Ultimate Cell - O que acham?

Cumprimentos a todos os participantes neste tópico. Quando se refere que o HHO actua como catalisador ou optimizador, será que está relacionado com isto? Influence of oxygen enriched hydrogen gas as a combustion catalyst in a DI diesel engine operating with varying injection time of a diesel fuel - RSC Advances (RSC Publishing)

Hahahaha, este tópico é fenomenal para o Fórum AHO.... é só utilizadores novos que se registam para virem aqui comentar!!! Aposto que a AH vai abrir mais do género tal é a popularidade e capacidade de atrair novos participantes.

Mas agora a sério... isto de citar papers é muito bonito, mas convém alguém dar-se ao trabalho de realmente os ler.

Este paper refere-se aos efeitos de injectar 4,6 litros por minuto de hidrogénio no motor... Enquanto que o Ultimate Cell gera 0,2 litros por hora.... Estão a reparar a ligeira diferença? São só 1380x mais hidrogénio!

Além do mais nada referem em relação a como se gera o hidrogénio. Pode ser um reservatório de hidrogénio comprimido. A partir do momento que geras o hidrogénio a partir de gasolina com MAIS EMISSÕES o efeito cancela-se e mais que isso piora ainda.

Por isso em resposta à pergunta: não, esse paper não tem rigorosamente nada a ver com a situação apresentada pelo ultimate cell.

P.S.: Estou a ler apenas o abstract do paper já que não há acesso à versão completa. Assumindo que o abstract é um bom resumo do mesmo creio que temos o necessário pra comentar

Last edited:
Opá, tanto tempo que devem ter demorado a encontrar um artigo com um assunto semelhante que lhes desse alguma credibilidade e tu desarmas tudo assim num instante. [:D]

Power Balance, a pulseira milagrosa -> Ronaldo -> ... embuste

Ultimate Cell, a solução ambiental e reduz consumos mais de 50% a 120Km/h -> CML, ISQ, carro da GNR, IST .... -> [:)]

Sinceramente, tinham-se ficado pela questão ambiental, até podiam por um cheirinho a rosas que o pessoal nem notava. Agora querem pedir tudo de uma vez, não dá! Tinham dito que se poupava uns 5 a 10% de combustível e ao final de um ano isso estava pago.

Á lá shark tank: Não parece que percebam muito da poda, por isso, estou fora.

Para os entendidos,

Vamos entrar no mundo da "ficção".

O que teria que ter esta bateria (UC) para resultar?

Reformulando a questão, é possível criar algo como a ultimate disse que criou ou é taxativamente impossível?

Eu sou muito céptico e dificilmente cairia numa estória destas, mas continuo a questionar-me como uma CML entrou nisto sem bases sólidas :sh)

Para os entendidos,

Vamos entrar no mundo da "ficção".

Reformulando a questão, é possível criar algo como a ultimate disse que criou ou é taxativamente impossível?

Eu sou muito céptico e dificilmente cairia numa estória destas, mas continuo a questionar-me como uma CML entrou nisto sem bases sólidas :sh)
Pensa assim: tens 2 kg de laranjas. Pretendes fazer sumo de laranja. Dê por onde der, será sempre impossível fazeres 3 kg de sumo! Aliás analisando bem nunca conseguirás sequer fazer 2 kg de sumo porque terás sempre desperdício. É tal e qual a situação aqui referida.

Desculpa a correcção mas o Ultimate Cell não é uma bateria. É um aparelho que usa energia eléctrica produzida pelo sistema eléctrico do carro para gerar hidrogénio a partir de um electrólito (pelo que percebi usam água com bicarbonato de sódio) que depois é ligado à admissão do carro.

Se eu soubesse fazer isto efectivamente resultar então não o diria no forum mas sim iria vender isso aos fabricantes automóveis que certamente me pagariam bastante por algo que lhes reduzisse a baixo custo os consumos e emissões. Infelizmente não o sei fazer.

Eu não acho que haja nada taxativamente impossível. Nas premissas actuais parece-me impossível mas como tenho sempre dito, estou aberto a que me demonstrem o contrário.

Por exemplo seria substancialmente diferente se produzisses hidrogénio fora do veículo, numa instalação mais eficiente e depois abastecesses esse hidrogénio como combustível ou como gerador de electricidade. Essa é a premissa dos veículos que queimam hidrogénio ou dos veículos que usam pilhas de combustível de hidrogénio. Mas isso cria um problema logístico grande na distribuição de hidrogénio que é muito difícil de ultrapassar. Os veículos puramente eléctricos ou híbridos não têm essa dificuldade uma vez que a logística de distribuição de electricidade já existe!

O que é manifestamente impossível é criar energia a partir do nada a não ser que queiram disputar as leis da termodinâmica. Assim sendo é impossível que um sistema destes gere mais energia do que gasta.

Por outro lado afirma-se que o hidrogénio não é queimado mas é sim um catalisador. Não vejo como tal seja possível. Há muitas reacções químicas que beneficiam pela existência de catalisadores, mas não conheço nenhum caso em que o hidrogénio seja usado como tal, muito menos numa combustão onde necessariamente o hidrogénio vai arder.

Ainda assim não sou o dono de toda a razão... se souberem apresentar-me dados factuais que ajudem a suportar esta hipótese...

Neste tema tenho dois comentários essenciais:
1 - Já há de facto uma deliberação concreta que diga que este mecanismo é suficiente para passar as limitações de emissões? Não encontrei nenhuma referência oficial a isso, mas confesso que também não procurei muito. É que não basta dizer que carros com baixas emissões podem circular em Lisboa... isso é a lei geral que foi aprovada. Mas onde é que diz especificamenet que o ultimate cell foi aprovado como mecanismo para baixar emissões pela CML?
2 - Quanto à CML entrar nisto sem bases... pois infelizmente não temos autoridades muito credíveis, especialmente no poder local. Há muitos outros exemplos de incompetência nas câmaras deste país. Não seria a primeira vez

É pena o que afirmas em , porque é muito importante para

Isto das contas é que costuma lixar muitos dos "milagres" que circulam por aí.

Eu sei que as contas são importantes mas eu não tenho como apresentar-las. Uma coisa é certa, tu podes fabricar uma celula por um custo baixo, muito baixo mesmo, não precisas gastar o dinheiro que anunciam. Precisas de chapa inox, vedantes, chapas de acrilico, pernos roscados, tubo, depósito de agua, cabo eletrico, fusível e respectivo suporte e se quiseres ser mais perfeito na montagem podes usar um ralé das luzes e fazer uma ligação a um dos cabos que tenha corrente após o motor estar em marcha.
Estamos a falar num gasto de 100€ em material e alguma bricolage.
Eu não estou a defender os "produtores da banha da cobra", estou a dizer que tu próprio podes construir.....
Se for milagre usa-o, se não for.... vais ter um prejuízo ENORMEEEEE.......

JoaoRatao, bela escolha de nome para vir aqui contar uma história da carochinha. [:D]

Eu sou óptimo a contar histórias, lol
Esta é uma delas, é óbvio que terá um final feliz para uns e infeliz para outros.
O que me deixa de consciência tranquila é que eu não tenho nada a ganhar com isto, (não estou a vender o "produto".....).
Tenho conhecimento pratico deste tipo de solução, sei quem o tem usado e tem tido bons resultados. Se alguns dos utilizadores quiserem usar a massa cinzenta que anda no topo do esqueleto para seu proveito próprio precisa apenas ter algum jeito para bricolage e ir esclarecendo as duvidas que tem quando começarem a fabricar o seu próprio aparelho.
Se o querem comprar e gastar rios de dinheiro, é com eles, o dinheiro não é meu!!!

Que tal esta história agora?
É mais gira?!

Hahahaha, este tópico é fenomenal para o Fórum AHO.... é só utilizadores novos que se registam para virem aqui comentar!!! Aposto que a AH vai abrir mais do género tal é a popularidade e capacidade de atrair novos participantes.
São coincidências... [:D] Até me admiro como é que ainda não apareceu por aqui nenhum "utilizador" do Ultimate Cell a jurar que o carro passou a consumir menos 50%...

Por exemplo seria substancialmente diferente se produzisses hidrogénio fora do veículo, numa instalação mais eficiente e depois abastecesses esse hidrogénio como combustível ou como gerador de electricidade. Essa é a premissa dos veículos que queimam hidrogénio ou dos veículos que usam pilhas de combustível de hidrogénio. Mas isso cria um problema logístico grande na distribuição de hidrogénio que é muito difícil de ultrapassar. Os veículos puramente eléctricos ou híbridos não têm essa dificuldade uma vez que a logística de distribuição de electricidade já existe!

O que é manifestamente impossível é criar energia a partir do nada a não ser que queiram disputar as leis da termodinâmica. Assim sendo é impossível que um sistema destes gere mais energia do que gasta.

Por outro lado afirma-se que o hidrogénio não é queimado mas é sim um catalisador. Não vejo como tal seja possível. Há muitas reacções químicas que beneficiam pela existência de catalisadores, mas não conheço nenhum caso em que o hidrogénio seja usado como tal, muito menos numa combustão onde necessariamente o hidrogénio vai arder.

Ainda assim não sou o dono de toda a razão... se souberem apresentar-me dados factuais que ajudem a suportar esta hipótese...

O armazenamento de hidrogénio é possível mas...
As dificuldades começam no equipamento para comprimir o gás, passam por produzir embalagens seguras para o transportar e depois a logística na distribuição do mesmo. Os custos disto tudo não são pequenos.
Agora a ideia de dividir o átomo da agua num ritmo constante e encaminhar-lo para a admissão de ar da viatura é realizável e a baixo custo.
Estamos a falar de umas chapas em inox (para ser mais resistente) separadas por oring's, estando isto ligado à bateria do carro por forma a fazer a electrolise.
Não misturem nada mais a isto!!!!
Isto não é catalisador nem treta nenhuma parecida. Isto apenas divide a "água" em Oxigénio e Hidrogénio e encaminha para a admissão!
Qualquer pessoa que tenha o mais básico conhecimento do funcionamento de um motor sabe que uma mistura rica explode melhor.....
Como funciona um Turbo?!
Não é uma forma mecânica de forçar a entrada de ar na admissão usando o escape?! Isto não foi um "milagre" quando surgiu?!
Agora todas as viaturas usam isso, ou quase todas.....
Isto circula gratuitamente na net, o conhecimento está à disposição porque quem o descobriu assim o quis. Como isto existe também outros que eu ainda não vi a funcionar mas não vou fechar a porta a eles. Vou usar a minha bricolage e tentar reproduzir o que vejo. Gostava era de ter esta oportunidade de trocar ideias com quem esteja a tentar o mesmo. Duas cabeças a trabalhar são melhor que uma, penso eu de que......

Sejam criativos, não destrutivos. O conhecimento anda aí. Usem-no!

Impossível é uma palavra muito forte, mas à luz dos conhecimentos científicos atuais não é possível criar um sistema que produza mais energia do que a que consome, pois isso violaria as mais fundamentais leis da termodinâmica. Leis essas que já foram descobertas há mais de um século, e que nunca foram colocadas em causa por nenhum sistema.

Joao Ratao, a energia do motor que vais gastar para fazer a eletrólise é superior à energia adicional que vais obter, por isso, não vais ganhar nada, antes pelo contrário, vais desperdiçar mais energia.

O Turbo é diferente, na medida em que usa energia dos gases de escape que era desperdiçada. E já agora: o turbo foi adotado pelos fabricantes, mas a eletrólise não. Porque será?

Last edited:
Eu sou óptimo a contar histórias, lol
Esta é uma delas, é óbvio que terá um final feliz para uns e infeliz para outros.
O que me deixa de consciência tranquila é que eu não tenho nada a ganhar com isto, (não estou a vender o "produto".....).
Tenho conhecimento pratico deste tipo de solução, sei quem o tem usado e tem tido bons resultados. Se alguns dos utilizadores quiserem usar a massa cinzenta que anda no topo do esqueleto para seu proveito próprio precisa apenas ter algum jeito para bricolage e ir esclarecendo as duvidas que tem quando começarem a fabricar o seu próprio aparelho.
Se o querem comprar e gastar rios de dinheiro, é com eles, o dinheiro não é meu!!!

Que tal esta história agora?
É mais gira?!

É uma história foleira e já gasta. É a história tipica do burlão, uma tentativa de manipular a mente dos interlecutores, de levá-los a pensar que estão a ser espertos e que estão a pensar por eles próprios, quando estão apenas a seguir a manipulação do burlão.
Mal por mal prefiro a história original da carochinha e do João Ratão. [:D]

Joao Ratao, a energia do motor que vais gastar para fazer a eletrólise é superior à energia adicional que vais obter, por isso, não vais ganhar nada, antes pelo contrário, vais desperdiçar mais energia.

O Turbo é diferente, na medida em que usa energia dos gases de escape que era desperdiçada. E já agora: o turbo foi adotado pelos fabricantes, mas a eletrólise não. Porque será?
A eletrólise foi inventada agora pela uc!!!

As dificuldades começam no equipamento para comprimir o gás, passam por produzir embalagens seguras para o transportar e depois a logística na distribuição do mesmo. Os custos disto tudo não são pequenos.
Agora a ideia de dividir o átomo da agua num ritmo constante e encaminhar-lo para a admissão de ar da viatura é realizável e a baixo custo.
Estamos a falar de umas chapas em inox (para ser mais resistente) separadas por oring's, estando isto ligado à bateria do carro por forma a fazer a electrolise.
Não misturem nada mais a isto!!!!
Isto não é catalisador nem treta nenhuma parecida. Isto apenas divide a "água" em Oxigénio e Hidrogénio e encaminha para a admissão!
Qualquer pessoa que tenha o mais básico conhecimento do funcionamento de um motor sabe que uma mistura rica explode melhor.....
Como funciona um Turbo?!
Não é uma forma mecânica de forçar a entrada de ar na admissão usando o escape?! Isto não foi um "milagre" quando surgiu?!
Agora todas as viaturas usam isso, ou quase todas.....
Isto circula gratuitamente na net, o conhecimento está à disposição porque quem o descobriu assim o quis. Como isto existe também outros que eu ainda não vi a funcionar mas não vou fechar a porta a eles. Vou usar a minha bricolage e tentar reproduzir o que vejo. Gostava era de ter esta oportunidade de trocar ideias com quem esteja a tentar o mesmo. Duas cabeças a trabalhar são melhor que uma, penso eu de que......

Fizeste uma pergunta, vou tentar responder da melhor forma. Aliás gostava que os defensores da uc tentassem pelo menos, responder da mesma forma.

Como funciona o turbo?

O turbo aproveita as seguintes formas de energia: temperatura, pressão e caudal. Ou seja, é daqui que vem a tua energia. Em segundo lugar, esta energia está em circunstâncias normais a ser desperdiçada pelo escape. O turbo aproveita-se desse desperdício. Ao contrário da uc que vai utilizar energia não desperdiçada. Aliás grande parte dos sistemas de economia de consumos baseam-se no desperdício. Vê o caso dos híbridos. Aproveitam o desperdício de energia das travagens.

No caso dos turbos tens ainda outra particularidade. Não há transformação do estado de energia. De um lado do turbo tens energia cinética, ou seja, mecânica do outro tens o mesmo. No entanto, em termos de balanço é sempre desfavorável. No caso da uc tens energia elétrica a transformar-se em química a transformar-se em térmica e finalmente mecânica.

Tem todos os ingredientes para correr mal!

Também concordo que os sistemas de hidrogénio não são o futuro para carros. Aliás creio que as grandes marcas já não estão a apostar muito neles, mas sim a apostar forte em híbridos e eléctricos puros. Só dei isso como exemplo de um sistema com hidrogénio que poderia efectivamente funcionar

Realizável e a baixo custo é.... ter efeitos é que não tem. Também é realizável a baixo custo eu montar uma vela no meu carro. So what?

Claro que não é nenhum catalisador... mas quem afirma isso é a ultimate power (ver Produtos | Ultimate Power na parte de "qual o resultado"). E é isso que estou a tentar desmentir

ERRADO!! Tenho mesmo que te explicar porquê? É que não me parece que saibas minimamente como funciona um motor especialmente no que toca a rendimento e emissões. Se funcionam melhor misturas mais ricas em termos de consumos e emissões porque é que a centralina do carro não está regulada para injectar uma mistura mais rica?

E não vou voltar a fazer as contas em relação ao impacto nulo que tão pequena quantidade de hidrogénio tem nem em relação à energia extra que tens de gastar para o produzir

Como funciona um Turbo?!

ERRADO!! Não é milagre nenhum. É uma forma de aproveitar energia que antes estava a ser desperdiçada, nomeadamente as pressões dos gases de escape. Um motor térmico tem rendimento em torno de 25% logo há espaço para melhorar esse rendimento. Há muita energia desperdiçada em forma de ruído, calor, etc etc... o problema é que é complicadíssimo aproveitá-la.

Por exemplo os actuais carros de formula 1 têm várias formas de reaproveitar energia desperdiçada: aproveitam a temperatura de escape para carregar as baterias, aproveitam as travagens, etc etc. É milagre? Claro que não! É ciência da boa.

Agora o que é que um turbo ou sistemas de recuperação de energia cinética ou térmica têm a ver com isto? NADA!

Isto circula gratuitamente na net, o conhecimento está à disposição porque quem o descobriu assim o quis.

ERRADO!! Que parte deles estarem a tentar obter uma patente para isto é que não entendeste? Isso significa que não querem que isto esteja à disposição gratuitamente. O que vale é que não há aqui nenhuma invenção por isso não vão obter patente. Até porque quem descobriu a electrólise da água já o fez em 1800 (William Nicholson e Anthony Carlisle segundo a wikipedia)

Gostava era de ter esta oportunidade de trocar ideias com quem esteja a tentar o mesmo. Duas cabeças a trabalhar são melhor que uma, penso eu de que......

O conhecimento anda aí, mas tu gostas de o ignorar. Estou a tentar transmitir conhecimento. Se não queres ouvi-lo, tenho pena. A realidade no entanto não se altera porque tu queres. Mas força. Monta o sistema e depois contas

Last edited:
São coincidências... [:D] Até me admiro como é que ainda não apareceu por aqui nenhum "utilizador" do Ultimate Cell a jurar que o carro passou a consumir menos 50%...

Tenho a certeza que não falta muito. A esse nem me vou dar o trabalho a responder. O meu latim já começa a ficar sem paciência.

É uma história foleira e já gasta. É a história tipica do burlão, uma tentativa de manipular a mente dos interlecutores, de levá-los a pensar que estão a ser espertos e que estão a pensar por eles próprios, quando estão apenas a seguir a manipulação do burlão.
Mal por mal prefiro a história original da carochinha e do João Ratão. [:D]

Ainda bem, Faz bom proveito dessa história.
Já agora, não percas tempo com o resto das minhas histórias, deixa-as para quem gosta delas.
Não é por nada mas se continuares por aqui ainda vais dizer que eu estou a tentar controlar a tua mente.... sei lá.....

Fizeste uma pergunta, vou tentar responder da melhor forma. Aliás gostava que os defensores da uc tentassem pelo menos, responder da mesma forma.

Como funciona o turbo?

O turbo aproveita as seguintes formas de energia: temperatura, pressão e caudal. Ou seja, é daqui que vem a tua energia. Em segundo lugar, esta energia está em circunstâncias normais a ser desperdiçada pelo escape. O turbo aproveita-se desse desperdício. Ao contrário da uc que vai utilizar energia não desperdiçada. Aliás grande parte dos sistemas de economia de consumos baseam-se no desperdício. Vê o caso dos híbridos. Aproveitam o desperdício de energia das travagens.

No caso dos turbos tens ainda outra particularidade. Não há transformação do estado de energia. De um lado do turbo tens energia cinética, ou seja, mecânica do outro tens o mesmo. No entanto, em termos de balanço é sempre desfavorável. No caso da uc tens energia elétrica a transformar-se em química a transformar-se em térmica e finalmente mecânica.

Tem todos os ingredientes para correr mal!

Bom, essa é uma opinião, já agora o turbo não é só maravilhas, não queres explicar o resto?
Podes dizer porque não se usa mais nos motores a gasolina!

Sabes que em todas as descobertas existe sempre um calcanhar de aquiles e os resultados não são iguais para todos os motores.
O problema que se coloca aqui é que nem todos querem que estas descobertas funcionem por inúmeros interesses que não os vou discutir aqui.
Eu estou a procurar quem tenha testado isso, tenha duvidas e esclarecimentos, estou-me nas tintas para crentes ou não crentes, eu nem sou religioso!!!
Se não te interessa o assunto deixa-o ficar e não te incomodes com ele. É um contra senso discutir algo que à tua vista não funciona.
Eu já o vi a funcionar, não o aparelho UC mas uma "bricolage" com o mesmo princípio base. Não o posso negar, como tal procuro mais alguns esclarecimentos.
Da tua parte me parece não haver. Obrigado!

Back