Tópico dos carros eléctricos

Quem compra um Dacia para uso próprio, é uma pessoa que já deixou de ter vontade de viver.
Existem carros usados muito melhores, mais seguros, etc.
Para melhorar as coisas, existem produtos de limpeza de interiores que simulam o cheiro a carro novo.
Não vejo outra razão para comprar um Dacia sem ser pelo cheiro a carro novo!
Os Dacia não são carros inseguros, isso é um mito.

Um Dacia com 3 estrelas em 2025 no EuroNCAP é tão ou mais seguro do que um carro com 5 estrelas em 2020. A exigência do EuroNCAP está sempre a aumentar. Um Zoe em 2013 teve 5 estrelas e em 2021 o mesmo Zoe teve 0 estrelas.

por falar em dacias...

não foi esta a notícia que li antes do almoço, mas serve para o efeito. começou mesmo a corrida aos elétricos (relativamente) baratos. o segmento B vai sofrer uma revolução!!!

30 mil polos, 35 mil epiqs, não sei quantos cupras, encomendas com espera até 10 meses e quanto mais tarde comprarem, mais vão esperar...

ainda eu me "chateava" por ter que esperar cerca de 4 meses por um tesla novo!

O que vai ser chato, para os TVDE da vida.
Não pode ser carro para andar a correr todo o dia em zonas quentes (ie, quase todo o país de Maio a Outubro). O carregamento rápido torna-se em carregamento lento à segunda vez que o ligarem. O Twingo tem problemas com o calor já documentados em vários testes. Tudo que seja canícula é assassina para estes carros e correm o risco de se tornarem uma espécie de Leaf I fora de tempo. Já agora o Dolphin Surf de base também tem este problema que muitas vezes quem o testa se esquece de mencionar.

Última edição:
por falar em dacias...

não foi esta a notícia que li antes do almoço, mas serve para o efeito. começou mesmo a corrida aos elétricos (relativamente) baratos. o segmento B vai sofrer uma revolução!!!

30 mil polos, 35 mil epiqs, não sei quantos cupras, encomendas com espera até 10 meses e quanto mais tarde comprarem, mais vão esperar...

ainda eu me "chateava" por ter que esperar cerca de 4 meses por um tesla novo!
FOMO

o carro está simpático, mas não surpreende em nada, nem tanto espaço atrás (ou materiais premium).

Serão muitas frotas?

Este Dacia spring só carrega a 6kW. Mais que isso só pagando o extra e pode aquecer a bateria.

Para tvde com baterias pequenas e carregamento lento não lhe antevejo grande futuro.

Última edição:
Os Dacia não são carros inseguros, isso é um mito.

Um Dacia com 3 estrelas em 2025 no EuroNCAP é tão ou mais seguro do que um carro com 5 estrelas em 2020. A exigência do EuroNCAP está sempre a aumentar. Um Zoe em 2013 teve 5 estrelas e em 2021 o mesmo Zoe teve 0 estrelas.
Eu andei anos com um e nem a travar era um carro seguro.
Podem entretanto ter mudado, mas tenho sérias dúvidas (experiências como passageiro).

Fiz mais uma viagem de VE de cerca de 900km.
Dava para fazer apenas 3 paragens para carregamento, mas preferi fazer 4 porque como fiz a viagem ao final do dia /noite, as paragens para esticar as pernas ajudou a estar menos cansado e a não ter sono durante a condução.
Um VE moderno com bateria grande faz bem esta viagem com 2 paragens a andar a velocidades decentes em AE.
Tive um custo de 45€ para fazer esta viagem e ainda tenho 50% de bateria para as voltas por aqui.
Demorei pouco mais de 10h no total, incluindo jantar.
Nada mau, tendo em conta que uns 30% do percurso não foi em AE e andei a velocidade de VE na AE desde a Mealhada até Coimbra porque estava à espera dos companheiros de viagem que vinham mais atrás num carro a combustão!
Mais uma vez, viagem com zero planeamento e zero complicações com carregamentos, quer em Portugal quer em Espanha! A viagem até teve uma alteração de planeamento a meio porque íamos ficar a dormir numa cidade a meio do caminho, mas preferimos ir de direta para o hotel de destino.
O que são velocidades de VE em AE? Para mim são 120km/h, pelo que andar a essa velocidade em nacionais é assim um bocado para o irresponsável, não?

Mas pode ser um carro muito interessante para frotas e entidades públicas: Câmaras Municipais, Segurança Social, IPSS... Para voltinhas dá.

Para comutações diárias ao emprego, para ir ao supermercado....
Bem mais para isso! Para a FP, a maior parte deve fazer serviços dentro de um distrito que acaba por ser um espaço muito grande, tem de ter uma carga rápida decente. Até porque não deve haver grandes carregadores AC instalados para esses carros ficarem à noite a carregar 🤔

Deviam ter cuidado com os carros que metem no mercado não sejam eles mais limitados que muita trotinete…

As entidades da Administração Central e Local que tem frota de VE, sejam elas grandes ou pequenas, tem os respetivos postos de carregamento (de 3 e/ou 7KW) nos parques dos serviços, bem como regulamentos internos sobre como e quando devem ser carregados. São mais organizadas e regulamentadas que a maioria das empresas e privados singulares.

Mas não acho que o Dacia seja o tipo de carro para essas entidades. Mesmo os mais fracos, são melhores que esses. Ao final do dia, quem ganha o concurso público é quem cumpre os critérios pelo menor preço e nesse aspecto os grupos de "bandeira" levam sempre a melhor.

A CML desde há uns meses tem uns quantos Renault 5 na frota por exemplo. A CMP de ID3 que vieram substituir os Leaf etc.

Publicidade do Zeker na TV

Carrega 300km em 10 minutos.

Isso é mesmo verdade??? Onde???
Já vi uma 7GT em Portugal, é muito gira até!

essa, o xpeng g9, o último eqs,… há prai muitos carros já a carregar os 300km nos +/-10min, é fantástico, haja carregadores de 500kw, e sem dividir potência com o vizinho!

As carrinhas de apoio domiciliário do SNS(enfermagem, etc) já tenho visto umas quantas Peugeot e Renault 100% ev.
Faz algum sentido nesses contextos mas convem adequar as coisas com algum tino.

Eu não sou da ramo da saúde mas estou casado com uma esposa desse ramo.

Na ULS onde trabalha receberam carros eléctricos para substituir Partners, Berlingos e afins a gasolina (sim, a gasolina!) com algures entre 400 e 600 mil kms de rodagem. Bastava fazer as contas à idade delas para ver a quilometragem diária e ver que tinha de ser bem planeado. Não eram propriamente carros velhos... Com esses kms...

A entrega dos carros foi muito bonita, tipo inauguração, mas não havia capacidade de carga dos carros. Ou seja entregaram os carros e planearam o carregamento depois

Durante meses ( meses longos !) foi um festival de carros a chegar em reboque. No fundo foi um dinamizar da enconomia local à custa de utentes que ficaram sem serem atendidos.

Muita atenção que há carros destes a fazer largas centenas de quilómetros diários, repartidos por diversos utilizadores em concelhos com alguma dimensão geográfica.

Eu sou um apoiante declarado da causa EV. Acho que é totalmente o futuro. Mas cuidado ao adaptar e assumir as coisas. Convém planificar as coisas com cabeça e adaptar.

Ainda hoje foi apresentado o novo Dacia que eu considero que até faz sentido para milhões de pessoas que vivem no nosso país em aldeias, vilas e pequenas cidades e que no global talvez até sejam a maioria da população do pais.

Creio que mais de metade do país vive nestas circunstâncias e muitos deles usam carros a gasóleo com FAP para fazer menos de 20 kms por dia, apenas porque foi o que na altura a indústria lhes impingiu ( lembro me sempre de uma senhora numa pequena vila do inteiror onde trabalhei e que usava uma carrinha Kia com FAP que tinha mais de 10 anos e nunca tinha feito mais de 20 kms seguidos ).

De facto há um enorme mercado para esses carros EV que aqui neste forum achamos básicos, mas para as ULS desta vida cuidado que os há a fazer largas centenas de kms por dia.

Voltar
Superior