Claro que não. Afinal acho que ninguém aceitava a mala. Atrás do teclado é sempre fácil [

]
Bem, isto é para filosofar certo? Então cá vai...
Deixa-me dizer-te que, a meu ver, todos nós indirectamente aceitamos "uma mala" todos os dias.
Isto porque, se olharmos para o mundo em que vivemos, os países desenvolvidos têm parte da sua qualidade de vida assente nos países de terceiro mundo.
Os telemóveis e televisões bons e baratos que possuímos hoje foram possivelmente produzidos por criancinhas na China ou na Índia.
O petróleo que compramos paga-se em parte com muita pobreza em África, visto que os governos corruptos não necessitam de desenvolver o seu próprio país para obter rendimentos para satisfazer os seus próprios interesses. (Os governos europeus há um par de anos eram muito amiguinhos do Kadafi. E os EUA do Mubarack.)
Nunca viste o filme Diamante de Sangue? ...centenas de pretinhos morriam(morrem) na busca de diamantes só para que uma donzela na Europa se sinta mimada por uns dias pelo seu namorado.
Simplificando a ideia, os países desenvolvidos compram recursos naturais todos os dias a governos corruptos e chacinários, havendo uma espécie de pacto entre os países.
Nós, sendo cidadãos dum país desenvolvido, e ao usufruímos da qualidade de vida inerente a um país desenvolvido, todos os dias aceitamos indirectamente este status quo. Ou seja, todos os dias lá recolhemos a nossa "mala", independentemente de morrer alguém do outro lado do mundo por isso.
Continuas a achar que atrás do teclado é que é fácil?