Avant
E agora uma pergunta para saber as vossas opiniões:
- Pneus Run-Flat: Valem a pena, comprariam RFT para substituição, ou colocariam pneus "normais"?
Amigo,
Antes de mais o seu carro vem com RFT's de fábrica ?
Pela sua questão não percebi se tem normais e pondera colocar RFT's ou se tem as suas dúvidas quanto à continuidade com os mesmos.
Caso não tenha não pode colocar.
Estes pneus obrigam a um esforço superior por parte da suspensão que ,caso não seja adequada (venha de fábrica), vai implicar um aumento absurdo no desgaste e diminuição da segurança a médio prazo.
Outro factor é o sensor de variação de pressão obrigatório!!!!!
Se as suas dúvidas são em continuar ou não com estes, eu aconselho a não o fazer. Isto porque:
- são mais caros (podem chegar a 150€ ou mais);
- tem uma menor hipótese de escolha ficando "refém" dos preços abusivos praticados pelas marcas;
- são menos confortáveis (posso-lhe dizer que é uma diferença tão grande como trocar de suspensão);
- também furam.
Caso este se encontre na parte central e seja de pequenas dimensões tem 100 a 200 km de autonomia, a uma velocidade de até 80km/h para chegar a uma loja especializada.
Se pelo contrário o furo se localizar nas extremidades da zona que contacto ou na face lateral, em 99% dos casos, vai entregar a alma ao criador.
Quais os aspectos negativos do 1º cenário ????
Algumas das razões são:
- imagine-se na autoestrada no meio do Alentejo, provavelmente não fará a menor ideia de onde deverá deslocar-se, aumentando a probabilidade de exceder os limites. Resultado = pneu para o lixo e venham mais 2. Isto se fizer as coisas como devem ser feitas e trocar o eixo completo. Aqui terá de se sujeitar aos preços praticados pelo casa, com a agravante que poderá não ter dinheiro suficiente na conta a ordem;
- caso o amigo seja distraído poderá não reparar no aviso da variação de pressão (já aconteceu a uma amiga minha);
- chegou a uma casa. Atenção que nem todas as casas comercializam RFT e/ou estão habilitadas a trabalhar com estes;
- as que comercializam nem sempre têm em stock (o mesmo não acontece com pneus "normais")
- apesar dessa anunciada propriedade anti-furo é comum que ao chegar à dita loja verifique que o pneu está irremediavelmente perdido pois a tal autonomia só ocorre em condições ideais. Nem sempre é preciso exceder os limites;
Por estas e por mais razões optei por usar não run-flat e ter um kit de mobilidade sempre à mão.
Se o caso tiver negro chamo a assistência em viagem e ela mete-me o carro no meu fornecedor de pneus, o qual tem sempre em stock pneus caso seja necessário trocar.
Espero ter ajudado
BOM NATAL!!!!