TV Plasma - O tópico

Boas. Ressuscitando este tópico vi hoje à venda um LCD ( penso que era um Samsung ) e que na referência ( no final ) tinha entre parentesis a sigla IDTV. Isto significa o quê? Que os outros LCD / Plasmas não estão preparados para a TDT? Era apenas publicidade? Quereriam dizer FullHD e inventaram a sigla? Agradecia que me ajudassem, pois estou a pensar comprar, em breve, um LCD ou um plasma e queria que durasse uns bons anos e que fosse compatível com a TDT.

É assim: Em principio, todos os aparelhos de tv actuais são compativeis com a TDT!
Como?!
É simples: nas tv analogias, liga-se um receptor TDT que recebe o sinal digital e o converte em analogico que depois passa para a tv através (por ex.) de um cabo Scart.
Nos Plasmas e LCD's sem HDMI acontece a mesma coisa.
Nos Plasmas e LCD's com HDMI, o receptor TDT recebe o sinal, que depois, através do interface HDMI o sinal passa para o tv (sem ser convertido, logo sem perdas de qualidade).
Finalmente, os Plasmas e LCD's com IDTV, NÃO necessitam do receptor de TDT pois tem um tuner que suporta TDT!

Ou seja; apenas alguns modelos de Plasmas e LCD's tem um tuner de TDT integrado (a maioria ainda não tem!), o que vai ser util no futuro e, para mim, é uma caracteristica a ter em conta aquando da compra, pois vai ser util num futuro proximo! [;)]

Plasma de topo: "Kuro", Pioneer

Plasma de topo: "Kuro", Pioneer

Decidi dar uma vista de olhos pelos plasmas de topo, até por uma questão de honestidade opinativa, já que tenho defendido a preferência pelos LCD, desde que com algumas reservas: para público exigente, não são muitos os modelos que merecem a devida atenção, começando, só recentemente, a aparecer LCD's que, digamos, "estão a ficar no ponto".

Friso que os plasmas são os de topo, já que sou sensível à questão da resolução (1080p)... embora o que vi não o fosse, mas deixou-me a imaginar.

Tive a oportunidade de ver um Pioneer PDP 507 XD, a série é a anterior à actual "Kuro". Trata-se de um plasma de 50'', HD Ready "apenas", já que aceita Full HdD mas aplica-lhe-lhe um downgrade para 1365x768.

Numa palavra, fiquei abismado!
Transmitia o SpiderMan 3, em blu-ray, é certo, mas era de uma nítidez e contraste impressionante. Cores naturais, equilibradas mas tonificantes, sem os exageros guache dos Samsung, fluidez muito boa, sem ser perfeita (a nova série dizem estar ainda melhorada) mas sem artefactos. Para quem gosta de cinema, como é o meu caso, as sensações eram óptimas, ainda para mais em 50''. E tenho andado atento aos lcd de topo

Este é o modelo do ano passado, como disse, pois já saiu a nova geração, a 8ª, a "Kuro", que dizem as críticas, é simplesmente o melhor ecrã que por aí anda, a milhas de distância (já diziam o mesmo desta série 7 da Pioneer). Para o que vi pela "amostra", não me custa nada acreditar. Por isso, embora o tópico seja do "kuro", de facto não o vi, mas imagino!!!

Uma das chatices é que, os Kuro, a 40'', tamanho razoável nas comuns das salas, só há em 1024x768, e para ter FullHD terá que ser o de 50'' - modelo PDP-LX508D.

A outra chatice, para ser meiguinho, é o preço a pagar pela qualidade: cerca de 5.000€! São muitos bilhetes de cinema...

É capaz de ser um pormenor, mas ese plasma consome 421W, quase o dobro do Philips 42PFL9632D (232 W). Convém ligá-lo durante a tarifa económica...

Tenho diversos clientes que trabalham com diversas marcas, mas são todos unânimes a dizer que neste momento a Pioneer não tem concorrência...

Em relação ao preço, a qualidade tem de se pagar.

Pioneer é de facto de outro campeonato. Como tu, eu também tenho preferencia pelos plamas, sem ser entendido no assunto e pelo que tenho lido para a nossa realidade, plasma é a escolha acertda e a gama Kuro é realmente de deixar uma pessoa a babar.

Uma das chatices é que, os Kuro, a 40'', tamanho razoável nas comuns das salas, só há em 1024x768, e para ter FullHD terá que ser o de 50'' - modelo PDP-LX508D.

A outra chatice, para ser meiguinho, é o preço a pagar pela qualidade: cerca de 5.000€! São muitos bilhetes de cinema...

Uma boa alternativa ao Kuro, tanto pelo valor astronómico das 50'' como pela ausência de FullHD num painel de 42 parece-me ser os Panasonic este por exemplo. Desculpa lá estar a introduzir este "off-topic" no tópico dedicado aos Kuro, mas parece inevitável as comparações.

É capaz de ser um pormenor, mas ese plasma consome 421W, quase o dobro do Philips 42PFL9632D (232 W). Convém ligá-lo durante a tarifa económica...

Tens, ou alguém tem, ideia de quanto é isto traduzido em euros na conta da EDP? Muitos levantam esta questão, mas parece-me que o consumo não seja muito mais do que um café por dia... ou estarei enganado?

Como tu, eu também tenho preferencia pelos plamas, sem ser entendido no assunto e pelo que tenho lido para a nossa realidade, plasma é a escolha acertda e a gama Kuro é realmente de deixar uma pessoa a babar.

Já agora, pode-se saber porque dizes isso?

Uma boa alternativa ao Kuro, tanto pelo valor astronómico das 50'' como pela ausência de FullHD num painel de 42 parece-me ser os Panasonic este por exemplo. Desculpa lá estar a introduzir este "off-topic" no tópico dedicado aos Kuro, mas parece inevitável as comparações.

Tens, ou alguém tem, ideia de quanto é isto traduzido em euros na conta da EDP? Muitos levantam esta questão, mas parece-me que o consumo não seja muito mais do que um café por dia... ou estarei enganado?

Não faço ideia. O que não tenho dúvida é que os plasma são muito menos eficientes que os LCD, isto para não falar dos OLED.

Já agora, pode-se saber porque dizes isso?

Posso.

Porque por norma compramos um equipamento destes para ver TV, e enquanto as emissões de TV em PT forem SD o plasma ainda é melhor.

Eu pessoalmente ando a resistir à compra porque quero ligar um media center e a PS3 (aqui sim o LCD é melhor), e ainda não tenho grandes feed-backs sobre estes equipamentos num plasma FullHd, se estão ou não ao nível dos LCDs.

Eu também concordo que um plasma é superior, e nunca comprava um LCD para mim.

Os LCD's disfarçam bem com fontes de alta resolução ou imagens estáticas, mas em tudo o resto são uma nódoa (principalmente em TV em directo).

O LCD tem um brilho pouco natural, que numa prateleira o faz sobressair dos plasmas, mas em utilização normal, a imagem do plasma é muito mais natural, suave e sem os problemas de arrasto dos LCD.

Para mim, o LCD só tem uma vantagem: preço !

Até discordo da afirmação, mas continuas sem dizer porquê.

Bom, comecei por dizer que não sou entendido no assunto. Apenas transcrevo aquilo que leio. E o que sei é que para o sinal de TV que temos em Portugal que é SD é melhor nos Plasmas do que nos LCDs. E volto a frisar, não é por experiencia própria é por ter lido. [;)]

Atenção que eu próprio estou um bocado indeciso, porque não quero o equipamento só para ver TV, mas este factor pesa. Por isso para mim e por agora a escolha é plasma mas ainda há pormenores que quero esclarecer.

Eu também concordo que um plasma é superior, e nunca comprava um LCD para mim.

Os LCD's disfarçam bem com fontes de alta resolução ou imagens estáticas, mas em tudo o resto são uma nódoa (principalmente em TV em directo).

O LCD tem um brilho pouco natural, que numa prateleira o faz sobressair dos plasmas, mas em utilização normal, a imagem do plasma é muito mais natural, suave e sem os problemas de arrasto dos LCD.

Para mim, o LCD só tem uma vantagem: preço !

Sem dúvida, mas não devemos de fazer disto uma batalha. De qualquer maneira eu gostaria de saber quais são os resultados de ver TV num Plasma FullHD.

Sem dúvida, mas não devemos de fazer disto uma batalha. De qualquer maneira eu gostaria de saber quais são os resultados de ver TV num Plasma FullHD.

O plasma FullHD ao ter mais resolução vai mostrar mais todo o ruído que existir na imagem.
Mas aqui entra em cena aquilo que eu considero ser o mais importante em qualquer dispositivo de imagem (já desde os tempos dos CRT's), que é o processamento de sinal.

Se for bem feito, vais ter uma boa qualidade de imagem independentemente da fonte.
Se for mal feito, não há nada a fazer.

Pioneer PDP-LX508D

pdp-lx508d.jpg

Once again Pioneer has reaffirmed its mastery of plasma picture quality. The ‘Full-HD’ PDP-LX508D sets a new standard for that key benchmark of home cinema video performance: black level depth. To achieve this exceptional result, Pioneer has simultaneously improved the three fundamental display elements - panel, filter and electronics - while at the same time paying close attention to picture processing, including motion compensation subsystems. Plus, as befits such a home cinema workhorse, the PDP-LX508D is also capable of reproducing high definition movies in their original format of 24 frames per second, exactly as they would be seen in a movie theatre.

P.V.P. - € 5.500 [:blush:]

Fonix, dei 800 oiricos por um LCD de 94cm e já achei uma fortuna...5.000€!! É mesmo para quem não sabe o que fazer aos oiros, ou então vive para ver tv.

Pioneer PDP-LX508D

pdp-lx508d.jpg

Once again Pioneer has reaffirmed its mastery of plasma picture quality. The ‘Full-HD’ PDP-LX508D sets a new standard for that key benchmark of home cinema video performance: black level depth. To achieve this exceptional result, Pioneer has simultaneously improved the three fundamental display elements - panel, filter and electronics - while at the same time paying close attention to picture processing, including motion compensation subsystems. Plus, as befits such a home cinema workhorse, the PDP-LX508D is also capable of reproducing high definition movies in their original format of 24 frames per second, exactly as they would be seen in a movie theatre.

P.V.P. - € 5.500 [:blush:]

É o preço de uma B&O normal mas com uma qualidade sem comparação. [;)]

Fonix, dei 800 oiricos por um LCD de 94cm e já achei uma fortuna...5.000€!! É mesmo para quem não sabe o que fazer aos oiros, ou então vive para ver tv.

Não podes ver as coisas assim.

Há pessoas que valorizam mais umas coisas e outras menos.

Quem seja um apaixonado por estas coisas e possa, fácilmente compra uma coisa destas.

Tu gastaste 800 euros, mas não tens aquela qualidade em circunstância nenhuma.
Até pode não te fazer falta, mas há pessoas que dão valor a isso.

Voltar
Superior