Bastava-me 999'999€.
Aceitava a mala, sem qualquer duvida! A toda a hora morrem pessoas no outro lado do mundo, e no entanto, não é isso que me tira o sono...
Então é um teste parvo.Ou era 1 milhão ou era zero.
Então é um teste parvo.
Olha que muita gente fazia isso por muito menos que 1 milhão...Estás um pouco atado....
Aqui serias tu a provocar a morte a 1 homem...é um bocado diferente.
Mas só demonstra a sociedade que temos.
Esta questão, apesar de ser narrada num cenário estúpido, serve basicamente para testar algo muito claro. Responder sim equivale moralmente a aceitar que se mate uma pessoa para ficar com o dinheiro da mesma. Apenas é um teste mais "suave" nas palavras, para ver até que ponto o conceito de assassinar alguém por dinheiro é uma questão de receio da justiça ou de moral.
Responder sim é o mesmo que dizer "Eu mataria alguém por dinheiro, desde que isso não me causasse nenhum problema e eu não conhecesse a pessoa em causa de lado nenhum".
Se o autor do tópico tivesse colocado a pergunta desta forma:
"Mataria alguém para ficar com 1 milhão de euros, desde que não fosse preso?"
Eu tenho a certeza de que a percentagem de "Nãos" ficaria muito perto dos 100%. Mas basicamente a m**** é a mesma.
Estava a ver que não era o único.Eu levantava-me e ia embora da entrevista.
Olha que muita gente fazia isso por muito menos que 1 milhão...
Este teste, nos moldes em que é proposto, não permite chegar a nenhuma conclusão sobre a integridade de alguém.
Ora aí está meu caro.
Serve o presente tópico para mostrar como às vezes só falta pensar 1 bocadinho assim para se chegar à mesma conclusão que se chega quando não se precisa de pensar porque está tudo explícito.
Gostava de ver uma análise por um sociólogo ou psicólogo.
Tirava o dinheiro e deixava a mala no local onde está.
Estás um pouco atado....
Aqui serias tu a provocar a morte a 1 homem...é um bocado diferente.
Mas só demonstra a sociedade que temos.
Não, não dá para perceber isso sequer. É muito fácil dizer sim num cenário completamente fantasioso como esse.Mal seria. Mas dá para perceber que talvez muita gente aceitasse a mala num caso real. E aí ? já não se diria nada acerca da pessoa que aceitava a mala?
Epá, toda a gente vai ter de morrer mais tarde ou mais cedo portanto, venha a mala []
EDIT: Não dava para ficar com metade do dinheiro e o gajo da biclicleta simplesmente partir 4 costelas, fracturar um osso qualquer, arranhar-se todo e apanhar uma gripe?
Ahhh cheguei tarde demais!!!!Ou até mesmo por um humanologista...