Atenção às resoluções:
- um ecrã como 1024x768 só "serve" para o actual sistema de vídeo que tem como resolução as 720 x 576 linhas -portanto, esqueçam a alta-definição, até na medida mais baixa, que é a de 1366x768 (conhecida por HD Ready) - é matemático, não há que enganar, o ecrã não estica.
Não quer dizer que depois a tv não venha a funcionar, o que acontecerá é que o aparelho adaptará a resolução mais elevada reduzindo-a para a sua, deitando fora detalhe e qualidade de imagem.
Posto isto, os modelos a 1024, sendo dos mais aconselháveis para o sistema tradicional, têm, no entanto, um fim de vida anunciado (arrisco eu: dois anos). Por isso, são dos aparelhos mais baratos (aqui também é "matemático").
Convém ter isto presente na hora de se tomar uma decisão.
Fica por explicar, segundo a tua teoria, a certificação HD-Ready (que por acaso apenas obriga a 720 linhas verticais) nos Plasmas [
Essa história do FHD, HDReady e afins faz-me lembrar a história dos megapixeis nas cameras. A malta prefere comprar uma camera com 10 mpixeis que tira umas fotos de ***** do que comprar uma com 5 megapixeis com um CCD maior e consequentemente com melhor performance.
E nem sequer vou entrar pelo facto dos LCD FHD e afins terem menor resolução com a imagem em movimento do que os Plasmas que por aí andam.
Relativamente aos novos Panasonic série 8, parece que até ao fim de Fevereiro chegam a Portugal.
Estou de olho num PX80 ou num PY80.
Última edição: