" Tu conduzes como um imbecil "

Fui a Lisboa esta tarde e pude novamente confirmar, "in loco", como se está a conduzir cada vez pior na cidade. Sobretudo pela agressividade e falta de cooperação de muita gente!
Só no acesso das Amoreiras à A5 consegui apanhar 3 situações:
1 - uma tipa num Série 1 que vinha atrás de mim desde o Rato e quase me entrava pela traseira dentro nos arranques dos semáforos, enquanto cantava que nem uma doida dentro do carro. Na bifurcação que está logo a seguir ao cruzamento para Campo de Ourique, ultrapassou-me que nem uma louca num ziguezague para depois irmos atrás de outro carro até ao caracol da entrada na A5;
2 - aí, entra sem fazer sinal ao mesmo tempo que eu vejo pelo retrovisor um articulado da Carris que vinha em plena aceleração, tendo eu que praticamente parar para ele se meter...e parar uns 30m À frente na paragem. Podia perfeitamente ter abrandado, eu entrava e ele metia-se, sem causas entropias no trânsito.
3 - quando estou praticamente parado e para mudar de faixa e ultrapassar o BUS, vem uma C-Max que me aperta e obriga a parar para ela passar e meter-se depois na faixa da direita a uns 40 km/h.
Conduzir em Lx, só mesmo de Pick up velha com "mata-vacas" à frente...

Aí no ponto 2, tens que ceder a passagem, visto teres lá o bacalhau, temos praticamente que cortar o caminho aos ligeiros se não ninguém nos deixa entrar, e tens que contar que vimos numa zona em que se começa a acelerar, se abrandamos estamos sempre sujeitos a que nos entrem pela traseira, se formos por essa ordem de ideias, pelo CE temos prioridade quando saímos de uma paragem, e ninguém nos cede essa prioridade, até aceleram para ficarem à frente, e passado uns metros lá passamos nós e os chicos espertos ficam para trás.

Logo a seguir ao almoço, estou mais ou menos na posição da foto, quando o carro que ia à minha frente, começa a travar, sem que houvesse alguma viatura à frente.

Pensei que estivesse algo na via, mas não, a senhora, queira mudar para a via central, e queria fazê-lo antes da linha contínua, que começa mais ou menos onde está o sinal de 60, e por isso toca de travar quase a fundo, para mudar de via, como se 100 metros depois, não o pudesse fazer.

Passada esta ''madame'', continuo na via da direita, visto que pretendia ao fundo seguir para o IC17.

Nisto, cerca de 200 metros depois, surge do lado direito, vindo da zona comercial, uma outra madame, que sem sinalizar a intenção de mudar de via, começa a vir para cima de mim.

Nada fiz, mantive-me na minha via, quando para meu espanto, começa a mandar sinais de luzes.

Portanto, não sinaliza intenção de mudar de via, e voltou a não o fazer para passar para via central, e ainda acha que eu tinha a obrigação de mudar de via para a madame entrar, quando perde a prioridade.

Até costumo facilitar as entradas, quando sinalizadas, se não sinalizam, aí não entram mesmo.

hoje vinha eu do trabalho e passa um tipo na via da esquerda da via rápida e ultrapassa-me, a seguir uns 2 segundos mete-se à minha frente e segue para outra faixa que entretanto apareceu à direita, que dava lugar para uma outra AE. deu para eu dar um ligeiro acerto à minha condução e vejo que lá ia ele, todo alegre a conversar com o pendura. há cada energúmeno!!! [8b]

Tarde de hoje VCI sentido freixo - Arrábida, parece que as regras mudaram e quem vem na faixa de aceleração pode-se mandar logo para a via e quem nela vem a circular (eu) ou trava ou muda para uma via mais á esquerda (se estiver livre claro).

Tarde de hoje VCI sentido freixo - Arrábida, parece que as regras mudaram e quem vem na faixa de aceleração pode-se mandar logo para a via e quem nela vem a circular (eu) ou trava ou muda para uma via mais á esquerda (se estiver livre claro).

Acho que só podem fazer isso se não derem o pisca! [:D]

Trocou de carrinha...

condu-o.jpg

O video do exemplo que dei umas páginas atrás...

26Out Murtas - YouTube

O toque que ia dando no Daewoo já era culpa minha, distraí-me a ver se a tipa do VW era grossa. Podia conduzir como uma imbecil mas ser grossa. [:D]
Andas com câmara no tabelier?

Se algum dia eu me punha na via da direita .

Lá à frente logo arranjava forma de virar pro campo grande.

Aí no ponto 2, tens que ceder a passagem, visto teres lá o bacalhau, temos praticamente que cortar o caminho aos ligeiros se não ninguém nos deixa entrar, e tens que contar que vimos numa zona em que se começa a acelerar, se abrandamos estamos sempre sujeitos a que nos entrem pela traseira, se formos por essa ordem de ideias, pelo CE temos prioridade quando saímos de uma paragem, e ninguém nos cede essa prioridade, até aceleram para ficarem à frente, e passado uns metros lá passamos nós e os chicos espertos ficam para trás.

Tens razão e eu nem contesto pois sei que tenho que dar prioridade, e também compreendo perfeitamente essa postura dos motoristas face à quantidade de imbecis que andam na estrada e não facilitam a vida a quem conduz um articulado com + de 50 pessoas a bordo e várias toneladas de peso. Só quis referir é que a postura dele foi mais agressiva no sentido de que podia não me ter apertado pois eu já ia em aceleração e tive que travar bastante pois vi que ele não ia ceder e, apesar de eu conseguir passar se mantivesse o andamento, tive logo a perceção que, ao não travar naquele momento, iamos ficar ambos apertados e obviamente teria que ser eu a ter que dar a passagem.
E nas paragens, sempre que possível eu cumpro a lei e deixo o BUS meter-se, exceto naquelas situações em que estão de pisca metido mas ainda está gente a entrar, aí obviamente que não espero e passo.

Como exemplo, na 2ª circular sentido Lx-Benfica, mesmo antes da saída para o Colombo há a faixa de entrada de quem vem da feira da Luz e, muitas vezes quando estou para sair da 2ª circular, levanto o pé e deixo que os que vão entrar se metam e eu saio, ou seja, tornamos a condução mais fluída e evito o apertar e obrigar tanto eu como o outro a travar e a causar problemas nos que vão atrás de ambas as viaturas.

Só para informar, em primeira mão, que depois da abertura da ciclovia do IC19, já se encontra também em funcionamento a ciclovia do Ic17.

Tens razão e eu nem contesto pois sei que tenho que dar prioridade, e também compreendo perfeitamente essa postura dos motoristas face à quantidade de imbecis que andam na estrada e não facilitam a vida a quem conduz um articulado com + de 50 pessoas a bordo e várias toneladas de peso. Só quis referir é que a postura dele foi mais agressiva no sentido de que podia não me ter apertado pois eu já ia em aceleração e tive que travar bastante pois vi que ele não ia ceder e, apesar de eu conseguir passar se mantivesse o andamento, tive logo a perceção que, ao não travar naquele momento, iamos ficar ambos apertados e obviamente teria que ser eu a ter que dar a passagem.
E nas paragens, sempre que possível eu cumpro a lei e deixo o BUS meter-se, exceto naquelas situações em que estão de pisca metido mas ainda está gente a entrar, aí obviamente que não espero e passo.

Como exemplo, na 2ª circular sentido Lx-Benfica, mesmo antes da saída para o Colombo há a faixa de entrada de quem vem da feira da Luz e, muitas vezes quando estou para sair da 2ª circular, levanto o pé e deixo que os que vão entrar se metam e eu saio, ou seja, tornamos a condução mais fluída e evito o apertar e obrigar tanto eu como o outro a travar e a causar problemas nos que vão atrás de ambas as viaturas.

A postura dele e dos demais não foi agressiva. Simplesmente não te facilitou a vida e tu tiveste que amochar.

E sim, a malta dos pesados serve-se do tamanho para de certa forma intimidar e ganhar espaço.

E lembra-te, autocarros há aos montes, carros lá por casa se calhar nem por isso. Adivinha quem fica mais prejudicado?

Há dias ia na via da esquerda da AE atrás de outro carro, com a devida distância de segurança, ali na casa dos 120, "hora de ponta", portanto muito carros nas 3 vias disponíveis. Certa altura chegamos à zona do radar fixo e o carro que ía à minha frente trava para os 90, e de forma algo brusca. Não tivesse eu atento e com margem de segurança (sim, eu sei que é assim que deve ser), tinha-me enfaixado na traseira do outro.

Nunca vou entender, numa zona de 120, travar para 30 kms/h menos. No limite podia dar-se um acidente em cadeia com proporções e consequências trágicas. Haja bom-senso.

Há dias ia na via da esquerda da AE atrás de outro carro, com a devida distância de segurança, ali na casa dos 120, "hora de ponta", portanto muito carros nas 3 vias disponíveis. Certa altura chegamos à zona do radar fixo e o carro que ía à minha frente trava para os 90, e de forma algo brusca. Não tivesse eu atento e com margem de segurança (sim, eu sei que é assim que deve ser), tinha-me enfaixado na traseira do outro.

Nunca vou entender, numa zona de 120, travar para 30 kms/h menos. No limite podia dar-se um acidente em cadeia com proporções e consequências trágicas. Haja bom-senso.

Pão nosso de cada dia.

O pessoal vai a andar nem sabe a que velocidade vai, e lembra-se que há o radar e lá via disto.

No da A5, sentido Lisboa/Cascais, quantos e quantos vão abaixo dos 120 e mesmo assim, toca de travar.

Pão nosso de cada dia.

O pessoal vai a andar nem sabe a que velocidade vai, e lembra-se que há o radar e lá via disto.

No da A5, sentido Lisboa/Cascais, quantos e quantos vão abaixo dos 120 e mesmo assim, toca de travar.

Exacto, esse é outro.

Pão nosso de cada dia.

Isso na A5 faz-me uma confusão desgraçada quando lá passo, principalmente no que tá na descida de Linda à Velha sentido Cascais. Porra é a 120 não é a 100 ou 90.

Back