Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Já anda por aí uma pergunta dessas. É só fazer como indicou o membro... (não me recordo do nome). Imprimir, e depois é só fazer uma pesquisa na janela com o tópico em formato de impressão.

Marco: Sugeria mesmo meter a informação de como pesquisar no tópico no 1º Post!

Perguntinha...n sei se já perguntaram.

Oleo para um Uno 60SX? (Motor 1.1)

Eu apostava num 10W40 Semi Sintético... que tal? Algum especifico?

Será arriscado meter um 100% sintético?

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Perguntinha...n sei se já perguntaram.

Oleo para um Uno 60SX? (Motor 1.1)

Eu apostava num 10W40 Semi Sintético... que tal? Algum especifico?

Será arriscado meter um 100% sintético?

Pelo que ja aprendi aqui diria que o melhor seria colocar um bom 15W-40. Pois esse motor tem uma concepçao antiga. Se estiver errado o jeff que diga!

O mal ou não depende daquilo a que o motor está habituado. Se tiver folgas significativas, não convém meter um óleo fino, caso contrário vai ser toda queimadinho e não lubrifica correctamente o motor. Mas se se meter um mineral desnecessáriamente, também não lubrifica correctamente.
Se o motor usar há muito tempo um 15w40, provávelmente não convém agora mudar. Caso contrário, é arriscar e ver como é o consumo de óleo.

Em relação ao indice, eu já sugeri isso, mas é muito chato. É preciso percorrer todas as páginas e apontar motores e óleos separadamente. E depois fazer o indice de motores e óleos. Dá trabalho, mas poupava imenso tempo a quem procura e ao próprio Jeff.

Jeff, visto dominares a área dos óleos ponho-te aqui uma questão que coloquei noutro tópico.

citação:Olá. Estou a ponderar comprar 4 litros óleo por ser mais barato nesta quantidade. Esta embalagem vai servir para os reatestos do meu guloso 2.0 TDI
A minha dúvida é: Há problema em ter o óleo na embalagem, digamos por mais de 2 anos? O óleo na embalagem depois de aberta vai perder propriedades ? Se calhar a pergunta pode ser ridicula , mas só queria confirmar isto.

O óleo em causa é o BP Visco 7000 Longlife II

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

O mal ou não depende daquilo a que o motor está habituado. Se tiver folgas significativas, não convém meter um óleo fino, caso contrário vai ser toda queimadinho e não lubrifica correctamente o motor. Mas se se meter um mineral desnecessáriamente, também não lubrifica correctamente.
Se o motor usar há muito tempo um 15w40, provávelmente não convém agora mudar. Caso contrário, é arriscar e ver como é o consumo de óleo.

Em relação ao indice, eu já sugeri isso, mas é muito chato. É preciso percorrer todas as páginas e apontar motores e óleos separadamente. E depois fazer o indice de motores e óleos. Dá trabalho, mas poupava imenso tempo a quem procura e ao próprio Jeff.

Isto agora já parte de ignorancia minha. A espessura do óleo tem a ver com a graduação? Pensava que era só com o ser mineral, Semi Sintético ou Sintético. Tinha a ideia que um óleo semi-sintéctio tinha a mesma espessura fosse 15w40 ou 10w40

citação:Originalmente colocada por CL

:([:0] Isto já levava era um índice na 1ª página. :(:([:0][:0]

:D

Boa ideia, podes te encarregar disso?

LOL

Prometo que, esta sexta-feira, vou tentar fazer isso ou, pelo menos, vou tentar começar.
Se todos ajudassem, as coisas seriam ainda mais fáceis.

Boas Jcr. Então esse concessionario é muito bom [8], pois o indicado é mesmo o 5W30. Para que compreenda o 5W30 não está assim tão diferente de um 5W40 ao nivel da temperatura. Mais: a viscosidade e resistencia à temperatura é dada pelo 5W e não pelo 30 pois este 30 é uma unidade de medida de espessura de oleo existente entre o cilindro e a camisa onde este corre. O oleo precisa de criar essa pelicula protectora entre as partes metalicas com determinada espessura para proteger. Ora ao usar um 5W40, este vai criar uma pelicula protectora de 40 microns, que não estraga mas cria resistencia ao movimento do cilindro pois é mais grossa, aumentando o consumo de combustivel e desgastando um pouco mais depressa os componentes internos.

Pode utilizar o 5W40 mas não é o mais indicado. O 10W40 é uma opção um pouco desajustada embora tambem não comprometa.
Há concessionarios que não sabem do que falam...
Vou por isto no topico pois nunca falei disto, acho eu .:D
Um abraço.

P.S.: Não concordo muito com a colocação disto no geral. Assim vai ser dificil trocar ideias.

Qual o mal se for um bom 10w40? ou o bem...
O mal pode ser um consumo de oleo mais alto, mas nesse caso não tens nenhuma vantagem: gastas mais oleo, mais €€€€ e só podes fazer o mesmo numero de kms que no 15W40. Não ganhas nada...
Mas tu é que sabes.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por smithico

Jeff, visto dominares a área dos óleos ponho-te aqui uma questão que coloquei noutro tópico.

citação:Olá. Estou a ponderar comprar 4 litros óleo por ser mais barato nesta quantidade. Esta embalagem vai servir para os reatestos do meu guloso 2.0 TDI
A minha dúvida é: Há problema em ter o óleo na embalagem, digamos por mais de 2 anos? O óleo na embalagem depois de aberta vai perder propriedades ? Se calhar a pergunta pode ser ridicula , mas só queria confirmar isto.

O óleo em causa é o BP Visco 7000 Longlife II
Normalmente se estiver devidamente selado e num local sem grande humidade e protegido do calor aguenta alguns anos, mais do que dois, mas cuidado que alguns oleos já estão embalados à bastante tempo como aqueles oleos que são descontinuados (por exemplo o GTX3 da Castrol). Depois de aberto ai no maximo um ano sempre num bom local. Não deixar a embalagem aberta!

citação:Originalmente colocada por jeff

Qual o mal se for um bom 10w40? ou o bem...
O mal pode ser um consumo de oleo mais alto, mas nesse caso não tens nenhuma vantagem: gastas mais oleo, mais €€€€ e só podes fazer o mesmo numero de kms que no 15W40. Não ganhas nada...
Mas tu é que sabes.
Um abraço.

Eu não sei, por isso tou a perguntar.

Eu tinha estas ideias previamente concebidas:

1. É preciso ter em conta a espessura do óleo e isso via-se por ser mineral, de base sintética ou 100% Sintético

2. Oleo dentro da mesma espessura, quanto maior a amplitude da graduação, melhor

3. O valor de 10W face ao 15W iria melhorar o trabalhar a frio

4. Eu vi oleos 10W40 ao mesmo preço de 15W40, ambos semi-sintéticos. Se neste caso não é para se ter em conta a marca do oleo em si, basta que seja um oleo não de supermercado, a minha dedução lógica seria precisamente que mais valia comprar o 10w40.

E outra coisinha. Já li muita coisa sobre os Óleos da Norauto mais ainda nada que comprove por A + B que são bons ou maus.

Ainda antes de andar neste forum e de perceber ainda menos de carros, fiz uma revisão na norauto no meu pug e coloquei o óleo sintético deles.

Tendo em conta que mantive sempre o mesmo percurso todos os dias, o que notei foi uma redução no consumo e um alargamento do número de kms feito no CB do carro para mais 5000kms.

O oleo antes posto na peugeot e depois também dessa revisão foi sempre um 15w40 que nunca fez mais de 15k até o CB mandar à revisão, tendo feito 20k com o semi-sintético da norauto.

Agora... também não ponho em causa que o óleo seja mau, mas o da peugeot ainda seja menos adequado.

Todos os lubrificantes de motor ligeiro são compativeis entre eles: minerais, sintecticos e 100% sintecticos. Agora isto tem regras:
Misturar um sintectico num mineral é possivel e permite manter os intervalos de mudas, agora misturar um mineral num sintectico ou mesmo 100% sintectico é altamente prejudicial à qualidade do oleo sintectico e não permite manter o equilibrio do oleo inicial e deve-se mudar no maximo até 500 kms (para não dizer 100) depois do reatesto, pelo sintectico ou 100% sintectico. O desiquilibrio é grande e mexe com muitas coisas.
Um abraço.

Voltar
Superior