Tópico sobre cães.

Boa Páscoa!

1600985_624716320948798_7842041987915315778_n-1.jpg

Hoje foi dia de brincadeira, mais uma vez. Bolas e bolas e corridas e mais corridas.

SAM_4076.jpg

SAM_4079.jpg

Aqui o Twiky a aproveitar o sol:

SAM_4080.jpg

SAM_4089.jpg

E a Petra na "praia":

SAM_4103.jpg

Já não vinha aqui escrever sobre o Scott há algum tempo!

No dia 17/02/2014 veio um novo membro cá para casa (a nossa filhota) e desde então o Scott desaprendeu uma série de coisas e apanhou maus hábitos! É como quando se tem um filho mais novo, o mais velho fica ciumento!

Era muito raro urinar em casa à noite/madrugada, agora urina, defeca e por vezes vomita; :( :confused:
Pequenas ausências nossas durante o dia, resultam em urina;
Habituou-se a roer as patas da frente e uma traseira;
Desaprendeu alguns dos truques que lhe ensinei;
Tem mais dificuldade em obedecer às ordens (está mais teimoso);
Está mais conflituoso com os outros cães;

É estranho porque continuamos a dar-lhe atenção e até acabamos por passar mais tempo com ele em casa (licença de maternidade/paternidade, férias), quando antes estava sozinho. Continuo a dar passeatas e corridas com ele, continuo a promover a disciplina e obediência, continuo a brincar com ele, alimenta-se bem, escovo-o e cato-o regularmente e deixo-o cheirar todos os dias a minha filhota...

Por vezes passa agora mais tempo com os avós e tio que lhe permitem outro tipo de liberdade e... desobediência. Noto quando os avós falam à filhota e por usarem algumas expressões que usavam com o Scott, que ele se sente meio confuso e tenta procurar e meter-se para ser ele a receber os mimos (ciumes). O mesmo para outras pessoas que nos visitam cá casa. Intervenho sempre para afastá-lo e depois digo às pessoas para lhe fazerem festas.

Têm sido mais complicados estes últimos tempos. Os disparates à noite/madrugada é o pior. A bebé acorda/chora quase todas as madrugadas e deve ser aí que ele faz as asneiras...
Brinco sempre com ele antes de irmos dormir e vou à rua com ele entre as 21h-22h (habitualmente vamos dormir às 23h-23h30)...
De manhã confronto-o com o que fez, reprimo-o e "bato-lhe" com a ponta dos dedos e ponho-o de castigo durante uns tempos num espaço exíguo.
Como seria de esperar, algum do tempo disponível é agora partilhado entre ela e ele. Continua a poder circular pela casa toda, mas sou mais limitativo com ele quando a bebé está num local mais vulnerável ou a dormir...

Os passeios são cada vez mais feitos com trela. No outro dia sem que nada fizesse prever, ia no passeio atrás de mim e mandou-se para o meio da estrada. A sorte é que o carro ia mesmo muito devagar e só lhe acertou de raspão com a roda traseira.
Tenho dificuldade em que ele me obedeça quando anda solto, principalmente quando vê outros cães, ou quando embirra que tem que estar a cheirar/lamber o chão durante 5m...

Hoje foi à tosquia e a tosquiadora perguntou o que se tinha passado com o Scott, porque notou o comportamento ele muito diferente. Muito impaciente, ladrou, uivou e não parou quieto...

CIMG0482_zps39cf504f.jpg

Dogzilla, comprei há umas semanas um arnês igual a este para o meu bicharoco. Tem estado a resultar, praticamente não puxa e tem menos tendência para andar a cheirar o chão (é quando arrasta-me).

Usava antes um halti, dos que passam pelo focinho, mas parecia ser muito desconfortável. O cão muitas vezes vinha frustrado da rua e toda gente confundia aquilo com um açaime, o que assustava a maioria das pessoas.

Tenho algum receio é que fique a roçar e arranque pêlos. Ele tem quase um mohawk no peito.
Já usas há muito tempo? que tal tem sido?

Ficam duas do fim de semana no Douro :)

10171117_10202883906277307_4816120086889897246_n.jpg

10172705_10202883925077777_7851182883680212881_n.jpg

Mazzeo, compreendo perfeitamente a situação. Eu também tenho um Halti desses e na minha opinião era mesmo desconfortável para o cão (por vezes o Twiky ficava com a marca do Halti no focinho). Já para não falar nas bocas que se ouvem de quem não sabe o que diz.

Para além disso o Halti não permite alguma da liberdade que é necessária para o cão poder cheirar o que o rodeia (é muito importante que o faça).

Este peitoral já tem uns meses. Noto que o pêlo está ligeiramente cortado na parte da frente (nos "ombros") e muito cortado nas axilas.

Tenho evitado usá-lo nestes últimos tempos precisamente por isso.

Mas sim, nota-se uma grande diferença no que toca a puxar (sem fazer milagres).

Tens um cão muito bonito, é um setter ​Irlandês?

Obrigado, é um setter sim :)

A parte das bocas irrita-me um bocado, cheguei a descascar a porteira do prédio da minha namorada que começou a dizer que maltratávamos o cão.

O meu puxa muito, já teve treino de obediência mas foi quase inútil nesse aspecto :/
Comigo ainda se controla, mas com minha namorada é impossível.

Boas,

A minha cadela com 2 anos, uma pequena rafeirinha, teve 5 crias este sábado (desmazelei com a castração, já não fui a tempo:sh)). Como sei que andam cá alguns experts em cães, tenho algumas dúvidas que se calhar podem ser esclarecidas.

A mãe e os pequenitos parecem estar de saúde, tudo normal.

Hoje a minha esposa reparou que eles têm uns bichitos no pêlo, serão pulgas ou algo assim?

Eles podem tomar banho com tão poucos dias ou usar algum tipo de produto?

Algum tipo de cuidado especial com as crias, ou a mãe tem aquilo controlado[:cool:]?

A partir de que idade tenho que os levar ao vet?

Eu sei que tenho que ir ao veterinário, mas é só para ter já uma ideia. Se puderem ajudar, agradeço.

Abr

E o que fazer quando os veterinários têm opiniões diferentes?
Um veterinário disse-me que é melhor esterilizar a cadela antes do primeiro cio, outro disse-me que era melhor depois de a cadela ter o primeiro e um terceiro ainda me disse que é melhor depois da cadela ter mais de uma ano...agora não sei o que fazer pois a minha ideia inicial era fazê-lo antes do primeiro cio, quando ela teria mais ou menos 6 meses...
Alguma opinião por aqui?

Um veterinário disse-me que é melhor esterilizar a cadela antes do primeiro cio, outro disse-me que era melhor depois de a cadela ter o primeiro e um terceiro ainda me disse que é melhor depois da cadela ter mais de uma ano...agora não sei o que fazer pois a minha ideia inicial era fazê-lo antes do primeiro cio, quando ela teria mais ou menos 6 meses...
Alguma opinião por aqui?

Apenas como opinião:

A minha foi 'esterilizada' (ovariohisterectomia) depois do primeiro cio, aconselhado pela veterinária. A razão foi que depois do primeiro cio já teria desenvolvido completamente os órgãos reprodutores.

Apenas como opinião:

A minha foi 'esterilizada' (ovariohisterectomia) depois do primeiro cio, aconselhado pela veterinária. A razão foi que depois do primeiro cio já teria desenvolvido completamente os órgãos reprodutores.

Obrigado pela opinião, ando um bocado confuso, uns dizem que antes do primeiro cio é melhor para prevenir futuras doenças...

Obrigado pela opinião, ando um bocado confuso, uns dizem que antes do primeiro cio é melhor para prevenir futuras doenças...

Companheiro

A minha experiência são três cadelas de raças completamente distintas, esterilizadas após o primeiro cio (duas delas até já tinham tido ninhadas).

Um abraço

ny12xx

Last edited:
Boas,

A minha cadela com 2 anos, uma pequena rafeirinha, teve 5 crias este sábado (desmazelei com a castração, já não fui a tempo:sh)) - Até ao parto vai-se sempre a tempo - . Como sei que andam cá alguns experts em cães, tenho algumas dúvidas que se calhar podem ser esclarecidas.

A mãe e os pequenitos parecem estar de saúde, tudo normal. - Começa (já devias ter começado) a dar ração de cachorro à mãe, uma boa ração de cachorro.

Hoje a minha esposa reparou que eles têm uns bichitos no pêlo, serão pulgas ou algo assim? - Se a mãe tem pulgas, é normal que as crias tenham pulgas.

Eles podem tomar banho com tão poucos dias ou usar algum tipo de produto? - Não não podem tomar banho, com menos de 4 semanas não lhes podes pôr nada, fala com o vet sobre o controlo das pulgas NA MÃE.

Algum tipo de cuidado especial com as crias, ou a mãe tem aquilo controlado[:cool:]? - Nada, a mãe toma conta de tudo, só tens de ter cuidado e ver se a mãe tem leite que chegue para todos, se não tiver, vais ter de os amamentar à mão.

A partir de que idade tenho que os levar ao vet? - Fala com o vet e pergunta-lhe isso mesmo, começa com uma desparasitação, mas o vet irá esclarecer-te melhor do que qualquer pessoa.

Eu sei que tenho que ir ao veterinário, mas é só para ter já uma ideia. Se puderem ajudar, agradeço.

Abr

E já agora aproveita e esteriliza a mãe....
Alguma opinião por aqui?

Lê e tira as tuas conclusões: http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTermHealthEffectsOfSpayNeuterInDogs.pdf

Texuga; Lê e tira as tuas conclusões: [url said:
http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTermHealthEffectsOfSpayNeuterInDogs.pdf[/url]

Obrigado pela informação, logo já leio o documento.

Back