Ora bem. A linha de cascais está muito pior. Os autocarros idem, são em menor quantidade, é preciso mudar mais vezes e é frequente ocorrerem supressões. O metro sofre constantes avarias, etc.
Por exemplo, ir e vir da Caparica, que era fácil nos anos 80 (desde que não houvesse tempestade no tejo) hoje é uma dor de cabeça, até o comboio da fertagos que era uma maravilhosa no início agora já não o é.
Os exemplos são imensos.
Claro que é sempre possível encontrar exceções, mas em geral é hoje mais difícil prescindir do carro do que era nos anod 80.
De carro também se tornou mais complicado, mas a questão aqui seria a de trocar carro por transporte público.
A linha de cascais está pior, como assim?
Atenção que não quero clubitar isto, estou a questionar estas coisas sem qualquer ironia.
Tens hoje mais material circulante disponivel que há 10 anos atrás.
O metro sim está velho tanto as composições como a sinalização e nem as mudanças recentes desta ultima resolveram isso.
Autocarros não tenho bem noção, mas é ver que também dependem muito do trânsito.
Eu faço 120 km / dia de transportes publicos, antes fazia de carro, isto envolve ir de fora da AML, atravessar lisboa e ir para outro concelho dentro da AML, ora, não vejo grandes vantagens no carro.
Também porque cada vez há mais trânsito e se conduz pior, diga-se.
E apesar de tudo, estou dias a fio ou mesmo semanas sem qualquer constrangimento, e como eu, dezenas de milhares.
Eu diria que pode haver muitos factores para quem prefira o carro mas sinceramente as unicas alturas que me atrofiaram foi em dias de greve mas mesmo isso foram uns 2 ou 3 no total quando praticamente não havia serviço ferroviário suburbano.
Ah e sim Fertagus, já foi melhorzinho já.