Boa noite, tenho umas dúvidas que acredito que me possam ajudar.
Antes de mais, aviso já que sou uma menina que gosta de carros e tenta perceber um bocado de mecânica.
Contextualizando rapidamente, tenho um Vw lupo com quase 140k km.
Desde junho do ano passado que o motor do carro treme imenso, transmitindo essa vibração ao resto do carro, o que é incómodo.
Já corri uma série de mecânicos, fiz uma série de alinhamentos e equilibragens, mudei uma série de peças (até mesmo o catalisador...) e nada resolve o problema.
O carro treme essencialmente a partir do 80 km/h ou em recuperação, e em ponto morto, em que até a luz do motor acende e chega a piscar. O carro também consome mais (e já não é famoso pelos seus consumos, diga-se...).
Comprei um cabo VAG-com e tal, e o carro apresentou misfire em 2 cilindros e um código de erro da EGR.
Sucede que, após correr mil mecânicos, foi-me dito que o problema do meu carro era primeiro a caixa de velocidades (que não é), depois, os injetores (que também não é) e, por fim, a falta de compressão nos cilindros (diagnóstico no roady). Achei estranho, sempre foi um carro bem tratado, revisões a horas, etc. mas conformei-me e estava empenhada em dar os melhores últimos meses da vida ao bicho.
Entretanto, foi-me indicado um mecânico, que é um senhor já perto dos seus 70 anos, que me disse que não era problema de compressão mas sim de EGR que precisava de ser limpa (sim, nunca me falaram disto em nenhum diagnóstico, nem ligando à máquina...). Será possível ser algo tão "simples"?
A minha outra dúvida prende-se aqui com os orçamentos que me foram apresentados para a limpeza da EGR.
Roady - cerca de 130€
Feu vert - 367€ (lol)
Mecânico particular - à volta de 30€.
Isto tudo inclui a desmontagem da válvula, que eu não vou na cantiga da limpeza sem desmontar.
O que acham?