Tópico sobre cães.

O facto de um cão gostar da ração não quer dizer que seja boa. Se lhe deres ração do hipermercado também a vai comer. Nem que seja quando a fome apertar.

Qualquer ração a que seja adicionado sal e ou açucar, é aquela que os cães mais preferem, e normalmente esta adição é inversamente proporcional à qualidade da mesma.

Eu tenho comprado Lybra para o meu e ele gosta bastante daquilo.

Cereais como primeiro ingrediente:sh) subprodutos animais:sh) subprodutos vegetais:sh) óleos e gorduras:sh). Foge dessa ração, coitado do bicho[:D]
Não se esqueçam que por vezes pagar mais um pouco por uma boa ração pode significar uma poupança real, a quantidade necessária para satisfazer a necessidade diária do cão é em geral bem menor.

Last edited:
Cereais como primeiro ingrediente:sh) subprodutos animais:sh) subprodutos vegetais:sh) óleos e gorduras:sh). Foge dessa ração, coitado do bicho[:D]

Xiiii, isso tudo numa ração recomendada por toda a gente, inclusivé todos os veterinários da clínica onde levo o cão?

Xiiii, isso tudo numa ração recomendada por toda a gente, inclusivé todos os veterinários da clínica onde levo o cão?

146602Screenshot1.jpg

Como é que alguém pode dizer bem duma ração cheia de subprodutos ? subprodutos são tripas, penas, unhas, bicos (tudo triturado)[:vm)]

Já lhes perguntaste quanto é que a Affinity lhes paga ?[:D]

Já agora, são também os produtores daquela fantástica ração de hipermercados chamada Brekkies[:vm)]

Last edited:
A maior parte dos veterinários pouco percebe de rações. Sabem da sua arte para a qual estudaram, mas de rações não.

Já perdi a conta aos veterinários com quem fui falando, que nem sequer conhecem Orijen, Naturea, Acana, etc. Além de que, por norma eles aconselham o que lhes interessa vender (não estou a dizer que seja o caso aqui) e não por X ser melhor que Y.

Tenho um caso bem concreto, a clínica onde levo os meus cães, há uns anos vendia Eukanuba e era a melhor do mundo, agora que deve ter alguma parceria com a Royal Canin, afinal já é esta a melhor. Acredito que em muitos casos até não seja falta de conhecimento do veterinário, mas sim ordens para vender o que a clínica tem.

Eu por norma faço este exercício com aquelas pessoas que compram as rações baratas dos hipermercados e dizem que estão a dar uma boa alimentação:

Um saco de 20kg desses baratos custa para aí 20€, agora é tirar o valor dos impostos, o custo de fabrico da embalagem, custo do transporte para a loja, etc. Vejam agora quanto dinheiro fica na realidade disponível para a ração propriamente dita e reflictam se esse valor dá para fazer alguma alimentação em condições. Por norma, depois disto ficam parvas a olhar para mim e já sei inclusive de alguns que trocaram de ração para algo um pouco melhor.

Atenção que, não estou a dizer que toda a gente tem de dar obrigatoriamente as rações caras, nem que quem dá essas rações nutre menos amor pelos seus cães que os outros, nada disso. Mas sim que, convém ter plena consciência que quando se está a pagar pouco, a qualidade também vai ser muito baixa.

Last edited:
O meu come a de borrego.

Há melhores, há piores, o meu cão gosta e dá-se bem com esta. [;)]

700307Screenshot2.jpg

A única diferença é que esta têm 2% de borrego:sh), 2% e conseguem dizer que é uma ração de borrego[8b] deviam era chamar-lhe de cereais.

O dar-se bem só será visível ao fim de alguns anos, e geralmente acontece que o que pensam ter poupado em ração, vai fácilmente ser ultrapassado em muito pelas contas dos VET.

Continuo a insistir que cereais são para galinhas, e esta cruzada é apenas porque sei que a maioria dos donos não se dão ao trabalho de ler os rótulos[;)]

Atenção que, não estou a dizer que toda a gente tem de dar obrigatoriamente as rações caras, nem que quem dá essas rações nutre menos amor pelos seus cães que os outros, nada disso. Mas sim que, convém ter plena consciência que quando se está a pagar pouco, a qualidade também vai ser muito baixa.

Aqui o caso nem é pagar pouco, a Libra está ao mesmo nível de preços de outras bem melhores[;)]

Então e já agora, sem ser as marcas de top que acredito que todos gostassem de poder dar aos seus cães.

Para valores mais baixos, quais são para vocês as melhores?

Pois, essa é exactamente a que eu comecei a dar aos meus 3 cães, e no cachorro com 4 meses que é o que tem comido desde novo, noto bastante diferença em relação as outras duas, quer a nível de brilho do pelo, quer mesmo a nível de queda de pelo...
Pelo que li dentro de preços e que muita gente utiliza, existe a satisfaction e visan, mas no geral acho que a criadores é melhor...

Obrigado pela opinião.

A cruzada não é contra as rações, é sim contra a preguiça de que muitos donos têm em lerem as composições, e sobretudo em defesa da saúde e bem estar dos cães[;)]

E nessa ração se utilizarem o cupão de desconto CRIADORES5EUR, fica 5€ mais barata e na compra de 2 sacas o preço por kg fica a 2.22€/kg com portes gratuitos.

[TD="bgcolor: #009950, align: center"] Royal Canin MEDIUM adult [/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFCC, align: center"]3.63 Euros/Kg[/TD]

[TD="bgcolor: #009950, align: center"] Eukanuba Adult Manutenção [/TD]
[TD="bgcolor: #FFFFCC, align: center"]3.33 Euros/Kg
[/TD]

A cruzada não é contra as rações, é sim contra a preguiça de que muitos donos têm em lerem as composições, e sobretudo em defesa da saúde e bem estar dos cães[;)]

Eu não tenho preguiça de ler, mas para mim aquilo não diz nada.

Btw, qual a especificidade da "manutenção"? Entre essa e a "Raças Grandes", a segunda seria mais adequada para um Setter com 9~10 meses?

Last edited:
Isto das rações é tudo muito bonito, mas nem todos podem gastar um orçamento em ração para os seus cães, e eu, na minha singela e empírica opinião, costumo dizer que se os animais são saudáveis, têm energia, têm pêlo brilhante e fezes consistentes e pequenas, então a ração é adequada. Para pessoas como eu, que gasta 60kg de ração por mês, digamos que comprar sacos de 15kg a 60€ ou 70€, não é de todo viável.... Já foi já, mas a vida muda, os animais continuam a precisar de comer.....

Perguntaram aí das rações baratas o que é que é razoável, pois eu aconselho a Alta Energia do Continente.

Isto das rações é tudo muito bonito, mas nem todos podem gastar um orçamento em ração para os seus cães, e eu, na minha singela e empírica opinião, costumo dizer que se os animais são saudáveis, têm energia, têm pêlo brilhante e fezes consistentes e pequenas, então a ração é adequada. Para pessoas como eu, que gasta 60kg de ração por mês, digamos que comprar sacos de 15kg a 60€ ou 70€, não é de todo viável.... Já foi já, mas a vida muda, os animais continuam a precisar de comer.....

Perguntaram aí das rações baratas o que é que é razoável, pois eu aconselho a Alta Energia do Continente.

As rações do continete têm qualidade? Vou ver o que têm para cachorros para depois comparar o preço com a da marca criadores que o Veloce fez referência.

Já agora quero agradecer aqui publicamente uma PM que o Veloce me enviou em que foi muito prestável nos esclarecimentos das minhas dúvidade e fez-me uma excelente oferta, ainda por cima sem me conhecer de lado algum, mais uma vez obrigado.

E eu posso recomendar a Alta Energia do Jumbo. [;)]

Back