...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votos: 117 57,4%
  • Não

Votos: 87 42,6%

• Total de eleitores
    204
Obrigado aos dois.

Não sou gajo de ter medo de entalar dedos e fazer cortes em arestas vivas, mas já estou a ver que é melhor dar aquilo a fazer a quem sabe em vez de me meter com invenções.

Quanto à inactivação da EGR só vejo vantagens para o carro. Admissão mais limpa, menos porcaria a voltar para a camara de combustão, mais potencia, etc.
O pior é que deixas de ser verdinho.[:D] Emites mais gases nocivos

boas malta.eu tb tenho 1 golfIII de 95 1.9tdi 90cv com 250000kms,e á pouco tempo tive de reparar turbo e injectores.e qual ñ foi o meu espanto de admissao que quase ñ cabia 1 dedo.cheio de porcaria derivado a essa maldita valvula.carvao com os vapores de oleo que circulam no motor faz cáca....eliminei-a logo!c foi td limpo,agora nunca mais me vou preocupar c isso...e outra k abafa o motor!o catalizador,k tb tirei.tava cheio de carvao,vamos e la ver na inspeçao!

os camioes pesados , barcos etc que comecem a ter catalizadores tambem em serie

já era uma ajuda ao ambiente
os camioes novos já são obrigados,a cumprir a norma euro v.
o meu já tem quase dois anos,e o motor já é euro v.
tem catalizador e utiliza ad-blue.
podes estar a respirar ao pé do escape que só sentes o cheiro do ad-blue.
é uma maravilha não ver fumo a sair pelo escapeapr:)

boas malta.eu tb tenho 1 golfIII de 95 1.9tdi 90cv com 250000kms,e á pouco tempo tive de reparar turbo e injectores.e qual ñ foi o meu espanto de admissao que quase ñ cabia 1 dedo.cheio de porcaria derivado a essa maldita valvula.carvao com os vapores de oleo que circulam no motor faz cáca....eliminei-a logo!c foi td limpo,agora nunca mais me vou preocupar c isso...e outra k abafa o motor!o catalizador,k tb tirei.tava cheio de carvao,vamos e la ver na inspeçao!

Sem catalizador na inspecção não passa!

os camioes novos já são obrigados,a cumprir a norma euro v.
o meu já tem quase dois anos,e o motor já é euro v.
tem catalizador e utiliza ad-blue.
podes estar a respirar ao pé do escape que só sentes o cheiro do ad-blue.
é uma maravilha não ver fumo a sair pelo escapeapr:)

Em que consiste esse sistema ad-blue? Desconheço!

Boas,

Por acaso na 5ªfeira estive a ver um Volvo com um depósito para isso. AdBlue

Não sei bem o que seja...mas deve ser algum tipo de BioDiesel concentrado para o grandes [:p]

Cumprs [;)]
o ad-blue é um aditivo,que é injétado através de um catalizador no escape,para eliminar os gases nocivos.

o ad-blue é uma mistura de ureia com água mineral,
o cheiro que sai pelo tubo de escape, é do tipo "adubo"
se quiserem exprimentar quando estiverem parados no transito,e tiverem um camiao,novo ao lado,abram o vidro e sintam o cheiro[:D]

de salientar que o preço é de cerca de 1,5 euros o litro.
o consumo é proporcional ao consumo de gasolio.
quanto mais gasolio gastar,mais ad-blue gasta.
por exemplo numa viagem de 1400kms com um consumo de 42 litros aos 100,gasto cerca de 45 litros de ad-blue.
esta semana com 2997kms fiz media de 30.4 lts 100km,e gastei 51litros de ad-blue.

Quando tiveres os pulmões entupidos de "carvão", também os eliminas. Mentalidade tipica cá do burgo: os outros que façam, os outros que cumpram.

eu lancei á algum tempo um topico sobre assunto porque tambem estava nesse impasse. No entanto optei por desliga-la e até hoje 200% satisfeito. fiquei ainda mais satisfeito quando vi um amigo e um primo num clio 1.5dci e num smart fortwo a pagarem 80 e 300 euros respectivamente para desentupir a egr. desligar a minha custou apenas 5 euros.

Renault 1.9dt - Limpar EGR

Renault 1.9dt - Limpar EGR

Boas

Onde está e como posso limpar a valvula EGR de um Megane 1.9dt?

Quais são as vantagens de limpar a mesma?

Cumps

boas...concordo contigo 100%,mas se formos a ver se o motor tiver bem afinado e a queimar bem,a poluiçao penso k seja (nula)

Por muito bem afinado que o motor esteja, vai sempre poluir mais, sobretudo sem catalisador. Se tiveres o motor bem afinado e realizares a manutenção do carro convenientemente, o que implicará a limpeza da EGR quando o rei faz anos, juntas o útil ao agradável.
Compreendo que é quase um choque e até desmotivador ver uma peça suja e isso ser o resultado de um sistema que, se for desligado, já não suja "nada" e permite-te que poupes dinheiro na manutenção. É tentador, não é? Mas se não tivesse um propósito, até podias mandar tirar essas peças antes de comprar o carro. Poupavas dinheiro logo à cabeça.

Quer queiramos ou não, temos que nos preocupar com o ambiente e isso é uma responsabilidade de todos, não é só de alguns. Custa muito ter catalisador em vez de mais um par de CV? Custa muito limpar uma EGR de X em X anos?
Tirar um catalisador é de uma enorme irresponsabilidade e falta de respeito. Podíamos andar a largar nuvens de fumo atrás de nós, não precisávamos de nos últimos 20-30 anos andar a inovar e andar preocupados com eficiência. Dá trabalho separar o lixo, podíamos meter tudo no mesmo saco como se fazia antes (e ainda se faz). Dá trabalho e custa dinheiro fazer ETARs. Não se fazia, mandava-se tudo para o rio que ele ficava mais limpo e mais aromático. Dá trabalho e custa dinheiro meter filtros nas chaminés. Não se punha. Tudo diluído no ar não se dá por nada até começarem a aparecer os problemas. Será difícil perceber que se está no carro é porque é bom e se o retirarmos estamos a retroceder no tempo e estamos a ser egoístas?

A EGR só funciona ao ralenti, logo a própria dimensão de actuação é limitada pois uma coisa é um motor ao ralenti sem carga e outra é a fazer rotações com esforço.

Logo se compararmos uma admissão praticamente entupida (que foi o meu caso e é o de tantos outros que eu conheço) facilmente ficamos na dúvida. A diferença em termos de fumo quando em andamento chega a ser por vezes gigantesca!

Não é assim tão fácil chamar crimimosos a quem desliga isso. Se fizermos umas medições a longo prazo, desde a própria fábrica que as produz até à fumarada que os carros deitam quando andam com a admissão entupida de pasta, a coisa é capaz de ficar, quanto muito, equilibrada.

Mais uma coisa, limpar admissões de forma periódica não é fácil, prático e sobretudo, barato. Experimentem fazê-lo num 1.3 cdti e logo vêm, principalmente se tiverem de pagar para ser feito.

Vamos proteger o ambiente e o nosso futuro mas de forma racional e sem artimanhas para vender o carro abaixo de quotas de emissões. Por exemplo, o catalizador já considero criminoso a sua remoção pois faz um excelente trabalho praticamente sem qualquer efeito secundário. É deste tipo de mecanismos que precisamos e não de EGR's.

Cumprimentos.

Última edição:
Só mais uma coisa, uma EGR suja em muito pouco tempo, variando de motor para motor. Se dizem X anos tipo 5 ou 6 estão muito enganados, tem de ser limpa com muito mais regularidade.

Já os lixos, é incrível como na teoria ficou tudo feito e fizeram-se mil e uma campanhas quando na prática ninguém aceita os óleos, filtros de óleo, baterias, etc. As poucas empresas que ainda aceitam ficar com isso vindo de um particular, pedem dinheiro e não é pouco.

Ora isto dá vontade de fazer o quê? Pegar num saquinho, meter tudo lá dentro e deitar no lixo. Isso é que eram tempos.

Última edição:
Boas pessoal

Tenho um megane 1.9dt e sinto o carro a puxar pouco e de vez em quando faz-me fumo negro pelo escape, onde se situa e como posso limpar a valvula EGR deste carro?

Cumps

A EGR só funciona ao ralenti, logo a própria dimensão de actuação é limitada pois uma coisa é um motor ao ralenti sem carga e outra é a fazer rotações com esforço.

Logo se compararmos uma admissão praticamente entupida (que foi o meu caso e é o de tantos outros que eu conheço) facilmente ficamos na dúvida. A diferença em termos de fumo quando em andamento chega a ser por vezes gigantesca!

Não é assim tão fácil chamar crimimosos a quem desliga isso. Se fizermos umas medições a longo prazo, desde a própria fábrica que as produz até à fumarada que os carros deitam quando andam com a admissão entupida de pasta, a coisa é capaz de ficar, quanto muito, equilibrada.

Mais uma coisa, limpar admissões de forma periódica não é fácil, prático e sobretudo, barato. Experimentem fazê-lo num 1.3 cdti e logo vêm, principalmente se tiverem de pagar para ser feito.

Vamos proteger o ambiente e o nosso futuro mas de forma racional e sem artimanhas para vender o carro abaixo de quotas de emissões. Por exemplo, o catalizador já considero criminoso a sua remoção pois faz um excelente trabalho praticamente sem qualquer efeito secundário. É deste tipo de mecanismos que precisamos e não de EGR's.

Cumprimentos.

A EGR, ao fazer recircular os gases, baixa a temperatura na câmara de combustão, evitando que se produza NOx. Acho que isto basta para justificar a existência da EGR: evita a produção de um poluente.
Sabes que a EGR não funciona só ao ralentim. Fecha consoante a "carga" que dês ao motor, até fechar completamente, para a máxima performance. Se um dia pudermos ter uma EGR que não precisa de fechar para termos a máxima performance, óptimo.
O facto de se sujar é uma consequência mas resolve-se, é uma questão de manutenção, como outras tantas partes de um carro. Os carburadores também se sujam, os injectores também se entopem, os filtros, etc, etc, etc. Não tratamos deles? E gasta-se dinheiro nisso, às vezes até por caprichos do tuning. A questão não é o custo, é a sensibilidade ambiental e sentido cívico. Se a EGR desse potência, andava sempre a brilhar, não dava trabalho nenhum desmontar, limpar e montar, ou pagar para isso. Tiravam-se fotos, enchia-se o peito de ar, mostrava-se aos amigos e dizia-se orgulhosamente para meter inveja "Hoje limpei a EGR do meu maquinão!". Como é para "só" para baixar emissões e ainda por cima retira 1/2 CV em rotações baixas, tira-se as fotos à mesma mas diz-se "Epá, isto é uma me*da, é só para entupir o motor, não serve para nada e eu não estou para andar a limpar isto. Vou mas é desligar essa porcaria!"
Se inventarem um sistema que faça o mesmo que a EGR ou melhor e não suje nada, melhor! Mas até lá, a EGR deve desempenhar o seu papel.

Voltar
Superior