Troca de carro - 318d -> ??

Dizer que uma Mercedes, Audi ou BMW, tem tanta tecnologia ou inovação como qualquer outra marca... Qual marca? Renault, Toyota... Ford?

É certo e sabido que isso não é verdade, é exagero. Uma Mercedes é factualmente mais evoluída, mais tecnológica e inovadora que uma Renault ou Skoda.

Mesmo no desporto... A Audi aos anos que limpa LeMans, a Mercedes tem enorme presença neste momento na Formula 1, a BMW nos GTs...
Para ser muito honesto, não é preciso pensar muito para me lembrar de três ou quatro marcas que, de facto, fizeram mais avanços tecnológicos e que contribuíram mais para o automóvel que essas três alemãs.

Dizer que uma Mercedes, Audi ou BMW, tem tanta tecnologia ou inovação como qualquer outra marca... Qual marca? Renault, Toyota... Ford?

É certo e sabido que isso não é verdade, é exagero. Uma Mercedes é factualmente mais evoluída, mais tecnológica e inovadora que uma Renault ou Skoda.

Mesmo no desporto... A Audi aos anos que limpa LeMans, a Mercedes tem enorme presença neste momento na Formula 1, a BMW nos GTs...

Eu não disse que marca x ou y era melhor ou pior que a outra, muito menos que os alemães são mais ou menos avançados tecnologicamente, até porque mais uma vez é difícil de quantificar a tecnologia. É necessário recorrer à história do automóvel, ao registo de patentes...

Quanto ao exemplo do desporto parece-me um bocado infeliz, pois Audi já não limpa Le Mans (nem participa), e a última vez que o fez já não foi por ter o carro mais evoluído, além disso Le Mans é apenas uma prova do campeonato WEC. Na F1 o domínio da Mercedes é relativamente recente, pois só entraram a sério desde 2010, e começaram a dominar desde que introduziram os motores 1.6 turbo. Mesmo que há muitos mais anos sejam fornecedores de motores, a verdade é que há marcas com maior domínio histórico, e sucesso tanto em motores atmosféricos como turbo.
Mas desporto automóvel é muito mais que F1 e WEC.

Estás enganado, não vês que premium é um ford fiesta com os seus plásticos rijos a ranger e bancos com revestimento que mais parece carpete dos marroquinos[:D]

Não sei se tens carro, se tens carta, ou se existes sequer.
Mas se é "status" que preocupa, também tenho aqui um Bugatti, pena ser à escala 1:18 [;)]

Para ser muito honesto, não é preciso pensar muito para me lembrar de três ou quatro marcas que, de facto, fizeram mais avanços tecnológicos e que contribuíram mais para o automóvel que essas três alemãs.

brknrss, não é nada contra ti,
Se faz comichão a muita gente uma marca simples e corriqueira dar grandes contributos para o desenvolvimento do automóvel, cá vai:

http://www.history.com/this-day-in-history/fords-assembly-line-starts-rolling

agora deixem-se de mer***, umas inventam umas coisas, outras outras.

Não sei se tens carro, se tens carta, ou se existes sequer.
Mas se é "status" que preocupa, também tenho aqui um Bugatti, pena ser à escala 1:18 [;)]

Isto aqui é como pescar robalinho num lago a secar[:D] Deixa-me adivinhar, tens um fiesta e serviu-te a carapuça[;)]

Realmente comparar um simples fiesta a um BMW Serie 3 é como comprar vinho de pacote no lidl e 1€ e pouco o lt e achar que todos os dias bebe grand cru[:D]

Isto aqui é como pescar robalinho num lago a secar[:D] Deixa-me adivinhar, tens um fiesta e serviu-te a carapuça[;)]

Realmente comparar um simples fiesta a um BMW Serie 3 é como comprar vinho de pacote no lidl e 1€ e pouco o lt e achar que todos os dias bebe grand cru[:D]

Deixa-me adivinhar, vais fingir que não viste o meu perfil, tu ou o teu nick original [;)]

Quanto ao vinho, é de colheita actual ou reserva de mil novecentos e troca o passo? [:D]

Não, nem por isso.

Assim muito resumidamente,

Citroen:
- a primeira a usar a tracção dianteira
- inventou a suspensão hidropneumática

Lancia:
- a primeira a criar um chassis monocoque
- a primeira a usar uma transmissão de 5 velocidades
- a primeira a usar um motor V6
- a primeira a usar um motor V4
- a primeira a usar um motor duplamente aspirado com turbo e compressor
- a primeira a usar suspensão independente.
- a primeira a usar um aileron/spoiler eléctrico

Fiat:
- a primeira a usar um sistema de injecção directa com turbo de geometria variável
- inventou o common-rail (depois vendido à Bosch, tal como o @msantos mencionou)
- a primeira a desenvolver um sistema electrohidráulico de controlo das válvulas de admissão (multiair)
- a primeira a desenvolver um sistema common-rail de múltipla injecção (multijet)

Alfa Romeo:
- a primeira a desenvolver o turbo de geometria variável
- a primeira a usar um sistema VVT
- a primeira a usar um bloco de alumínio
- a primeira a usar dupla árvore de cames

E tenho a certeza que há muitas mais marcas que supostamente não são "premium" mas que contribuíram muito mais que as premium para o conceito de automóvel que actualmente faz parte do nosso quotidiano.
Mas epá, pelo menos em marketing os "premium" são muito bons. [:D]

Eu não disse que marca x ou y era melhor ou pior que a outra, muito menos que os alemães são mais ou menos avançados tecnologicamente, até porque mais uma vez é difícil de quantificar a tecnologia. É necessário recorrer à história do automóvel, ao registo de patentes...

Quanto ao exemplo do desporto parece-me um bocado infeliz, pois Audi já não limpa Le Mans (nem participa), e a última vez que o fez já não foi por ter o carro mais evoluído, além disso Le Mans é apenas uma prova do campeonato WEC. Na F1 o domínio da Mercedes é relativamente recente, pois só entraram a sério desde 2010, e começaram a dominar desde que introduziram os motores 1.6 turbo. Mesmo que há muitos mais anos sejam fornecedores de motores, a verdade é que há marcas com maior domínio histórico, e sucesso tanto em motores atmosféricos como turbo.
Mas desporto automóvel é muito mais que F1 e WEC.
O que disseste foi um exagero, se não vês onde essas marcas são de facto mais evoluídas que uma grande maioria, é uma posição tua, mas não é a realidade.

Claro que há melhores, certo, mas essas 3 estão de facto no topo. Dizer que não vês onde está a superioridade dessas marcas em termos tecnológicos, know how, etc, mesmo até em presença no desporto automóvel é... Estranho.

Não, nem por isso.

Citroen:

Lancia:

Fiat:
- a primeira a usar um sistema de injecção directa com turbo de geometria variável
- inventou o common-rail (depois vendido à Bosch, tal como o @msantos mencionou)
- a primeira a desenvolver um sistema electrohidráulico de controlo das válvulas de admissão (multiair)
- a primeira a desenvolver um sistema common-rail de múltipla injecção (multijet)

Alfa Romeo:

E tenho a certeza que há muitas mais marcas que supostamente não são "premium" mas que contribuíram muito mais que as premium para o conceito de automóvel que actualmente faz parte do nosso quotidiano.
Também posso fazer uma lista dessas para aquelas 3 marcas.

E então? Vais dizer que uma Citroen tem mais tecnologia que um Mercedes? Neste momento? Não tenham palas...

Tecnicamente, o conceito de carro provém da Mercedes.... Acho que chega como maior inovação, digo eu.

Última edição:
Também posso fazer uma lista dessas para aquelas 3 marcas.

E então? Vais dizer que uma Citroen tem mais tecnologia que um Mercedes? Neste momento? Não tenham palas...

Tecnicamente, o conceito de carro provém da Mercedes.... Acho que chega como maior inovação, digo eu.
É bom que tenham todas essas tecnologias pipi para a geração smartphone, quando estás a conduzir um motor tricilíndrico ou um diesel da Renault.

É bom que tenham todas essas tecnologias pipi para a geração smartphone, quando estás a conduzir um motor tricilíndrico ou um diesel da Renault.
Bem, podemos falar da Lancia. Qual o seu modelo novo?

Ou quais dessas marcas tem algo a par do Maybach S650, AMG GTR... Ou um 760I, ou R8 V10 Plus...

Enfim, chega a um ponto que é só mostrar comichão, de resto, é conversa da treta.

Lancia:
Só não conseguiram foi resolver o problema da ferrugem... [:D]

Nota: o meu primeiro carro foi um Lancia e deixou muitas saudades

Sei que vou fazer offtopic, mas a discussão está acesa e interessante, e diz-se que as japonesas "copiam" tecnologias ou inovações fiáveis e passam a utilizá-las, e isso é boa parte do seu sucesso.

Há uma lista de inovações das que se têm apresentado para alguma das japonesas?

Disclaimer: não há nenhum tipo de vontade de fazer picardia, eu é que não sei o suficiente de automóveis.

Não, nem por isso.

Citroen:

Lancia:

Fiat:

Alfa Romeo:

Pronto, e agora vai estudar um tal de senhor Béla Barényi, que com as suas dezenas de patentes na área da segurança automóvel é hoje um dos principais responsáveis por hoje andares num carro seguro. E, já agora, inclui na tua pesquisa ver quem era o "patrão" dele. Só um exemplo... [;)]

O que disseste foi um exagero, se não vês onde essas marcas são de facto mais evoluídas que uma grande maioria, é uma posição tua, mas não é a realidade.

Claro que há melhores, certo, mas essas 3 estão de facto no topo. Dizer que não vês onde está a superioridade dessas marcas em termos tecnológicos, know how, etc, mesmo até em presença no desporto automóvel é... Estranho.

É impressionante a tua capacidade de por palavras na boca dos outros, enfim.
mas posso-te dizer uma marca que neste momento está à frente de todas as outras: Tesla.

Quanto a desporto automóvel, diz-me em que áreas é que historicamente os alemães se superiorizam a franceses, italianos ou mesmo ingleses?
Tirando a Porsche (que nem sequer referiste) e que além de competições variadas é a referência do WEC, não há nenhuma outra que seja referência num desporto, com uma presença massiva, não é esse o seu ADN. Quando o foi, foi somente por um tempo pouco prolongado, como os casos da Audi no Grupo B e no WEC desde 2000, a mercedes desde há poucos anos para cá na F1, a VW no Dakar com o Touareg e mais recentemente no WRC e agora no rallycross, ganham fortemente, mas rapidamente saltam fora.

Voltar
Superior