Tópico dos telemóveis

Por isso é que há tantas ofertas no mercado. Há tantas formas de pensar e tantas necessidades diferentes.
Mas a evolução do tamanho do ecrã de um smartphone está mais para as 5 que para as 4, exemplo disso é a apple, claro que se faz a mesma coisa, até num de 3 se faria, mas é muito mais conformável interagir com um ecra maior que num mais pequeno. As 5 polegadas estão para mim como ideias porque é o limite que se pode colocar no bolso de uns jeans, quando fizerem um telefone com 6 polegadas em que o corpo é apenas o ecrã, ou seja, do mesmo tamanho de um actual de 5, esse será para mim o tamanho ideal de um telefone.

Por acaso não! Se quiseres um dos que tem melhores características por exemplo HTC one Samsung S6 Iphone 6 entre outros que dimensões tens? São modas... Depois vai se a ver e a diferença é menus gigantes letras maiores nas paginas de net etc etc.
E não sou só eu que penso assim, tanto que até a apple perdeu clientes.
Para mim confortável é ver bem mas ao mesmo tempo fazer tudo com uma só mão.
3,5 é de facto para mim o limite minimo dos minimos para ver algo decentemente (ja tive inferiores) 4,5 máximo para usar com uma mão (pelo menos das minhas) mas ja com pouco conforto.

A Apple perdeu alguns clientes, ganhou outros tantos.

Hoje em dia vejo mais 6 do que 5 ou 5S. E Plus também vejo bastantes.

Todos os utilizadores que queriam iOS mas não queriam 4" compraram produtos Apple aquando o lançamento do 6, seja a versão de 4,7" ou 5,5".

Ainda assim, concordo contigo: poderia haver mais escolha, e quem sabe até 3 versões (4", 4,7" ou até mesmo 5" e 5,5").

Por acaso não! Se quiseres um dos que tem melhores características por exemplo HTC one Samsung S6 Iphone 6 entre outros que dimensões tens? São modas... Depois vai se a ver e a diferença é menus gigantes letras maiores nas paginas de net etc etc.
3,5 é de facto para mim o limite minimo dos minimos para ver algo decentemente (ja tive inferiores) 4,5 máximo para usar com uma mão (pelo menos das minhas) mas ja com pouco conforto.

São modas que se vão construindo ao longo do tempo, há ofertas mais pequenas excepto na apple e ofertas maiores, tipo os notes, iphones plus, nexus 6, etc no entanto o que vende mais são as versões até 5/5.1 polegadas.
Claro que as letras são maiores, os vídeos maiores, o GPS maior... por isso é que são mais confortáveis de usar.
Ainda me lembro de ter um nokia minúsculo e usar ambas as mães, mas há situações onde só temos uma mão disponível (tipo a conduzir) em que as 5 se podem mostrar grandes, mas não é por aí. Por acaso a samsung tem uma função (não sei se as outras têm) que com o polegar se faz um gesto e o ecrã fica mais pequeno e chegado ao lado direito possibilitando o trabalho só com uma mão, para essas ocasiões.

Também não vejo a apple a ter perdido clientes por ter aumentado o tamanho do ecrã. Acho que a concorrencia se aproximou muito dos argumentos da apple, nomeadamente a samsung que já está a vender mais que a apple, mas não me parece que tenha sido pelo tamanho do ecrã.

ps, até digo mais, se com o iphone 6 a apple não tivesse aumentado o tamanho de ecrã, provavelmente teria perdido nessa altura uma grande parte da clientela. Uma marca deste nível não lança um telemóvel de topo sem antes fazer exaustivos estudos de mercado e de preferências dos sues consumidores.

Last edited:
Eu tinha (e tenho) um smartphone android. Mas a empresa disponibilizou agora um windows lumia 640.

Bem, isto é uma trapalhada até um gajo se habituar ao windows phone 8.... E as aplicações android, algumas, chapó para o windows....

Mais uma birra do M2 e fui buscar um Lumia 535. Estou a gostar mas ainda nao percebo muito disto, o Android era mais facil para começar, no entanto talvez este seja mais rapido e fluido depois de tudo instaladinho.

Vou dando feedback!

Eu pensava que esta conversa das "4" é que são ideais para manejar com uma mão" tinha morrido com o Steve Jobs, mas parece que aqui e ali ainda subsiste. Felizmente cada vez menos.

Aliás, realmente a Apple tem perdido um carradão de clientes, eu até acho que o iphone 6 tem sido o iphone que menos vendeu em toda a história da marca...

Qualquer pessoa com uma mão normal consegue perfeitamente manejar um ecrã de 5" com um dedo. Qualquer pessoa normal consegue colocar um telemóvel de 5" nas calças. E ainda por cima hoje em dia, em que se caminha para um ecrã cada vez mais limpo a nível de aproveitamento do mesmo.

Um ecrã de 4" claro que dá para trabalhar naquelas tarefas diárias como escrever sms a dizer lol com smiles, ouvir música e escrever 3 mails por dia. Mas quando se usa um smartphone numa vertente mais profissional e se escrevem 30 mails por dia, se lêem imensos artigos, criam-se pastas e se arrastam de sítio para sítio, retocam-se ficheiros word ou excel, utiliza-se o gps, etc, os 4" são incómodos, obrigando 90% das vezes a ter de se recorrer ao zoom. E lá se vai o manejar com uma mão...

Há muito que o tamanho entre as 4"7 e as 5"2 tomou conta do mercado. Existe uma lógica para isso mas tu chamas-lhe "moda". Pronto, está bem.

Mais uma birra do M2 e fui buscar um Lumia 535. Estou a gostar mas ainda nao percebo muito disto, o Android era mais facil para começar, no entanto talvez este seja mais rapido e fluido depois de tudo instaladinho.

Vou dando feedback!

Excelente escolha.

Eu comprei um Windows Phone para a minha mãe (Nokia Lumia 520) e ela hoje em dia não quer outra coisa. Acredito que te habitues rapidamente.

Boa sorte. Ou pelo menos melhor do que a que tiveste com o M2 (que não deve ser difícil).

Vou dando feedback!

Talvez seja mais rápido? Eu não tenho a mínima dúvida!

O tapatalk era melhor no android, de resto pareceme estar ao nivel ou melhor, gosto da fluidez do sistema principalmente.

Ainda nao tenho isto tudo configurado como quero ate porque os menus levam algum tempo de habituacao

No geral as apps são melhores em android até que o SO começa a ficar lento e depois nenhuma app se safa dos lags e freezes...e depois chapéu!

Tantos clichés Bruno, tantos clichés... [;)] lags, freezes, ram... mas tu ainda acreditas mesmo que um Android "puro" não se mexa com 1gb de ram? Qualquer android com 1gb que não traga lixo das marcas ou das operadoras tem sempre cerca de 500mb de ram livres. [;)]

Além de que 1gb de ram em Windows phone dá para chegar à lua....em android 1 gb de ram dá pra chegar a sacavém!

Isso é um exagero de todo o tamanho, o último Android que tive com 1gb chegava a todo lado e era uma mediatek.

Tambem estou com essa impressao sobre o ram, no geral gosto. Vamos ver se com o tempo me faz esquecer o android!

Assim que quiseres instalar uma das muitas apps que não existem no wp vais-te lembrar.

Isso é um exagero de todo o tamanho, o último Android que tive com 1gb chegava a todo lado e era uma mediatek.

Assim que quiseres instalar uma das muitas apps que não existem no wp vais-te lembrar.

Ate agora tenho instaladas talvez 80% das Apps que tinha e nao tive problemas em encontrar, mas acredito plenamente no que dizes e fui logo informado disto

Qualquer pessoa com uma mão normal consegue perfeitamente manejar um ecrã de 5" com um dedo. Qualquer pessoa normal consegue colocar um telemóvel de 5" nas calças. E ainda por cima hoje em dia, em que se caminha para um ecrã cada vez mais limpo a nível de aproveitamento do mesmo.
Há muito que o tamanho entre as 4"7 e as 5"2 tomou conta do mercado. Existe uma lógica para isso mas tu chamas-lhe "moda". Pronto, está bem.

Não não consegues chegar a todo o ecra com o polegar confortavelmente.
Fazer zoom para ver um documento? No iphone 4 via à vontade pdf e emails sem qualquer limitação nesse aspecto. E videos? Vês tao mal? Eu via filmes a vontade fullscreen e as legendas liamse na perfeição! Mas isso é para um desenrasque, passar uma viagem ou assim, caso contrario ha tv's
Caber nas calças? Cabe em calcas de ganga, coloca numas de fato.
Sobre haver muita escolha não ha abaixo de 4,7 com specs de topo.
Não tenho nada contra os note e o 6 plus por exemplo, são as escolhas indicadas para os perfis que referiste, ainda assim na realidade este tipo de perfil anda entre iphone 4s e 6 nas grandes empresas

marrokino, eu tenho um telemóvel de 4,7" (Nexus 4) e o telemóvel cabe-me perfeitamente no bolso das calças de um fato.

Quanto a não haver nenhum telemóvel com especificações de topo abaixo deste tamanho, estou completamente de acordo. Pouco mais há que o Sony Xperia Z3 Compact nesse campo (com muita pena de muita gente, acredito).

Ora bem para não dizerem que o Bruno é mentiroso vou contar a minha História tive um dos Flagships do ano passado LG G2 com 2 GB de ram aí nada de problemas mas era top mesmo agora tenho 1 Iphone 6 por isso estou a vontade para fazer comparações porque antes do LG tive um Lumia 920 e se não fosse por ser 1 tijolo ainda o tinha, a mim não tenho duvidas de dizer que o Windows Phone é o mais Fluido, se voltar a Android só algum que poder por Cyanogen mod legalmente com garantia que da google não quero nada, agora não me venham com tretas a dizer que Android com 1 GB é fluido isso é o minimo.

Last edited:
Tantos clichés Bruno, tantos clichés... [;)] lags, freezes, ram... mas tu ainda acreditas mesmo que um Android "puro" não se mexa com 1gb de ram? Qualquer android com 1gb que não traga lixo das marcas ou das operadoras tem sempre cerca de 500mb de ram livres. [;)]
Sim eu referia-me a marcas. Não android puro obviamente

Tópico dos telemóveis

Eu habituei-me muito facilmente ao G2, precisamente porque quase não tem moldura, é tudo espaço aproveitado para ecrã. E era daqueles que dizia que 4.3/4.5" eram o ideal. Ainda acho isso, em termos gerais, mas também não deixa de ser verdade que o sacrifício para guardar o telemóvel nos bolsos de algumas calças é bem compensado pelo binómio tamanho/resolução que o G2 apresenta.

Estou curioso para ver como vai ser usar simultaneamente este e o iPhone 5, embora este vá ser telemóvel secundário e, portanto, menos utilizado.

Back