A Sony entregou à kernel team o código que permitiu adicionar suporte ao Cell.. Por isso, actualmente qualquer distro Linux que tenha um Kernel recente suporta a PS3.. Pode é ser necessário algum hacking e compilações especificas para instalar na PS3..
A YDL era uma distro que apenas trabalhava para Mac's (PowerPC) e nunca teve grande sucesso porque nunca foi grande coisa.. Com a entrada dos Intel nos MAC's, os gajos tinham duas opções.. Ou desapareciam, ou iriam dar suporte ao cada vez mais antigos MAc's com PowerPC... Eles entre uma e outra resolveram não optar por nenhuma e seguir a via da PS3. Mas continua a ser a YDL, e continua a ser o que sempre foi..
Vale muito mais instalar uma distro mais genérica. Algumas distros ainda requerem hacks, mas quase todos estão a trabalhar no sentido de dar suporte out of the box à PS3.. Penso que no caso da Fedora Core isso já acontece..
Quanto à parte dos efeitos gráficos.. Eu, obviamente instalo os drivers da placa gráfica porque posso querer jogar e definitivamente quero usar o Beryl.. Agora uma coisa te garanto, se a Sony não disponibilizar uns drivers, ainda que com funcionalidade muito limitada para a GPU da PS3, coisas como o Beryl muito dificilmente funcionarão na PS3. Até porque o Cell pode ser muito bom a processar 3D e multimédia, mas não deixa de ser processamento por software, o AIGLX e o XGL necessitam de aceleração por hardware..
De qualquer forma, sejamos pragmáticos.. A Sony não tem interesse que se jogue na PS3 usando o Linux. Por isso, se puder, vai dificultar nesse campo. O interesse deles é tornar a PS3, no média center das nossas salas. E concorrer ao mesmo tempo por um lado com a Xbox/Wii e por outro com os barebones que começam a aparecer em algumas salas.. O Linux é o companheiro ideal..
Já agora, existe algum esforço pela Internet para incorporar no Kernel Linux, suporte à Xbox360.. Mas como seria de esperar, a Microsoft tratou nas suas licenças de tornar ilegal qualquer uso de documentação oficial para desenvolver aplicações como o suporte a Linux.. Pelo que esse esforço dificilmente dará em alguma coisa.. É uma pena, porque a Xbox1 até corria razoavelmente bem Linux.
E por fim, isto é coisas que só devem ser ponderadas por quem tiver um televisor com uma resolução bem satisfatória.. Porque se não, vai matar os olhos e não lê nada à mesma.