Velocidade e energia

eu, basta ler o teu post que fiz quote para se perceber CLARAMENTE que a massa nao influencia a distancia de travagem.

caso encerrado.

cumprimentos a quem demonstra respeito...n es um deles:D

citação:Originalmente colocada por eu
Lê o meu post anterior. Não achas que estás a ser injusto?:(

Não foste o unico a participar neste tópico, logo nem tudo tem de estar relacionado com o que tu afirmaste ;)

Eliselotus, esta é a última vez que te vou responder.

Sabes o que é um modelo matemático? Existe uma grande diferença entre dizer que numa determinada fórmula a massa corta e não influencia o resultado e dizer que na realidade a massa não influencia nem um milímetro a distância.

Nesta discussão procurei sempre deixar duas coisas claras:
a) A massa influencia pouco a distância de travagem; (não é o mesmo que dizer que não influencia nada)
b) Desde que, e só se, o sistema de travagem conseguir dissipar toda energia cinética

Referi isto em quase todos os meus posts. Se me esqueci de o fazer nalgum, foi distracção...

Para comprovar isso, deixo aqui cópias dos meus primeiros posts, que estão disponíveis para quem quiser ler as coisas como deve ser.

Desde que o sistema de travagem tenha capacidade suficiente para dissipar energia, a massa do veículo pouco influencia a distância de travagem.

No entanto, se ele estiver bem dimensionado, o aumento da massa praticamente não altera a distância de travagem. Isto é física pura.

Quanto a ti, Eliselotus, uma vez que andas a estudar Engenharia, se pensares um bocadinho (o que nem sempre fazes) também chegarás à conclusão que dentro dos limites de capacidade dos travões, a massa pouco influencia a distância de travagem.

mas também não piora, desde que o sistema de travagem seja capaz de dissipar a energia. O aumento da força de atrito equilibra a necessidade de mais força de travagem, daí que dentro de certos limites não existe grande diferença nas distâncias de travagem.

Isso significa que num carro normal, mais 100 ou 200 Kg não devem alterar significativamente a distância de travagem.

Fica bem.

[^]

Caro Eu

Não adianta insisitir !
Contra factos há sempre argumentos ! ;)

Um abraço

JD

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

a massa influencia a maneira como os travões actuam. por vezes, o aumento de peso possibilita um extender do limite de aderencia dos pneus que possibilita aos travoes realizar mais trabalho (sem bloquear) e reduzir a distancia de travagem.
quando os travoes não são capazes de assimilar essa energia extra, a distancia de travagem alongará.
Aleluia![^][^][^] Portanto, o que estás a dizer é que o aumento de massa faz aumentar também a força de atrito dos pneus.[^]

Foi isso que muitos de nós nos fartámos de tentar explicar lá atrás.;)

citação:Originalmente colocada por João Dias
Não adianta insisitir !

Acho que tens razão:(

Quando se escreve isto "A massa influencia pouco a distância de travagem"

E certas pessoas interpretam isto como: "a distância de travagem não varia nem um milímetro com a alteração da massa"

Pouco há a fazer...[8)]

Um abraço,

eu

o que estás a dizer é que o aumento de massa faz aumentar também a força de atrito dos pneus.[^]

...mas isso nao "corta" com o aumento da energia cinética :D;)
porque faltava a parte dos travões (novamente, uma análise simplista mas mais correcta) :)

Não adianta insisitir !

E certas pessoas interpretam isto como: "a distância de travagem não varia nem um milímetro com a alteração da massa"

Pouco há a fazer...[8)]

Um abraço,

eu
afinal enganei-me mais uma vez!

sempre pensei que, pelo menos, soubesses o que escreveste. afinal nem isso!

ca fica de novo:

Bem me parecia que não devia ter perdido tempo a tentar explicar algo a quem não quer perceber.

Se quiserem continuar enganados, força!

Se não, existem muitos livros e artigos na Internet sobre física.
Podem começar por aqui: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/crstp.html

Principalmente a parte que diz "Note that this implies a stopping distance independent of vehicle mass"

E já agora, desafio-vos a pesquisarem na Internet fórmulas de cálculo de distâncias de travagem. Será que a massa do veículo entra na fórmula? Pesquisem e depois digam alguma coisa.

Por mim, já não vou tendo paciência....

Fiquem bem
está tudo dito!
[^][^][^][^][^]

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
...mas isso nao "corta" com o aumento da energia cinética :D;)
porque faltava a parte dos travões (novamente, uma análise simplista mas mais correcta) :)
Depende dos carros e do sistema de travagem de cada modelo... como os testes reais comprovam!

Quanto à parte dos travões. Desde o início que bati sempre nessa tecla. Repara:

Desde que o sistema de travagem tenha capacidade suficiente para dissipar energia, a massa do veículo pouco influencia a distância de travagem.

Dá-me a impressão que quando tivémos esta discussão há umas semanas atrás, não leste bem o que eu ia escrevendo.
:(

o que este topico prova, é que a opinião de quem defendia que a massa não faz aumentar a distancia de travagem, foi mudando ao longo da discussão.
foram desde "a massa não faz aumentar nunca a distancia de travagem, qunado mto diminiu" até chegarem à parte de admitir que pode haver aumentos, mas claro, com uma tentativa de encobrir dizendo "ah e tal, se os sistema estiver bem dimensinado e não sei quê" e "ah e tal, mas é só 0.3%" :D[8][8][8][8]

os teste colocados provaram exactamente que há aumentos, diminuições e até se mantem igual.
ex.
Peugeot 107
Condutor/Com 260 kg adicionais
50 km/h 11m 11
100: 44 42
130: 75 72

Passat 2.0 Tdi:
Condutor/Com 370 kg adicionais
50 km/h 10m 11
100: 41 41
130: 67 70

mas o que choca é que quem colocou os testes é dos que defende que a massa não faz aumentar a distancia e não entra na equação! [:0][:0][:0]:(:(:(

esta conversa já cheira mal, é o que faz mexer em m*rda que já estava assente! [8][8][8][8]
isto de não querer dar o braço a torcer é f*dido! [8][8][8]

EDIT
já agora, no Passat a 130km/h o aumento da distancia foi de 4.5% e não de 0.3%!!

Eu também não queria mais mexer na merd@ mas isto está complicado...

O que ficou cabalmente comprovado é que a distância de travagem varia com o quadrado da velocidade, e isto enquanto o sistema de travagem se mostrar capaz de dissipar a energia cinética. Meter 10 toneladas de carga em cima de um Fiat Uno ou de um Mercedes Classe S ou de um Fórmula 1 de 2005 é estar a ultrapassar em muito a capacidade de travagem instalada.

Sim! Aí, a distância de travagem varia com a carga imposta, podendo até chegar ao ponto de nem ser possível a imobilização do veículo em espaço aceitável porque entretanto o sistema se incendiou!

Enquanto o sistema de travagem for superior aos pneus, ou seja, enquanto o binário de travagem (atrito entre pastilhas/discos e/ou calços/tambores) conseguir sobrepor-se às forças de atrito existentes entre cada roda e a estrada, então a massa total tem tanta influência quanto a pressão de enchimento de cada pneu, a constituição do composto de cada pneu, a forma como cada pneu reage à deformação e ao calor, a velocidade da transferência de massas (e aí entra o sistema de suspensão em jogo, nomeadamente as características dos amortecedores, mais do que das molas, a rigidez longitudinal do veículo à flexão - onde também entra a distância entre-eixos) etc. ou seja, a massa tem tanta influência marginal quanto todos os outros factores que não são de fácil simulação matemática.

É lícito dizer que o aumento de peso provoca um aumento da distância de travagem? Não, é errado. Mais, é erradíssimo.

O aumento de peso pode provocar variação na distância de travagem? Sim, conforme mostrado anteriormente pelos vários exemplos. Nuns casos aumenta a distância, noutros mantém sensivelmente (falar em mm de diferença é, no mínimo, gozo ou não querer entender as questões) e noutros até consegue diminuir a distância.

Mas seja a variação de massa, seja a variação da pressão dos pneus, seja a variação do composto, seja a variação do centro de gravidade, seja a relação Pressão-Volume ou Pressão-Binário do sistema de travagem, quase tudo isso se reflecte em quê? Esse factor está lá na fórmula e chama-se coeficiente de atrito.

A única questão é que esse coeficiente de atrito não é constante e invariável ao longo do tempo nem é independente do pneu escolhido, nem da pressão de trabalho, nem da massa actuante em cada pneu.

Mas se alguém conseguir pôr aí a fórmula mágica para determinação da distância de travagem considerando todos estes factores (já agora, a aerodinâmica também auxilia na travagem), eu agradeceria imenso.

citação:Originalmente colocada por CL

Enquanto o sistema de travagem for superior aos pneus, ou seja, enquanto o binário de travagem (atrito entre pastilhas/discos e/ou calços/tambores) conseguir sobrepor-se às forças de atrito existentes entre cada roda e a estrada, então a massa total tem tanta influência quanto a pressão de enchimento de cada pneu, a constituição do composto de cada pneu, a forma como cada pneu reage à deformação e ao calor, a velocidade da transferência de massas (e aí entra o sistema de suspensão em jogo, nomeadamente as características dos amortecedores, mais do que das molas, a rigidez longitudinal do veículo à flexão - onde também entra a distância entre-eixos) etc. ou seja, a massa tem tanta influência marginal quanto todos os outros factores que não são de fácil simulação matemática.

É lícito dizer que o aumento de peso provoca um aumento da distância de travagem? Não, é errado. Mais, é erradíssimo.

[^][^][^]
A ver se é desta... Mais claro era impossível.

cumps

citação:Originalmente colocada por AF147

o que este topico prova, é que a opinião de quem defendia que a massa não faz aumentar a distancia de travagem, foi mudando ao longo da discussão.
foram desde "a massa não faz aumentar nunca a distancia de travagem, qunado mto diminiu" até chegarem à parte de admitir que pode haver aumentos, mas claro, com uma tentativa de encobrir dizendo "ah e tal, se os sistema estiver bem dimensinado e não sei quê" e "ah e tal, mas é só 0.3%"

os teste colocados provaram exactamente que há aumentos, diminuições e até se mantem igual.

mas o que choca é que quem colocou os testes é dos que defende que a massa não faz aumentar a distancia e não entra na equação!

isto de não querer dar o braço a torcer é f*dido! [8][8][8]

Dê-me a marca e o modelo de um automóvel actual que dimensione um sistema de travagem de forma a conseguir dissipar apenas a energia de um conjunto automóvel/condutor, e em que, para além disso, não sejam utilizados coeficientes de segurança de qualquer tipo que seja, de forma a que seja tudo feito "à pele". Depois vá de férias com a casa às costas... e se conseguir voltar a tocar num computador diga se achou o sistema de travagem bem dimensionado.
Consegui faze-lo entender finalmente o que é um sistema de travagem bem dimensionado?
O que foi defendido, é que a influência da massa não é relevante na distância de travagem, a distância de travagem varia, mas não aumenta exclusivamente como alguém teima em dizer.
É curioso referir o caso do passat... dado que nos exemplos aqui colocados, havia variações para valores inferiores e, só por uma questão de preciosismo, variações de 0%. :D

Até compreendo que tenha convicções fortes, ficam-lhe bem, é fã da Alfa Romeo, tal como eu, fica-lhe mal é teimar em não abrir os olhos e "ver" um pouco mais além.

Cumps

citação:Originalmente colocada por CL

O que ficou cabalmente comprovado é que a distância de travagem varia com o quadrado da velocidade, e isto enquanto o sistema de travagem se mostrar capaz de dissipar a energia cinética. Meter 10 toneladas de carga em cima de um Fiat Uno ou de um Mercedes Classe S ou de um Fórmula 1 de 2005 é estar a ultrapassar em muito a capacidade de travagem instalada.

Sim! Aí, a distância de travagem varia com a carga imposta, podendo até chegar ao ponto de nem ser possível a imobilização do veículo em espaço aceitável porque entretanto o sistema se incendiou!

O aumento de peso pode provocar variação na distância de travagem? Sim, conforme mostrado anteriormente pelos vários exemplos. Nuns casos aumenta a distância, noutros mantém sensivelmente (falar em mm de diferença é, no mínimo, gozo ou não querer entender as questões) e noutros até consegue diminuir a distância.

Mas seja a variação de massa, seja a variação da pressão dos pneus, seja a variação do composto, seja a variação do centro de gravidade, seja a relação Pressão-Volume ou Pressão-Binário do sistema de travagem, quase tudo isso se reflecte em quê? Esse factor está lá na fórmula e chama-se coeficiente de atrito.

A única questão é que esse coeficiente de atrito não é constante e invariável ao longo do tempo nem é independente do pneu escolhido, nem da pressão de trabalho, nem da massa actuante em cada pneu.

Mas se alguém conseguir pôr aí a fórmula mágica para determinação da distância de travagem considerando todos estes factores (já agora, a aerodinâmica também auxilia na travagem), eu agradeceria imenso.

[^];)

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

Não adianta insisitir !

Pouco há a fazer...[8)]

Um abraço,

eu
afinal enganei-me mais uma vez!

sempre pensei que, pelo menos, soubesses o que escreveste. afinal nem isso!

ca fica de novo:

Bem me parecia que não devia ter perdido tempo a tentar explicar algo a quem não quer perceber.

Se quiserem continuar enganados, força!

Se não, existem muitos livros e artigos na Internet sobre física.
Podem começar por aqui: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/crstp.html

Principalmente a parte que diz "Note that this implies a stopping distance independent of vehicle mass"

E já agora, desafio-vos a pesquisarem na Internet fórmulas de cálculo de distâncias de travagem. Será que a massa do veículo entra na fórmula? Pesquisem e depois digam alguma coisa.

Por mim, já não vou tendo paciência....

Fiquem bem
está tudo dito!
[^][^][^][^][^]

Existem sempre alturas apropriadas para perguntar:
- Qual a noat de física ?
- Qual a misteriosa Universidade ?

uma pessoa bem informada e inteligente como senhor dá-se ao luxo de fazer uma pergunta sobre algo tao simples?

está a perder qualidades! qualquer dia até ja faz posts com nexo...

Por acaso até há um factor em que entra a massa. Quanto mais massa tiver o carro, mais difícil se torna o bloquear do disco do travão. A partir do momento em que há bloqueio do disco e da roda, a distância de travagem deixa de depender da massa. (Atenção, não estou a entrar com o ABS aqui.)

Se o sistema de travagem não for grande coisa pode haver umas fracções de segundo entre o acto de travar e o bloquear da roda, o que depois dá alguns metros de diferença. Os carros de alta performance têm sistemas de travagem com pastilhas muito fortes precisamente para bloquear o mais depressa possível.

Ò pá... ja o collin dizia: "to go faster add ligthness".
Se acham que peso faz bem, então peguem numas sacas de batatas da ti-manela e metam-nas na bagageira, para puderem ter mais peso/tracção nas rodas da frente metam uns blocos maciços de cimento no porta luvas, e depois andem a 120-140 e vejam as distancias, AH façam isso sem ng á frente sff.

O peso CORRECTAMENTE distribuido pode fazer aumentar/diminuir a distancia de travagem para carro iguais, agora dizer k a distancia de travagem é independente da massa... epá é a mm coisa k dizer k as cegonhas ganham a um F-16 num drag de 400metros a a uma altitude de 16.000m.

citação:Originalmente colocada por Shark

Ò pá... ja o collin dizia: "to go faster add ligthness".
Se acham que peso faz bem, então peguem numas sacas de batatas da ti-manela e metam-nas na bagageira, para puderem ter mais peso/tracção nas rodas da frente metam uns blocos maciços de cimento no porta luvas, e depois andem a 120-140 e vejam as distancias, AH façam isso sem ng á frente sff.

O peso CORRECTAMENTE distribuido pode fazer aumentar/diminuir a distancia de travagem para carro iguais, agora dizer k a distancia de travagem é independente da massa... epá é a mm coisa k dizer k as cegonhas ganham a um F-16 num drag de 400metros a a uma altitude de 16.000m.
:D ... mas será que era a sério este post ? ;)

Bem, li isto tudo de seguida porque estava realmente curioso com esta discussão.

Normalmente não concordo com o JD na maioria das vezes porque não gosto da forma como ele expõe as questões mas acho que desta vez foi irrepreensível. Segui o tópico com atenção porque me intrigava. A explicação física simplista parecia contrariar a lógica comum e isso interessava-me. Queria saber se a explicação simplista era simples demais ou se realmente era uma boa aproximação de resultados reais e isso confirmou-se.

Continuo sem perceber muito das aderências dos pneus, das forças envolvidas nas suas deformações que geram a aderência em rolamento, mas estou convencido que a massa tem pouca influência na distância de travagem dentro de certos limites. O mesmo não acredito em termos de acelerações e curvas.

Elise, como engº deves saber que quando um engenheiro diz ZERO não quer dizer ZERO matematicamente. Um ZERO em engenharia significa um valor desprezável. O que é desprezável é sujeito a interpretação, mas na maioria das aplicações, especialmente numa discussão teórica destas, 0.3% é igual a ZERO.

Continuo a querer os meus carros leves, mas fiquei a saber que a influÊncia na travagem é bem inferior ao que esperava.

ppais...nem me vou dar ao trabalho de reler o post.

o que ficou ai bem demonstrado é que a massa NAO INFLUENCIA a distancia. nao é 0.3%, é ZERO. ZERO É ZERO, seja engenheiro, papa, pseudo-santo ou o que quer que seja. o que é desprezavel, da-se como desprezavel, nao se diz que nao existe.

é um assunto que, para mim, morreu. cada um que veja os FACTOS como bem lhe apetecer e interprete à sua maneira, todos ficam felizes. as leis da fisica? essas continuam na mesma...nao é por haver uns a pensarem de uma forma e outros de outra que a realidade vai ser diferente.

pessoalmente faço parte da "tribo" que afirma que um Boeing 747 nao trava na mesma distancia que um carro de competiçao, partindo os 2 da mesma velocidade, e que a diferença nao sao nem 0.3% nem 3%..mas respeito a opiniao de quem é contra.

Back