Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Apartamento: Não vais encontrar nada bom a menos de 8000 NOK (~1000€), falando de T1. Com contas e tal aponta para as 10000kr (~1300€).
Idas ao supermercado: Deixo lá em média 600NOK (~70€) por semana.
Outras coisas: Corte de cabelo 200NOK (~22€) no árabe ali da esquina. Carros mais caros (usados e novos) do que em Portugal, imposto anual de 3000NOK (~340€) e seguros caros também. Gasolina baixou muito nestes ultimos meses e ontem pus a 12,5 NOK (1,4€). Ginásio 500NOK (56€), embora haja mais baratos.
O que é ridiculamente caro mesmo é o alcool e outros vícios: 1 cerveja no bar, 500ml, 100NOK (11€), uma garrafa de vinho aceitável (no vinmonopolet - as lojas estatais onde se vende o alcool que tenha mais de 5%) não fica a menos de 150NOK (17€), um pack de 6 cervejas no supermercado 180NOK (20€), tabaco 115NOK (13€) por maco, etc.
No geral consegues fazer uma vida tranquila por 2000-2500€ por mês.
Obrigado. Está dentro da ideia que eu tinha. Talvez seja destino a explorar este ano.
Quanto às jolas, mais vale comprar um kit e fazer a própria cerveja...
![]()
Retornados 2.0 ou dramatismo a mais (não tive oportunidade de ler a reportagem completa)?:sh)
Agora mais a sério, já alguém sente na pele estas novas restrições na saída de divisas de Angola?
No meu caso, não se passa nada, uma vez que o meu salário é pago fora de Angola, mas para o pessoal que está com caracter mais permanente, parece-me que se avizinham dias difíceis:sh)
Complicado sem dúvida será para as nossas exportações...
Como é que vocês fizeram em relação as Finanças quando emigraram?
Comunicaram alguma coisa?
Em 2014 ainda tive rendimentos em PT pelo que este ano ainda vou fazer a declaração de IRS.
Mas nos próximos anos, como funciona se não tenho rendimentos declarados?
Obrigado
![]()
Retornados 2.0 ou dramatismo a mais (não tive oportunidade de ler a reportagem completa)?:sh)
Agora mais a sério, já alguém sente na pele estas novas restrições na saída de divisas de Angola?
No meu caso, não se passa nada, uma vez que o meu salário é pago fora de Angola, mas para o pessoal que está com caracter mais permanente, parece-me que se avizinham dias difíceis:sh)
Tal como eu, no entanto tenho iuc em meu nome num carro, fora isso nada mais!perante Portugal sou um desempregado que viaja muito ao "estrangeiro".
resumindo não dei cavaco a ninguém.
já não meto declaração de Irs á uns bons 6 anos.
tenho despesas de seguro da casa que poderia meter, mas acho que dá muito nas "vistas"
Tal como eu, no entanto tenho iuc em meu nome num carro, fora isso nada mais!
Acho que é dramatismo a mais.. As restrições a divisas não é de agora, já é um assunto que se arrasta à muito tempo no entanto piorou, acho que Western Union e afins estão suspensos.
Eu estou optimista para agora, acho que vai haver um abrandamento da economia como é natural mas o dinheiro e trabalho não vai acabar, pois há muito para fazer e muito por onde explorar..
No entanto caso as coisas se compliquem é um galo do caraças para muitos Portugueses, incluindo eu, que este mês levo a namorada para lá e esperamos começar a amealhar um bom dinheiro.
Se te pagam fora de Angola, tu estás safo...
Agora aqueles que recebem metade lá ou inteiro por lá será muito complicado se o barril continuar a descer..
Por isso é que as estatisticas sobre a emigração em Portugal não podem ser levadas a sério, sabem eles lá quantos já sairam... A maioria dos desempregados deve estar é no pote do desemprego [].
Gabo-vos a coragem
Eu já ando nisto há uns anos, e nunca me deram a volta para ter salários pagos em moeda tipo Disneyland Só consigo valorizar o meu trabalho em €, £ ou USD[]
Com isto de dar baixa nas Finanças, fizeram me pensar ...
Com o estatuto de regressar daqui a 5 anos e ter 10 anos de isenção de irs , seguramente há que tomar algum tipo de procedimento em PT aquando da saída.
Faz todo o sentido pois sem isso, como poderemos comprovar que estivemos >5 anos fora de PT ?
Eu continuo a pagar impostos em PT mas não de rendimentos...
Alguém sabe alguma coisa sobre isto ?
Acho que é possível provar isso com contratos de trabalho e declaracoes das financas do país para onde emigraste.
Por isso é que as estatisticas sobre a emigração em Portugal não podem ser levadas a sério, sabem eles lá quantos já sairam... A maioria dos desempregados deve estar é no pote do desemprego [].
Tenho sérias duvidas que o governo Angolano leve a bom porto a presente crise.
Na verdade, o baixa do preço começou há relativamente pouco tempo e, pelo que vejo/leio, tem já elevado efeito na economia real.
Não foi por acaso que o presidente do banco central foi substituido e suspeito q em breve poderemos ter outros indicios que as coisas não estão nada bem.
Aliás até suspeito que a quebra da bolsa nacional possa dever-se tb ao dinheiro Angolano a sair para se preparar para tempos menos abonados.
Dito isto, boa sorte a todos os compatriotas que se encontram por lá.
Se te pagam fora de Angola, tu estás safo...
Agora aqueles que recebem metade lá ou inteiro por lá será muito complicado se o barril continuar a descer..
Apartamento: Não vais encontrar nada bom a menos de 8000 NOK (~1000€), falando de T1. Com contas e tal aponta para as 10000kr (~1300€).
Idas ao supermercado: Deixo lá em média 600NOK (~70€) por semana.
Outras coisas: Corte de cabelo 200NOK (~22€) no árabe ali da esquina. Carros mais caros (usados e novos) do que em Portugal, imposto anual de 3000NOK (~340€) e seguros caros também. Gasolina baixou muito nestes ultimos meses e ontem pus a 12,5 NOK (1,4€). Ginásio 500NOK (56€), embora haja mais baratos.
O que é ridiculamente caro mesmo é o alcool e outros vícios: 1 cerveja no bar, 500ml, 100NOK (11€), uma garrafa de vinho aceitável (no vinmonopolet - as lojas estatais onde se vende o alcool que tenha mais de 5%) não fica a menos de 150NOK (17€), um pack de 6 cervejas no supermercado 180NOK (20€), tabaco 115NOK (13€) por maco, etc.
No geral consegues fazer uma vida tranquila por 2000-2500€ por mês.