...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votes: 117 57.4%
  • Não

Votes: 87 42.6%

• Total voters
    204
Hora de decidir

Hora de decidir

Só queria deixar aqui a minha experiência e decisão, pois as diversas opiniões aqui manifestadas permitiram-me decidir.

Aos 110.000km do meu corsa cdti/05, também tive problema com EGR.
Com limpeza da válvula, reinstalação de software e após alguns kms (urbano) a luz indicadora de avaria regressou.
No entanto, quando em condução em AE (120km/h) e extra urbano a luz indicadora não aparece. Mas o consumo de combustivel mantém-se ligeiramente elevado.
Vou proceder à subst/ válvula. Cerca de €300 c/ iva e mo (EGR - fornecedor da Opel)
[;)]

para gastar 300€ na reparação, tirava-a para fora e metia uma junta cega. fogo, 300€ é fruta.

Só queria deixar aqui a minha experiência e decisão, pois as diversas opiniões aqui manifestadas permitiram-me decidir.

Aos 110.000km do meu corsa cdti/05, também tive problema com EGR.
Com limpeza da válvula, reinstalação de software e após alguns kms (urbano) a luz indicadora de avaria regressou.
No entanto, quando em condução em AE (120km/h) e extra urbano a luz indicadora não aparece. Mas o consumo de combustivel mantém-se ligeiramente elevado.
Vou proceder à subst/ válvula. Cerca de €300 c/ iva e mo (EGR - fornecedor da Opel)
[;)]

Fazes muito bem.
Cumprimentos.

eu fiz a limpeza da egr no ibiza tdi de 90cv... o motor ficou bem mais solto e sente-se mais folgado a andar a cerca de 130km/h. Agora em andamento normal nem faz fumo (talvez o faça quando pega - ainda não reparei)...

Last edited:
A limpeza da EGR não funciona muitas das vezes. Ainda à cerca de 6 meses fiz a limpeza da EGR do Smart cá de casa (limpeza feita numa oficina mercedes), e passado 15 dias tive de regressar oficiona para colocar uma nova.

Agora se se deve ou não eliminar a EGR!! Confesso que pagar 280€ por uma EGR não é muito agradável, mas mesmo assim o fiz.
Não condeno no entanto quem as elimina.

O argumento de poluir etc... é muito válido, mas se fossemos todos por a mão na consciencia quanto a esse tema, andariamos todos de transportes publicos diáriamente, nas raras vezes que fossemos conduzir nunca ultrapassavamos os 90km/h nas autoestradas, etc... etc... etc...

A ''consciencia'' só faz sentido se for seguida num todo, e não numa parte.

É como (hipotéticamente) por exemplo se andar de Porsche diáriamente, e ir dizer a outra pessoa que anda de smart, que em consciencia não deve eliminar a EGR porque fica a emitir mais CO2.

LOL

Só faz sentido num todo...ridiculo. (poupa-se o ambiente onde se pode...não se vai fazer sacrificios desnecessários)

Quem tem um porsche nao pode criticar um gajo de smart que tira EGR...ridiculo. (critica-se o acto de estar a retirar propositadamente, ago que foi aplicado para salvar o ambiente. Um porsche tambem tem EGR. Se uma pessoa tem dinheiro para ter um porsche, nao quer dizer que nao faça tudo o que está dentro dos seus limites de conforto pelo ambiente.)

Last edited:
Boa tarde,

Este forum é dedicado ao ambiente? ou aos problemas mecanicos das viaturas?
O mais importante é o ambiente sem dúvida!!!
Mas não será pior passar a vida nas oficinas a tentar resolver os problemas de egr.
Os srs. que se preocupam com o ambiente façam o favor de efectuar umas visitas ás oficinas reparadoras destes pequenos problemas e verifiquem o que é poluição.
Atentamente.
Campos

Bom dia,

Este fim de semana tive a experiência (má) de substituir a vávula EGR do Opel Corsa 1.3 CDTI de 2006.

Para que os leigos deixem de ser enganados a vávula dificilmente avaria e custa cerca de 150,00€ já com IVA, não se deixem enganar com outros valores.
O colector de admissão e afins é que ficam completamente obtruidos com uma pasta constituida por uma massa preta horrivel de remover.
Provocada porquê? por uns curiosos do ambiente que chamam reaproveitar os gases de escape e efectivamente conseguem o reaproveitamento somente quando o motor está frio, aquando da limpeza deste componentes são uitlizados materiais super poluentes do ambiente e aí já não há problema de ambiente!!.
Conclusão para eliminar o problema da EGR e da luz acesa somente têm de limpar os colector de admissão e restantes componentes da admissão. é um trabalho muito dificil e deve ser feita por profissionais de confiança porque senão fica tudo igual.

Boa sorte
Campoos

pois eu perguntei por pensar que não tinham mas existem referencias na net a egr,s em veiculos com motor a gasolina tambem.. assim fiquei baralhado.

Eu votei não.

E passo a explicar, se a EGR for desligada num motor turbinado pode acontecer que o motor desalvore (o motor consome todo o óleo como se fosse combustível e lá vai para a sucata).

Mais vale ter a EGR a funcionar bem (fazer umas limpezas de 2 em 2 revisões por exemplo) do que desligá-la definitivamente pelo problema que acima mencionei. Mas cada um sabe de si!

Bom dia,

Este fim de semana tive a experiência (má) de substituir a vávula EGR do Opel Corsa 1.3 CDTI de 2006.

Para que os leigos deixem de ser enganados a vávula dificilmente avaria e custa cerca de 150,00€ já com IVA, não se deixem enganar com outros valores.
O colector de admissão e afins é que ficam completamente obtruidos com uma pasta constituida por uma massa preta horrivel de remover.
Provocada porquê? por uns curiosos do ambiente que chamam reaproveitar os gases de escape e efectivamente conseguem o reaproveitamento somente quando o motor está frio, aquando da limpeza deste componentes são uitlizados materiais super poluentes do ambiente e aí já não há problema de ambiente!!.
Conclusão para eliminar o problema da EGR e da luz acesa somente têm de limpar os colector de admissão e restantes componentes da admissão. é um trabalho muito dificil e deve ser feita por profissionais de confiança porque senão fica tudo igual.

Boa sorte
Campoos

Porque é que dizes que são curiosos?
A limpeza desses componentes e de outros, tal como mudanças de óleo, etc, deve ser feita em condições. Agora se na oficina do Zé Manel vão lavar componentes à ribeira, por assim dizer, que é o mesmo que deitar resíduos no esgoto, quem está a fazer mal de certeza que não foi quem projectou o carro.
Para terminar, o aproveitamento dos gases faz-se em função da rotação e não apenas quando o carro está frio.

Last edited:
Back