...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votos: 117 57,4%
  • Não

Votos: 87 42,6%

• Total de eleitores
    204
Boas Tarde pessoal. a minha egr no meu focus 1.6tdci 109 cv de 2008, nao para de me chatear, coloquei a 1 semana a válvula egr nova, mas a luz avisadora do motor não apaga nem por nada. os erros que dão são os seguintes: P2141 recirculação de gases de escape. P0488 sincorr comando borboleta e P0487 comando de borboleta.

Alguém sabe o que pode ser? ja gastei uma pipa de maça nisto e não a maneira de a luz apagar.

Cumprimentos.u

Última edição:
Boa noite, tenho umas dúvidas que acredito que me possam ajudar.
Antes de mais, aviso já que sou uma menina que gosta de carros e tenta perceber um bocado de mecânica.

Contextualizando rapidamente, tenho um Vw lupo com quase 140k km.
Desde junho do ano passado que o motor do carro treme imenso, transmitindo essa vibração ao resto do carro, o que é incómodo.
Já corri uma série de mecânicos, fiz uma série de alinhamentos e equilibragens, mudei uma série de peças (até mesmo o catalisador...) e nada resolve o problema.
O carro treme essencialmente a partir do 80 km/h ou em recuperação, e em ponto morto, em que até a luz do motor acende e chega a piscar. O carro também consome mais (e já não é famoso pelos seus consumos, diga-se...).
Comprei um cabo VAG-com e tal, e o carro apresentou misfire em 2 cilindros e um código de erro da EGR.

Sucede que, após correr mil mecânicos, foi-me dito que o problema do meu carro era primeiro a caixa de velocidades (que não é), depois, os injetores (que também não é) e, por fim, a falta de compressão nos cilindros (diagnóstico no roady). Achei estranho, sempre foi um carro bem tratado, revisões a horas, etc. mas conformei-me e estava empenhada em dar os melhores últimos meses da vida ao bicho.
Entretanto, foi-me indicado um mecânico, que é um senhor já perto dos seus 70 anos, que me disse que não era problema de compressão mas sim de EGR que precisava de ser limpa (sim, nunca me falaram disto em nenhum diagnóstico, nem ligando à máquina...). Será possível ser algo tão "simples"?

A minha outra dúvida prende-se aqui com os orçamentos que me foram apresentados para a limpeza da EGR.
Roady - cerca de 130€
Feu vert - 367€ (lol)
Mecânico particular - à volta de 30€.
Isto tudo inclui a desmontagem da válvula, que eu não vou na cantiga da limpeza sem desmontar.

O que acham?

Sim pode. Basta um teste de estrada para perceber se ela está a funcionar devidamente.

O que entendes por "teste de estrada"? :)

Desliga a egr e já tens a resposta para a tua incerteza.

Já considerei isso mas primeiro, queria tentar preservar o ambiente [:D] Por outro lado, estou a viver longe de casa e não conheço mecânicos que percebam realmente do assunto (daqueles que atiram hipóteses para o ar, infelizmente, conheço).
Por isso, se alguém tiver sugestões de bons mecânicos em Leiria e arredores, aceito de bom grado!

Já considerei isso mas primeiro, queria tentar preservar o ambiente [:D] Por outro lado, estou a viver longe de casa e não conheço mecânicos que percebam realmente do assunto (daqueles que atiram hipóteses para o ar, infelizmente, conheço).
Por isso, se alguém tiver sugestões de bons mecânicos em Leiria e arredores, aceito de bom grado!

Percebeste mal, eu disse desliga a egr ou seja, para verificares se a causa é da egr, basta desligares a ficha ou tapar o circuito (consoante se é eléctrica ou mecânica), momentaneamente... e depois se entenderes desistir da egr definitivamente, mas, isso é por tua conta e risco, pois isso nunca te aconselhei.

Percebeste mal, eu disse desliga a egr ou seja, para verificares se a causa é da egr, basta desligares a ficha ou tapar o circuito (consoante se é eléctrica ou mecânica), momentaneamente... e depois se entenderes desistir da egr definitivamente, mas, isso é por tua conta e risco, pois isso nunca te aconselhei.

Ah, sim. Tinha percebido mal. Pois mas não faço ideia de como se faz isso de desligar a ficha/tapar o circuito. Daí precisar de algumas dicas a nível de mecânicos entendidos...
Obrigada pela resposta!

Para atualizar, a EGR foi limpa, mas o carro continua a tremer ao ralenti, em recuperação e acima dos 80, essencialmente.
Volto à estaca zero, colocando em causa 1) que exista alguma fuga de ar, 2) que a bobine que me foi colocada não é compatível com o carro (estes VW costumam ser ranhosos no que diz respeito a marcas brancas), 3) que é mesmo falta de compressão, o que me deixa triste tendo em conta que falamos de um carro com nem 140k km e com as revisões sempre em dia.

Já estou na fase de não saber o que fazer com o raio do carro.

Para atualizar, a EGR foi limpa, mas o carro continua a tremer ao ralenti, em recuperação e acima dos 80, essencialmente.
Volto à estaca zero, colocando em causa 1) que exista alguma fuga de ar, 2) que a bobine que me foi colocada não é compatível com o carro (estes VW costumam ser ranhosos no que diz respeito a marcas brancas), 3) que é mesmo falta de compressão, o que me deixa triste tendo em conta que falamos de um carro com nem 140k km e com as revisões sempre em dia.

Já estou na fase de não saber o que fazer com o raio do carro.

Update, a luz voltou a aparecer. Ao ligar o cabo, continua a surgir o erro na EGR e misfires, aapesar de ter sido limpa. Vou tentar "diminui-la" com o vag-com para ver se ajuda a perceber se é realmente isso. Acham boa ideia?

Malta existe alguma forma de testarmos se temos a EGR bem anulada? com algum programa tipo torque ou assim? ou não ha forma de ver?

Permitam-me mandar a minha posta de pescada neste tópico.Tenham muito cuidado com mecânicos que digam que precisa de EGR nova sem sequer pensar em limpar primeiro. Ainda outro dia em conversa com mecânico da Renault ele me disse que 99% dos casos são carvão acumulado. A EGR é uma peça simples e dificilmente avaria. A maioria das oficinas troca porque são Euros fáceis e vêm da carteira de outrem.

Quando o solenóide morre, quero ver como vai lá com uma limpeza..

Já as EGR mecânicas, se a membrana rebenta, não vai lá com limpeza... [;)]

Bem, a EGR do meu Focus também está a dar problemas.

Limpar costuma bastar?

Uma EGR da BOLK por 103€ seria uma boa compra ou nem por isso?
Se não, quanto costuma custar uma EGR nova?

Obrigado antes de mais!

Ando stressado também com um possível problema na egr.

Tenho um corolla e12 1.4 d4d e na Toyota já fizeram uma limpeza a egr, mas 5 meses depois começou novamente os problemas...

Vou muito bem em 5ª a ~90km/h e o carro parece que entra em "safe mode" descendo a velocidade e não passando dos ~20km/h. Se tento acelerar, começa a soluçar e deita um fumo branco.
Não acende nenhuma luz de aviso...

A solução é parar o motor uns 3 ou 4 minutos e fica ok. A ultima vez não parei o motor, apenas meti em ponto morto e dei uma aceleradelas ate as 5k rpm's e ficou ok...

Será que o problema é mesmo da egr?

No entanto tenho marcado para levar o carro à Toyota novamente...

Voltar
Superior