Tópico sobre cães.

Acho que a questão nem é tanto o dar uma ração melhor ou mais fraca, cada um dá mediante as possibilidade e hoje em dia já existem rações bem razoáveis a preços acessíveis.

Há muita boa gente que anda a comprar rações fracas/medianas a preços premium, só porque passa na TV, aparece nas revistas, etc... É mais nesse sentido que se tenta aqui alertar as pessoas.

Se já estão a pagar caro, então que o dinheiro seja bem empregue numa ração realmente boa. Vejo bastante gente nas caixas do hipermercado a pagar pequenos balúrdios por Purina One, quando por menos ou preço semelhante, tinham rações muito superiores em tudo.

Os donos de cães ( e eu tenho dois...) por vezes esquecem que os seus bichos, geneticamente, estão preparados para comer tudo. Comer só ração, por muito premium que seja, não garante saúde. Regularmente dou peixe crú ou cozido aos meus, dou-lhe sobras de carne do talho, seja crua ou cozida, dou-lhes ossos verdadeiros para roerem porque é isso que os organismos deles estão preparados para processar.

Alguém já participou em exposições? Em Novembro queria levar a pastora a monográfica mas nao sei nada sobre apresentação ou o que fazer dentro do espaço muito menos sobre que trela/coleira usar

Royal Canin não, não e não... Se têm dinheiro para Royal Canin, têm dinheiro para Orijen, Acana, Taste of the Wild, Nutram, Naturea e companhia, que são imensamente melhores, mais ricas em tudo (vitaminas, ácidos gordos, minerais, glucosamina, etc), e com ingredientes de melhor qualidade.

Comprar rações mais baratas quando não há possibilidade financeira de dar melhor, tudo bem, o amor aos nossos animais não se mede pela ração que se dá. Mas, se é para estar a pagar caro, então compra-se algo que realmente valha isso e a Royal Canin é só marketing, o preço anda muito acima e não se reflecte nos ingredientes usados.

De salientar que, não tenho nada contra a Royal Canin nem sou vendedor de rações com interesses por trás. A Royal Canin até seria uma ração razoável se tivesse um preço condizente com o que vem lá dentro, não a custar 60€ o saco.

Deixa ver, a clínica onde ele trabalha vende Royal Canin, estou certo?
[:D]

A primeira vez que levei o meu ao veterinário também me tentaram impingir logo Royal Canin, era uma ração mágica, a melhor do mundo. Eu gentilmente disse que já estava servido.
Por acaso concordo em parte com isso da Royal, e em parte porque o meu ex-vet(foi para o Brasil infelizmente) ao gato da minha esposa recomendou uma ração(o gato era esquisito e só comia ração mesmo) que lhe fez muito bem a um probelma urinário que ele tinha, chegou-se a experimentar várias antes e só essa resultou muito bem.

Cães que comem rações caras não morrem. E só vão ao veterinário levar vacinas.
O meu que o diga :) só vai mesmo para as vacinas... tenho um vizinho que tem um cão um pouco mais novo que o meu, e dá royal canin, um dia viu os dentes do meu ficou espantado com o estado, depois mostrou os do cão dele, estava com bastante cárie? (estava com mau aspecto), deverá ser a fraca qualidade da ração ? creio que sim.

Outra coisa, o meu cão às vezes faz uns barulhos bem estranhos na barriga ? aquilo é normal ?
Ouve-se bastante [:D] O que se passará lá para dentro...

Alguém já participou em exposições? Em Novembro queria levar a pastora a monográfica mas nao sei nada sobre apresentação ou o que fazer dentro do espaço muito menos sobre que trela/coleira usar

O melhor que tens a fazer é ires a algumas apenas como espectador primeiro para veres como se processa tudo e só depois levares a cadela. É algo que já deveria ter sido feito, aliás.

O meu próximo cachorro vai ser algo assim

dogue_de_bordeaux_tess_7_weeks_old_puppy_by_frenchbulldogfan-d5h9pow.jpg

Cães que comem rações caras não morrem. E só vão ao veterinário levar vacinas.

Mais uma vez parece teres lido o meu post na vertical. Ninguém aqui fez apologia de rações caras ou baratas. apenas alertei que lá por o pelo estar bonito, as fezes consistentes etc, não é sempre como a Texuga diz sinónimo de uma boa ração.
Os efeitos das rações na saúde animal só são na maior parte dos casos visíveis a longo prazo.

No meu labrador, dei Royal Canin labrador junior enquanto foi junior, depois passei para Pedigree de vaca porque 70 euros por um saco de Royal Canin em loja fisica doi um bocado, ainda assim ao fim de 8 compras davam 1 saco de borla. Agora come Pedigree deste:

00472456_320_252.jpg

Ele gosta (mas tambem ele gosta de tudo, é um labrador [:D]) e as fezes estao normais.
De vez em quando no Jumbo tem saco de 15 kgs a 19.99, vou hoje ver se tem.

Mais uma vez parece teres lido o meu post na vertical. Ninguém aqui fez apologia de rações caras ou baratas. apenas alertei que lá por o pelo estar bonito, as fezes consistentes etc, não é sempre como a Texuga diz sinónimo de uma boa ração.
Os efeitos das rações na saúde animal só são na maior parte dos casos visíveis a longo prazo.

Eu não li na diagonal.

Não há nada que me diga que uma ração cara a longo prazo seja melhor que uma barata.

Como não há nada que diga que um iogurte do Continente faça pior que um da Danone.

É tudo muito relativo e dizer que faz melhor porque é caro não é argumento.

Aqui vão os meus três mosqueteiros:

Tim (nome geracional, este já é o 3º!) - tem 5 anos e é um cão de gado transmontano. É um autêntico senhor, mas extremamente territorial, e a seguir aos donos é ele quem manda. Quando sai à rua comporta-se lindamente, estranhos e outros cães simplesmente ignora-os, tanto que até uma criança o consegue passear.

124873d1409411944-topico-sobre-caes-dsc03554.jpg
DSC03554.jpg
124874d1409411948-topico-sobre-caes-dsc03530.jpg
DSC03530.JPG

Pepe - tem 4 anos e é um Serra da Estrela de pêlo curto. É também muito territorial e não perde uma chance para querer mandar, o que por vezes causa desavenças com os outros. No passeio tem reacção oposta ao cgt, é muito curioso com outros animais e quer ir ter com eles. tem um rastilho muito curto, e parte facilmente para a luta se outros cães o provocarem.

124875d1409412531-topico-sobre-caes-dsc03535.jpg
DSC03535.JPG

Oscar - tem 2 anos e é um rafeiro. Outro que também é muito territorial, ou não fosse macho! Acredita que por ser amigo do cgt também pode mandar, por isso está quase sempre a barafustar com o serra da estrela, com quem tem um temperamento semelhante, mas menos reservado e mais amigável.

124876d1409412800-topico-sobre-caes-cam00059.jpg
CAM00059.jpg

aqui umas fotos com o Oscar dias depois de estar cá em casa. Foi logo lançado às feras, e o serra desde logo não o largava e estava sempre a cheirar. O cgt simplesmente ignorava-o e afastava-se dele, parecia que tinha medo...mas uma semana depois e já eram os melhores amigos.

124877d1409413151-topico-sobre-caes-dsc08479.jpg
DSC08479.JPG
124878d1409413167-topico-sobre-caes-dsc08467.jpg
DSC08467.JPG

Quando saem à rua andam sempre de trela, não vá o diabo tecelas...só o mais pequeno às vezes sai à socapa para dar uma volta à beira de casa.
Apesar de territoriais, são dóceis com crianças e nunca tive problemas, no entanto o cgt é o que me dá mais confiança, e apesar do porte não é muito bruto.

Last edited:
Eu não li na diagonal.

Não há nada que me diga que uma ração cara a longo prazo seja melhor que uma barata.

Como não há nada que diga que um iogurte do Continente faça pior que um da Danone.

É tudo muito relativo e dizer que faz melhor porque é caro não é argumento.

Acho que é lógico que se uma ração é diferente da outra nos seus constituintes, isso irá ter um efeito a longo prazo (bom ou mau não interessa) num animal.

Ou achas que se fizeres durante anos uma alimentação à base de leitão é igual a fazeres uma à base de galinha?

Acho que é lógico que se uma ração é diferente da outra nos seus constituintes, isso irá ter um efeito a longo prazo (bom ou mau não interessa) num animal.

Ou achas que se fizeres durante anos uma alimentação à base de leitão é igual a fazeres uma à base de galinha?
Claro que há diferenças. Agora só resta saber se são melhores ou piores. Uma ração cara até pode fazer pior.

O que sei é que cães que comem comida cara também tem problemas.

E marcas como a Royal Canin com a publicidade e eventos que fazem tem que meter uma boa margem na ração. Mas há quem queira pagar por isso.

Os donos de cães ( e eu tenho dois...) por vezes esquecem que os seus bichos, geneticamente, estão preparados para comer tudo. Comer só ração, por muito premium que seja, não garante saúde. Regularmente dou peixe crú ou cozido aos meus, dou-lhe sobras de carne do talho, seja crua ou cozida, dou-lhes ossos verdadeiros para roerem porque é isso que os organismos deles estão preparados para processar.
A minha cadela come ração e de vez em quando fruta e vegetais.

Conheço um criador bastante conhecido que me disse que dava aos cães dele hambúrgueres de frango crús. Os frangos eram triturados sem a pele mas com os ossos. Depois de tudo devidamente triturado eram feitos os hambúrgueres que depois dava aos cães...

E porque é que eu fui aqui tida ou achada se nem cá andava???:sh)

Eu ando fartinha deste tipo de discussões, o meu último dobermann morreu com 14 anos, isto diz alguma coisa penso eu... Vocês perdem tempo a mais com estas teorias de nutricionistas caninos, eu limito-me a viver e a desfrutar dos meus cães o mais que posso, dar-lhes o melhor que posso e sei e a fazer tudo por eles.

A minha pastora alemã na Sexta-Feira tocou com o focinho em óleo dos carros, mas foi só tocar porque a puxei logo para trás. Vim passar o fds fora e a minha mãe ligou-me à pouco a dizer que ela está com vómitos e diarreia bastante liquida, será do óleo?

Ela também foi desparasitada e levou a vacina da raiva e o chip na sexta, pode ser de alguma dessas coisas? Outra coisa que a minha mãe disse é que ela tem a boca cheia de sangue da mudança de dentes, diz que lhe está a sair sangue de 3 dentes de cada lado mas pelo que ela diz sai mesmo muito porque ela tenta morder algo e fica tudo cheio de sangue!!

Será que os vómitos e diarreia serão de algo disso? Devo levá-la ao vet ou esperar mais um pouco a ver se passa?

Back