Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Bem repara, há veiculos movidos a GN.

Não é mais fácil usar logo GN em vez de ir sintetizar GPL, para se obter GPL ?

Acho que percebi que o GN é um gaz composto, falas em conter metano . . . Seja como for se queimarmos directamente GN não gastamos energia a produzir GPL . . .

Sim. Infelizmente, na prática, as coisas não são assim tão simples.

O GN tem algumas vantagens claras sobre o GPL:

1- É ainda mais limpo (os produtos da combustão são praticamente só H2O e CO2)

2- É mais abundante e independente do petróleo. Logo, intrinsecamente + barato tb.

3- a extracção é directa.

4- O componente base é o Metano, tal como acontece no biogás, pelo que podemos até certo ponto considerá-lo uma energia renovavel.

5- É menos denso que o ar, pelo que, em caso de fuga se dissipa rapidamente, ao contrário do GPL, tornando as limitações existentes neste país em relação ao GPL ainda mais absurdas quando nos referimos a GN (estes veiculos podem estacionar em parques cobertos sem qualquer tipo de problemas legais).

Mas tb tem desvantagens consideráveis.

1- Ao contrário do GPL, é raro usar-se em forma liquefeita, pois exige temperaturas consideravelmente mais baixas/pressões consideravelmente mais altas para o mesmo efeito, o que faz com que os depósitos sejam demasiado grandes e caros para serem viávies instalações na maioria dos carrros de turismo (um problema que partilha com o Hidrogénio puro). Pela mesma razão, a autonomia é severamente reduzida em relação ao GPL. No entanto, serve perfeitamente para empresas de transportes com frotas grandes e abastecimento próprio.

2- Tal como acontece com o Hidrogénio, mais uma vez, os postos de abastecimento são praticamente inexistentes, pois representam um investimento consideravelmente maior que os postos convencionais.

Resumindo: a menos que hajam desenvolvimentos de revevo em matéria de depósitos, que permitam uma facilidade de utilização idêntica à do GPL, dificilmente o GN passará a ser uma alternativa "popular".

isso já percebi, apesar de anteriormente desconhecer, mas ainda não compreendo então porque é que certos governos fazem este joguinho ......., que tipo de estratégia andam eles a magicar?

"O primeiro ministro autraliano John Howard anunciou medidas de um plano mais vasto para diminuir os efeitos nocivos da excessiva dependência energética do petróleo. Entre elas avulta o financiamento da conversão dos veículos para o gás liquefeito, GPL"

:confused:

É uma simples questão de aproveitar ou não um "subproduto" petrolífero, reduzindo a importação total de barris.[;)]

É uma simples questão de aproveitar ou não um "subproduto" petrolífero, reduzindo a importação total de barris.[;)]

então , mas de onde vem o termo "dependência" neste caso? :confused:

se aproveitam um subproduto petrolifero , afinal tornam-se menos dependentes ou não? que é o cerne de toda esta conversa!

Parece que não viste bem as coisas mais uma vez.[:p]

Fazes bem em não perder. Pode ser que ainda aprendas alguma coisa.[;)]

eu não perco nada aqui....isto é tudo suminho para esmifrar! tudo bom [:p]

então , mas de onde vem o termo "dependência" neste caso? :confused:

se aproveitam um subproduto petrolifero , afinal tornam-se menos dependentes ou não? que é o cerne de toda esta conversa!

De um barris, extraem-se naturalmente, nas percentagens indicadas pelo whereagles, os produtos indicados. Através das mesma percentagens, dá para perceber que o produto "principal" que se retira, é mesmo a gasolina. Tudo o resto, até certo ponto, são "subprodutos", pela simples razão de não serem os produtos que dominam o produto em termos percentuais (tal comos os gases Propano e Butano são subprodutos do GN, que tem como componente principal o Metano. Mas não é pelo facto de se tratarem de "subprodutos" que não se devem aproveitar. Mais uma vez, aproveitando a tua ideia das percentagens, é a diferença entre aproveitar o que se obtém de um barril a 100% ou a 50 e poucos.[;)] Por outras palavras, quanto mais "subprodutos" se aproveitarem para as mesmas finalidades, menos será necessário importar no total.

2- É mais abundante e independente do petróleo. Logo, intrinsecamente + barato tb.

3- a extracção é directa.

4- O componente base é o Metano, tal como acontece no biogás, pelo que podemos até certo ponto considerá-lo uma energia renovavel.

2. Há uns tempos estava a $7,5 no NYMEX... eu queria comprar nessa altura, mas acabei por não ter "tempo" [:p] Agora já vai nos $9,5.

3. Em contrapartida, assim que o reservatório começa a perder pressão, a queda é a pique!! No petróleo a queda é gradual e suave.

4. Renovável... é, mas pouco [:D] Já há pocilgas a aproveitar o biogás dos porcos e aquilo mal dá para 40-50% da electricidade que a pocilga gasta, quanto mais para meter em carros. Mesmo que trates resíduos orgânicos para produzir metano, nunca terás grandes quantidades.

4. Renovável... é, mas pouco [:D] Já há pocilgas a aproveitar o biogás dos porcos e aquilo mal dá para 40-50% da electricidade que a pocilga gasta, quanto mais para meter em carros. Mesmo que trates resíduos orgânicos para produzir metano, nunca terás grandes quantidades.

É certo que nunca poderá substituir outras fontes de energia por si só, mas é a diferença entre aproveitar recursos ou estar totalmente dependente das energias fósseis.[;)]

De um barris, extraem-se naturalmente, nas percentagens indicadas pelo whereagles, os produtos indicados. Através das mesma percentagens, dá para perceber que o produto "principal" que se retira, é mesmo a gasolina. Tudo o resto, até certo ponto, são "subprodutos", pela simples razão de não serem os produtos que dominam o produto em termos percentuais (tal comos os gases Propano e Butano são subprodutos do GN, que tem como componente principal o Metano. Mas não é pelo facto de se tratarem de "subprodutos" que não se devem aproveitar. Mais uma vez, aproveitando a tua ideia das percentagens, é a diferença entre aproveitar o que se obtém de um barril a 100% ou a 50 e poucos.[;)] Por outras palavras, quanto mais "subprodutos" se aproveitarem para as mesmas finalidades, menos será necessário importar no total.

Então , mas isso é estranho..

porque se de um barril apenas se consegue extrair tão pouco, se incitam á utilização do GPL, em menos de nada vamos ter preços do GPL mais exorbitantes que os da Gasolina e gasoleo,

basta que se crie um leque de consumidores suficiente...

lol

não vejo onde está a diminuição da dependência do petroleo que tanta gente aclama, se as coisas forem assim como voçês dizem, o incentivo á utilização do GPL só vai diminuir a dependência, enquanto a procura for igual á oferta tendo em conta um X número de Barris que não se procurem apenas por causa do GPL!

:confused:

E então? Quando a situação se inverter (se isso chegar a acontecer, pois não te esqueças que a diferença de preço se deve essencialmente à carga fiscal, e essa não deve mudar por causa da poluição), podes sempre comutar para gasolina. [;)]

[:D] [:D]

mas nessa altura o peso dado á poluição vai ser tão grande que a gasolina vai ser vendida ao peso de ouro!

a unica hipótese é arranjarem um combustivel verdadeiramente alternativo e adaptavel tal como o GPL, na altura em que os preços do GPL começarem a atingir 1€ e tal ....(o que a este[:D] ritmo deve ser daqui a um ano ou dois) :sh)[;)]

Preço dos combustiveis antes de impostos na UE

Preço dos combustiveis antes de impostos na UE

Alguém sabe um sitio para se verificar o preço dos combustiveis antes de impostos na UE?

a unica hipótese é arranjarem um combustivel verdadeiramente alternativo e adaptavel tal como o GPL, na altura em que os preços do GPL começarem a atingir 1€ e tal ....(o que a este[:D] ritmo deve ser daqui a um ano ou dois) :sh)[;)]

Não. A única "alternativa" realista são carros eléctricos. Mas mesmo para que se tornem uma realidade credível em larga escala, é necessário não só procurar outras fontes de energia (as actuais, mal dão para os gastos actuais), como redimensionar as redes de distribuição, mas, acima de tudo, dar um salto quântico em matéria de armazenamento de electricidade (baterias, fuel cells, e ultra-condensadores).

Pessoal, preparem-se para um possível aumento à grande até Junho ou Julho! O governo anunciou que vai baixar o IVA nos combustíveis, gás de garafa e outras coisas em 1% e já estou a ver que as petrolíferas vão fazer o mesmo que os ginásios! Não sei porquê, mas tenho a impressão!

Pessoal, preparem-se para um possível aumento à grande até Junho ou Julho! O governo anunciou que vai baixar o IVA nos combustíveis, gás de garafa e outras coisas em 1% e já estou a ver que as petrolíferas vão fazer o mesmo que os ginásios! Não sei porquê, mas tenho a impressão!

Tens a impressão?

Eu tenho a certeza, cambada de /($%&#$%&#$"%

(...)Tudo o resto, até certo ponto, são "subprodutos", pela simples razão de não serem os produtos que dominam o produto em termos percentuais (tal comos os gases Propano e Butano são subprodutos do GN, que tem como componente principal o Metano. (...).

Não percebi esta parte do Butano/Propano serem subprodutos do GN. Podes me explicar melhor?

Eu acho que a liberalização do preço dos combustíveis foi a pior coisa que fizeram.

Acho um absurdo descarado os combustíveis aumentarem em altura de maior circulação de carros (tal como aconteceu agora na páscoa) para depois baixar.

Vê-se mesmo que é para facturar mais uns milhares...

Eu acho que a liberalização do preço dos combustíveis foi a pior coisa que fizeram..

Era inevitável. A certa altura tem que se passar para o consumidor o aumento das matérias-primas. Um estado só consegue subsidiar as matérias-primas se for produtor, se não vai à falência num instante. O Guterres tentou financiar os combustíveis e portagens e o resultado foi um défice de 7% ao ano, que ainda hoje andamos a acabar de pagar.

Como Portugal não é produtor, tem que passar ao consumidor os aumentos de preço. E a melhor maneira é liberalizar, deixando que o mercado tome conta do assunto.

Era inevitável. A certa altura tem que se passar para o consumidor o aumento das matérias-primas. Um estado só consegue subsidiar as matérias-primas se for produtor, se não vai à falência num instante. O Guterres tentou financiar os combustíveis e portagens e o resultado foi um défice de 7% ao ano, que ainda hoje andamos a acabar de pagar.

Como Portugal não é produtor, tem que passar ao consumidor os aumentos de preço. E a melhor maneira é liberalizar, deixando que o mercado tome conta do assunto.

E este (consumidor) tem que ter a noção de que já não existe energia a preços acessíveis como foi tradição durante décadas por diversas razões já aqui referidas algumas no tópico, o papel do Estado neste ponto em particular é informar correctamente o cidadão/consumidor sobre o panorâma actual e possível evolução do sector, e concebe/aplicar uma politica energética que seja diversa nas apostas e o mais importante que seja a médio/longo prazo com eventuais correções na aplicação prática.

Acho que o preco dos combuitiveis nao vai baixar porque a decisao do aumento da extracao do petrolio e decidido pelos paises exportadores de petrolio e nao pelos seus "clientes" e eles nao me parecem com vontade de aumentar a producao O que podera mudar isto sera o petrolio do iraque se nao dependar das decisoes da opep

Voltar
Superior