Eu gostava era de saber a percentagem de avarias por exemplo nos Megane 1.5dCi em função das unidades vendidas (e quem diz Megane, diz Clio ou Laguna).
Eu acredito piamente que as pessoas tenham avarias nos seus Renaults. Tal como acredito que haja pessoas que nunca tiveram avarias nos seus Renaults. Eu próprio, em casa, tenho um Laguna problemático e um Megane que até agora está a portar-se lindamente.
A Renault fabricou 1 milhão de Meganes em 20 meses. Desse milhão de veiculos, quantos já partiram o motor? Ou quantos já partiram o turbo nas versões que o têm? Ou quantos já ficaram sem travões? Ou quantos já avariaram o leitor de cassetes?
Eu acho que é normal que as pessoas vejam Renaults avariados, agora o que me parece, sinceramente, é que vejo poucos Renaults avariados para a quantidade de Renaults que vejo em circulação.
Não quero com isto dizer que a Renault é a mais fiável, nada disso, apenas acho que está dentro de uma média, tendo em conta a quantidade brutal de veículos que produz e vende.
O que é alarmante é haver certos modelos que raramente vejo, e quando os vejo, estão avariados!
Por exemplo, Saab, especialmente 900/9000! Sempre que vejo um está de capot aberto...
Isso é que é estranho...
Agora achar estranho ver um Clio avariado por mês, quando eu vejo centenas deles a circular diariamente, isso acho quase normal...
Depois uma coisa é um veiculo de uma marca generalista, barato, avariado, como é um Renault, um Fiat ou até um Opel.
Outra coisa é ver carros de marcas elitistas avariados, como BMW, Mercedes, Jaguar, etc.
Isto é uma questão complexa, porque até na assistência se nota diferenças:
Uma coisa é uma oficina Renault, Fiat ou Opel que só de revisões às frotas das empresas, enchem as oficinas facilmente...
Outra coisa é uma oficina BMW, Mercedes ou Volvo, estas pela menor quantidade de unidades vendidas e maior preço dos seus modelos, têm obrigação de dar tratamento VIP aos seus clientes, contudo é nas marcas generalistas que vejo um melhor atendimento e até eficácia...
Cumprimentos