Tópico dos Papás!! E Mamãs

A minha geração ainda usou disso, mas no dia em que um dos meus primos conseguiu capotar uma geringonça dessas, obviamente que com uma ligeira desatenção dos adultos, foi “banido”.

Depois, começou-se a ouvir falar da questão de arquear as pernas.

Empiricamente, não vejo grande utilidade naquilo

Não usei e sempre ouvi dizer mal. Mas confesso que não investiguei.

A minha começou a andar com 13/14 meses.

Diria que é preciso ter especial cuidado, com a altura, que se põe no andarilho, se tiver sempre o andarilho numa altura que dê para a criança, não estar nem com as pernas dobradas nem com as pernas esticadas, é muito útil, e até previne certas segueiras de colo que as crianças têm!

Uma dúvida pessoal.

Quando tiraram as "grades" dos berços ou camas?

Eu o "berço" comprei logo de 140cm que se transforma numa cama para dar até tarde.
A miúda tem quase 3 anos e ainda tenho lá a grade. Mas já está grande e pesada para meter e tirar lá de dentro.

Ela até dorme bem, se bem que anda numa fase de acordar a meio da noite...

A minha questão é mais o receio dela acordar as 5h da matina e em vez de chamar ou ir ao quarto sair da cama e ir fazer algo perigoso...
Isso e já sei que para dormir pelo menos nos primeiros tempos vai ser uma tourada para ela ficar lá quieta e não sair da cama.

Qual foi a vossa experiência?

Acho que foi por essa altura.

Passei para uma cama grande, mas com rede na lateral (a outra estava encostada à parede), que obrigava a sair pelos pés da cama.

Nunca tive problemas com saídas noturnas, mas cheguei a acordar com o puto em cima de mim :D (a minha cama é baixa).

Acho que foi por essa altura.

Passei para uma cama grande, mas com rede na lateral (a outra estava encostada à parede), que obrigava a sair pelos pés da cama.

Nunca tive problemas com saídas noturnas, mas cheguei a acordar com o puto em cima de mim :D (a minha cama é baixa).

Estou a 3 meses dos 3 anos. E estava a pensar por esta altura sim.

Eu sei que a maior parte das vezes eles vêm ter connosco. Mas há sempre um receio... Esta é meio maluca...

É da idade do meu mais novo.

Cama de casal, Malm do IKEA, com umas barreiras nas laterais. Ao princípio ainda caiu umas duas vezes, mas o soalho maciço amorteceu...

O meu 1o andar é constituído por quartos, WCs e escritório. Tem um portão de segurança na escada, e as portas das divisões vazia ficam fechadas no trinco. De vez em quando, durante a noite, aparece equipado de almofada e pronto, ali fica connosco até de manhã.

Para la ficar na boa, na cama dele, deita-se e tem direito a 30 minutos de TV. Por norma é preciso la ir fazer companhia para dormir, após estes 30 minutos.

É da idade do meu mais novo.

Cama de casal, Malm do IKEA, com umas barreiras nas laterais. Ao princípio ainda caiu umas duas vezes, mas o soalho maciço amorteceu...

O meu 1o andar é constituído por quartos, WCs e escritório. Tem um portão de segurança na escada, e as portas das divisões vazia ficam fechadas no trinco. De vez em quando, durante a noite, aparece equipado de almofada e pronto, ali fica connosco até de manhã.

Para la ficar na boa, na cama dele, deita-se e tem direito a 30 minutos de TV. Por norma é preciso la ir fazer companhia para dormir, após estes 30 minutos.

A minha de manhã acorda sempre com a almofada e o boneco na mão para ir para a cama dos pais. Só vai ao fim de semana e aguenta-se 5min. Depois quer sair.
Nunca dormiu connosco nem 1 noite nos 3 anos. [:D]

Tens TV no quarto dele? Fica 30min deitado a ver tv e depois vocês 30min a fazer companhia?

A minha de manhã acorda sempre com a almofada e o boneco na mão para ir para a cama dos pais. Só vai ao fim de semana e aguenta-se 5min. Depois quer sair.
Nunca dormiu connosco nem 1 noite nos 3 anos. [:D]

Tens TV no quarto dele? Fica 30min deitado a ver tv e depois vocês 30min a fazer companhia?

Os meus vão com alguma frequência, e o mais novo despacha pontapé na malta toda.

Têm ambos direito a 30 minutos de TV, se for preciso vamos lá a seguir fazer companhia. Mas salvo raras excepções 10/15 minutos de companhia e está feito.

Eles são crianças de dormir relativamente poucas horas. No contexto actual reconheço que temos esticado as horas deles adormecerem, para ganhar algum tempo de manhã para trabalhar com relativa tranquilidade.

A TV é um óptimo objecto de negociação. Portam-se mal e têm que a “depositar” no quarto dos pais, por um período nunca inferior a 2 dias. .

Os meus vão com alguma frequência, e o mais novo despacha pontapé na malta toda.

Têm ambos direito a 30 minutos de TV, se for preciso vamos lá a seguir fazer companhia. Mas salvo raras excepções 10/15 minutos de companhia e está feito.

Eles são crianças de dormir relativamente poucas horas. No contexto actual reconheço que temos esticado as horas deles adormecerem, para ganhar algum tempo de manhã para trabalhar com relativa tranquilidade.

A TV é um óptimo objecto de negociação. Portam-se mal e têm que a “depositar” no quarto dos pais, por um período nunca inferior a 2 dias. .

Eu tenho feito o mesmo. Mas não dá para trabalhar... dá para arranjar e vestir e pouco mais. As 8h30 já está acordada. [s)]

Uma dúvida pessoal.

Quando tiraram as "grades" dos berços ou camas?

Eu o "berço" comprei logo de 140cm que se transforma numa cama para dar até tarde.
A miúda tem quase 3 anos e ainda tenho lá a grade. Mas já está grande e pesada para meter e tirar lá de dentro.

Ela até dorme bem, se bem que anda numa fase de acordar a meio da noite...

A minha questão é mais o receio dela acordar as 5h da matina e em vez de chamar ou ir ao quarto sair da cama e ir fazer algo perigoso...
Isso e já sei que para dormir pelo menos nos primeiros tempos vai ser uma tourada para ela ficar lá quieta e não sair da cama.

Qual foi a vossa experiência?

Retirei bem antes disso, pouco depois dos dois. Quanto tirei comprei uma que fica presa debaixo do colchão, mas que não cobre a totalidade da cama: impede que rebole a dormir e caia mas deixa um espaço em baixo para entrar e sair sozinho. Para mim é a melhor solução

A minha, com quinze meses, ainda falta um pouco para sair do berço/cama com grades. Mas acorda sempre entre as sete e as oito.

Mas anda a gastar sete/oito fraldas por dia, dependendo se faz mais sólidos ou não.

Eu tenho feito o mesmo. Mas não dá para trabalhar... dá para arranjar e vestir e pouco mais. As 8h30 já está acordada. [s)]

Quanto à hora mantive as rotinas.

8h30 é preparar para ir para a cama e às 9 está (estão) na cama a dormir ou próximo disso.

A mais nova que deve ter a mesma idade da tua, deixou o berço há uns 3 mesitos dado que já alçava a perna para sair do berço. Nunca saiu mas fiquei receoso que pudesse cair.

De momento está na cama "grande" com protecção dos dois lados. No inicio ainda pus no fundo da cama mas já tirei por desnecessária.

Nk foi ter connosco ao nosso quarto e nk dormiu lá também.

O meu com quase 10 meses regrediu :sh)

Culpa nossa que não temos sido fortes por cansaço.

Entre os 7 e os 9 meses íamos ao berço quando ele chorava e não davamos de mamar de n tivessem passado 4h.. podia custar a readormecer, mas n facilitávamos!

Agora ele chora, eu vou ao berço, tento colocar a chupeta e levo com chapadas e pontapés!

Resultado: tem mamado de novo de 4h em 4h

O meu com quase 10 meses regrediu :sh)

Culpa nossa que não temos sido fortes por cansaço.

Entre os 7 e os 9 meses íamos ao berço quando ele chorava e não davamos de mamar de n tivessem passado 4h.. podia custar a readormecer, mas n facilitávamos!

Agora ele chora, eu vou ao berço, tento colocar a chupeta e levo com chapadas e pontapés!

Resultado: tem mamado de novo de 4h em 4h

Ainda está com leite materno?

Quanto à hora mantive as rotinas.

8h30 é preparar para ir para a cama e às 9 está (estão) na cama a dormir ou próximo disso.

A mais nova que deve ter a mesma idade da tua, deixou o berço há uns 3 mesitos dado que já alçava a perna para sair do berço. Nunca saiu mas fiquei receoso que pudesse cair.

De momento está na cama "grande" com protecção dos dois lados. No inicio ainda pus no fundo da cama mas já tirei por desnecessária.

Nk foi ter connosco ao nosso quarto e nk dormiu lá também.

Não consigo. :sh) Se a deitar as 9h está acordada as 7h.
Eles antes ia pelas 9h para estar a dormir as 9h30, mas eu tinha de a acordar as 7h30 para ir para a escola.
Mas em casa há menos brincadeira e emoção e cansa-se menos.
Mas consequência de estar a dormir menos à noite, é que as sestas têm sido boas.

Que sorte a vossa.

A minha (com 16 meses) dorme pouco (ou melhor, dorme mal) à noite. Deita-se por volta das 21:15 e acorda por volta da meia noite e às seis da manhã a pedir para mamar. Andamos a tentar desmamar, por isso é sempre uma choradeira desalmada até adormecer outra vez.

DEpois volta a acordar entre as 07 e as 08 da manhã, todo o santo dia.

O mais velho vai para a cama à mesma hora, mas demora mais tempo a adormecer e ainda tem um sono muito instável e acorda e chama algumas vezes durante a noite. Ao menos já não faz xixi na cama [:)]

Com 16 meses ainda mama? :eek:

Por aqui, está com 8 meses e tem sido mais ou menos pacífico (sempre foi - bate na madeira 3x).

Às vezes está muito perdido de sono, acaba de comer, pelas 20h30 e vai para a cama, e quando vai assim a esta hora o que acaba por acontecer é que faz apenas 30 min de uma sesta. Depois tenho de o andar a entreter até às 22h ou 22h30, o que acaba por ser tarde para um bebé.

Quando acaba de comer e ainda não está com olhos de sono, aguento-o até +/- 21h30, vai para a cama e aí normalmente "já pega" sono contínuo.

Às vezes (ainda não consegui perceber tendência/factores) acorda lá pelas 2h manhã e dá-se o biberão (com ele meio a dormir, não chega a sair do berço). Se isto não acontecer lá pelas 6h30-7h00 acorda e come nessa altura. Normalmente depois ainda fica mais 1h30 na cama.

Enfim, não me posso queixar, faz boas tiradas de sono seguidas.
Mas ele agora já é muito mais mexido e acontece (agora cada vez mais), deitá-lo, penso que está a dormir, mas passado 20 min vou ver, e está ele completamente desperto, de pé(!) agarrado às grades do berço.

Já agora sobre o seu desenvolvimento, é de facto fascinante vê-los crescer. Em termos de capacidades motoras, tenho um Indiana Jones em casa: já gatinha, torce-se todo para se virar de barriga para baixo sozinho, consegue-se apoiar nas costas do sofá ou nas grades do berço/parque e põe-se em pé, consegue andar para os lados assim agarrado, sobe montanhas por cima de almofadas, brinquedos e todas essas coisas. Adora estar em pé e dar passos (obviamente comigo a segurar). Creio que muito rapidamente vai estar a andar.
Por outro lado, não consigo que bata palminhas, que mande beijinhos ou essas outras coisas. Enfim, se não sair um Eistein, que seja um Ronaldo. [:)]

Por cá a pequena mamou até aos 24 meses, e até então acordava várias vezes por noite para ter o consolo
Depois de parar começou a dormir muito melhor, de vez em quando acordava 1 vez por noite mas depressa passou a dormir a noite toda, foi um grande descanso para a mãe

Voltar
Superior