AstonM
Well-known member
Quando os bancos são muito baixos dificulta sim.
Mas tenho reparado que principalmente as senhoras de baixa estatura e perna corta, quando vão para sair de Suv's e mais ainda se estes tiverem os bordos laterais dos bancos muito pronunciados, quando vão para meter o pé no chão... onde está ele...[] não chegam lá e têm de se mandar para baixo.. E isto já assisti mesmo num pequeno VW T-Cross.
O problema para pessoas com alguma idade e mobilidade mais limitada tanto pode acontecer com carros baixos, como com carros altos. Depende da fase da vida em que se encontrem (fisicamente falando).
A minha avó, já falecida, entre os seus 85 e 95 anos e com problemas de mobilidade, sempre preferiu entrar e sair do Golf VI, Série 1 e Mini R56 do que da Série 2 Active Tourer ou i3 que são carros mais altos.
Os meus pais, na casa dos 70s e com cerca de 1.65m de altura, vejo-os com dificuldade a entrar e sair do meu Série 1, mas a Série 2 Active Tourer estava no ponto.
Quando nos últimos tempos andei a ver carros com o meu pai, apercebi-me que SUV's altos (GLC e XC60 nomeadamente) já causa dificuldade para entrar (subir - exige levantar muito a perna) e para sair (descer - o pé fica sem apoio e tem de dar um micro "salto"). O Macan (elétrico) já tem a altura ao solo e bancos na posição perfeita para a estatura deles.
Relativamente ao dilema... Em termos de motorização, diria que a melhor combinação é o Mercedes. Diesel + plug-in (com 100km autonomia), neste momento, acho que é melhor dos 2 mundos.
Sejam híbridos ou não, a moda de todos os carros serem a gasolina e a desvalorização dos diesel, é um assalto à carteira. Os consumos são altos, principalmente para quem for utilizador frequente de AE.
A Série 5 Touring é muito bonita, principalmente de traseira e 3/4. É um segmento superior e não duvido que seja melhor que o GLC de forma objetiva. Os mais de 5m são um fator contra e confesso que não percebo essa escolha da BMW. Acho que a Mercedes fez uma melhor opção ao manter a Classe E com as mesmas dimensões da geração anterior e, mesmo assim, se tivessem parado nos 4.9m seria o ideal.
A BMW, nos seus modelos plug in, está longe de ter boa fama na fiabilidade, mas também não acredito que seja pior que a tua Volvo que te saiu na rifa. [
Em suma, não duvido que a Série 5 seja um melhor produto que o GLC. Se é a escolha apropriada à tua realidade, só tu saberás. Experimentar os dois modelos, poderá ser decisivo na escolha.