[Sociedade] Tópico dos sismos.

Por curiosidade... dentro das vossas casas têm preocupações para mitigar risco sísmico nos elementos não estruturais?

Localização dos objetos mais pesados nas prateleiras, móveis fixados às paredes, etc...

KnowRISK - Ações de sensibilização para o risco sísmico não estrutural - Departamento de Edifícios (lnec.pt)

Eu tenho todos os móveis altos fixados à parede, mas confesso que o fiz não por causa de eventuais sismos, mas quando os meus filhos eram pequenos. Isso safou a minha filha mais velha de um acidente que podia ter sido sério, visto que uma vez, tinha ela uns 2 anos, apanhei-a a subir para cima de uma cómoda utilizando os gavetões meios abertos como degraus de uma escada. O móvel só não virou para cima dela literalmente porque está preso à parede.

E mesmo essa questão de fixar as coisas às paredes pode ser pior que não fixar... Pode cair um móvel que fica assente numa cama ou numa mesa e cria uma bolsa de protecção que protege-te de levar com uma lage em cima...

São muitas variáveis...

E mesmo essa questão de fixar as coisas às paredes pode ser pior que não fixar... Pode cair um móvel que fica assente numa cama ou numa mesa e cria uma bolsa de protecção que protege-te de levar com uma lage em cima...

São muitas variáveis...

Seria um grande golpe de sorte, uma caixa de madeira relativamente fina e oca (guarda roupa) sucumbe a uma laje de toneladas. Pode dar-se sempre o caso de um roupeiro extremamente robusto e a laje partir em fragmento pequenos (o que significa que a construção da laje deixou muito a desejar logo à partida).

https://twitter.com/drzodiacus/status/1624412515777097729?s=61&t=_DYAbYhCxVJi-6KeZpi5_w

um vídeo supostamente do sismo na Turquia / Síria onde é possível ver o isolamento da base a funcionar e o edifício a dançar, sem danos.

como nunca fui ao hospital da luz nem o estudei, não sei responder em detalhe quais partes que estão preparadas.

é quase criminoso um país com risco tão elevado de risco não termos regras bem mais apertadas para estruturas críticas e não são em zonas de alto risco.
O que é que não é criminoso neste país ? Enfim
Vai morrer muita mas muita gente em Lisboa quando voltar a acontecer um sismo,e eu espero ter a sorte de estar bem longe quando ele acontecer

Os geólogos estão no terreno e... nem tenho palavras, ficam as imagens:

Fo2Q-9KXgAQAbZo.jpg

Attachments

• Fo2Q-9GWIAA0Ec9.jpg
    Fo2Q-9GWIAA0Ec9.jpg
    628.7 KB · Views: 0
Que bomba, fónix [s)] Vamos ver q estragos pode ter causado nas falhas q temos nas redondezas...

daqui a bocado chega aos 1000 mortos e andam a brincar às politiquices a ver se precisam de ajuda e que haja um pedido oficial de marrocos para irmos lá ajudar e tal... [8b]

ajudar nas buscas e auxiliar a população é AGORA, não é daqui a 2 ou 3 dias... :sh)

daqui a bocado chega aos 1000 mortos e andam a brincar às politiquices a ver se precisam de ajuda e que haja um pedido oficial de marrocos para irmos lá ajudar e tal... [8b]

ajudar nas buscas e auxiliar a população é AGORA, não é daqui a 2 ou 3 dias... :sh)
1a fase - fazer o levantamento da zona afectada e necessidades. Este levantamento tem que ser através de meios de comunicação (rádio, telefone, telemóvel) ou visualmente (caso os meios de comunicação não funcionem, como no sismo do México).

2a fase - pedir ajuda especificando as necessidades.

3a fase - enviar equipas adequadas às necessidades, que à saída já sabem previamente qual o 1o ponto de actuação.

Aquele território terá centenas de povoações com construções precárias, seja de lama como Ait Benhaddou, Vale do Draa, ou em betão/alvenaria bastante frágeis.

Aparentemente a táctica passa mesmo por nao pedir ajuda externa. Apesar de Marrocos (+Sahara Ocidental) ser um território enorme, em comparação com a area afectada, parece-me uma táctica bastante questionável.

Como curiosidade, parte do edificado afectado, naquelas aldeias recônditas, assemelha-se a isto...

Uma questão que tenho vindo a verificar... Morando numa propriedade horizontal, vocês têm no Seguro Habitação a Proteção anti-sísmica? Eu tenho multiriscos, mas não tenho essa proteção.

Uma questão que tenho vindo a verificar... Morando numa propriedade horizontal, vocês têm no Seguro Habitação a Proteção anti-sísmica? Eu tenho multiriscos, mas não tenho essa proteção.
Quem contrata os seguros associados ao crédito habitação, tem... Nos outros casos, seguros contratados fora do protocolo bancário ou sem CH associado, é difícil fazê-lo para imoveis construídos antes de 1985 (salvo erro).

A minha vivenda tem, com franquia de 5%, apesar de ser de 1947. Mas não foi fácil conseguir fora do banco.

eu tenho, na Fidelidade

Fenómenos sísmicos 125.714,29 €
franquia 6.285,71 €

mas não sei o que me adianta estando também num condomínio de 4 andares

Last edited:
Tenho mas sinceramente num cenário de caos nem sei de que valerá ...

Back