[Sociedade] Uma pergunta curiosa

Uma pergunta curiosa

• Aceitava a mala

Votes: 28 58.3%
  • Recusava a mala

Votes: 20 41.7%

• Total voters
    48
Aceitava a mala, sem qualquer duvida! A toda a hora morrem pessoas no outro lado do mundo, e no entanto, não é isso que me tira o sono...

Aceitava a mala, sem qualquer duvida! A toda a hora morrem pessoas no outro lado do mundo, e no entanto, não é isso que me tira o sono...

Estás um pouco atado....

Aqui serias tu a provocar a morte a 1 homem...é um bocado diferente.

Mas só demonstra a sociedade que temos.

Esta questão, apesar de ser narrada num cenário estúpido, serve basicamente para testar algo muito claro. Responder sim equivale moralmente a aceitar que se mate uma pessoa para ficar com o dinheiro da mesma. Apenas é um teste mais "suave" nas palavras, para ver até que ponto o conceito de assassinar alguém por dinheiro é uma questão de receio da justiça ou de moral.
Responder sim é o mesmo que dizer "Eu mataria alguém por dinheiro, desde que isso não me causasse nenhum problema e eu não conhecesse a pessoa em causa de lado nenhum".

Se o autor do tópico tivesse colocado a pergunta desta forma:

"Mataria alguém para ficar com 1 milhão de euros, desde que não fosse preso?"

Eu tenho a certeza de que a percentagem de "Nãos" ficaria muito perto dos 100%. Mas basicamente a m**** é a mesma.

Esta questão, apesar de ser narrada num cenário estúpido, serve basicamente para testar algo muito claro. Responder sim equivale moralmente a aceitar que se mate uma pessoa para ficar com o dinheiro da mesma. Apenas é um teste mais "suave" nas palavras, para ver até que ponto o conceito de assassinar alguém por dinheiro é uma questão de receio da justiça ou de moral.
Responder sim é o mesmo que dizer "Eu mataria alguém por dinheiro, desde que isso não me causasse nenhum problema e eu não conhecesse a pessoa em causa de lado nenhum".

Se o autor do tópico tivesse colocado a pergunta desta forma:

"Mataria alguém para ficar com 1 milhão de euros, desde que não fosse preso?"

Eu tenho a certeza de que a percentagem de "Nãos" ficaria muito perto dos 100%. Mas basicamente a m**** é a mesma.

Ora aí está meu caro.

Serve o presente tópico para mostrar como às vezes só falta pensar 1 bocadinho assim para se chegar à mesma conclusão que se chega quando não se precisa de pensar porque está tudo explícito.

Gostava de ver uma análise por um sociólogo ou psicólogo.

Eu levantava-me e ia embora da entrevista.
Estava a ver que não era o único.

Se me fizessem isso, dizia que não estava interessado em ser avaliado por alguém que, em vez de estar preocupado com a minha capacidade técnica, motivação, capacidade organizacional ou liderança, estava a brincar aos puzzles de fantasia.

Provavelmente pedia mais 20% do que inicialmente tinha planeado, e ia-me embora.

Este teste, nos moldes em que é proposto, não permite chegar a nenhuma conclusão sobre a integridade de alguém.

Este teste, nos moldes em que é proposto, não permite chegar a nenhuma conclusão sobre a integridade de alguém.

Mal seria. Mas dá para perceber que talvez muita gente aceitasse a mala num caso real. E aí ? já não se diria nada acerca da pessoa que aceitava a mala?

Ora aí está meu caro.

Serve o presente tópico para mostrar como às vezes só falta pensar 1 bocadinho assim para se chegar à mesma conclusão que se chega quando não se precisa de pensar porque está tudo explícito.

Gostava de ver uma análise por um sociólogo ou psicólogo.

Ou até mesmo por um humanologista...

Mal seria. Mas dá para perceber que talvez muita gente aceitasse a mala num caso real. E aí ? já não se diria nada acerca da pessoa que aceitava a mala?
Não, não dá para perceber isso sequer. É muito fácil dizer sim num cenário completamente fantasioso como esse.

Epá, toda a gente vai ter de morrer mais tarde ou mais cedo portanto, venha a mala [:D]

EDIT: Não dava para ficar com metade do dinheiro e o gajo da biclicleta simplesmente partir 4 costelas, fracturar um osso qualquer, arranhar-se todo e apanhar uma gripe?

Não dava.

Back