Há já uns meses que ando com um problema parecido ao que relataram nos posts anteriores - o carro faz soluços.
Para explicar melhor:
Tenho uma Ford Mondeo 1.8 TDCI station de 2011 com pouquíssimos quilómetros, cerca de 55 mil. Há uns meses começou-me a dar problemas, pois o motor começou a "engasgar" sem motivo aparente. A mim parece-me que o problema aparece mais por volta das 1800-2000rpm, como já foi dito anteriormente, e tem mais tendência a aparecer em subidas, mesmo que sejam ligeiras. O mais chato é que o problema não aparece sempre, ou seja, posso andar com a carrinha normalmente durante uma semana sem que a mesma tenha qualquer sintoma, mas mais tarde ou mais cedo o problema aparece, é certinho. Até já andei com um mecânico a dar umas voltas e o raio da carrinha nem uma vez falhou (é sempre assim[8b]).
Quando o problema me apareceu contactei de imediato o stand onde comprei a carrinha, uma vez que a mesma ainda se encontra na garantia (que acaba agora em Outubro) e inicialmente o problema aparentava ser dos injectores, uma vez que dois dos injectores apresentam valores que não deveriam apresentar, motivo pelo qual foi solicitada à garantia a troca dos quatro injectores, o que segundo eles foi feito.
Passado uns dias depois de ter a carrinha a mesma voltou a fazer o mesmo problema. Voltei lá a deixá-la e da segunda vez disseram-me que o problema seria de uma cablagem que ligava a um dos injectores que ou estava danificada ou estava a fazer mau contacto (já não me lembro). Contudo passado novamente uns dias a carrinha voltou a "engasgar".
Após isso e já farto de toda a situação resolvi entrar em contacto directamente com a pessoa que me tinha vendido a carrinha, e posteriormente na presença do vendedor fui falar com o chefe da dita oficina. Fiz isso no sentido de pressionar a oficina, pois não só já estou farto de toda a situação como "ameacei" que ia escrever no livro de reclamações, que ia à DECO e que em último caso se eles não me resolvessem o problema que me voltassem a comprar a carrinha pelo valor que eu a tinha comprado.
O chefe da oficina disse-me que o grande problema é que no diagnóstico que tinha sido feito à minha carrinha não tinha sido detectado nada de anormal e que essas situações eram as mais chatas, pois só indo mesmo por tentativas e por suspeitas do que pudesse ser o problema. Disse que poderia ser do medidor de massa de ar, contudo foi testado um novo e parece que com eles a conduzir a carrinha detectaram que o problema persistia, pois a mesma "engasgou" (ainda bem) e posteriormente já me disseram que se não era dos injectores, não era da MAF, não era nada relacionado com o turbo só poderia ser da EGR.
Parece que a garantia já aceitou o orçamento e segundo eles não vai ser só trocada a EGR como também o colector de admissão.
Sinceramente não sei se isto será incompetência ou não mas o que é certo é que é uma situação extremamente aborrecida, pois como já disseram é um problema que tira por completo o prazer da condução.
Actualmente encontro-me a aguardar que a EGR chegue e seja montada e que posteriormente a carrinha seja testada, mas após encontrar este tópico e após ter visto alguns comentários de pessoal com problemas que parecem identificar-se com o meu, pois o carro "engasga"/"soluça", a minha pergunta é, será que o problema será mesmo da válvula EGR?
P.S. Peço desculpa pelo testamento.[

]