Não li tudo. Faço já essa ressalva.
Estive na Tunísia em 2005, Fevereiro/Março.
Uma semana de circuito pelo país! Excelente.
Viajar assume naquele país um significado próprio e para mim, o verdadeiro sentido de viajar é conhecer. Não me levem a mal, mas acho que para fazer praia e estar de papo ao ar a beber imperiais, existem sítios mais baratos e por ventura melhores (tendo em conta o preço que se paga no verão por 8 dias em hammamet por exemplo).
É a minha opinião.
Como país para conhecer existem carradas de coisas. Museus, história antiga, paisagens deslumbrantes, rostos e pessoas amistosas. E um sem número de coisas que agora não consigo descrever.
Dei a volta ao país. Cansativo sim. Mas vale a pena. Voltaria lá amanhã, mas desta vez faria o percurso em 4x4 e tentava ir ainda mais a sul e passar dois dias inteiros no deserto puro.
Clima é bom. Apanhei Sol e temperaturas altas. Lembro-me de no dia em que estivemos no deserto e andámos de camelo, estar a chover em pleno Sahara e achei aquilo delicioso.
As pessoas são impecáveis e não pensei que existem problemas de segurança. Quantos de vós no Algarve já foram assaltados?
Em qualquer lugar as pessoas, dizem: "Português??? Bacalau con Batatas, Luís Figo, Amália Rodrigues, etc. É engraçado negociar tudo com eles.
As pessoas são mesmo excepcionais. Lembro-me que a certo momento fomos visitar uma casa troglodita, mesmo em pleno deserto. As pessoas abrem-nos a porta de sua casa e convidam-nos a tomar um chá de menta e a provar um pouco de pão com azeite. E não porque somos turistas, mas porque somos visitas!
Lembro-me desse momento e de pensar para mim. Tenho na mochila umas quantas barras de chocolate (reservas que levei com medo da fome que nunca existiu - comi bem em qualquer lado) e cereais, vou oferecê-las aos pequenos da família. Assim fiz. Tenho uma foto desse momento, que me emociona sempre que a vejo, porque o olhar daquelas crianças é sem dúvida nenhuma puro!
Dormi em vários hóteis de 4 estrelas. Não havia grandes luxos. Mas também nunca estive num lugar menos próprios e para o país e assimetrias para a europa, considerei muito bom.
Silver, se fores para descansar, perde amor a um dinheiro extra e a dois dias de viagem, e vai conhecer o anfiteatro, o deserto, os oasis no meio do nada. Vai de jipe. Anda de moto 4 no sahara. Visita as ruínas de cartago. Praia temos nós muita. E acredita que se o fizeres vais agradecer-te por o ter feito.
A tunísia é um país lindo, puro, seguro e muito bom para viajar. Aconselho.
P.S. E levem umas guloseimas para as crianças que nunca as tiveram. ou um brinquedo. Vão sentir algo extraordinário.