Tópico dos Pneus

Tenho preferência por um pneu que tenha boa aderência principalmente em piso molhado e um pouco também em piso seco
Vi tambem no site pneuslider e o turanza T001 ainda é mais barato.

Desculpem lá a perguntas mas sou um pouco leigo no que diz a pneus mas alguem me pode esclarecer a duvida entre pneus de turismo e pneus desportivos e indicar dos 2 modelos quais o de turismo e desportivos?

Tenho outra duvida ainda [:cool:] Sempre me disseram que quanto mais baixo for o pneu tipo 50 ou 55 são sempre mais caros que por exemplo um 60 ou 65:confused: Será verdade isto?

Tal como disse o Micky, o Ponteza são desportivos e os Turanza são de turismo, a principal diferença é que por norma os desportivos, tem um aderencia melhor mas a sua longevidade é mais curta, já os de turismo tentam encontrar um equilibrio entre boa aderencia e longevidade.

Numa utilização normal os de turismo chegam perfeitamento, oferencendo maior conforto que os desportivos e mantendo um excelente nivel de segurança (falando destes dois pneus).

Quando a ultima questão se formos a analisar as medidas mais comuns em utilização, poderemos dizer que tem a sua verdade, por exemplo um 175/65R14 é mais barato que um 205/55R16, mas como disse o Micky se formos a ver no global já não é bem verdade pois ai o que conta é se a medida é mais comum ou não.

De marcas premium, e do mesmo segmento de pneu, a Continental sempre foi a mais barata nesta medida (que eu encontrasse). As outras mandavam-se sempre para preços bem mais proibitivos.

Cá para sul, da experiencia que tenho e dos orçamentos que tenho pedido, a continental esta entre as mais caras que encontro.

Última edição:
Ando ha imenso tempo a estudar uns pneus e o valor mais baixo que encontrei ate agora foram uns kamoran, 45 euros cada ja com montagem e calibragem na roady.

Os pneus sao 185/65r14 e o carro é um mazda 323, portanto nao preciso de pneus de corrida.

Fui a net ver o feedback dos mesmos e a coisa nao é muito famosa. .. nao sei se monte esses pneus.

Os kamoran sao fabricados na Sérvia e sao uma marca branca da Michelin, nos outros locais onde vi so havia de marca chinesa e com valor mais elevado elevado.

Valerá a pena arriscar?

O livrete diz uma coisa o manual outra.
O meu manual tem as mesmas medidas que o DUA.

O Manual manda o 225/45/R 18 para veículos equipados com ESP, a minha tem ESP.
O manual diz é que a medida em R18 só pode ser instalada em carros com ESP! Estás a "pensar ao contrário..." [;)]

Agora o carro trás os 225/45 R 17, penso que jante 17 ou 18 não terá problema, ou tem problema?
O problema é para além de não ser uma medida homologada pela Fiat para esse carro, numa operação stop podes ganhar um cupão para contribuir para a causa deles [:D]

O Manual manda 94 W, o carro neste momento tem 91 W.
O meu manual tem isto (em PT):
pneus_manual.png

A minha também vinha (usada) com pneus nessa medida 225/45R17, ao verificar a situação no manual e DUA fui trocar os pneus para evitar problemas...
Compreendo porque o pessoal faz isso, basta ver o preço de uma medida e de outra mas a Fiat "não fez a carrinha para essa medida" e dá multa!

Última edição:
Ando ha imenso tempo a estudar uns pneus e o valor mais baixo que encontrei ate agora foram uns kamoran, 45 euros cada ja com montagem e calibragem na roady.

Os pneus sao 185/65r14 e o carro é um mazda 323, portanto nao preciso de pneus de corrida.

Fui a net ver o feedback dos mesmos e a coisa nao é muito famosa. .. nao sei se monte esses pneus.

Os kamoran sao fabricados na Sérvia e sao uma marca branca da Michelin, nos outros locais onde vi so havia de marca chinesa e com valor mais elevado elevado.

Valerá a pena arriscar?

Não estaras enganado na medida?

Eu tambem tenho um "323" de 2002, e a medida que vêm no livrete é 175/65/14. Há uma semana meti 4 "sapatos" novos da GY e com tudo ficou-me por 227 euros

Hoje conduzi um carro de aluguer ... um Citroen C1 com pneus NEXEN , fiz cerca de 100 kms nele ... sempre a rasgar , gastei meio deposito quase. Portaram-se lindamente ... surpreendido mesmo.

Agora nao sei até que ponto o comportamento é o mesmo num carro de potencia superior , e que nao seja françes ...

Não estaras enganado na medida?

Eu tambem tenho um "323" de 2002, e a medida que vêm no livrete é 175/65/14. Há uma semana meti 4 "sapatos" novos da GY e com tudo ficou-me por 227 euros

Não, o livrete tem 3 medidas, a 'principal' é 175 mas também tem holmogado 185 e 195.

O meu 323 é de 2000.

Quem já experimentou os bridgestone re002, o que tem a dizer:confused:

Estou indeciso entre estes ou os t001... Tenho receio da durabilidade ser inferior.

Cump.

Para 235-40-18 ignorando preço, meto Goodyear F1 assimetric 2, Michelin Pilot Sport 3, ou Michelin Pilot Sport Cup?

Entre os PS3 e os Sport Cup tens os Super Sport.. Eu escolhia estes. Não meti porque são mesmo muito caros e aparentemente nem existem na medida dos meus pneus traseiros (que foram os que troquei agora).
Quando trocar os da frente (que talvez nunca aconteça porque faço poucos kms) meto os SuperSport sem dúvida.

Foge dos dois, os bluresponse ou os efficientgrip performance são bem melhores a todos os níveis.

Usei os "antigos" ER300 em duas medidas em dois carros e num deles troquei-os há uns meses por um jogo de efficient grip performance.
Na minha opinião tanto em grip como em ruído são iguais. Mas no geral prefiro os Bridgestone porque têm a parede lateral mais rija e o carro ficou mais barco.

Evitem esse tipo de resposta que não diz nada de concreto. Se derem uma opinião, tentem fundamenta-la minimamente, e não temos muitas letras mas pouco informação realmente útil [;)]

Situação de emergência. Rebentou um pneu à minha mãe na Cee'd. Tudo tranquilo, a cerca de 140km/h, o carro continuou estável e foi só encostar e trocar para o de serviço.
No dia seguinte foi à casa de pneus para ver opções (como estavam os 4 a chegar ao fim pensou-se pôr um usado ou par para aguentar cerca de 5/10 kkms).
Qual não é o espanto quando ao levantar a carrinha estavam os 4 com os interiores nos arames! :sh) E o espanto está em que há 5.000kms eu próprio estive a trocar discos e pastilhas e ao tirar os pneus vi que estavam com desgaste uniforme, tudo impec mesmo! Mas antes de ir e férias passou numa casa para ver se era preciso alinhar e lá devem ter feito m**** [8b]
Vá lá que não foi em pneus novos...

Posto isso foi pedir orçamento para os 4 com o serviço completo (equilibrar, alinhar nos 2 eixos, azoto). Tinham em promoção as ultimas unidades dos Bridgestone ER 300. E foi essa a escolha (desta vez não foi nada tratado por mim porque foi uma situação de emergência e tinha de ficar tudo resolvido na manhã de 2ª feira).
Estes ER 300 vieram substituir outros 4 iguais, daí a escolha destes por estarmos satisfeitos durante os 60.000 kms que duraram.

Ora bem, então o serviço foi o seguinte:

- 4x ER 300, na medida 225/45 r17
- equilibrar, alinhar nos 2 eixos e azoto
- lavagem integral do carro de cortesia
- taxas de montagem, eco valor e essas "tretas"

Preço final: 420€

ps: quando falaram comigo, já com tudo feito, ainda fiquei com medo por causa da idade dos pneus. Fui logo ver a carrinha e a borracha parece-me toda com bom aspecto. A data de fabrico é de Abril/Maio de 2014, por isso já fiquei satisfeito. Quando chegarem aos 4 anos de idade já lá devem estar outros face aos kms que irá fazer até lá [;)]

Voltar
Superior