Ultimate Cell - O que acham?

Por acaso conheço um tipo (ex colega de trabalho) que construíu uma e de facto, pelo que me disse, o valor gasto em material foi por esses valores. O cb do 1.5dci dele, e isto visto por mim, andava com médias de 4.
Pf não vamos transformar isto num tópico dos combustíveis...

Qualquer gajo que dê aulas no IST e responda a questões dum Jornalista não significa necessáriamente a posição oficial da instituição. Já recentemente houve um polémica ( não me lembro sobre o q) dum gajo que foi à TV a representar o IST e depois afinal não estava mandatado para coisa nenhuma.

O professor Tribolet não é propriamente um qualquer gajo que dê aulas no IST.

Custa-me acreditar que o professor Tribolet desse a cara por uma fraude.
Como tal, sou levado a acreditar que o produto até possa ter alguns benefícios.
Resta saber a ordem de grandeza desses benefícios (em média por tipo de
combustível e tipo de utilização). Há que fazer um estudo com uma base alargada
de unidades.

Esquece o IST. Provavelmente nunca foi o que se diz. Não é por aí.
Conheces o professor Tribolet? De certeza que não. Se conhecesses,
não estarias a dizer essas coisas.

Estava a ver que ninguém conhecia o professor Tribolet (eu não conheço!); daqui a pouco, já estava ver alguém vir aqui dizer que o homem não existe...

A assinatura da Tânia e o próprio certificado são manhosos e como disseram acima, são passados segundo normas NP, NE, etc. - já me passaram alguns pela mão e tenho essa sensação.
Mas se atentarmos ao facto de que, num equipamento pequeno, conseguirmos enfiar um composto que liberte H2 sob uma corrente eléctrica suficiente para reagir estequiométricamente com a mistura ar-combustível durante 70k km (hidrólise fora de questão, o tanque de água necessário seria gigantesco), então aí temos definitivamente um conto do vigário.

Ah?!:confused::confused:
Isso de dizeres que são "manhosos" que dizer especificamente o quê?!
Que são falsos?!

O professor Tribolet não é propriamente um qualquer gajo que dê aulas no IST.

É um génio com certeza. Um gajo de informática que se mete nisto...

Tenho-o em boa conta, mas já vi gajos tão ou mais influentes que ele metidos em coisas destas porque são levados por amigos que julgam "de confiança".

se realmente funciona, porque è que não esta ja a rodar em todos o carros?
porque caso funcione è uma grande revolução que estamos a falar aqui

É um génio com certeza. Um gajo de informática que se mete nisto...

Tenho-o em boa conta, mas já vi gajos tão ou mais influentes que ele metidos em coisas destas porque são levados por amigos que julgam "de confiança".

Pronto...
O homem não percebe nada do assunto e deu a cara (e até apareceu na TV por toda a Europa), porque foi "levado" por amigos... [:)][:D]
E ainda dizes que o tens em "boa conta"...

Pronto...
O homem não percebe nada do assunto e deu a cara (e até apareceu na TV por toda a Europa), porque foi "levado" por amigos... [:)][:D]
E ainda dizes que o tens em "boa conta"...

Uma coisa que è muito vulgar nos dias de hoje è fazer uma mentira parecer verdade encher o saco o máximo possível e depois desaparecer pode não ser o caso mas de facto também tem tudo para o ser.

Isto é uma das maiores banhadas que andam por aí. Para primeiro não é nenhuma inovação pois basta procurarem por sistemas semelhantes no Google e vão encontrar dezenas de exemplos semelhantes.

Segundo porque com um reprogramação eletrônica do carro se consegue obter valores de poupança semelhantes aos exibidos por eles mas que num teste de homologação europeu não são válidos.

Mas, o ISQ não tem qualificações para realizar testes a produtos destes e o teste que eles fizeram para a homologação é patético e demonstra algumas fragilidades do sistema. Se virmos bem, a velocidades baixas o sistema piorou os consumos, apenas o melhorou a velocidades mais altas, logo se tivermos um carro que faça habitualmente percursos citadinos iremos ter consumos maiores.

Ainda gostava de testar o tal sistema por exemplo a subir uma serra, pois é nesse habitat que normalmente se apanham estas fraudes pois os consumos são superiores em relação aos consumos anteriores.

Quer dizer as construtoras de automóveis tem supercomputadores e vários engenheiros diariamente a fazer simulações para obter as melhores médias de consumos com todos os sistemas que se possam imaginar e dois ou três iluminados que até nem percebem muito da área chegavam aqui e descobriam o clitóris da poupança automobilística. :sh)

Last edited:
Ainda ninguém reparou que a potência diminuiu? Contrariando a tese inicial de aumento de binário, devido ao efeito catalisador do H2 na combustão?

Quanto ao resto, parece-me haver aqui a normal dor de cotovelo porque "não fui eu que me lembrei de fazer isto" e porque geralmente somos bons a denegrir o que de bom somos capazes de fazer em Portugal.

Prove o contrário .e eu compro uma.
deixa ver meto está caixa no carro e poupo ate até 30% combustível.
cheira-me a gato no saco de tão anedótico e fácil que é.

ja tomou a ideia da revolução que é se tal for verdade?
tudo isto porque vi um gajo na TV a falar, um taxi e um laboratório que mais parece uma garagem de resto ninguém sabe quem é ou de onde veio.

eu vou já comprar essa caixa para o meu carro.

Last edited:
Mas continuo a dizer que quem sabe física básica compreende que não há almoços grátis. Mais, gostava de saber as implicações de injectar H2 puro num motor em aço ao carbono a alta temperatura.

Essa será a questão mais pertinente que já li neste tópico! Não porque os materiais sejam aço ao carbono, mas qual será o efeito a longo prazo do acréscimo de H2 a altas temperaturas nas ligas leves utilizadas nas cabeças, nas válvulas de escape, etc.

Prove o contrário .e eu compro uma.
deixa ver meto está caixa no carro e poupo ate até 30% combustível.
cheira-me a gato no saco de tão anedótico e fácil que é.

ja tomou a ideia da revolução que é se tal for verdade?
tudo isto porque vi um gajo na TV a falar, um taxi e um laboratório que mais parece uma garagem de resto ninguém sabe quem é ou de onde veio.

eu vou já comprar essa caixa para o meu carro.

Eu não tenho que provar nada!!
Não sou eu quem está a vender... e, eu também abri o tópico para tentar perceber melhor como funciona este sistema!!

Só achei piada dizeres que um professor catedrático conhecido, neste caso, tem tudo para "encher o saco e desaparecer", quando nem sequer é ele que está a vender o sistema...

Eu não tenho que provar nada!!
Não sou eu quem está a vender... e, eu também abri o tópico para tentar perceber melhor como funciona este sistema!!

Só achei piada dizeres que um professor catedrático conhecido, neste caso, tem tudo para "encher o saco e desaparecer", quando nem sequer é ele que está a vender o sistema...

Sabe-se lá bem o que poderá estar por traz de isto!
Éu apenas acho que é demasiado bom para ser verdade
Ha impresas que pagariam milhões ou até biliões só para ter acesso a tal tecnologia que torna-se real o que eles afirmam aliás este tipo de tecnologia impulsionaria Portugal para o número 1 em eficiência energética
pensem; que tecnologia actual permite um rendimento de poupança até 30% sem complicações? Falando só em automóveis que já é uma visão de curto alcance.

Last edited:
Isto é uma das maiores banhadas que andam por aí. Para primeiro não é nenhuma inovação pois basta procurarem por sistemas semelhantes no Google e vão encontrar dezenas de exemplos semelhantes.

Segundo porque com um reprogramação eletrônica do carro se consegue obter valores de poupança semelhantes aos exibidos por eles mas que num teste de homologação europeu não são válidos.

Mas, o ISQ não tem qualificações para realizar testes a produtos destes e o teste que eles fizeram para a homologação é patético e demonstra algumas fragilidades do sistema. Se virmos bem, a velocidades baixas o sistema piorou os consumos, apenas o melhorou a velocidades mais altas, logo se tivermos um carro que faça habitualmente percursos citadinos iremos ter consumos maiores.

Ainda gostava de testar o tal sistema por exemplo a subir uma serra, pois é nesse habitat que normalmente se apanham estas fraudes pois os consumos são superiores em relação aos consumos anteriores.

Quer dizer as construtoras de automóveis tem supercomputadores e vários engenheiros diariamente a fazer simulações para obter as melhores médias de consumos com todos os sistemas que se possam imaginar e dois ou três iluminados que até nem percebem muito da área chegavam aqui e descobriam o clitóris da poupança automobilística. :sh)

Fartos de promessas semelhantes estamos todos, e, certamente que quase todos que gostam de automóveis, devem ter ouvido falar de algo semelhante, mas, acho que não se deve meter tudo no mesmo saco!!

Só não é invocação, se for igual aos outros (e, se for, não funciona!)...

Até agora, nunca tinha visto nenhum sistema semelhante a ser avaliado por organismos reputados como o IST ou ISQ (ou sequer a aparecer nas notícias)!!

O ISQ não tem qualificações para realizar os testes que realizou?!:confused::sh)[:D]
Então agora o ISQ realiza testes (e emite documentos), sem ter qualificações para o fazer?!...
Tá bonito...
Mas, então quem é que tem?:confused::confused:
Dá lá uma sugestão, e, pode ser que a empresa vá lá fazer testes...

Realmente, no documento apresentado, a velocidades baixas, o consumo aumentou, mas, se calhar, não é assim em todos os carros, e, o taxista na reportagem (que certamente fará muito percurso citadino) refere que o consumo diminuiu...

Eu quero ouvir o "contraditório", mas te que ser baseado em alguma coisa, não é só chegar aqui e dizer que já há montes de sistemas semelhantes, por isso este também é "banha da cobra", ou que se fosse verdade, já era usado pelos construtores automóveis, etc!
Isso como opinião, vale zero, pois não é baseada em nada!!

Last edited:
Sabe-se lá bem o que poderá estar por traz de isto!
Éu apenas acho que é demasiado bom para ser verdade
Ha impresas que pagariam milhões ou até biliões só para ter acesso a tal tecnologia que torna-se real o que eles afirmam aliás este tipo de tecnologia impulsionaria Portugal para o número 1 em eficiência energética
pensem; que tecnologia actual permite um rendimento de poupança até 30% sem complicações? Falando só em automóveis que já é uma visão de curto alcance.

Pois, não sei...

Eu, como não sou religioso, não acredito em milagres (mas acredito na ciência)!

E, o melhor é que ciência dá para testar/comprovar, por isso, a melhor maneira de se saber se isto funciona ou não, é pegar no sistema e fazer vários testes em diversos organismos/laboratórios diferentes e analisar os resultados!!

Como o sistema é vendido em vários países, é fazer vários testes em laboratórios desses diversos países (se calhar, já fizeram)!

Last edited:
se realmente funciona, porque è que não esta ja a rodar em todos o carros?
porque caso funcione è uma grande revolução que estamos a falar aqui
Eu acredito que se as marcas quiserem, com tanta tecnologia, conseguiriam reduzir muito mais os consumos, mas temos que ver que não é coisa que interesse financeiramente às petrolíferas. Em relação às tecnologias portuguesas, vês algo a ir a avante? Vês interesse e investimento por parte do governo? Não.... Mas vez n notícias de engenheiros, médicos, investigadores portugueses espalhados pelo mundo a receber prêmios por avanços e descobertas conseguidas.

A subir, carro carregado, com ac ligado onde geralmente teria que meter uma 3a, subiu em 4a com meio acelerador.

Como referi, não sei como funciona, não é invenção minha, mas não é banha de cobra se bem que os 30% de redução de consumo também são irreais.

Back