Tópico sobre cães.

Qual é o afixo do fila? É o demonio que todos pintam em termos de temperamento?

Ainda não fez um ano por isso não sei se a sua personalidade vai mudar muito... mas actualmente é sobretudo... brincalhão. Com tudo e todos. Só que esse "tudo e todos" (incluindo os outros cães) não está preparado para a sua brincadeira (é um bocado "abrutalhado" nos saltos) e assustam-se, por isso tenho que lhe cortar certos impulsos.
Acho que a fase mais chata (até à data) foi quando ele achava que tudo o que caminhava eram vacas, por isso toca de ir atrás para nos roer os calcanhares![:cool:] Eram mordidelas suaves, mas era uma cena chata, sobretudo quando o fazia às visitas. Felizmente que foi uma fase que durou pouco tempo.

No mês passado apanhei uma cadelita à beira da estrada a poucas horas da morte (a história dela é um pouco longa... e penso que não interessa para aqui) e levei-a para minha casa. Depois de a alimentar, de dormir (durante quase 24 horas não se levantou) e de a levar ao veterinário, o Tobias recebeu-a surpeendentemente muito bem. "Yuppii uma amiga!" Pelo contrário, ela nem tanto (não admira, tinha marcas de ter sido atacada por outros cães), mas depois foi ganhando confiança e a brincadeira passou a ser o prato do dia lá em casa.
Para a semana a ver se faço um vídeo com os dois.

micas_zpsd7c8d9ac.jpg

mt2_zps6117c9a3.jpg

mt1_zps8904bc2f.jpg

Qual é o top5 de rações que aconselham a uma cadela perdigueira com 2 anos? Em termos de actividade anda solta por casa, sempre atenta a tudo e a correr atrás dos gatos lol. Muito de vez em quando vai para a caça, foi treinada para isso.
Já para uma cadela da mesma raça com menos de 6 meses o que recomendam em termos de ração (indicar na mesma um top5 pf)?

Independentemente do preço, tens o meu top 5 aqui:

- Orijen
- Naturea
- Acana
- Taste Of The Wild
- Natura Diet

Independentemente de ser para cachorro ou para cão adulto (escolhendo depois a gama adequada para a idade, dentro de cada ração).

Caso tenhas um tecto máximo a nível de valores, a lista já mudará como é normal.

Vai sempre depender de cão para cão.

Uma das grandes vantagens da TOTW é o facto de não ter cereais.

Já a Acana por exemplo tem bastante proteína o que é óptimo para cães que façam muito exercício.

Relativamente a esta última, há no entanto relatos de cães que não toleram muito bem esta ração provocando até diarreias.

Outra vez...

Outra vez...

Pois é, voltamos a ser atacados por um cão cujo dono teima em deixar o portão da casa aberto, permitindo que o animal venha para a rua...
Desta vez o meu cão foi ferrado numa pata....consulta no veterinário e medicação....e o dono do cão nem «desculpa» pediu.

Nos dias seguintes voltei a encontrar o portão aberto e o animal solto...embora mais longe de casa.
Vou falar com o dono do cão e alertá-lo para que, da próxima vez, tenciono alertar as Autoridades; duvido que vá resultar.

Já agora, numa situação em que caminhámos com um cão pela trela e somos atacados por outro cão...á solta, o que fazer? Segurar o nosso cão ( «facilitando» deste modo o ataque do outro), ou permitir a luta?
Decisão difícil...eu sei.

Pois é, voltamos a ser atacados por um cão cujo dono teima em deixar o portão da casa aberto, permitindo que o animal venha para a rua...
Desta vez o meu cão foi ferrado numa pata....consulta no veterinário e medicação....e o dono do cão nem «desculpa» pediu.

Nos dias seguintes voltei a encontrar o portão aberto e o animal solto...embora mais longe de casa.
Vou falar com o dono do cão e alertá-lo para que, da próxima vez, tenciono alertar as Autoridades; duvido que vá resultar.

Já agora, numa situação em que caminhámos com um cão pela trela e somos atacados por outro cão...á solta, o que fazer? Segurar o nosso cão ( «facilitando» deste modo o ataque do outro), ou permitir a luta?

Normalmente se não for um cão muito grande ou que me pareça demasiado "forte" para mim eu meto-me a frente da minha cadela, se o cão me ameçar vai ser assustado e o dono vai ouvir das boas, se me morder então ai temos a burra nas couves... Educar um cão é complicado mais vai la, agora certas pessoas so a chapada mesmo...

Se for um cão muito grande que venha em direcção a nos pego a minha cadela ao colo, ela não é assim muito meve mas ainda lhe consigo pegar.

Por acaso ainda hoje vinha um cão pequeno solto (acho que era pequinois) e assim que viu a minha cadela começou a ladrar do fundo e a correr que nem desalmado. A minha assim que o viu aproximar rosnou-lhe e mostrou-lhe o dente e pronto ele la foi a sua vida. Acho que percebeu que era pequeno demais.[:D]

Ela normalmente quer ir sempre cheirar os seus congeneres de 4 patas mas eu normalmente mantenho a distancia ate conseguir avaliar (dentro do possivel) se o outro cão também quer se aproximar para brincar.

PS: E devias apresentar queixa desse senhor e apresentar a conta do veterinario, existem pessoas que se esquecem que todos os cães precisam de licença e chip, e so se preocupam se virem "caes de raça potencialmente perigosa" soltos, quando os seus são por vezes bem mais perigosos... Se tivesse mordido uma criança como era? Enfim ...

Last edited:
Peachy:
Obrigado pelas dicas, embora não seja fácil nem segurar 30 kg de Chow Chow entre mim e o agressor nem pegar nele ao colo.
Aliás de uma outra vez o meu filho pegou no cão ao colo e foi ele que saiu mordido numa coxa.

Sim, deveria ter apresentado queixa, até proque já foi a segunda vez...mas já decidi que foi a última!

Nem de propósito, isto foi partilhado de novo hoje pela página do Facebook da It's All About Dogs:

https://www.facebook.com/notes/its-...a-a-correr-na-direcção-do-meu/306724929347102

Eu, no entanto, tento sempre evitar problemas. Se eles vierem ter comigo, como já disse anteriormente, os meus estão primeiro e aos outros faço o que tiver que fazer para os tirar dali.

No teu caso evitaria passar mais em frente ao portão em questão (se já se sabe o que acontece não vale a pena forçar) e apresentaria obviamente queixa. Ainda para mais havendo custos veterinários envolvidos.

Peachy:
Obrigado pelas dicas, embora não seja fácil nem segurar 30 kg de Chow Chow entre mim e o agressor nem pegar nele ao colo.
Aliás de uma outra vez o meu filho pegou no cão ao colo e foi ele que saiu mordido numa coxa.

Sim, deveria ter apresentado queixa, até proque já foi a segunda vez...mas já decidi que foi a última!

Pois, quem tem filhos que possam também passear o cão nessa situação é mais dificil...

As pessoas não percebem que os cães não são para andar soltos quando não sabem/gostam de conviver com outros cães.

Eu uma vez assisti a uma cena em que um caniche que era mesmo mau, mordia em pessoas e outros cães e o dono achava que ele devia andar solto quando ia passear...

Um dia lembrou-se de ir ladrar e rosnar a um pastor alemão, o cão por acaso era super meigo e paciente, mesmo com crianças e tudo...

Bem o caniche foi a correr a ladrar e rosnar atras do pastor alemão durante imenso tempo (o pastor alemão estava com trela) até que as tantas tentou morder uma pata do pastor alemão... levou uma dentada no pescoço e foi a ganir embora, não ficou nada bem tratado...

Não havia necessidade de o cão se ter aleijado, mas existem "donos" que são mais animais, que os proprios cães...

Questão interessante e de díficil resposta [:D]

Eu acho que evitaria passar lá, mas caso acontecesse conflito eminente, soltaria o meu cão e utilizaria a trela como arma de disuasão :sh)

Nem de propósito, isto foi partilhado de novo hoje pela página do Facebook da It's All About Dogs:

https://www.facebook.com/notes/its-all-about-dogs-escola-positiva-de-treino-e-comportamento-canino/o-que-fazer-se-vier-um-c%C3%A3o-sem-trela-a-correr-na-direc%C3%A7%C3%A3o-do-meu/306724929347102

Eu, no entanto, tento sempre evitar problemas. Se eles vierem ter comigo, como já disse anteriormente, os meus estão primeiro e aos outros faço o que tiver que fazer para os tirar dali.

No teu caso evitaria passar mais em frente ao portão em questão (se já se sabe o que acontece não vale a pena forçar) e apresentaria obviamente queixa. Ainda para mais havendo custos veterinários envolvidos.

Obrigado pelo link, vou ver.

Já encontrei o cão á porta de minha casa ( que dista da sua casa cerca de 800 metros); aí ameacei-o e ele fugiu. Aliás, da última vez que me atacou, eu estava a mais de 50 metros de casa e ele só se lançou a nós quando sentiu o «dono» por perto.
Mas estás a ver, até á porta de casa tenho chatisses, por isso, a solução de não passar perto da casa dos donos do cão, pode ser uma «não solução»....

Também «faço de tudo para salvar os meus»; no episódio que relatei, porque trago sempre comigo um pequeno pau para «estas situações», após o dono do cão ter «ordenado» para agredir o seu animal com o pau, acabei por o deixar por cair ao chão e tive que «chutar à baliza» umas poucas de vezes, mas o «artista» era valente. Aliás, deve mesmo ser o «orgulho» do seu dono, pois ostenta uma coleira com cravos de cecra de 0.5cm, qual «rei» de não sei o quê...:sh)

Questão interessante e de díficil resposta [:D]

Eu acho que evitaria passar lá, mas caso acontecesse conflito eminente, soltaria o meu cão e utilizaria a trela como arma de disuasão :sh)

De uma outra vez, aconteceu algo semelhante. O «encontro» foi perto de minha casa e o meu cão conseguiu soltar-se e perseguiu o outro cão. Não me obedeceu e partiu para a perseguição; passados uns minutos estava a fazer o caminho de volta ( uns 500 metros)...com o nariz a sangrar....
O outro cão é um «rafeiro» que deverá pesar cerca de 20 kg e terá de altura uns 50cm, portanto menos «corpolento» que o Chow Chow, mas...

Já me aconteceu isso duas vezes.

Na primeira a minha boxer foi mordida nas costas a má fila. O Labrador fugiu porque ela se virou para trás e o dono o chamou.

Passado talvez um ano no mesmo sitio ia com a boxer e a pitbull. Quando o cão saiu disparado com o dono ao portão tirei o açaime da pitbull. O dono teve logo pressa em chamar.

Passo lá duas ou tres vezes por ano e o cão vai a espumar-se o gradeamento todo. E não é o único nas redondezas.

Agora só tenho a pitbull e quando há situações de perigo tento evitar o confronto mas se não der tiro-lhe o açaime. Não me vou meter no meio porque se ela não se desenrasca muito menos eu. E também não a vou deixar com açaime para não se conseguir defender.

Last edited:
Já me aconteceu isso duas vezes.

Na primeira a minha boxer foi mordida nas costas a má fila. O Labrador fugiu porque ela se virou para trás e o dono o chamou.

Passado talvez um ano no mesmo sitio ia com a boxer e a pitbull. Quando o cão saiu disparado com o dono ao portão tirei o açaime da pitbull. O dono teve logo pressa em chamar.

Passo lá duas ou tres vezes por ano e o cão vai a espumar-se o gradeamento todo. E não é o único nas redondezas.

Agora só tenho a pitbull e quando há situações de perigo tento evitar o confronto mas se não der tiro-lhe o açaime. Não me vou meter no meio porque se ela não se desenrasca muito menos eu. E também não a vou deixar com açaime para não se conseguir defender.

Pena msmo é os animais terem que «pagar» pela incompetência dos donos.... mas já são muitas vezes a «fazer de vítima»...
Se até aqui tentei evitar o confronto entre os animais e temos saído a perder, pondero ter que mudar a estratégia....
Pior não será....espero eu.

Havendo mordida a cães e pelos vistos a pessoas dá direito a queixa na polícia. Já o teria feito.

Em relação aos meus encontros com outros cães sem trela.
A partir do momento que não há trela a responsabilidade de qualquer evento cai no dono do cão sem trela. Posto isto, por aqui o pessoal sai com cão, trela e verga ou tronco. Em caso de confronto é bater até o outro cão largar e dar espaço, normalmente sobre o olhar indignado mas apático do outro dono.

Bater em velhinhas é moralmente complicado, arrebentar com o focinho de mais um pseudo dono dá direito a chatices com a justiça, por isso as opções não são muitas. Ou se defende o nosso cão ou deixa-se o cão defender por ele próprio...

https://www.facebook.com/notes/its-...a-a-correr-na-direcção-do-meu/306724929347102

Esta Claudia Estanislau está cada vez mais anormal, desculpa lá....

Só quem não tem nem nunca teve "encontros imediatos" com outros cães SOLTOS na rua é que acredita que atirar um pedaço de comida irá resultar numa situação destas...[8b] Ou pior, causar uma disputa por comida com o nosso cão, que é ainda mais bonito de se ver....:sh)

Depois as soluções que ela apresenta se "o cão não parar" parecem-me absurdas, não resolvem a ponta dum corno, a única coisa que resulta é, das duas uma, se o cão vem com respeito e calmamente, então aí é possível relaxar a trela e permitir que se cheirem, ou se o cão vier como veio um ter connosco no sábado passado, em passo de corrida, no meio de imensa gente no centro da cidade, de tal modo intempestivo que a sorte, mas mesmo muita sorte dele foi eu ter cadelas educadas, mas de tal modo intempestivo que bateu com o peito no flanco da minha cadela, mas nestes modos o mais certo é haver ali uma briga imediata, aliás, se o meu macho fosse vivo, garanto que tinha havido molho, e não ia correr bem para o lado dele... nem tempo tivemos para nos colocarmos entre as cadelas e o cãozinho educadinho e solto....

Portanto, ou se tem cães extremamente educados, e as minhas já o provaram ser, ao ponto de uma vez uma cadela westie ter vindo em direcção à minha cadela e lhe ter mordido uma pata traseira, e a única coisa que a dona fez foi gritar "AI MEU DEUS..." em vez de prender a cadela, e a minha cadela não lhe ter mordido, essa nem eu sei bem como, ou então vão corridos ao pontapé... lamento, mas primeiro estão os meus.

Ah, e andar com frango cozido ou fígado ou fiambre ou queijo nos bolsos para encher o bandulho a cães deseducados e de donos irresponsáveis, isso é que era bom.... às vezes nem para mim tenho fiambre ou queijo quanto mais para dar a cães dos outros...[8b]

Edit:

Não resisto a largar uma gargalhada com esta frase:

"se você colocar o seu corpo para a frente com uma mão esticada como num sinal de stop o mais provável é o outro cão accionar os travões e desviar-se de si."

[:)][:)][:)]

Depois o cão não pára e ela vai dizer que o não cão estudou bem o código da estrada....[:)]

É óbvio que o cão se desvia, e não tem a ver com o "stop" ou com a nossa mão, tem a ver com o facto do ÚNICO objectivo do cão é atingir o nosso e/ou eventualmente atacar o nosso, daí ele se desviar do "obstáculo", ou seja, de nós, portanto isto é para lá do ridículo....

Aliás, os treinadores exclusivamente positivistas NÃO REABILITAM CÃES AGRESSIVOS, isto é ponto assente, já testemunhei vários casos que foram RECUSADOS por treinadores positivistas porque o cão tinha problemas de agressividade graves. O caso do "Mandela" ou "Zico" foi só show off, aquele cão NUNCA foi agressivo, portanto é mais um caso para rir...

Last edited:
Aconteceu-me três vezes.
Se na primeira a minha cadela (BD Francês) apanhou o outro pelo pescoço e parou ali a festa.
Nas outras duas foi à má fila, e foi tão simples como (e isto depende da pessoa) agarrar nos c*lhões ao outro cão e torcer. Esquecem-se logo em que planeta estão e dão dos 0 aos 100 em 2 segundos. (quem tiver nojo da tomatada, um biqueiro bem assente também resulta)
Gosto muito de animais mas primeiro estão os meus.

Bem, o que faço (já tive de usar) é dar uma bela chapada na zona do ouvido, os cães perdem o equilíbrio, ficam desorientados e param o ataque, resulta sempre e não magoa o animal.
Se for demasiado arriscado, um pontapé nas costelas com força suficiente para doer e talvez partir uma ou duas também resulta, sem risco de vida para o agressor. Essa usei uma vez contra dois filas brasileiros que atacaram minha caniche à porta de casa. Minha vizinha, dona dos cães, não gostou muito mas mal abriu a boca teve de ouvir.

Mas claro que a dica da comida apetitosa até deve reabilitar o cão [:)]

Eu geralmente solto a minha cadela quando vejo alguma situação de possivel conflito, ela sabe resolver as coisas em 99,9% das vezes - dá todos os sinais, tanto de que não quer confusão, como de quando começam a ultrapassar os limites.

Até hoje o único problema que tive foi com uma dona de um cachorro dominante a mal educado. A dona achava muita piada ao seu cãozinho histérico, que andava a correr, aos encontrões e a parar com as patas dele em cima do lombo da minha cadela. Ela deu-lhe todos os sinais, 1, 2 e 3 vezes, até que se passou e pô-lo no sitio com uma "moridela psicológica" (ladra e morde no ar bem perto), o cachorro assustou-se e ganiu (mas ela não lhe tocou).

A partir daí a dona ficou histérica (aos berros) porque o seu cãozinho querido tinha sido violentamente mordido (passou 10 minutos a revistar o cão à procura da mordidela). Ainda lhe tentei explicar que ela não o tinha mordido mesmo (apenas avisado de uma forma mais vimente) e que toda a interação era um comportamento normal, porque ela não estava a gostar da dominância dele e que o avisou de várias formas antes. Mas como só recebi mais gritos e esterismo deixe-lhe só um cartão do trabalho com telemóvel e disse que se encontrasse alguma coisa que me ligasse.

Back