Tópico dos telemóveis

Passaram-me pelas mãos até hoje, à vontade, mas é que à vontade, mais de 150 telefones pelas mãos.
Uns por motivos pessoais e outros por profissionais. De todas as marcas, tamanhos e feitios.
Cronologia = Impossível [:D]
Sei apenas que o meu primeiro telefone novo, comprado por mim, foi um Nokia 5110 e o segundo novo comprado por mim foi um Nokia 7110 (em contrato na telecel pois naquela altura custava algo como 60 contos).
Entre esses dois devo ter tido uns 3 ou 4 herdados. E antes do 5110 tive uns 3.

Last edited:
Os updates passaram sempre pela operadora. A operadora é que os disponibiliza.

No caso dos Xperia nao, o Firmware que a SE usa nos bloqueados é igual ao desbloqueado, por isso, quando o update sair sai logo para todos.

Funciona tipo os Google Phones, independentemente onde os compramos, os updates so estao dependentes da Google, as operadoras ''nao tem'' nada a dizer.

Fanboys ou não, eu sou dos que acredito que a escalada nas dimensões dos telefones e dos ecrãs não agrada a 100% dos compradores de smartphones.
Hoje em dia abaixo das 4" não se encontram telefones de topo em termos de hardware, geralmente os verdadeiros topos têm dimensões ultra-exageradas.
Assim de repente creio que o iPhone 4S deve ser o único dual-core do mercado com ecrã de 3,5", os restantes smartphones desta dimensão têm specs mais modestas.
Independentemente do caminho que a Apple tomar espero que não comece a lançar apenas topos de gama com ecrã >4".
O meu HTC tem ecrã de 3,8" e na minha opinião tem uma dimensão bastante próxima do ideal, o meu irmão tinha um smartphone de 4" (SGS) e quando o substituiu comprou um telefone com dimensões e ecrã ligeiramente mais... pequeno!
Não estou com isto a fazer a apologia das 3,5" do iPhone, apenas estou a dizer que a moda dos ecrãs XXL não agrada a toda a gente e seria muito mau o mercado não oferecer nenhuma alternativa a quem quer hardware de topo em dimensões contidas.

Tudo depende da moldura. Continuo a achar que, as fotos e o exagero alteram a dimensao das coisas. A primeira vez que vi um Note foi ao lado do Sensation XL, e digo que o XL para mim é bastante grande comparado com o Note. A diferença é a moldura exagerada, coisa que é bastante reduzida (vendo que tem um 5.3) no Note.

Se as marcas começarem a diminuir a moldura (usando ecras tambem mais tecnologicos e finos) conseguimos ter um ecra maior num corpo mais pequeno, como ja disse, o meu Nexus S é do mesmo tamanho que um iPhone 4/4S, so que tem um ecra de 4 Polegadas, ora se a Apple diminuir a moldura consegue aumentar o ecra sem mexer muito nas dimensoes do aparelho.

Quanto aos aparelhos potentes em dimensoes reduzidas, eles existem - Tens o LG Connect com um Tegra 2 e 4.0, tens os Xperia P e Sola com 4.0 e o NT (NovaThor Dual-Core 1ghz), tens o Atrix 4.0 Tegra 2. Abaixo das 4.0, a HTC tem prometido o Primo, 3.8 Dual-Core (nao se sabe mais nada).

Bem, e acompanhando a pedalada do tópcio, o meu primeiro telemóvel foi este:

Como o meu pai não me queria dar um telemóvel, e eu não me conformava com o facto, juntei montes de caricas e tampas da Coca Cola e enviei. Levou muitos meses, mas eventualmente, chegou até mim.

Foi um optimo telemóvel, fazia uma concorrência do caraças aos Alcatel Amarelo (aka Tijolo) que andavam no auge na altura e tinha rá.... wait for it...dio. [:D]

Essa promoçao da Coca-Cola para mim foi mitica, tinha prai 9 anos se tanto... ganhei um monte de Pager's (aka Bip's) [:D]

Se é dual-core ou single-core na pratica não sei muito bem a diferença, tenho um smartphone single-core e um tablet dual-core (ambos de 1 Ghz), para o uso que eu lhes dou não sei se faz diferença ou não (eu pelo menos não sinto grande diferença). Quanto ao resto, são opções de mercado... provavelmente não querem investir já em terminais high-end mais pequenos, a procura não deve ser suficiente. E também acredito que equipar um terminal com specs de topo para multimedia e aplicações pesadas seja menos apelativo para o consumidor em geral num ecrã pequeno. Investe-se agora no eye-candy, o resto da gama irá acompanhar algum tempo depois.

E também acho exagerado chamar specs "mid-low end" a telemoveis como o Lumia 800 ou Xperia Ray. Low end são os ZTEs e afins. São terminais muito válidos, os novos é que são muito melhores [:D]

A diferença? Um Single-Core a correr a resoluçao do teu tablet (Sony S penso) basicamente iria-se arrastar à grande [;)]

Depois claro, tens a reproduçao de video, que qualquer Dual-Core reproduz minimamente bem 1080p (apesar de o Tegra 2 ser mau nessa area). Depois é preciso abusar dos Core para se saber que eles estao la, basta usar Auto Cad num Single-Core para se ver bem as limitaçoes desta arquitectura.

Last edited:
Okay, é ligeiramente mais largo e mais grosso [;)]
E mais alto. Ou seja, se formos a ver, é um total de 35% maior, para ter um ecrã com 25% mais área.

Penso que se a Apple lançar um iPhone com ecrã maior, terá isso um bocado melhor optimizado.

Passa pois. Para eles meterem o crapware deles. Mas normalmente nas roms da SE saem quase ao mesmo tempo.

Sent from my WT19i using Tapatalk 2

Essa promoçao da Coca-Cola para mim foi mitica, tinha prai 9 anos se tanto... ganhei um monte de Pager's (aka Bip's) [:D]

É verdade, lembro-me disso. Sei que também havia rádios em forma de bola de futebol que eram à prova de água para o pessoal usar no verão (Naquele tempo sim, ofereciam-se coisas boas [:D]).

Ora bem, então vamos cá ver a minha lista:

1. Siemens C25 - foi o 1º telemóvel, andava no 10º ano. Era de reduzidas dimensões para aquela altura. Tinha duas coisas que me irritavam: 1º não tinha relógio/alarme e não podia consultar a lista de contactos quando enviava sms, isto é - tinha de decorar os números para quem enviava os regularmente sms!

1195-1-c25_14.jpg

2. Nokia 3310 e depois a evolução para o Nokia 3330 - Palavras para quê?

3. Siemens C45 - o que me irritava: não tinha calculadora.

sic45.gif

4. Nokia 6210 - maquinão que veio do meu pai para as minha mãos - ainda hoje o tenho como relíquia, mas está muito mal tratado...

no6210_00.jpg

5. Nokia 5210 - adorava muito este telemóvel. Era bastante pequeno e tinha uma coisa fantástica: termómetro!!! A loucura, as temperaturas eram é muito pouco fiáveis lolol. Foi-me roubado num parque de campismo

no5210_00.jpg

6. Nokia 6600 - o primeiro smartphone e 1º telemóvel com câmara. Autêntica máquina de guerra que ainda hoje liga e é telemóvel de backup.

Nokia+6600+solutions.jpg

7. Nokia E50 - comprado em 2ª mão depois de ter começado a trabalhar. Comprei-o há 3 anos (na altura o telemóvel estava quase a fazer 2 anos). Hoje ando com ele para o meu 2º número. Adoro a forma como cai na mão.

nokia-e50-00.jpg

8. SonyEricsson C510 - comprei-o para ser telemóvel da empresa, altura onde passei a andar sempre com dois telemóveis nos bolsos. Acho que o deixei cair num táxi, nunca o encontrei, só me durou uns 4 meses

se-c510-1.jpg

9. Chinês T5388i - uma falsificação de um HTC mas com dualsim. Achei que tinha qualidade razoável, sendo chinês, tinha alguns bugs. Ainda assim gostava dele. Numa viagem de avião, tinha-o no bolso de trás das calças e vim o tempo todo sentado em cima dele, parti-lhe o ecrãn. Quis-me armar em engenheiro e mandei vir o ecrãn de substituição, ao querer mudá-lo acabei por estragar outras coisas! :sh) Não voltou a funcionar... também só me durou uns 4 meses.

t5388i-quad-band-dual-sim-windows-mobile-65-wifi-smart-phone-with-gps-black_p4744_5.jpg

9. Samsung B5702 - Outro dualsim para substituir o que tinha acabado de partir - qualidade muito boa. Tenho-o ainda mas o ecrãn não está a ligar. Ao estar a escrever isto está-me a dar vontade de ir ao indiano a ver se tem arranjo...

samsung-b5702-1.jpg

10. Samsung Galaxy S2 - a máquina que tenho agora. É fantástica a espessura disto.

Edit: ah e por causa deste tópico acabei de comprar um Nokia 8210 desses em 2ª mão do ebay!

A minha lista é algo deste género:
- Alcatel ot 302
alcatel-ot-302.jpg

- Nokia 5510
Nokia-5510-02.jpg

- Siemens c62
siemens_c62.jpg

- Nokia 7210
Nokia_7210.jpg

- Sharp GX20
Sharp-GX20.jpg

- Nokia 8310
orange-nokia-8310e.jpg

- Nokia 6630 ( O melhor telemóvel que tive, 5 anos a levar muita porrada e zero problemas!)
Nokia6630.jpg

- Samsung Galaxy s2 ( O que tenho actualmente)
Galaxy-S-II.jpeg

Já agora deixo aqui também o 1º telemóvel do meu pai:

Nokia 1610

16101.jpg

original

1610comp.jpg

Não sei se estão bem a ver o tamanho (e peso) desta coisa. Mas para terem uma noção, aquilo não levava um chip SIM card, levava era um cartão inteiro do tamanho do multibanco!!! [:)]

nokia-1610_115996.jpg

O meu primeiro telemóvel foi o Samsung SGH-600. Edit: Foi o SGH-2400

1.jpg

Não tinha funcionalidades por aí além mas gostava muito dele, tinha pinta. Dezoito meses depois o microfone deu o berro e acabei por ter que comprar outro. Disse para mim mesmo que nunca mais gastava 46 contos num telemóvel. Mas gastei o equivalente em euros.

Nokia 5210.

Nokia_5210_New.jpg

Comprei-o um pouco contrariado porque não me queria render à maioria mas confesso que me conquistou. Alguns anos e algumas pancadas depois começou a dar problemas de bateria. Cheguei a comprar duas e passado algum tempo a autonomia baixava consideravelmente. Tive pena mas tive que trocar por outro - um vizinho meu regressou ao seu país de origem e deu-me um tijolinho que tinha.

Nokia 3410:

B00009XLN9.02.LZZZZZZZ.jpg

Era pesadote, um bocado ultrapassado para a altura e feiote. Mas com o outro nas últimas e sem vontade gastar dinheiro, a cavalo dado não se olha o dente. Passados uns anos deixei-o cair e ficou com um risco enorme no ecran. Em 2009 resolvi comprar outro.

Nokia N85:

nokia_n85_main.jpg

Tem quase três anos e meio mas ainda está para as curvas. Já não tem a mesma autonomia que inicialmente mas ainda é razoável tendo em consideração que é original.

Last edited:
O meu primeiro telemóvel foi o Samsung SGH-600.

samsung-sgh600.jpg

Não tinha funcionalidades por aí além mas gostava muito dele, tinha pinta. Dezoito meses depois o microfone deu o berro e acabei por ter que comprar outro. Disse para mim mesmo que nunca mais gastava 46 contos num telemóvel. Mas gastei o equivalente em euros.

Ñ incluí este na minha lista pq, embora tenha andado c/ele aqui e ali, nunca foi realmente "meu".

O meu pai comprou-o em 98 ou 99 por esses 40 e tal contos, pq foi o 1º tlm do mercado com toque por vibração, para estar contactável nas reuniões.
Telemóvel + caro q alguma vez entrou cá em casa, só seguido de perto pelo meu 6020 q custou os tais 170€ q já referi.

Tem uns bugs q o levam a bloquear de quando em vez, mas nem sequer tem a bateria muito viciada.
O som ñ é dos melhores, algumas teclas tb bloqueiam e isso pode tornar-se chato, mas o q é certo é q ainda está funcional!

Por alturas de 2007 compramos ao meu pai 1 Samsung SGH E250 (continuação na mesma marca), pq já estava na hora de substituir o velhinho SGH600.
O facto é q ainda o guardo bem guardado e sei q se precisar de 1 tlm para desenrascar, posso contar c/ele.

Curioso concluir q o dinheiro gasto acabou por compensar! Os tlms + caros aqui de casa ainda funcionam, ao passo q os outros foram passando...
(Ñ posso envolver aqui o HTC S730 pq ñ gastei dinheiro nenhum na sua aquisição, caso contrário seria certamente a falha desta teoria [;)])

1º -
250px-Nokia_5110.jpg

Continua o ultra-fabuloso jogo da cobra

2º -
Motorola_V50_Silver_Boxed_01.JPG

Um valente cócó

3º -
267-412-large.jpg

Muito bom....durou imenso tempo e tinha já sons polifonicos [:D]

4º -
458572_49b3a13691a2215f5901d7d0a2aafe72.jpg

Este também muito bom, nunca deu problemas.

5º -
apple-iphone-3g-01.jpg

Uma cagada de telefone, lento cuma *****, sempre a encravar e com as aplicações sempre a desligarem-se sozinhas. Está para ali numa gaveta porque me irritavava com ele

6º -
DSCN1196.JPG

O actual....é fraquito. Têm muitas falhas, ouço permanentemente as pessoas com cortes se tiver em modo 3g, se tiver em 2g já não acontece. Não gosto muito do touchscreen também. Mas agora tambem não vou gastar dinheiro em telefones....portanto, não quero nem saber.

6º -
DSCN1196.JPG

O actual....é fraquito. Têm muitas falhas, ouço permanentemente as pessoas com cortes se tiver em modo 3g, se tiver em 2g já não acontece. Não gosto muito do touchscreen também. Mas agora tambem não vou gastar dinheiro em telefones....portanto, não quero nem saber.
Rapaz começa a procurar que depressa metes isso melhor que com essa rom manhosa da marca/tmn... Uma miuipt ou se tiveres disposto a procurar um pouco mais nos fóruns da especialidade uma Aurora com ICS e ficas ai com uma máquina muito melhor ao que parece estar agora.

Rapaz começa a procurar que depressa metes isso melhor que com essa rom manhosa da marca/tmn... Uma miuipt ou se tiveres disposto a procurar um pouco mais nos fóruns da especialidade uma Aurora com ICS e ficas ai com uma máquina muito melhor ao que parece estar agora.

Epá...espectacular...

....agora fala lá em Português para eu perceber [:D]

Back