS ou outra função para mexer nisso), além de que o ecrã é enorme e super rápido e responsivo como um iPhone de última geração.

Já a concorrência ter ido por esse caminho com ecrãs pequenos, lags enormes e isto que referi de teres de alternar entre funções foi muito arriscado pq no fim do dia não são a Tesla.

Uma moda começada pela Tesla? Então agora a Tesla tem culpa que as outras marcas vão atrás fazendo sistemas muitas vezes horríveis e com estes defeitos que apresentei?

As outras marcas foram atrás pq 1 é mais barato ter tudo num ecrã que precisas sempre de ter do que ainda somar botões e 2 pq não tiveram capacidade de ser fieis a si mesmo e foram atrás da moda pq achavam que isso ia trazer mais vendas. Só se esqueceram que copiar a Tesla em tudo não é o melhor caminho em tudo, muito menos naõ tendo sistemas tão bons.

Pois há, mas como dizes bloqueado pq é um carro chinês.

Então e qual é a desculpa das marcas europeias na Europa ao não terem o seu Sentry mode? Esses não seriam bloqueados, tanto assim é que a Tesla tem isso a funcionar nos seus carros na UE e portanto está a cumprir a lei europeia.

Isso sim devia ter sido das primeiras coisas a copiarem na Tesla e não o tirarem os botões todos.
O que está bloqueado é a parte da Dashcam, o "sentry" da Xpeng funciona... E mesmo assim a parte da Dashcam da Tesla está numa zona dúbia, daí não ser aceite como prova em tribunal(viola a parte da RGPD europeia), mas para os seguros eles lá vão aceitando. A Xpeng decidiu não arriscar e nos países europeus(por causa da tal RGPD) desativou a função.

Back